Últimas do Futebol Brasileiro - 19 de julho

Por Mano Thiago

Flamengo O lateral André Santos é o novo reforço do Flamengo, o lateral-esquerdo terá um vínculo com o Rubro-Negro até meados de 2015 e chegou ao clube sem custos após rescindir com o Arsenal. Com o acordo, o Fla adquire 50% dos direitos econômicos do jogador, a outra metade fica com o próprio atleta. O lateral é o primeiro reforço após a chegada do técnico Mano Menezes. Eles trabalharam juntos no Corinthians. A chegada dele estaria atrelada a algumas exigências dentre elas que o salário estivesse dentro da realidade financeira do Rubro-Negro. Esta será a segunda passagem de André Santos pelo Flamengo, o jogador defendeu o time da Gávea em 2005 depois de se destacar pelo Figueirense, mas teve atuações abaixo do esperado e ficou no clube até o ano seguinte quando foi para o Atlético-MG para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. André Santos esteve no Grêmio no primeiro semestre de 2013, mas não demonstrou o mesmo futebol da época do Corinthians e da Seleção Brasileira.

Fluminense O treinador Abel Braga comandou treinamento coletivo nas Laranjeiras e praticamente confirmou o time que inicia o jogo contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, no retorno ao Maracanã. A mudança na equipe fica por conta de Deco. O camisa 20 atuou entre os titulares e entra no lugar de Rhayner. O Tricolor deve ir a campo com no gol Diego Cavalieri, na defesa Bruno, Gum, Digão e Carlinhos, no meio Edinho, Jean, Wágner e Deco, no ataque Rafael Sobis e Fred. A presença de Deco no time modificou o sistema de jogo do 4-2-3-1 para um 4-4-2. As ausências ficaram por conta do volante Valencia com um estiramento na panturrilha e o atacante Rhayner com dores na coxa, com nove pontos conquistados em quatro jogos no Campeonato Brasileiro, o Flu busca a vitória contra o Vasco para se recuperar e voltar a crescer na competição Nacional e defender o titulo de atual campeão.

Botafogo O ultimo treinamento serviu para o técnico Oswaldo de Oliveira fazer os últimos ajustes na equipe que enfrentará o Náutico no próximo sábado em São Januário pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 holandês Seedorf recuperado de uma pancada no tornozelo sofrido no domingo passado contra o Grêmio, treinou normalmente e está confirmado para a partida. Quem também apareceu na equipe titular foi o lateral-direito Gilberto que mostrou disposição nas idas ao ataque, mesmo debaixo de um forte sol e deve começar o jogo diante do Timbu. O time principal trabalhou com no gol Jefferson, na defesa Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar, no meio de campo Renato, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Vitinho, no ataque Rafael Marques. Os reservas trabalharam com no gol Renan, na defesa Edílson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima, no meio de campo Lucas Zen, Dedé, Sassá, Jeferson e Elias, no ataque Henrique. Antes do ultimo treinamento coletivo, o treinador Oswaldo de Oliveira dividiu o elenco em quatro grupos e fez um trabalho técnico em campo reduzido.

Vasco O Vasco acertou a contratação do lateral Fagner, que já passou pelo clube e estava no Wolfsburg (ALE). O jogador é aguardado no Rio de Janeiro para acertar os detalhes finais e assinar contrato. O acerto ainda não foi oficializado, mas isso vai acontecer até este fim de semana, a diretoria do Vasco corre contra o tempo para resolver toda a parte burocrática. O contrato será de empréstimo até o fim do ano, mas a diretoria vai tentar prorrogar esse vínculo até a metade de 2014, Fagner passou pelo Vasco entre 2009 e 2012, chegou ao clube para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, mas demorou a se firmar no time titular, teve maior destaque nos anos de 2011 onde foi campeão da Copa do Brasil. Com tamanho destaque Fagner foi vendido para o Wolfsburg em julho do ano passado, o último jogo dele pelo Vasco foi há um ano, na ocasião o Cruz-Maltino venceu o São Paulo no Morumbi por 1 a 0, o gol foi marcado pelo próprio lateral.

