Últimas do Futebol Brasileiro - 16 de setembro

Por Mano Thiago

vasco

Vasco Com a derrota para o São Paulo no ultimo domingo em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Vasco entrou na zona de rebaixamento por ter saldo de gols pior que o do Vitória. Visivelmente abatido após o jogo, o meia Juninho Pernambucano preferiu não expressar o seu sentimento com o resultado. Na saída do gramado, segundo as palavras do jogador do Vasco: É muito difícil fazer uma análise agora. A gente fica com vontade de falar muita coisa, mas a experiência diz que eu não devo fazer isso. Juninho Pernambucano terminou a ultima partida como o homem mais recuado do meio de campo, após as mexidas do treinador Dorival Júnior que tinha Dakson, Reginaldo, Marlone, André e Tenório no setor ofensivo.

Flamengo Em um jogo pra lá de fraco tecnicamente, Ponte Preta e Flamengo empataram em 1 a 1 na tarde do ultimo domingo no Estádio Moisés Lucarelli em Campinas (SP) pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida teve duas expulsões, sendo uma para cada equipe e os gols foram marcados pelo zagueiro Artur para a Macaca e pelo lateral-esquerdo André Santos já no fim do jogo a favor do Rubro-Negro. Com este empate a Ponte Preta tropeça uma vez e não encerra a sequência de sete derrotas na competição Nacional, atualmente o time de Campinas é 19ª colocada na tabela de classificação com 16 pontos conquistados, já o Flamengo chega aos 26 pontos somados e esta no 11º lugar. A Ponte Preta volta a campo na quarta-feira contra o Corinthians jogando novamente no Moisés Lucarelli, por sua vez o Flamengo recebe o Atlético-PR na quinta-feira no Maracanã.

Fluminense O Fluminense derrotou a Portuguesa na noite do ultimo sábado de virada no Maracanã por 2 a 1, com gols do atacante Rafael Sobis e do meia Wágner e se distanciou da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com essa vitória no ultima final de semana, o Flu que estreou novo uniforme laranja, chegou aos 25 pontos conquistados e subiu na tabela de classificação, enquanto a Lusa continua na zona de rebaixamento com 22 pontos somados. Na próxima rodada, o Tricolor vai até o Sul do Brasil em Santa Catarina para encarar o Criciúma na próxima quarta-feira no Heriberto Hulse, já a Lusa recebe o lanterna da competição nacional, o Náutico na quinta-feira no Canindé.

Botafogo O Botafogo não deixou o líder Cruzeiro escapar, o time carioca foi à Vila Belmiro e venceu o Santos por 2 a 1 em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe de General Severiano contou com dois gols do atacante Elias para despachar a equipe do técnico Claudinei Oliveira que descontou com Cícero em gol de fora da área. Com o resultado o Bota chegou aos 42 pontos e segue a quatro da Raposa, o Santos perdeu uma boa oportunidade de diminuir a distância para o G4 e estacionado nos 28 pontos, o Peixe está na nona colocação com um jogo menos que os rivais. Além disso encerra-se a sequência invicta do Santos em casa que durou mais de um ano, o time não perdia atuando na Vila Belmiro há 29 partidas, o Bota por sua vez chegou à quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Os dois times agora voltam a campo já nesta quarta-feira pelo Brasileirão, o Peixe vai até Porto Alegre (RS) para enfrentar o Grêmio, outro postulante ao título, enquanto o Botafogo fará o duelo entre os líderes com o Cruzeiro no Mineirão.

Corinthians O Corinthians voltou a balançar as redes depois de passar em branco em três partidas, mas nem assim evitou a derrota para o surpreendente e competente Goiás, com gols de Hugo e Amaral, o Esmeraldino surpreendeu o Timão no Pacaembu e venceu por 2 a 1, o Alexandre Pato em lance irregular marcou para os donos da casa. Tite apostou no quarteto ofensivo que foi titular na goleada de 4 a 0 sobre o Flamengo com Douglas, Romarinho, Pato e Guerrero, mas o time novamente pecou nos erros de finalização, no primeiro tempo por exemplo o time paulista teve sete oportunidades de abrir o placar e todos os chutes foram para fora. Não faltou vontade como alguns torcedores cobraram no fim, faltou pontaria, criatividade e tem faltado pontos, a equipe somou apenas um nos últimos quatro jogos, perdeu para Inter e Botafogo e empatou com o Náutico. Com o resultado o Corinthians segue em sexto, mas vê a distância do G4 aumentar, além disso pode ser ultrapassado pelo Santos que tem um jogo a menos, na próxima rodada o Timão encara a Ponte Preta na quarta-feira em Campinas.

