Últimas do Futebol Brasileiro - 18 de julho

Por Mano Thiago

Flamengo

Em um jogo pra lá de sonolento e sem grandes emoções, o Flamengo venceu o ASA na noite da ultima quarta-feira e garantiu a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, o volante Elias e o atacante boliviano Marcelo Moreno balançaram as redes para o time rubro-negro, enquanto Osmar fez o de honra dos alagoanos. O time de Mano Menezes já havia vencido o primeiro confronto por 2 a 0 jogando em seus domínios com gols de Moreno e Nixon, vale ressaltar que com a classificação o Flamengo não participará da Copa Sul-Americana deste ano. Os jogos da próxima fase estão marcados para o dia 21 e 28 de agosto, sendo ida e volta, agora o Flamengo volta a campo no próximo domingo pelo Campeonato Brasileiro, quando encara o Internacional no Rio Grande do Sul, já o ASA encara o Atlético-GO no sábado que vem pela Série B do Brasileiro.

Fluminense

O treinador Abel Braga fez mudanças na base do time no ultimo treinamento na Escola de Educação do Exército, o comandante tricolor colocou Deco e sacou Rhayner. O treinamento "alemão" é bastante utilizado por Abelão no Tricolor, ele divide o grupo em três times e enquanto uma dessas equipes defende e tem que passar com a posse de bola da linha do meio de campo, a outra tem que o objetivo de marcar o gol. Na ultima atividade o volante Valencia sentiu dores na coxa após um choque com o atacante Kenedy, o colombiano saiu carregado e evitou até de pisar no chão, Valencia tem sofrido uma sequência de lesões na temporada e havia voltado recentemente. A diretoria Tricolor acompanhou de perto o treinamento e ainda comentaram sobre a possível chegada de reforços, pesa contra é que a diretoria do Fluminense já se pronunciou várias vezes e disse que não pretende contratar nenhum jogador por conta das dificuldades financeiras que vem passando. O diretor executivo Rodrigo Caetano já disse que se houver uma grande oportunidade no mercado o Flu pode aproveitar.

Botafogo

Com três passagens pelo Botafogo, o goleiro Jefferson pode ser considerado o grande ídolo da torcida no atual elenco, ele recebeu em General Severiano, uma homenagem por ter completado 300 jogos com a camisa do Glorioso no ultimo domingo na derrota para o Grêmio. Das mãos do presidente Mauricio Assumpção e do vice-presidente de futebol Chico Fonseca, o camisa 1 ganhou a própria luva transformada em uma arte e segurando a Estrela Solitária, emocionado ele mostrou muito orgulho de jogar pelo Botafogo. Segundo as palavras do goleiro do Fogão: Quero agradecer ao presidente, ao Chico e ao Botafogo como um todo pela homenagem. Só o gesto diz tudo. Fico orgulhoso de vestir essa camisa, de poder fazer história. Vocês podem ter certeza de que o meu coração está aqui dentro, no Botafogo. O presidente do Botafogo Mauricio Assumpção fez questão de propor ao marketing do Glorioso uma exposição da homenagem, a ideia é fazer com que a luva esteja à disposição da torcida que comparecer ao jogo contra o Náutico no próximo sábado em São Januário.

Vasco

O meia Juninho Pernambucano teve a sua situação regularizada e está liberado para atuar pelo Vasco no Campeonato Brasileiro, o nome do jogador já apareceu no Boletim Informativo Diário da CBF. Com a situação regularizada o Reizinho está livre para fazer sua estreia em uma partida oficial pelo Cruz-Maltino, como vinha atuando pelo New York Red Bulls e vem treinando normalmente desde que chegou ao Vasco, com isso a parte física não deve ser problema, o camisa 8 depende apenas de um aval da comissão técnica para atuar no clássico do próximo domingo contra o Fluminense. Na última terça-feira o nome do meia já havia aparecido no Boletim Informativo de Registro de Atletas da FFERJ, agora o Cruz-Maltino corre para regularizar a situação do meia colombiano Santiago Montoya, que também já aparece no BIRA da FFERJ, mas depende da regularização de seu passaporte, a publicação no Diário Oficial e de um depósito em dinheiro para o All Boys (ARG).

