Últimas do Futebol Brasileiro - 16 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Na reapresentação do Flamengo, no Ninho do Urubu, o atacante Adriano voltou a treinar com bola junto com os demais jogadores rubro-negros. Após ser flagrado em uma boate, e não treinar alegando dores nas costas na ultima atividade, o jogador vinha treinando separadamente. O técnico Dorival Júnior comandou o treino regenerativo em três partes, técnico, tático e físico. Cada jogador realizava um pouco de cada atividade. No técnico, Adriano se apresentou e mostrou boa movimentação. No tático, ficou um pouco escondido e não marcou nenhum gol. Já no físico, o atacante mostrou lentidão, sendo um dos últimos em cada bateria da atividade. Após o término do treinamento, Adriano permaneceu no campo cinco do CT, correndo pelo gramado ao lado do zagueiro Welinton, do volante Muralha e do atacante Wellington Bruno. Contudo, ainda é nítido a falta de ritmo na desenvoltura do Imperador ao longo da participação nas atividades. O Flamengo tem mais um treino, também no Ninho do Urubu, após a atividade, a delegação rubro-negra viajará para São Paulo, para encarar a Portuguesa, nesta próxima quarta-feira, no Canindé.

Fluminense O retorno dos zagueiros Anderson e Leandro Euzébio à rotina de treinos no Fluminense está bem próximo de acontecer. Na ultima atividade, os dois defensores realizaram alguns exercícios físicos nas dependências externas do clube, com direito a toques na bola. Eles deram início à fase de transição entre o departamento médico e a preparação física. Apesar disso, Anderson e Leandro Euzébio ainda não têm previsão de volta aos compromissos do Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Por ter tido um problema mais leve, o segundo deverá ter um retorno mais cedo. A expectativa é de que ele seja relacionado para a partida contra o Coritiba, apenas no dia 25 de outubro, no Engenhão. Com o auxílio do departamento médico do clube, Anderson parece ter finalmente deixado para trás as dores na coxa direita, algo que o atormenta há mais de dois meses. Ele não entra em campo desde o primeiro confronto contra o Grêmio, no dia 25 de julho.

Botafogo Após 42 dias sem entrar em campo pelo Botafogo, o volante Renato finalmente fez seu retorno à equipe no empate em 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre. Na volta à capital carioca, o camisa 8 afirmou que se sentiu bem fisicamente, apesar da longa ausência dos gramados, por conta de uma lesão no músculo da coxa esquerda. Renato, que teve seu retorno adiado por três vezes nas últimas duas semanas, afirmou que voltou a jogar por já se sentir em boas condições. No entanto, o meio-campista não negou que estava aliviado por ainda ter um leve temor de que as dores na coxa poderiam voltar. Em relação à briga pelas posições mais altas da tabela, Renato adotou um tom de otimismo, mas afirmou que a equipe precisa focar exclusivamente nas vitórias daqui em diante. Para o camisa 8, o time não pode desistir de brigar pelo G4 enquanto ainda tiver chances matemáticas e que é justamente esse o combustível para que os jogadores se doem ainda mais em busca das vitórias, que já não vêm há sete partidas no Brasileiro.

Vasco Camisa 9 vascaíno, Alecsandro vive um incômodo jejum. Após passar em branco contra o Santos, no último domingo, o atacante completou nada menos do que nove jogos sem conseguir balançar a rede. Antes desse jejum, Alecsandro chegou a ficar oito jogos sem marcar neste ano. Quebrou a sequência contra a Portuguesa, no início de setembro, pela 21ª rodada do Brasileiro. Foi exatamente neste jogo que o atacante balançou a rede pela última vez. Ele ainda não fez gols com Marcelo Oliveira no comando do time. Por outro lado, Alecsandro também não vem tendo muitas chances de gol. Para se ter uma ideia, no último jogo, contra o Santos, ele fez apenas uma finalização durante os 90 minutos e, mesmo assim, através de uma bola alçada na área em que cabeceou travado por um marcador. O atacante vascaíno havia começado muito bem a temporada. Foi artilheiro do Campeonato Carioca e liderou esse quesito também no início do Brasileirão. Apesar do jejum, ele ainda é disparado o principal goleador do time no ano. Até agora, marcou 25 vezes. Juninho vem logo atrás, com 14 gols.

