Últimas do Futebol Brasileiro - 18 de outubro

Por Mano Thiago

Flamengo O jogo entre Portuguesa e Flamengo, na noite desta ultima quarta-feira, no Canindé, mostrou bem o momento das duas equipes dentro do Campeonato Brasileiro. Do lado da Portuguesa, várias jogadas de gol criadas, mas o goleiro rubro-negro Felipe estava lá para salvar. No lado do Flamengo, a bruxa apareceu e o atacante Vagner Love ficou mais uma vez sem fazer gol, com a bola parando na trave em duas oportunidades. Resultado do jogo? Empate em 0 a 0. Com o empate, Portuguesa e Flamengo seguem com riscos de sofrer o rebaixamento para a Série B do Brasileiro. A equipe paulista terminou a noite na 13ª colocação, com 38 pontos. Já o time carioca permanece na 15ª posição, com 37 pontos conquistados. O primeiro time dentro da zona de rebaixamento é o Palmeiras, com 29 pontos ganhos. Faltando sete rodadas para o término da competição, Portuguesa e Flamengo voltam a campo no próximo domingo. Enquanto a Lusa visita o Náutico, nos Aflitos, o Rubro-Negro recebe o São Paulo no Engenhão, tentando quebrar o jejum de cinco jogos sem vencer.

Fluminense Foi um jogo emocionante. Virada, empate no fim, expulsão e casa cheia. Todos os ingredientes para uma grande partida. No final, o placar de 2 a 2, na noite desta ultima quarta-feira, no Engenhão, acabou sendo até melhor para o Fluminense, que se manteve na liderança e conseguiu segurar o rival. Digão e Rafael Sobis marcaram para os donos da casa. Elano e Zé Roberto fizeram para os gaúchos. Assim como nas últimas partidas do Flu, a emoção tomou conta da partida. A equipe esteve muito mal até o gol do Grêmio, no início do segundo tempo. Depois disso, porém, conseguiu virar em apenas quatro minutos. Mas aos 40 minutos do segundo tempo, Zé Roberto marcou o primeiro gol dele pelos gaúchos e empatou. Com o resultado, os caricoas seguem na liderança do Brasileirão, agora com 69 pontos conquistados. Na próxima rodada, a equipe enfrenta o próprio Galo, no próximo domingo, na Arena Independência. Já os gaúchos estão em terceiro, com 58 pontos, e encaram o Coritiba, sábado que vem, no Olímpico.

Botafogo Se há uma oportunidade perfeita para o Botafogo deixar para trás o clima ruim pela sequência de sete jogos sem vitória, é nesta quinta-feira. Pressionados pela torcida, os jogadores acreditam que um bom resultado pode ser o divisor de águas na reta final do Campeonato Brasileiro. Seguindo está linha, o jovem volante Gabriel encara este jogo como uma decisão. Para ele, a cobrança recebida das arquibancadas é normal, já que o time não consegue vencer. No ultimo treino, o técnico Oswaldo de Oliveira testou uma formação com dois atacantes, totalmente diferente da usada nos últimos meses. Durante a atividade, Bruno Mendes e Rafael Marques protagonizaram o comando de ataque e devem começar nos onze iniciais. O treinador também terá dois problemas para o jogo, Lucas e Andrezinho, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo não jogam. A dúvida segue pelo zagueiro Fábio Ferreira, que se recupera de entorse no tornozelo direito. Entretanto, mesmo em condições, o jogador deve apenas figurar no banco de reservas.

Vasco Para recuperar a posição perdida na rodada passada, o Vasco precisa vencer, dessa vez, em um clássico. Fato inédito no campeonato, o Gigante da Colina começará uma rodada fora do G4. De acordo com o técnico Marcelo Oliveira, a saída do bloco de cima é para se lamentar, mas ele afirma que o elenco cruz-maltino está motivado para encarar o Botafogo e lembra que ainda restam muitos pontos em disputa na competição. Pela primeira vez, Alecsandro desfalcará o Vasco em uma partida desta temporada devido a uma lesão, o centroavante teve um estiramento na coxa direita e não joga. O setor ofensivo do time será formado por Eder Luis e Carlos Alberto, improvisado no ataque. O meio de campo deve ser formado por Nilton, Felipe Bastos, Felipe e Juninho. Diante de desfalques, uma boa notícia, o zagueiro Dedé volta a defender a zaga titular do Vasco. Ídolo da torcida, o Mito estava a serviço da Seleção Brasileira nos amistosos contra o Iraque e o Japão. Agora, volta para reforçar a zaga vascaína, que sofreu quatro gols nas últimas duas partidas.

