Últimas do Futebol Brasileiro - 17 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Ninguém saiu ganhando, literalmente. Flamengo e Grêmio se enfrentaram na noite deste ultimo domingo no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, e empataram em 1 a 1. Marcelo Moreno abriu o placar para equipe visitante, mas Adryan cobrou falta com perfeição para empatar a partida. O Grêmio não conseguiu se aproximar dos líderes da competição, nem o Flamengo pôde se distanciar da zona da degola. Aos 17 minutos do primeiro tempo, o jogo enfim teve sua primeira emoção. Em uma boa jogada pelo meio, Elano enfiou a bola para Marcelo Moreno, livre da marcação de González e, na saída do goleiro Felipe, o atacante deu um leve toque de cobertura, calando a torcida rubro-negra no Engenhão e deixando exaltada a torcida gremista. Aos 15 minutos do segundo tempo o grito de gol. Ibson sofreu falta perto da área, e Adryan cobrou no ângulo, empatando a partida e levantando a massa rubro-negra, apesar do jogo continuar bem disputado o placar não se alterou. No próximo domingo, o Flamengo vai ao Serra Dourada enfrentar o lanterna Atlético-GO. O Grêmio pega o vice-líder Atlético-MG, no Independência.

Fluminense A liderança do Campeonato Brasileiro poderia ter mudado de mãos ao fim desta 25ª rodada. O líder Fluminense foi derrotado na noite deste ultimo sábado em Volta Redonda (RJ) pelo Atlético-GO, último colocado da tabela, por 2 a 1. Diego Giaretta e Reniê marcaram para a equipe goiana, enquanto Michael descontou para o Tricolor. Antes da partida, dois jogos de refletores do Estádio Raulino de Oliveira se apagaram minutos antes da bola rolar, quando as equipes já estavam em campo, por conta da queda de energia de dois disjuntores por conta de uma sobrecarga. O início foi atrasado em cerca de 20 minutos. No próximo sábado, o ainda líder Fluminense recebe o Náutico, no Engenhão, para continuar na ponta da tabela. Já o Atlético-GO ainda tenta uma recuperação e enfrenta o Flamengo, no próximo domingo, no Serra Dourada.

Botafogo Ponte Preta e Botafogo fizeram um jogo equilibrado, neste ultimo domingo, no estádio Moisés Lucarelli, mas não saíram do zero a zero. O empate fez as duas equipes caírem uma posição na tabela do Campeonato Brasileiro 2012. A equipe da Macaca, ainda invicta no segundo turno do Campeonato Nacional, agora está no 11º lugar na tabela de classificação com 33 pontos conquistados e o Glorioso ocupa atualmente sexta colocação na tabela, com seus 39 pontos conquistados em 25 rodadas. As duas equipes voltam a campo pelo Brasileirão no próximo domingo e jogando como mandantes. O time carioca recebe o Corinthians no Engenhão e a Ponte Preta enfrenta o time do Vasco.

Vasco Cruzeiro e Vasco fizeram um jogo frio neste ultimo domingo e empataram em 1 a 1, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012, no estádio Dilzon Melo, em Varginha (MG). Os gols foram marcados no primeiro tempo da partida. O zagueiro Renato Silva, contra, abriu o placar para os donos da casa, enquanto o volante Nilton igualou para os cariocas. Com isso, a Raposa continua ocupando a oitava colocação no Brasileirão com 35 pontos conquistados. Já o Cruz-Maltino segue em quarto, com 43 pontos ganhos. O time celeste volta a campo no próximo domingo contra o São Paulo, no Morumbi. O time da Colina vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Os mineiros começaram atacando e logo contaram com a sorte para abrir o placar. Após ótima jogada de Everton pela esquerda e o lateral cruzou pelo alto. O zagueiro Renato Silva tentou cortar, mas mandou a bola para dentro da própria meta. Cruzeiro 1 a 0. Aos 28 do primeiro tempo, a história começou a mudar, o meia Juninho cobrou falta da direita, o goleiro Fábio rebateu mal nos pés do volante Nilton, sem dificuldades empurrou para o gol, fazendo o placar de 1 a 1. A partir dos 20 minutos do segundo tempo da partida as equipes caíram de rendimento. O Vasco continuou um pouco melhor. Mas nada que empolgasse o seu torcedor. O técnico mineiro, Celso Roth até que tentou fazer algumas mexidas, mas não obteve êxito.