Corinthians O técnico Tite ganhou uma boa notícia, o meia Danilo recuperado de um edema muscular na coxa esquerda, treinou sem problemas e foi liberado para o jogo desta próxima quarta, contra o Cruzeiro. Em contrapartida, o Timão não deverá contar com o jovem Giovanni, que sentiu lesão na coxa esquerda, nos minutos finais do empate por 1 a 1 diante da Portuguesa, no último sábado. Giovanni deveria ter se apresentado à Seleção Sub-20 na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), o resultado do exame ainda não saiu para confirmar a gravidade da lesão. O corintiano espera para saber se tem condições de treinar em breve e então integrar o grupo da Seleção com atraso. No Corinthians, Tite ainda tem os desfalques de Paulinho, que disputa amistoso pela Seleção Brasileira, Guerrero e Ramírez, que estão com a seleção Peruana, além de Martínez, com a seleção da Argentina. Recuperados de lesão, Chicão e Jorge Henrique ainda não têm condições físicas de jogo para esta próxima quarta, diante do Cruzeiro. Vale lembrar que os laterais Fábio Santos e Alessandro e o volante Ralf ganharam uma folga até quinta-feira. Nenhum deles pegará o Cruzeiro nem o Bahia, no próximo sábado, no Pacaembu.

Palmeiras Se o Palmeiras precisa de gols para fugir do rebaixamento, o artilheiro Barcos participará de um esquema especial de viagem para ajudar a equipe na próxima quarta-feira, em duelo direto com o Bahia, no Pituaçu. Concentrado com a Argentina para a partida contra o Chile, em Santiago (CHI), pelas Eliminatórias, o Pirata pegará um voo na capital chilena, fará uma escala em São Paulo e seu desembarque em Salvador (BA) está previsto para o dia do jogo. O camisa 9 voltará ao time depois de ser desfalque nas derrotas para Coritiba e Náutico. Obina foi seu substituto no ataque e passou em branco nas duas oportunidades. Como Barcos é reserva na seleção argentina, o desgaste principal será da viagem. Na última sexta, ele entrou no fim da vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai e atuou por pouco tempo. No mês passado, Barcos fez operação parecida para enfrentar o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro.

São Paulo Com contrato até o fim desta temporada com o São Paulo, Rogério Ceni ainda não decidiu se vai estender a sua carreira. Mas a proximidade da vaga na Libertadores de 2013 anima o goleiro de 39 anos. Segundo ele, no início do próximo mês as conversas com a diretoria devem começar. O Tricolor tem dois pontos a mais do que o Vasco, quarto colocado na tabela de classificação. Para o fim do campeonato, restam oito rodadas. Além do Brasileiro, a equipe ainda pode se garantir na Libertadores de 2013 pela Copa Sul-Americana. Na competição internacional, o clube está nas oitavas de final e empatou em 1 a 1 o primeiro jogo com a LDU de Loja (ECU), fora de casa. A partida de volta acontece no próximo dia 24, no Morumbi. Rogério Ceni é considerado pela torcida do São Paulo o maior ídolo da história do clube. O camisa 1 completou no último domingo 500 jogos no Morumbi. Ao todo, já são 1037 partidas com a camisa do Tricolor. Ele marcou 105 gols e é o goleiro que mais fez gols na história do futebol mundial.

Santos Sem a presença do centroavante André, que não poderá atuar contra o Atlético-MG, por estar emprestado pelo Galo ao Peixe, o atacante Miralles deve ganhar nova chance na equipe titular nesta próxima quarta-feira. Mesmo após boa atuação ao lado de Bill, no último domingo, o argentino já diz sonhar com a parceria com o craque Neymar. Há três meses no clube alvinegro, Miralles, seja por opção do treinador ou lesão, nunca começou uma partida ao lado do camisa 11. Mesmo se tratando de dois jogadores que atuam pelos lados do campo, Miralles aposta no sucesso da possível nova dupla de ataque. Nas últimas três partidas, o gringo foi titular do Alvinegro e balançou as redes em três oportunidades, para seguir com moral com o torcedor santista e o técnico Muricy Ramalho, ele espera manter a boa fase pelo Santos. Nesta temporada, o jogadou atuou em 14 oportunidades pela equipe santista, tendo marcado cinco gols. Vindo de troca envolvendo o meia Elano, o jogador tem contrato com o Peixe até o fim da temporada 2014.