Palmeiras América-MG e Palmeiras empataram por 1 a 1, na tarde do último sábado, no estádio Independência em Belo Horizonte, a igualdade no placar fez justiça ao que as duas equipes não fizeram na partida que ficou mais marcada pela confusão que terminou com as expulsões do atacante Alan Kardec e do zagueiro Matheus do que pelo bom futebol, Leandro de cabeça e Leandro Silva fizeram os gols do jogo. A falta de brilho dos dois cabeças pensantes do Verdão traduziu a baixa qualidade do confronto, o chileno Valdivia e o paraguaio Mendieta responsáveis pela criação das jogadas do Palmeiras, não conseguiram brilhar, não houve uma sintonia entre eles e a equipe não conseguiu produzir lances que pudessem levar a equipe de Gilson Kleina a mais uma vitória na Série B do Campeonato Brasileiro, mas mesmo assim o Verdão segue líder na competição.

São Paulo O São Paulo venceu o Vasco, no último domingo, por 2 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro, e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, depois de 12 rodadas. Com o resultado, o time Cruz-Maltino passa a figurar entre os quatro últimos colocados na tabela de classificação da competição nacional por ter saldo de gols pior que o do Vitória. O Tricolor não fez uma das suas partidas mais brilhantes, mas contou com um jogo aéreo eficiente e com a falha do goleiro Diogo Silva no lance do segundo gol. Durante quase todo segundo da partida, o treinador do Vasco Dorival Júnior deixou a equipe sem volantes no meio de campo, em tentativa desesperada de pressionar o adversário, mas o time até conseguiu boas jogadas, só que a bola não entrou.

Santos Na derrota do Santos para o Botafogo, por 2 a 1, na Vila Belmiro, o atacante Gabriel sofreu com críticas e cobranças por parte da torcida. Ainda no segundo tempo da partida, quando a equipe estava atrás do placar, o atacante de 17 anos ouviu protestos de alguns santistas quando pegou na bola. Preocupado com a pressão sobre a promessa do Peixe, o técnico Claudinei Oliveira disse ter gostado do desempenho do garoto nos primeiros 45 minutos, mas acredita que o mesmo acabou sentindo a pressão na segunda etapa. Segundo as palavras do comandante do Peixe: O Gabriel fez um bom primeiro tempo, criou boas jogadas. No entanto, quando a torcida pressionou, acho que ele sentiu a pressão. Ele vinha contando com apoio, aplausos e acho que sentiu um pouco. Temos sempre que lembrar que ele tem apenas 17 anos. É preciso ter calma com ele. Na saída do gramado, o jovem atacante incomodado com a pressão concordou com os torcedores e disse não ter rendido o esperado diante dos cariocas, ele, no entanto mostrou confiança e apostou que crescerá de produção para o duelo contra o Grêmio na Arena. Nesta temporada o jogador recém-promovido aos profissionais, atuou em 11 partidas e marcou dois gols.

Portuguesa Pela vigésima rodada do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa perdeu para o Fluminense, no último sábado, de virada por 2 a 1 no Maracanã. A Lusa chegou a abrir o marcador com o atacante Diogo, mas não conseguiu repetir a boa atuação do primeiro tempo e sofreu a virada. Melhor em campo no primeiro tempo, os comandados de Guto Ferreira em um lance de bola parada conseguiram abrir o placar, isso aos 34 minutos, após cobrança de falta de Moisés da direita, Diogo subiu livre e cabeceou no canto esquerdo para abrir o marcador no Maracanã. Na volta para o segundo tempo, o treinador Guto Ferreira manteve os 11 titulares, por sua vez Vanderlei Luxemburgo colocou o jovem Biro-Biro, assim o Flu ficou com três atacantes e os cariocas mostravam que iriam pra cima em busca do empate. A igualdade veio aos 14 minutos, após cobrança de escanteio Anderson concluiu de bicicleta e Moisés Moura interceptou lance com a mão, o juiz apontou a penalidade, na cobrança Rafael Sóbis deixou tudo igual. Após o gol os cariocas se empolgaram e conseguiram a virada aos 27 minutos, Wagner recebeu o cruzamento de Rafael Sobis e completou para o gol. Com este resultado diante do Fluminense, a Portuguesa fica na décima oitava posição na tabela com apenas 22 pontos e adiou a chance de deixar a zona de rebaixamento, agora a Lusa tem pela frente o lanterna Náutico na quinta-feira no Canindé.