Corinthians Com um gol de Romarinho, seu terceiro diante do rival na competição, e outro de Paulinho, o Corinthians derrotou o Palmeiras por 2 a 0 na tarde deste ultimo domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado complica ainda mais a já desesperadora situação do Verdão, que fica estacionado com 20 pontos ganhos na penúltima colocação na tabela de classificação. Já o Corinthians vai a 35 pontos conquistados, e segue com tranquilidade na metade superior da tabela. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Douglas conseguiu bom passe para Martínez dentro da área, o argentino dividiu com a defesa mas acabou desarmado. Juninho tentou sair jogando dentro da área, mas Romarinho, esperto no lance, dominou, bateu cruzado e viu a bola beijar a trave antes de morrer nas redes. Aos oito minutos do segundo tempo, as esperanças palmeirenses foram praticamente extintas. Douglas recebeu em profundidade na direita e, de pé direito, cruzou na cabeça de Paulinho, que testou para as redes. 2 a 0. Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Figueirense, no Orlando Scarpelli, no sábado que vem, em um jogo de vida ou morte. Já o Corinthians pega o Botafogo, no próximo domingo.

Palmeiras Como não poderia ser diferente, os jogadores do Palmeiras deixaram o gramado do Pacaembu de cabeça baixa após a derrota diante do Corinthians por 2 a 0 no clássico da tarde deste ultimo domingo. Com apenas 20 pontos conquistados e na penúltima posição no Campeonato Brasileiro, os palmeirenses já não sabem mais encontrar explicações para o momento ruim. O certo é que todos querem tirar o Verdão dessa situação para evitar o vexame do rebaixamento e protestos da torcida. Segundo as palavras do meia chileno Valdivia: Foi difícil, ficamos bem cedo com jogador a menos, mas não é desculpa. A gente não tinha de perder esse jogo Nem paramos para pensar em matemática. Está difícil, mas não vamos parar de lutar, abaixar os braços. Temos de reverter isso de qualquer jeito, senão vai ser f... O próximo confronto do Palmeiras é fora de casa, diante do Figueirense, que tem 22 pontos e é adversário direto na disputa contra a degola. A partida ocorre no próximo sábado.

São Paulo Com uma excelente atuação do meia Lucas e o oportunismo habitual do atacante Luis Fabiano, o São Paulo venceu a Portuguesa por 3 a 1, no Morumbi, na noite deste último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado levou a equipe da casa a 39 pontos conquistados, e mantém vivas as esperanças tricolores de voltar ao G4. Já a Lusa permanece com seus 29 pontos, na metade inferior da tabela. O São Paulo começou o jogo de forma fulminante. O trio ofensivo escalado por Ney Franco dava sinais de que iria funcionar, com Lucas e Osvaldo dando trabalho a defesa com velocidade e Luis Fabiano se mostrando uma constante ameaça no comando do ataque tricolor. A Portuguesa sofria para conter os avanços, e não conseguia ultrapassar a pressão exercida pelo adversário na saída de bola e o resultado positivo para o tricolor apareceu sem muitas emoções. Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Cruzeiro, no Morumbi, no próximo domingo. Já a Portuguesa desce a serra para encarar o Santos, no próximo sábado.

Santos Na tarde deste ultimo domingo, o Santos não se intimidou com a torcida do Coritiba e venceu, de virada, o Alviverde paranaense por 2 a 1 no Couto Pereira. O resultado levou o Peixe à 10ª posição na tabela, com 33 pontos conquistados. Enquanto isso, o Coxa estacionou nos 28 pontos ganhos e caiu para o 15º lugar na classificação. O atacante Deivid aproveitou vacilo da defesa santista para aparece livre no segundo pau e marcar de cabeça o primeiro gol do jogo. Desperdiçando tantas chances de matar o jogo, o Coxa deu a chance do Santos voltar à partida. E foi exatamente isso que aconteceu. Aos 25 minutos do segundo tempo, Neymar brilhou pela primeira vez na partida. A joia santista driblou cinco adversários e bateu rasteiro para marcar o gol do empate santista. Doze minutos depois, Neymar mostrou que também tem oportunismo. O jovem aproveitou rebote do goleiro Vanderlei após chute de Patito para bater para o gol e dar números finais ao jogo.