Corinthians Enfim, o meia-atacante chinês Zizao fez sua estreia pelo Corinthians. Mas nem o "reforço" ajudou o Timão. Com boa atuação de Martinuccio, o Cruzeiro fez 2 a 0, na noite desta ultima quarta-feira, e ainda sonha com uma vaga na Libertadores de 2013. Depois de 230 dias de clube, lesões no ombro e cinco aparições no banco de reservas, o jogador de camisa 200 entrou aos 34 minutos do segundo tempo. Nada fez para evitar a derrota de sua equipe para o Cruzeiro. No primeiro tempo, o Timão chegou apenas com Danilo, mas não conseguiu alcançar a bola, que saiu pela linha de fundo. Aos 15 da etapa final, Martinuccio fez outra boa jogada pela esquerda. Ao tabelar com Willian Magrão, saiu na cara de Cássio e tocou por cima, com qualidade. Paulo André tirou a bola, que já havia ultrapassado a linha, fazendo então 2 a 0 pro time do Cruzeiro. Os dois times voltarão a campo no próximo sábado, o Cruzeiro enfrentará o Palmeiras, em Araraquara. Já o Timão pegará o Bahia, rival do Verdão na luta contra o rebaixamento para a Série B.

Palmeiras E o Verdão segue respirando na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Na vontade, o Palmeiras foi até Pituaçu, e, em um jogo muito ruim tecnicamente, conseguiu mais três pontos na briga para não cair e contra um rival direto na luta contra o descenso. O 1 a 0, nesta ultima quarta-feira, sobre o Bahia veio com o gol salvador de Betinho, ainda no primeiro tempo. O centroavante, autor do tento campeão da Copa do Brasil deste ano, contra o Coritiba, voltou a ter uma noite de herói. Com o triunfo, os alviverdes diminuíram para seis pontos a diferença para o Tricolor Baiano, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Se vencer o Cruzeiro, no próximo sábado, em Araraquara, os palmeirenses podem ficar a três pontos de sair do Z4. Para isso, dependerá da ajuda do arquirrival Corinthians, próximo adversário dos baianos, domingo que vem, no Pacaembu. Betinho, que deixou a partida ainda no segundo tempo, saiu de Pituaçu com mais uma noite para não ser esquecida. O palmeirense, sofrendo a cada rodada do Brasileirão, dormirá com a esperança renovada. A batalha alviverde continua.

São Paulo De olho na vice liderança, o São Paulo quer aumentar a sequência invicta e para isso, o técnico Ney Franco terá a volta de Lucas. O camisa 7 que estava a serviço da Seleção Brasileira para os amistosos diante do Iraque e do Japão. O atacante Luis Fabiano também está confirmado. O camisa 9, que igualou a marca de Serginho Chulapa como maior artilheiro do Tricolor em Brasileiros, terá a companhia de Osvaldo e Lucas. Mantendo o sistema no 4-2-3-1, Ney terá à disposição 'a equipe ideal'. Exceto por Ganso e Fabrício, ambos no Reffis, e Cañete, que segue aprimoramento a parte física, o treinador não tem nenhum suspenso para o jogo diante do Atlético-GO. O volante Denilson, que sentiu dores na região lombar e não atuou diante do Figueirense, treinou durante a semana sem apresentar problemas e também está relacionado para a partida. A preocupação da comissão técnica é com o número de pendurados. São dez atletas, Rogério Ceni, Ademilson, Jadson, Maicon, Osvaldo, Rodrigo Caio, Paulo Assunção, Douglas, João Filipe, além de Ganso, que segue em tratamento.