Cruzeiro O técnico Celso Roth terá dois reforços para os próximos compromissos do Campeonato Brasileiro. O volante Sandro Silva e o atacante Fabinho, que não atuam desde agosto, foram liberados pelo departamento médico estrelado. A dupla ainda não está à disposição do treinador para a partida desta próxima quarta, diante do Corinthians, no Estádio Melão. Fabinho sofreu uma contusão parcial no ligamento e não atua desde o clássico diante do Atlético-MG, pela 19ª rodada do Brasileirão. Já Sandro Silva teve um problema no ligamento e entrou em campo pela última vez no duelo com o Figueirense, pela 24ª rodada. Se, por um lado, o comandante recebeu boas notícias sobre esta dupla, por outro, ele não terá o atacante Wellington Paulista nos próximos dias. Artilheiro da Raposa na temporada, com 27 gols, sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda e não entra em campo diante do Timão no meio desta semana. No departamento médico, o goleador faz companhia a Wallyson, com uma lesão no tornozelo e Alex Silva, recuperando-se uma contusão no joelho.

Atlético Mineiro A vitória sobre o Sport por 2 a 1 neste ultimo domingo, sobretudo a maneira como ela foi construída, empolgou os jogadores do Atlético-MG. Craque do time mineiro, Ronaldinho Gaúcho, atribuiu o resultado ao apoio dos torcedores que compareceram ao Estádio Independência. O Maestro ainda agradeceu aos atleticanos que o apoiaram em um momento delicado da carreira. Segundo as palavras do astro do time mineiro: Todo jogo aqui é uma festa. Eu sou até suspeito para falar. Essa torcida me abraçou em um dos anos mais difíceis da minha carreira. Autor da assistência para o primeiro gol de Leonardo no duelo com o Sport, Ronaldinho Gaúcho ainda acredita no título brasileiro, apesar da distância para o Fluminense, líder da competição nacional. Ainda segundo as palavras de Ronaldinho: Depois desse sofrimento, é bom dar uma relaxada. A equipe que quer brigar pelo título tem que ganhar um jogo dessa forma. Agora é hora de dar um alívio, respirar um pouquinho e continuar pensando no título.

Coritiba Coritiba e Bahia entraram em campo neste ultimo domingo com o mesmo objetivo, se afastar ainda mais da zona da degola. Com a vantagem de jogar em seus domínios e a pressão da torcida a favor, o Coritiba derrotou o Bahia por 2 a 1, no Couto Pereira, e deu mais um passo para alcançar os pontos necessários na luta contra o rebaixamento. Assim como no meio de semana, na vitória sobre o Palmeiras, o atacante Deivid marcou o gol da vitória do Coxa, que agora é o 12º colocado na tabela de classificação, com 38 pontos conquistados. Já o Tricolor baiano continua na 16ª posição, três pontos a menos.

Atlético Paranaense Pedro Botelho e Elias receberam os terceiros cartões amarelos na vitória rubro-negra sobre o ABC, na noite desta ultima sexta-feira, no Estádio Frasqueirão, pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Advertidos pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro, o lateral-esquerdo e o camisa 10 desfalcam o Atlético-PR na partida contra o Avaí, na próxima terça-feira, no Ecoestádio Janguito. Ricardo Drubscky tem duas opções para a vaga na esquerda. Wellington Saci é o favorito para assumir a titularidade, e Heracles corre por fora na disputa pela posição. E o comandante rubro-negro tem Paulo Baier, Felipe, Harrison e Martín Ligüera à disposição para a vaga no meio-campo. Com a ultima vitória sobre o ABC, o Furacão chegou aos 52 pontos conquistados e encostou no São Caetano, último integrante do G-4.