Últimas do Futebol Brasileiro - 17 de junho

Por Mano Thiago

Flamengo A diretoria parece que finalmente acordou e pretende fazer o “Mengão” voltar a ser o “Mengão”, além da chegada de Mano Menezes que pode ser considerada uma contratação de peso, o vice-presidente de futebol Wallim Vasconcellos já acena com a possível vinda de alguns jogadores renomados para que o time tenha condições de brigar por títulos ainda nesta temporada. Segundo as palavras do vice-presidente: A torcida pode ficar tranquila. Vamos fazer investimentos para qualificar a equipe. Conversaremos com Mano e veremos quais jogadores ele quer trazer. Faremos de tudo para montar um elenco competitivo. Para Wallim jogadores caros caso sejam indicados pelo novo treinador também entrarão em pauta, o vice inclusive usou o meia Diego que está no Wolfsburg da Alemanha como exemplo. De acordo com o vice-presidente além dos possíveis pedidos de reforços do novo treinador, já havia algumas outras negociações avançadas, essas agora serão reavaliadas por Mano Menezes.

Fluminense O treinador Abel Braga do Fluminense foi eleito o 15º melhor treinador do mundo pelo site "Footbal Coach World Ranking", o comandante tricolor é o quarto técnico mais bem colocado do futebol brasileiro, ficando atrás apenas de Tite do Corinthians em 9º, Cuca do Atlético-MG em 11º e Vanderlei Luxemburgo do Grêmio 14º. Abel Braga chegou às Laranjeiras há dois anos e neste período conquistou um Campeonato Brasileiro, um Campeonato Carioca e ainda chegou duas vezes nas quartas de final da Copa Libertadores, mas acabou sendo eliminado em ambas, dentro do clube é prestigiado pelos dirigentes. O líder do ranking é o alemão Jupp Heynckes do Bayern de Munique, que conquistou todos os quatro títulos disputados pelos bávaros nesta temporada, a Supercopa da Alemanha, o Campeonato Alemão, a Liga dos Campeões e a Copa da Alemanha.

Botafogo Por essa o zagueiro Antônio Carlos não esperava, o exame de imagem realizado no defensor em uma clínica na Zona Sul do Rio revelou estiramento na coxa, que deixa o jogador fora do time por aproximadamente um mês. Com isso não é certa a presença dele no próximo jogo oficial do Botafogo, dia 3 de julho no Rio de Janeiro contra o Figueirense pela terceira fase da Copa do Brasil. A lesão no zagueiro aconteceu no jogo contra a Ponte Preta em Campinas no sábado do dia 8 deste mês, último jogo antes da parada do Campeonato Brasileiro antes da disputa da Copa das Confederações, em fevereiro no jogo contra o Boavista na última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara, Antônio Carlos sofreu uma lesão parecida. Depois de perder espaço no time titular do Botafogo devido a última lesão, o zagueiro ganhou nova oportunidade na equipe com a ida de Dória para a Seleção Brasileira sub-20. Após sofrer a lesão ainda no primeiro tempo da partida contra a Ponte Preta, ele deixou o campo animado afirmando que estava confiante em recuperar-se logo e voltar a jogar.

Vasco Com a saída do diretor René Simões as portas ficaram abertas para o retorno do ídolo Felipe ao Vasco, o dirigente que foi o responsável pela rescisão de contrato do meia quando ele deixou São Januário. O jogador é muito querido por jogadores e funcionários e seu possível retorno a São Januário é tratado nos bastidores do clube, nem mesmo a questão salarial seria problema. No Vasco Felipe ganhava pouco menos de R$ 300 mil, mas antes do problema com René Simões já havia acenado que aceitaria uma redução. A decisão de René Simões de tirá-lo do Vasco alegando indisciplinas rendeu aos cofres cruz-maltinos uma dívida de R$ 3,5 milhões com o jogador no que se refere a atrasados, um acordo foi feito para que o valor fosse pago parceladamente, mas há ainda uma cláusula que diz que se um mês atrasar será cobrada uma multa de 10%. Embora o retorno do Maestro seja um fato, os dirigentes vascaínos preferem adotar o silêncio, a opinião de todos é que a escolha de René foi equivocada. Felipe que está com 35 anos é o jogador mais vitorioso da história do Vasco, ele possui nove títulos o tem mais de 300 jogos com a camisa do Vasco.

