Últimas do Futebol Brasileiro - 18 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Após o empate em 1 a 1 contra o Grêmio, neste ultimo domingo, no Engenhão, o atacante Vagner Love lamentou o resultado e parabenizou o apoio da torcida. O time saiu de campo com a sensação de que por alguns detalhes conseguiria conquistar os três pontos. Love destacou a boa atuação do time e exaltou o torcedor que compareceu em bom número ao estádio, 12 mil pagantes e apoiaram a equipe até o fim do jogo. Segundo as palavras do atacante flamenguista: Jogamos bem só que, mais uma vez, tivemos uma desatenção e levamos um gol. Sabíamos que se marcássemos, tocássemos bem a bola e mostrássemos vontade, chegaríamos ao gol. E foi assim. Foi de bola parada, mas criamos muitas outras chances. A torcida também está de parabéns. Marcou presença e reconheceu nosso esforço. Com o resultado, o rubro-negro permaneceu na 16ª colocação na tabela de classificação, com 28 pontos conquistados e no próximo domingo enfrentará o lanterna Atlético-GO, no Serra Dourada, em Goiânia.

Fluminense Não bastasse a derrota em casa contra o lanterna do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ainda ganhou um desfalque para o próximo compromisso, diante do Náutico, no próximo sábado, em Volta Redonda, Edinho. O volante, homem de confiança do técnico Abel Braga, recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Por outro lado, o atacante e capitão Fred retorna à equipe após suspensão. Há também a expectativa pelos retornos do zagueiro Anderson, o meia Deco e o atacante Marcos Júnior, recuperados de problemas musculares. O Fluminense lidera o Brasileirão 2012 com 53 pontos conquistados, mas vale lembrar que, após o fim desta ultima rodada, o Galo ainda ficará com um jogo a menos em relação ao Tricolor, pois enfrentará o Flamengo, em partida adiada da 14ª rodada do primeiro turno, no dia 26 de setembro.

Botafogo Após o empate em 0 a 0 com a Ponte Preta, na noite deste ultimo domingo, no Miosés Lucarelli, o Botafogo dará folga aos seus jogadores que atuaram em Campinas nesta ultima segunda e também na terça-feira, quando a atividade será apenas para os atletas que não jogaram contra a Macaca. Este é o primeiro descanso da equipe após uma sequência de 21 jogos consecutivos entre meio e fim de semana, no período de pouco mais de dois meses. No total foram 19 jogos pelo Brasileirão e dois pela Copa Sul-Americana. Na terça-feira à noite todo o elenco se reapresenta e viaja para se concentrar no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, onde ficaram até a próxima sexta. No sábado que vem, o time faz a última atividade antes de enfrentar o Corinthians, no próximo domingo, também no Estádio Olímpico João Havelange.

Vasco O técnico Marcelo Oliveira se apresentou ao Vasco informando que daria mais chances aos jovens revelados na base. Neste ultimo domingo, em sua estreia pelo Gigante da Colina, ele fez jus às promessas e colocou no segundo tempo da partida contra o Cruzeiro, em Varginha, o apoiador Jhon Cley e o atacante Romário. O Juninho Pernambucano, líder da equipe, fez questão de elogiar os jovens. Segundo as palavras do meia vascaíno: Romário entrou bem e o John Cley nós já conhecemos suas qualidades. Não é fácil para os garotos, mas o Romário entrou muito bem, segurou a bola, fez o papel de atacante. É um garoto que tem futuro. Romário fez questão de agradecer a oportunidade dada pelo técnico Marcelo Oliveira. Nas palavras do jovem atacante do Vasco: O professor me deu muita moral, veio nos incentivando. Agora é esperar a próxima chance de jogar. Além da dupla, o apoiador Marlone e o zagueiro Luan foram efetivados recentemente.