Corinthians A conquista da taça da Recopa Sul-Americana sobre o São Paulo, na última quarta-feira, colocou o Corinthians na quarta posição do ranking da IFFHS, assim o Timão acabou ultrapassando o todo poderoso time do Barcelona. O time da Catalunha agora é o quinto colocado no ranking, o líder com uma boa distância do Timão, ainda é o Chelsea seguido pelo Atlético de Madrid, o terceiro lugar é o do time alemão Bayern de Munique atual detentor do título da Liga dos Campeões que só tem cinco pontos à frente do Corinthians. A IFFHS é uma federação internacional de estatísticas do futebol, o seu sistema não tem nada a ver com a pontuação imposta pela Fifa, o segundo brasileiro mais bem colocado na lista é o São Paulo que ocupa a décima posição.

Palmeiras O treinador Gilson Kleina realizou um desejo de boa parte da torcida. Em treinamento coletivo, escalou o reforço Alan Kardec no ataque, ocupando a vaga que originalmente é do volante Márcio Araújo, no segundo tempo Mendieta fez um golaço e foi testado. O técnico optou por essa mudança porque Araújo viajou ao Rio de Janeiro para comparecer a julgamento no STJD, com a pena mantida e já cumprida por expulsão ele terá condições de enfrentar o Figueirense no próximo sábado em Florianópolis pela Série B. Com a entrada de Kardec, o Verdão voltou a ter o 4-2-3-1 como esquema com Leandro aberto pela direita, Vinicius pela esquerda e Kardec centralizado no ataque, Henrique suspenso por três cartões amarelos deu lugar a Vilson entre os titulares. O time titular foi com no gol Fernando Prass, na defesa Luis Felipe, Vilson, André Luiz e Juninho, no meio Charles, Wesley e Valdivia, no ataque Leandro, Vinicius e Alan Kardec. Se Kardec tem chance de fazer a sua primeira exibição pelo Palmeiras no próximo fim de semana, Kleina dá pista de que não relacionará Felipe Menezes para o confronto, o meia assim como o atacante estava no Benfica antes de desembarcar no Palestra Itália. No ultimo treinamento Menezes não ficou sequer no time suplente e treinou em outro campo com garotos e jogadores que podem sair.

São Paulo Não contente com a atual situação do São Paulo, parte da torcida está organizando um protesto para o próximo sábado, antes da partida contra o Cruzeiro no estádio do Morumbi. O encontro vai acontecer em frente ao portão 2 e o alvo será a diretoria do clube. A convocação dos torcedores está sendo feita pelo Facebook. Protestos no Morumbi estão se tornando rotina, depois da derrota para o Goiás no dia 5 de junho, cerca de 30 torcedores foram até o portão de entrada e gritaram pelo nome de Muricy Ramalho. Mais recentemente antes do clássico contra o Santos, um outro grupo protestou no local contra o presidente Juvenal Juvêncio e os jogadores. Na última quarta-feira, o Tricolor perdeu a Recopa Sul-Americana para o Corinthians e completou nove jogos sem vencer, sendo seis derrotas seguidas. Contra o clube mineiro o time de Paulo Autuori que voltará ao estádio pela primeira vez, também tentará acabar com a incômoda e inédita marca de quatro derrotas consecutivas em sua casa.

Santos O Santos finalmente regularizou a situação de Cicinho e Mena. Agora, os jogadores contratados recentemente estão livres para estrear pelo clube. Os nomes dos dois laterais apareceram no BID da CBF, deixando-os livres para encarar o líder Coritiba no próximo domingo na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro. A situação mais complicada e que levou mais tempo para ser solucionada foi a de Cicinho, contratado da Ponte Preta com a ajuda do fundo Doyen Sports e da Teisa, o jogador chegou ao clube há cerca de duas semanas, mas houve um imbróglio para pagamento dos R$ 6 milhões, travando a documentação que teria de ser emitida pelo clube do interior. Com Mena o que faltava era o seu visto de trabalho, para conseguir o documento o jogador teve de ir ao Chile, mesmo depois de ser apresentado como reforço, ele veio do Universidad do Chile (CHI). Os dois laterais treinaram com o grupo na ultima atividade e devem ficar no banco de reservas no próximo domingo, Cicinho vai disputar posição com Galhardo e Bruno Peres, já o gringo Mena disputa com Léo e Emerson Palmieri.