Últimas do Futebol Brasileiro - 16 de julho

Por Mano Thiago

Flamengo A partida contra o Vasco no último domingo foi o primeiro clássico do boliviano Marcelo Moreno com a camisa do Flamengo. O atacante tem motivos para comemorar o triunfo no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, mesmo sem ter feito gol. Segundo as palavras do atacante do Fla: É o tipo de partida que todo jogador gosta de jogar. Estádio lotado, a torcida empurrando e um clássico movimentado. Acredito que conquistamos um resultado muito importante, já que vencemos um dos nossos principais rivais em um duelo muito disputado. Nós fomos recompensados pelo empenho que tivemos. Fomos muito aplicados taticamente e conseguimos o gol que nos deu a vantagem ainda no começo do primeiro tempo. Isso nos deu um pouco mais de tranquilidade para trabalhar a bola e não permitir que o Vasco empatasse o jogo. Com quatro gols pelo Flamengo o atacante terá contra o ASA na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, a oportunidade de ampliar a marca, a partida acontece na próxima quarta-feira em Volta Redonda.

Fluminense O Fluminense se reapresentou nas Laranjeiras. O goleiro Diego Cavalieri, que atravessa má fase, foi o único titular a ir para ao campo. Concentrado e sem dirigir a palavra pra ninguém, o goleiro correu sozinho e teve bastante tempo para refletir. Depois disso, o jogador sentou-se ao lado do preparador de goleiros para uma longa conversa particular. O técnico Abel Braga comandou o ultimo treinamento coletivo disputado por reservas e juniores, a novidade ficou por conta do atacante Kenedy que atuou no ataque do time de colete ao lado de Biro Biro e Samuel, os jovens foram auxiliados pela experiência de Deco e Felipe na armação. Inicialmente na academia os titulares apareceram no gramado já com meia hora de atividade e também correram em volta do campo. O Fluminense enfrenta o Vasco no próximo domingo no retorno do Maracanã, na décima colocação no Campeonato Brasileiro com nove pontos conquistados, a equipe precisa vencer para iniciar a volta por cima e se aproximar dos líderes da competição.

Botafogo Com a confirmação da gravidade da contusão do lateral Lucas, que teve o tornozelo fraturado e não tem previsão de volta aos gramados, o atual reserva Gilberto espera aproveitar a oportunidade que deve receber nas próximas partidas do Botafogo. Ao desembarcar na Cidade Maravilhosa após derrota por 2 a 1 para o Grêmio em Porto Alegre, o jovem de 20 anos lamentou o problema de Lucas, mas se disse pronto para ser titular do Alvinegro. Segundo as palavras do lateral reserva do Fogão: A oportunidade infelizmente não veio da maneira que eu planejava, com essa lesão do Lucas, mas vou aproveitá-la da mesma forma. Já vinha trabalhando e estou pronto. Outros jogadores do Botafogo também lamentaram a contusão do camisa 2, o capitão Jefferson foi um dos que comentou a situação do lateral. Segundo as palavras do goleiro do Bota: É triste. É um jogador que vinha nos ajudando muito. Vamos torcer pela recuperação e dar força para quem for entrar na vaga dele. A primeira partida que Lucas desfalcará o Botafogo será no próximo sábado em São Januário pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro está em terceiro lugar na competição com 13 pontos conquistados.

Vasco Ainda sem poder estrear no Campeonato Brasileiro, o meia Juninho fez mais um treinamento em São Januário. O camisa 8 realizou uma atividade física bastante produtiva e na sequência fez um trabalho tático com os atletas que não foram relacionados para a partida do último domingo, contra o Flamengo em Brasília. O treino foi comandado pelo auxiliar, entre os jogadores que participaram, além do Reizinho estavam o zagueiro Jomar, os meias Guilherme Costa e Montoya e os atacantes Reginaldo e Thiaguinho. Apesar de ainda não ter sido inscrito no Brasileiro, o Vasco vive a expectativa de contar com Reizinho no jogo do próximo domingo contra o Fluminense no Maracanã, segundo o advogado do clube a situação do atleta deve ser regularizada até o fim desta semana, assim como a do colombiano Santiago Montoya, a parte física não deve ser empecilho para o Juninho, o camisa 8 vinha jogando normalmente pelo seu ex-clube o New York Red Bulls (EUA) e vem treinando forte.

