Últimas do Futebol Brasileiro - 19 de agosto

Por Mano Thiago

vasco

Vasco A tentativa do Vasco de uma arrancada no Campeonato Brasileiro foi por água abaixo na noite do ultimo sábado em São Januário, após uma sequência de boas exibições, a equipe de Dorival Júnior voltou a apresentar problemas no sistema defensivo e saiu de campo com a derrota, melhor para o atacante Barcos que marcou dois gols e comandou a vitória do Grêmio por 3 a 2. Com o resultado o Cruz-Maltino perdeu a chance de se consolidar na parte de cima da tabela, atualmente é o décimo primeiro colocado na tabela de classificação com 19 pontos somados, já a equipe de Renato Gaúcho tem uma ascensão importante na competição, o Tricolor gaúcho conseguiu três vitórias e atualmente é o terceiro colocado com 25 pontos conquistados, três pontos atrás do líder Cruzeiro. Além do atacante argentino, Ramiro também marcou para os gaúchos em belo chute de fora da área, já pelo lado do Vasco, Alex Telles fez contra e o atacante André balançaram as redes.

Flamengo Flamengo e São Paulo se enfrentaram no ultimo domingo no Estádio Mané Garrincha em Brasília pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro e empataram por 0 a 0, o camisa 10 Jadson teve oportunidade de garantir a vitória ao Tricolor paulista e quebrar o jejum que agora chega a 12 jogos sem triunfos no nacional, mas desperdiçou a penalidade. Perto do fim da partida aos 41 minutos, o São Paulo teve um pênalti polêmico a seu favor quando Lucas Evangelista e Luiz Antonio se chocaram dentro da grande área, Jadson assumiu a responsabilidade, mas cobrou mal e o goleiro Felipe acabou defendendo a penalidade no canto esquerdo do gol. O resultado deixou o Flamengo com 19 pontos conquistados na 12ª colocação, o São Paulo ficou com 11 pontos somados em 19º lugar com um jogo a menos na competição, o Rubro-Negro volta a campo na próxima quarta-feira contra o Cruzeiro no Mineirão pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Fluminense Depois de jogar mal e sofrer com a pressão do adversário, o Fluminense mandou para longe os quatro jogos sem vencer, derrotou o Náutico por 1 a 0 e ainda quebrou o jejum de não vencer fora de casa neste Campeonato Brasileiro. Com o triunfo o tricolor chega aos 18 pontos conquistados e assume o 11º lugar na tabela, enquanto isso o Náutico continua na lanterna com apenas oito pontos somados. O gol da vitoria foi sair quase no final do segundo tempo quando o zero a zero já se encaminhava, Luxemburgo queimou sua última mudança ao colocar o atacante Samuel no lugar de Rafael Sobis, essa mudança surtiu muito efeito com cinco minutos em campo, o camisa 31 fez ótima jogada individual, driblou dois marcadores e soltou a bomba para abrir o placar na Arena Pernambuco. Agora os dois times dão uma parada no Campeonato Brasileiro, o Fluminense volta aos gramados na próxima quarta-feira, quando encara o Goiás pela Copa do Brasil no Maracanã, já o Náutico encara o rival Sport no primeiro jogo entre as equipes pela Sul-Americana na próxima terça-feira na Ilha do Retiro.

Botafogo Seedorf e Gilberto discutiram asperamente no primeiro tempo, o holandês repreendeu o camisa 13 que discutia com o árbitro Alício Pena Júnior, mesmo sendo jovem Gilberto não gostou da reclamação do camisa 10 que chegou a dar um tapa no braço do lateral, após a partida o craque alvinegro explicou que a discussão com o lateral não gerou problemas entre os dois. Segundo as palavras do camisa 10 do Botafogo: Não houve nenhum desentendimento. Os garotos têm que entender que escutar às vezes basta. Eu queria protegê-lo, para que ele não falasse com o juiz e tomasse cartão. Ele não entendeu, então tive que dar bronca. Pedi para concentrar no jogo. O holandês assim como todo o time do Botafogo fez um primeiro tempo discreto, mas deu duas assistências no segundo, Gilberto bobeou no lance do gol da Portuguesa, mas se redimiu com o cruzamento que resultou no gol do atacante Rafael Marques. O treinador Oswaldo de Oliveira foi outro a abafar a confusão entre os jogadores alvinegros, ele afirmou que o Botafogo não possui um "time de freiras".

Corinthians Num jogo truncado marcado por poucas oportunidades de gol e muita marcação, o Corinthians ganhou do Coritiba no último lance com gol de pênalti do atacante Guerrero, a marcação da penalidade irritou os jogadores do Coxa que reclamaram bastante após o apito final. Os primeiros 45 minutos foram mais brigados do que todos pensavam, já que a equipe de Curitiba não tinha seus principais jogadores que lesionados. A partida continuou sem emoção até os 40 minutos do segundo tempo, o jogo caminhava para o resultado sem gols, mas árbitro Pericles Bassols Pegado Cortez viu pênalti num tranco de Lucas Claro em Danilo, o peruano Guerrero bateu e o Timão abriu o placar. O Corinthians que segue como a melhor defesa da competição com apenas seis gols sofridos,voltará a campo na próxima quarta-feira contra o Luverdense em Lucas do Rio Verde-MT pela Copa do Brasil, o Coritiba joga apenas no próximo sábado em Criciúma pelo Campeonato Brasileiro.