Corinthians Quando o Corinthians se reapresentar no CT Joaquim Grava, o técnico Tite terá duas boas notícias para a preparação da equipe visando a Recopa Sul-Americana contra o São Paulo no dia 3 de julho. Recuperados de lesões o lateral Edenilson e o meia Renato Augusto terão tempo de sobra para ganhar ritmo. Enquanto o lateral direito perdeu a última partida antes da pausa para a Copa das Confederações contra a Portuguesa no último dia 8 por conta de um estiramento no ligamento do joelho, o meia vem de uma lesão muscular de grau na coxa, sofrida no dia 24 de março. Fora do departamento médico os dois agora terão as próximas semanas para retomar o condicionamento físico, Renato que ficou fora a muito mais tempo chegou a fazer reforço muscular enquanto o elenco estava de folga e não reclama de nenhum tipo de dor. O zagueiro Paulo André também com lesão muscular na coxa esquerda fica pelo menos mais duas semanas de molho e terá de correr contra o tempo para estar de volta na partida de ida contra o rival no Morumbi.

Palmeiras O presidente Paulo Nobre nem bem havia começado a trabalhar no Palmeiras quando anunciaram a venda do camisa 9 Barcos ao Grêmio. Na negociação o Palmeiras recebeu um dinheiro, livrou-se de dívidas com o atacante e o ex-clube do argentino e ganhou quatro jogadores, o zagueiro Vilson, o volante Léo Gago, o meia Rondinelly e o atacante Leandro todos emprestados. No ultimo domingo Barcos completa exatos 50 dias sem marcar um gol pelo Grêmio e o Palmeiras tenta encontrar uma maneira de manter pelo menos três jogadores dos quatro emprestados. Vilson que o contrato com o Grêmio termina no fim do ano, já tem acordo para renovar, os outros têm valor fixado o mais caro é Leandro, artilheiro do time custa 5 milhões de euros, o presidente já admitiu que o valor está fora dos padrões, mas prometeu se esforçar, no que depender da vontade dos jogadores não haverá problema, os quatro querem seguir no alviverde. Ao sair Barcos usou o sonho de disputar a Copa do Mundo como justificativa, no entanto não vem mais sendo convocado por Alejandro Sabella como nos tempos que jogava no Verdão.

São Paulo O volante Denilson acertou sua renovação de contrato por mais quatro anos e meio com o São Paulo, o jogador que rescindiu o contrato com o Arsenal (ING) no dia 3 deste mês ficará no Tricolor até o fim de 2017, Denilson que sempre manifestou o desejo em permanecer no clube, garantiu estar muito satisfeito com a renovação desta vez em definitivo. Recentemente o técnico Ney Franco pediu para que o volante ficasse no clube, o treinador elogia o volante com frequência, o considera "taticamente perfeito" e disse que o São Paulo não encontraria outra opção do mesmo nível no mercado. As conversas avançaram em Porto Alegre, na cidade para o jogo contra o Grêmio na última quarta-feira a diretoria se encontrou com representantes do jogador e conseguiu adiantar o acordo. Revelado pelo São Paulo Denilson foi promovido ao elenco profissional em 2005 e estava no grupo que venceu o Liverpool (ING) e foi tricampeão mundial no Japão, em 2006 foi vendido ao Arsenal e voltou ao Morumbi por empréstimo em julho de 2011, depois renovou por mais um ano em 2012 e agora ficará até o fim de 2017.

Santos No dia 16 de janeiro o Santos estreou na temporada em um amistoso contra o Grêmio Barueri no Pacaembu, agora o cenário é bem diferente do imaginado pela diretoria do ano e o clube terá de recomeçar o planejamento quase do zero. Isso porque alguns dos principais pilares da equipe foram abalados, em um intervalo de uma semana o Peixe perdeu Neymar vendido ao Barcelona e o técnico Muricy Ramalho demitido. Embora sonhassem com o tetracampeonato paulista os dirigentes do Peixe afirmavam que a prioridade no ano era a conquista do Brasileirão, o time não só perdeu a final do Estadual como também chegou ao torneio nacional repleto de problemas, técnico interino, diversos jovens lançados às pressas e sem entrosamento. O resultado foi apenas uma vitória nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Apesar de o cenário não ser dos melhores e longe do planejado, o Comitê de Gestão confia em uma volta por cima, já que um técnico deve ser contratado até a próxima semana e reforços chegarão, conquistar uma vaga na Libertadores de 2014 é a meta para o segundo semestre.