Corinthians Danilo, Emerson Sheik, Renato Augusto e Douglas participaram das últimas atividades no gramado do CT junto dos reservas. Desfalques na derrota por 1 a 0 contra o Atlético-MG no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, o quarteto se mostrou apto a voltar ao time do Corinthians na decisão da Recopa Sul-Americana, na próxima quarta-feira, contra o São Paulo. Renato Augusto foi a campo sem nenhuma proteção, o atleta sofreu uma fratura no osso da face contra o Bahia no dia 7, mas deve ir para o jogo, vale lembrar que ele foi o herói da primeira final ao fazer belo gol de cobertura em Rogério Ceni. De resto apenas Sheik e Danilo devem ser titulares diante do rival, caso Tite repita a equipe que venceu no Morumbi, ambos saíram com um estiramento no ligamento colateral do joelho. Douglas era quem era apontado com menos chance de atuar, o camisa 10 sofreu lesão no ligamento do tornozelo, sua recuperação a tempo da final era considerada improvável, mas ele evoluiu bem e pode ficar no banco.

Palmeiras Na vice-liderança da Série B, o Palmeiras teve o último treinamento com sustos na Academia de Futebol. O volante Charles não terminou a atividade por causa de uma pancada no tornozelo e Patrick Vieira deu susto ao cair no gramado após ser atingido no pé. Os problemas aconteceram durante um treino técnico em campo reduzido, comandado por Gilson Kleina. Patrick recebeu o choque caiu no campo e foi atendido pelo médico. Sem atuar desde abril devido a uma lesão, ele voltou aos trabalhos. Já o titular Charles não teve a mesma sorte, levou a pior em disputa de bola com Diego Souza e saiu. Valdivia também não se juntou ao grupo, foi poupado pela comissão técnica e realizou exercícios físicos na sala de musculação, mas deve estar à disposição de Kleina para o duelo contra o Figueirense no próximo sábado, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC). Se Charles se recuperar a tempo, Henrique será o único desfalque da equipe, suspenso com três cartões amarelos o zagueiro será substituído ou por Vilson ou por Tiago Alves.

São Paulo O São Paulo se reapresentou no CT da Barra Funda após a derrota para o Vitória no último domingo, por 3 a 2, no Barradão. No campo, o técnico Paulo Autuori comandou um tipo de "treino fantasma". Os atletas que atuaram em Salvador trocaram passes de um lado para o outro do campo e trabalharam a circulação da bola, sem marcação de adversários. Os outros são-paulinos fizeram aquecimento em outro gramado e na sequência participaram de um trabalho técnico, primeiro troca de passes e "bobinho", seguido de um trabalho de lançamentos, cruzamentos e finalização. O presidente Juvenal Juvêncio acompanhou parte da última atividade ao lado do diretor de futebol Adalberto Baptista. O meia Jadson, que torceu o tornozelo ficou no Reffis e segue como dúvida para o clássico contra o Corinthians, o atacante Luis Fabiano e o lateral Clemente Rodríguez, suspensos da última rodada do Brasileiro, treinaram no campo assim como Rafael Toloi, Denilson e Douglas que estão recuperados de lesões menores.

Santos No dia em que o elenco do Santos se reapresenta após dois dias de folga, os lesionados Arouca, Renê Júnior e Neto serão reavaliados pelo departamento médico do clube, todos já estão descartados no mínimo da partida contra o Coritiba. O volante Arouca sofreu um edema na coxa durante o duelo com o Crac na última quarta-feira e só deve voltar a treinar com bola na próxima semana, seu substituto deve continuar sendo Alan Santos. Renê Júnior com um problema no púbis, inicia sua última semana de recuperação e pode ficar à disposição para o jogo de volta contra o time goiano no dia 24 de julho, o zagueiro Neto que se recupera de uma lesão no joelho ainda deve demorar mais duas semanas para voltar a ser opção para o técnico Claudinei Oliveira. Segundo as palavras do médico do Santos: Não posso dar prazo para eles voltarem a jogar, porque primeiro eles precisam estar recuperados e ir treinando normalmente.