Palmeiras Mais uma vez o Palmeiras foi o time da virada, no ultimo sábado a equipe recebeu o Paysandu no Pacaembu e vivia situação complicada após sair perdendo por 2 a 0 com gols de Pablo e Yago Pikachu, mas com os tentos de Alan Kardec, Mendieta e Leandro nos acréscimos, o time buscou a reação e garantiu a virada, vencendo por 3 a 2. O resultado soma a série sem derrotas no Palmeiras, agora são 11 jogos sendo dez vitórias e um empate, com 40 pontos conquistados em 16 rodadas, o time é o líder e com sete pontos de vantagem para a Chapecoense que empatou com o Paraná, a distância para o quinto colocado também continua em 12 pontos. Para buscar o resultado sofrido em casa, mais uma vez o time de Gilson Kleina deslanchou no segundo tempo, desde a pausa para a Copa das Confederações foram 18 gols dos 26 gols que o time fez foi feitos na etapa final. Agora o Verdão se prepara de olho no jogo contra o Atlético-PR na próxima quarta-feira pelas oitavas da Copa do Brasil, o Paysandu por sua vez volta a campo pela Série B no sábado que vem para enfrentar o Icasa.

São Paulo O São Paulo não vence já são 12 jogos no Campeonato Brasileiro, no ultimo domingo no empate sem gols diante do Flamengo no estádio Mané Garrincha, o Tricolor quase findou esse mau retrospecto, o meia-atacante Lucas Evangelista sofreu pênalti nos minutos finais do confronto, na cobrança o camisa 10 Jadson desperdiçou a chance. O goleiro e capitão Rogério Ceni, o batedor oficial do clube afirmou que já havia sido conversado que o camisa 10 cobraria a penalidade máxima. Segundo as palavras do goleiro do Tricolor: Isso já foi decidido antes do jogo. Decidimos antes do último jogo. O Paulo falou comigo numa boa, perdi os dois pênaltis e era para o Jadson, mas infelizmente não deu sorte. É uma questão de obediência do critério do técnico. Na entrevista coletiva da última quarta-feira, o treinador enalteceu o índice de acerto do goleiro nas cobranças de pênalti e disse que o capitão e ídolo são-paulino seria mantido como batedor. Dos 112 gols que Ceni tem na carreira, 53 foram anotados em cobranças de penalidades, nesta temporada o capitão converteu as três oportunidades que teve no quesito antes de desperdiçar contra Bayern de Munique pela Copa Audi e Portuguesa pelo Campeonato Brasileiro.

Santos Em jogo sem grandes emoções, Bahia e Santos não passaram do empate por 0 a 0 no ultimo domingo na Arena Fonte Nova pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, com o resultado os dois times seguem com seus respectivos jejuns no ano, o Peixe agora não vence há seis jogos, enquanto o Tricolor acumulou a quarta partida sem triunfos. Pelo Peixe este é o quarto empate seguido foram Corinthians, Cruzeiro, Vasco e o resultado do ultimo domingo, com 16 pontos conquistados o time do técnico Claudinei Oliveira está na 15ª colocação, a dois pontos da zona de rebaixamento, o Alvinegro Praiano, porém tem dois jogos a menos na competição. Na próxima quarta-feira o Santos volta suas atenções para a Copa do Brasil, a equipe recebe na Vila Belmiro o Grêmio na partida de ida das oitavas de final e volta ao Campeonato Brasileiro apenas no próximo sábado quando enfrenta o Vitória, o Bahia por sua vez joga também no sábado contra a ameaçada Portuguesa.

Portuguesa O Botafogo venceu a Portuguesa no Canindé por 3 a 1 e retornou à liderança do Campeonato Nacional. Após um início com amplo domínio da Portuguesa no primeiro tempo, o Botafogo voltou para a segunda etapa buscando retornar à liderança do Brasileiro o Botafogo se lançou ao ataque, até que aos 20 minutos em cobrança de falta Bolívar cabeceou para fazer 1 a 0. O gol que parecia oferecer tranquilidade ao Botafogo não pôde ser muito comemorado, na sequência a Portuguesa empatou após uma desatenção da defesa com o lateral Luis Ricardo deixando tudo igual, mas a alegria não durou muito, no lance seguinte Rafael Marques fez 2 a 1. Mais compacto em campo o Botafogo consolidou o placar, o atacante Elias aos 31 minutos aproveitou boa jogada de Seedorf e marcou o terceiro, daí até o final coube ao Botafogo apenas administrar o resultado. A equipe da Lusa volta a campo no próximo domingo, o time comandado por Guto Ferreira visita o Atlético-MG no Independência.