Corinthians Após a vitória no clássico, os jogadores do Corinthians ganharam folga e se reapresentam apenas nesta terça-feira, no CT Joaquim Grava. O técnico Tite, porém, não estará com o elenco. Ele foi liberado das atividades para resolver problemas particulares em Caxias do Sul (RS), sua cidade natal. Além dele, cinco atletas não estarão nas atividades na reapresentação. O goleiro Cássio, o lateral esquerdo Fábio Santos, o volante Ralf e o meia Paulinho seguem para Goiânia, onde representarão o Brasil no Superclássico das Américas, em jogo na próxima quarta-feira. O atacante Martínez, convocado para a seleção argentina, também terá de viajar. Para o próximo jogo, contra o Botafogo, o Timão conta com dois desfalques. O meia Danilo e o lateral Fábio Santos receberam o terceiro cartão amarelo. Para a vaga de Danilo, Edenilson pode ser o escolhido por Tite. Já para a de lateral-esquerdo, a tendência é que o jovem Denner ganhe sua primeira chance no time titular. Suspenso, o atacante Emerson Sheik será reforço. Expulso contra o Atlético-GO, pegou seis jogos de gancho, já tendo cumprido dois. No próximo dia 28, um novo julgamento decidirá a pena final para o atacante.

Palmeiras Depois da derrota para o Corinthians e ameaças da torcida, o presidente Arnaldo Tirone não compareceu ao evento "O Futuro do Clubes Brasileiros", realizado na Nova Arena. O presidente faria a abertura do evento, porém, não compareceu e acabou substituído pelo segundo vice-presidente Edvaldo Frasson. Além de dele, o vice-presidente financeiro Walter Munhoz foi ao evento e exibiu um vídeo dando sequência ao evento. Segundo as palavras do vice-presidente financeiro: Respeitamos a revolta da torcida e também estamos desapontados, mas toda violência deve ser repudiada. Estamos tristes e com união sairemos dessa situação. No ultimo domingo, depois do Dérbi, torcedores picharam a loja oficial do clube, localizada na Rua Turiassu, ameaçando a diretoria. Antes, por volta das 19h do mesmo dia, cerca de oito torcedores depredaram o restaurante Fravo, cujo o proprietário é Roberto Frizzo, ex-integrante da direção do Verdão.

São Paulo Apesar de o São Paulo já ter um acordo com o meia Paulo Henrique Ganso, que deve assinar contrato nesta semana, o técnico Ney Franco ainda não quer falar sobre o meia. Questionado em entrevista coletiva, ele se esquivou. Segundo as palavras do treinador tricolor: Não quero fazer comentário nenhum, porque eu até já tinha colocado e tudo o que eu colocar pode ser mal interpretado. Quando surgiu o interesse do Tricolor em Ganso, Ney disse que já contava com o jogador e tinha até feito um "rabisco" com ele no time. A diretoria do Santos não gostou e, desde então, o treinador não falou mais sobre o assunto. O São Paulo espera anunciar o meia como reforço esta semana. Em recuperação de uma lesão na coxa esquerda, a previsão dos médicos do Tricolor é que ele esteja à disposição apenas em novembro.

Santos O volante Henrique está recuperado de lesão no púbis, que o afasta dos gramados há 41 dias. Enquanto elenco alvinegro recebeu folga, o jogador intensificou os treinamentos, correu em torno do gramado do CT Rei Pelé e está próximo do retornar à equipe. O jogador, porém, ainda não tem previsão de quando poderá voltar a atuar pelo Santos. Após longo período de inatividade, Henrique ainda precisa recuperar a melhor forma física antes de ficar à disposição do técnico Muricy Ramalho. Segundo os médicos alvinegros, o tempo de recuperação está dentro do prazo previsto, já que o volante não precisou passar por procedimento cirúrgico. Ex-Cruzeiro, Henrique chegou à Vila Belmiro em julho do ano passado, após o término da Libertadores. Ele é visto pela diretoria como grande peça na equipe, já que custou aos cofres alvinegros R$ 9 milhões. Pelas cores do Santos, Henrique disputou 61 partidas, tendo marcado dois gols. Ele tem a confiança do técnico Muricy Ramalho e foi titular da equipe alvinegra desde a sua chegada.