Corinthians

Agora o ciclo está realmente completo, Copa Libertadores, Mundial de Clubes e agora a Recopa Sul-Americana, com gritos de olé o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 0 na ultima quarta-feira no estádio do Pacaembu pelo jogo de volta e faturou o inédito título da competição internacional. No jogo de ida vitória por 2 a 1, na segunda final o atacante Romarinho e o meia Danilo fizeram para o clube de Parque São Jorge que chegou ao quarto título internacional da história e ainda aumentou a crise do lado dos tricolores que não vencem há nove partidas. Agora as duas equipes focam no Campeonato Brasileiro, o Corinthians vai encarar o Atlético-PR no estádio D.Britto no próximo domingo, enquanto isso o São Paulo enfrenta o Cruzeiro no sábado que vem no estádio do Morumbi, as partidas são válidas pela oitava rodada da competição nacional.

Palmeiras

O elenco do Palmeiras voltou aos treinamentos na Academia de Futebol, o desfalque mais uma vez foi o volante Charles que levou um pisão no dedão do pé no ultimo trabalho, mas ele mesmo garante que estará em campo no próximo sábado contra o Figueirense. Na ultima atividade o técnico Gilson Kleina dividiu o elenco em três equipes que se enfrentavam alternadamente, uma atacava para o gol normal e o outro para duas metas formadas por estacas que ficavam no meio de campo, quem fazia gol encarava quem ficou esperando. Quem participou do treino entre os titulares e deverá ter uma chance no time no próximo sábado foi o zagueiro Vilson, afastado desde o jogo contra o Ituano em abril por lesão no joelho, ele é o provável substituto de Henrique que está suspenso. Uma das três equipes separadas por Kleina, considerada a titular, mas com um jogador a menos além do goleiro Fernando Prass teve na defesa Luis Felipe, Vilson, André Luiz e Juninho, no meio de campo Márcio Araújo, Wesley e Valdivia, no ataque Vinícius e Leandro.

São Paulo

Em um local longe do Pacaembu alguns torcedores do São Paulo aguardaram corintianos que estavam a caminho da segunda decisão da Recopa Sul-Americana na noite da ultima quarta-feira, na estação Paraíso do metrô, os tricolores esperaram por vagões que paravam no local e observavam se algum rival estava presente. Por volta de 2 horas antes do começo da partida alguns corintianos perceberam a presença de são-paulinos e saíram para o confronto, mas recuaram por estarem em menor número, a segurança do metrô agiu rapidamente e conseguiu conter os tricolores na plataforma, enquanto os alvinegros se encaminharam para a parte superior da estação. Maioria no local a torcida do São Paulo tentou subir por outra escada que dava acesso a saída, porém também foram contidos pelos seguranças e nenhum tumulto maior aconteceu.

Santos

O argentino Walter Montillo vive seus melhores dias no Santos, o camisa 10 está de bem com a vida, com um time em ascensão e ele participando de gols na goleada de 4 a 1 sobre a Portuguesa no ultimo sábado, deu a assistência para Neilton abrir o placar e contra o São Paulo, na ultima atividade o meia deu mais uma prova do bom ambiente no CT Rei Pelé, marcou um golaço e se empolgou na comemoração. As finalizações fizeram parte da primeira parte da atividade, vários jogadores do meio de campo ao ataque calibraram o pé e o argentino por algumas vezes tentou encobrir o goleiro Gabriel. Em seguida o técnico Claudinei Oliveira comandou uma atividade tática em campo reduzido com passes rápidos e movimentação intensa, a maioria do grupo participou, os laterais Cicinho e Mena que foram contratados recentemente e o clube tenta regularizá-los até o próximo domingo para eles poderem enfrentar o Coritiba na Vila Belmiro. O Santos venceu as três últimas partidas no Campeonato Brasileiro contra Atlético-MG, São Paulo e Portuguesa.