Santos Em duelo de fortes emoções, Santos e Atlético-MG ficaram no empate na Vila Belmiro. O placar por 2 a 2 começou a ser construído logo na saída de bola do Santos. Mas o Galo voltou a mostrar poder de reação e empatou a partida mesmo tendo sofrido o segundo gol também de maneira rápida. Agora, o Santos segue sua campanha mediana, estando a 10 pontos do G4. O Peixe enfrentará a Ponte Preta, em Campinas, no próximo domingo. Sem obter o triunfo, o Galo manteve a distância de nove pontos para o líder Fluminense, mas vai fincando seu pé na Libertadores do ano que vem. O Tricolor das Laranjeiras é o próximo rival do Atlético no Brasileirão, no próximo final de semana.

Cruzeiro Após a vitória do Cruzeiro sobre o Corinthians, nesta ultima quarta-feira, o técnico Celso Roth, em sua coletiva, vetou a participação de Montillo na próxima partida da equipe. O Cruzeiro enfrenta o Palmeiras, no próximo sábado, em Araraquara. Montillo se lesionou na metade do primeiro tempo, quando sentiu uma "fisgada" na coxa esquerda. Ele solicitou sua substituição imediatamente, quando Souza entrou no jogo, aos 23 do primeiro tempo. Segundo as palavras do treinador do time estrelado: Nós não sabemos a extensão da contusão, mas ele voltará para Belo Horizonte. Ele está fora do jogo de sábado. O lateral-direito Ceará, que também deixou a partida por conta de lesão no segundo tempo de jogo, não foi vetado pelo treinador. Roth espera contar com seu titular na partida do próximo sábado.

Atlético Mineiro O empate entre Fluminense e Grêmio, minutos antes da bola rolar para Santos e Atlético-MG, serviu de grande incentivo para o Galo voltar a vencer fora de casa. Mas pelo contexto do confronto contra o Peixe, o empate por 2 a 2 acabou sendo um resultado bem vindo pelos jogadores, apesar de manter a longa distância de nove pontos para o líder do Brasileiro. Isso tudo porque o Galo saiu atrás do marcador sem mesmo ter encostado na bola, já que Miralles marcou com 19 segundos de jogo. Além disso, Neymar aumentou o placar poucos minutos depois. Essa rodada poderia ser jogada fora pelo Atlético, já que ele não conseguiu diminuir a vantagem para o Flu. Só que o modo como os jogos dos dois times acabaram poderão criar um clima favorável ao Galo, que enfrentará justamente o Tricolor no Independência, no próximo domingo.

Coritiba Em noite de festa por conta da contratação de Alex, o Coritiba conquistou sua quarta vitória seguida, nesta ultima quarta-feira, ao bater o Náutico, no Couto Pereira, por 2 a 1, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro e se distanciou mais ainda da zona do rebaixamento do Brasileirão. Os gols foram marcados por Alemão, contra, e Deivid, ambos na primeira etapa. Kieza descontou, aos 43 do segundo tempo. O camisa 9 do Coritiba fez seu quarto gol nos últimos quatro jogos. Com o placar, o Coxa subiu para a oitava posição, ultrapassando o próprio Náutico e o Cruzeiro, que têm 40 pontos, além de passar por Santos e Botafogo. O Timbu cai para a 11ª colocação. O Coritiba volta a campo no próximo sábado, quando viaja até Porto Alegre, enfrentar o Grêmio, no Olímpico. Já o Náutico volta aos Aflitos, quando enfrenta a Portuguesa, no próximo domingo.

Atlético Paranaense O Atlético-PR fez o dever de casa na briga pelo acesso à elite nacional. O Furacão venceu o Avaí por 3 a 1 na tarde desta ultima terça-feira, no Ecoestádio, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paranaense, que já tinha vencido Boa Esporte, CRB, Ceará e América-MG, chega à quinta vitória seguida como mandante. Com gols de Marcelo, João Paulo e Marcão, o time paranaense chegou aos 55 pontos e subiu para o quarto lugar. Já o Avaí, que marcou com o lateral-esquerdo Arlan, com a derrota, permanece no meio da tabela. Na próxima rodada, o Atlético-PR visita o Vitória, no próximo sábado, no Estádio Barradão, em Salvador. O Avaí encara o Goiás, sexta-feira, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.