Cruzeiro O Cruzeiro perdeu dois jogadores para a partida contra o São Paulo, no próximo domingo, no Estádio Morumbi. O volante Leandro Guerreiro e o lateral Everton receberam o terceiro cartão amarelo no empate diante do Vasco, neste ultimo fim de semana, no Estádio Melão, em Varginha. Com isso, o técnico Celso Roth terá que encontrar substitutos para a dupla. Na lateral esquerda, função exercida por Everton na equipe celeste, o treinador cruzeirense deve escalar Diego Renan, que não tem oportunidades há algumas rodadas. Na vaga de Guerreiro, o comandante pode colocar o colombiano Diego Arias ou o jovem Lucas Silva. O estrangeiro, porém, é o único primeiro volante à disposição no elenco. Para o próximo compromisso, Celso Roth aguarda por alguns atletas. Borges, com um estiramento na coxa esquerda, e Willian Magrão, com a panturrilha direita lesionada, podem retornar à equipe. A dupla terá uma semana inteira para se recuperar totalmente das contusões. Além deles, Alex Silva, Sandro Silva e Fabinho seguem no departamento médico do clube.

Atlético Mineiro O Atlético-MG terá três desfalques contra o Grêmio, no próximo domingo, no Estádio Independência, pela 26ª rodada do Brasileirão. Os defensores Marcos Rocha, Rafael Marques e Junior Cesar receberam o terceiro cartão amarelo na derrota para o Náutico, neste fim de semana, e serão ausências no próximo compromisso do Galo. O técnico Cuca vai precisar se desdobrar para encontrar os substitutos de ao menos duas peças deste trio. Carlos César e Serginho brigam pela vaga aberta na lateral direita. Pelo lado esquerdo do gramado, Richarlyson é o favorito para assumir a condição de titular. A lacuna deixada por Rafael Marques será preenchida por Leonardo Silva, que retorna à equipe após cumprir suspensão. Além da volta do defensor, o treinador alvinegro contará também com Guilherme. O atacante, que cumpriu suspensão contra o Timbu, na ultima partida. Recuperando-se de um estiramento muscular na coxa esquerda, o centroavante Jô ainda não está totalmente recuperado e não tem volta prevista.

Coritiba O Coritiba perdeu de 2 a 1 para o Santos, no ultimo domingo, no Couto Pereira. Mesmo abrindo o placar, o Coxa não conseguiu apagar a estrela de Neymar, o autor dos 2 gols do Peixe. O volante Willian destacou a qualidade do craque santista. Segundo as palavras do volante do Coxa: Neymar é um monstro da bola. Nós nos desorganizamos um pouco, tomamos o gol do empate e tentamos fazer o segundo, mas levamos outro. O Neymar chama a marcação de dois ou até três e acaba desequilibrando. Enfim, é trabalhar. O time correu bastante e vai se recuperar. Para o lateral Ayrton, o Coritiba jogou melhor e merecia conquistar os três pontos em casa. Nas palavras do lateral Coxa Branca: Na minha concepção, merecíamos ter ganhado o jogo. Tivemos muito mais chances de gol e não fizemos. Tomamos gols bobos, que não pode tomar. Temos que ficar ligados. Mas a equipe melhorou muito a questão da marcação, o entrosamento atrás e nas bolas curtas. Temos que tirar lições boas do jogo, mas temos que acordar para somar pontos o mais rápido possível.

Atlético Paranaense O Atlético-PR lançou a uma camisa comemorativa dos cem anos do Internacional, clube que originou o Furacão. O uniforme terá listras verticais alvinegras, assim como o clube fundado em 1912. O Internacional foi fundado por Joaquim Américo, que é o mesmo nome ao estádio do Furacão. O time mudou de nome quando se fundiu com o América Football Club, em 1924. Entre outros detalhes, a camisa traz o brasão do Atlético-PR nas costas e o símbolo do Internacional no peito com o número 100 estilizado. Os dois zeros são representados pelo símbolo do infinito. Segundo as palavras de Sylvio Teixeira, Diretor Geral da marca de material esportivo Umbro: Fizemos com muito afinco esta camisa em homenagem ao Furacão. Ela é rica em detalhes, em história, em referências, digna de um clube com a grandiosidade do Atlético Paranaense.