Cruzeiro Os erros de finalização dos atacantes no empate diante do Vasco, na tarde deste ultimo domingo, fazem com que os jogadores do Cruzeiro vejam o resultado da partida como injusto. Para os atletas celestes, o time mineiro foi mais incisivo e teve um maior número de chances para sair com um triunfo do Estádio Melão, em Varginha. Artilheiro estrelado na temporada, com 23 gols assinalados em partidas oficiais, o centroavante Wellington Paulista analisou a situação de perda de gols. Segundo as palavras do atacante cruzeirense: Nós pecamos nas finalizações e não conseguimos vencer. As bolas não estão entrando. Pena que eu perdi um gol e não pude dar a vitória para o Cruzeiro, mas não perdemos o jogo e o mais importante é que somamos um ponto. Agora é continuar trabalhando para que a gente possa vencer o São Paulo na próxima rodada.

Atlético Mineiro O Atlético-MG teve a oportunidade de voltar à liderança do Brasileirão neste ultimo domingo, mas a derrota para o Náutico por 1 a 0, nos Aflitos, fez o Galo seguir atrás do Fluminense, que no ultimo sábado tropeçou e perdeu em casa para o lanterna Atlético-GO. O gol da partida foi marcado no início do segundo tempo pelo volante Souza, que achou um espaço na barreira do time do Galo e balançou a rede após cobrança de falta. O Timbu, que subiu para o 12º lugar na tabela de classificação e agora tem 31 pontos conquistados, ainda perdeu um pênalti com o veterano atacante Araújo, que foi defendido pelo goleiro atleticano Victor. Pela 26ª rodada do Campeonato Nacional, Atlético faz duelo dentro do G4 contra Grêmio, no próximo domingo, no Independência. O Náutico também pega um time no topo da tabela, visita o líder Fluminense, no próximo sábado, em Volta Redonda.

Internacional Precisando da vitória para seguir na perseguição ao G4 e jogando em casa, o Internacional foi para cima do Sport no Beira-Rio e, após um fraco primeiro tempo quando saiu perdendo por dois gols de diferença, correu atrás e conseguiu empatar em 2 a 2. O meia Rithelly e o atacante Gilsinho abriram o placar para o Sport, enquanto o meia Cassiano e o atacante Leandro Damião marcaram os gols do Inter. O empate deixa o Inter ainda na sétima posição da tabela de classificação com 37 pontos conquistados, cinco pontos a menos que o Vasco, quarto colocado. Já o Sport chega aos 24 pontos ganhos e se mantém 17ª posição na tabela, quatro pontos atrás do Flamengo, primeiro time fora da Zona de Rebaixamento.

Grêmio Velocidade para explorar o lado esquerdo da defesa do Flamengo e agressividade ainda no primeiro tempo quando apontava 1 a 0 para o Grêmio. Segundo o técnico Vanderlei Luxemburgo, estes dois fatores poderiam ser o mapa da mina para os gaúchos levarem três pontos para Porto Alegre. Em entrevista coletiva após o empate em 1 a 1 com o Rubro-Negro, no Engenhão, o comandante analisou o desenho tático da partida. Para Luxa, o confronto contra o Atlético-MG, no próximo domingo, em Belo Horizonte, não deve ser encarado como uma "final" ou o jogo mais importante do ano para o Grêmio. Segundo as palavras do comandante gremista: Falta muito campeonato. Quem pode garantir que estaremos fora da briga pelo título se perdermos. O pessoal lá de baixo está começando a vencer também. Quem garantiria que o Fluminense perderia para o Atlético-GO? A equipe gaúcha termina a rodada na terceira colocação na tabela de classificação, com três pontos atrás dos mineiros e cinco atrás do líder Fluminense.