Últimas do Futebol Brasileiro - 19 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O atacante Adriano perdeu um pênalti e mostrou muito cansaço na derrota dos reservas do Flamengo por 3 a 0 para o Audax, em jogo-treino realizado no CT Ninho do Urubu. Foi o primeiro jogo-treino do Imperador desde a última cirurgia. Com a camisa 10 às costas e ao lado do garoto Adryan, Adriano mostrou pouca movimentação e pôde ser visto em diversos momentos com a mão na cintura ou nos joelhos. Adriano esteve em campo no primeiro tempo e em parte do segundo, contra o Audax, equipe recém-promovida para a Primeira Divisão do Campeonato Carioca. O Imperador cobrou o pênalti no canto direito e o goleiro da equipe da Baixada Flumienense defendeu. Além de Adryan, o time em que Adriano atuou tinha outros jogadores não-relacionados para a viagem para São Paulo, como o zagueiro Marllon e o lateral-direito Wellington Silva. A tendência é que Adriano seja novamente avaliado pela comissão técnica para que em breve ganhe uma chance no banco de reservas no Campeonato Brasileiro. O atacante não joga desde o dia 4 de março, quando ainda atuava pelo Corinthians.

Fluminense O Fluminense sofreu uma baixa para o jogo decisivo contra o Atlético-MG, no próximo domingo, na Arena Independência. O volante Jean recebeu o terceiro cartão amarelo durante o empate com o Grêmio, no Engenhão, e está fora do próximo jogo do líder do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o atacante Wellington Nem vai reforçar o Tricolor em Belo Horizonte, já que estará de volta após cumprir suspensão automática. O técnico Abel Braga deve lançar Diguinho ou Valencia no lugar do volante para encarar o Galo. Apesar da suspensão de Jean, a lista de jogadores pendurados do time carioca ainda é extensa. São eles, Anderson, Bruno, Carleto, Diego Cavalieri, Edinho, Thiago Neves e Wallace. Apesar do ultimo empate, o Fluminense segue na liderança do Brasileirão, com 69 pontos. No próximo domingo, os tricolores encaram o Galo, em Belo Horizonte.

Botafogo A noite desta ultima quinta-feira consagrou um novo herói para o Botafogo. Com dois gols de Bruno Mendes, o Botafogo derrotou o Vasco por 3 a 2, no Engenhão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino chegou a ficar duas vezes à frente no placar, com dois gols de Carlos Alberto, mas acabou igualado e depois superado pelo Alvinegro, que virou o jogo aos 47 minutos do segundo tempo, acabando com uma série de sete jogos sem vitórias da equipe. A partida ficou quente no final, e o garoto de 18 anos virou herói. Com um chute potente da entrada da área, não deu chances a Fernando Prass. Um golaço, que selou a vitória botafoguense. E a torcida alvinegra, finalmente, teve motivos para sair feliz do Engenhão. Com o resultado, o Vasco mantém-se em quinto lugar no Brasileirão, com 50 pontos. A equipe tem um confronto direto contra o Internacional, na próxima quarta-feira, em São Januário. O Botafogo finalmente subiu na tabela, chegando à sétima colocação, com 44 pontos, e encara o Figueirense na próxima semana, em Florianópolis.

Vasco A derrota de virada no último minuto não só foi um balde de água fria para o Vasco, principalmente pelo primeiro tempo apresentado, como também caiu de forma catastrófica para as pretensões do Gigante da Colina em termos de G4. Com o resultado e a vitória do São Paulo sobre o Atlético-GO, o Cruz-Maltino agora está a cinco pontos da zona de classificação para a Copa Libertadores. A derrota para o Botafogo foi a terceira consecutiva no Campeonato Brasileiro e o que restou ao volante Nilton foi lamentar um jogo que, a princípio, parecia que não iria trazer problemas ao time. O Gigante da Colina terá o fim de semana sem compromissos no Campeonato Brasileiro. O próximo adversário será o Internacional, na próxima quarta-feira, em São Januário. Para o confronto, o técnico Marcelo Oliveira deverá contar com o retorno do atacante Tenório, que se recupera de um estiramento na coxa esquerda.

Corinthians Após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, nesta última quarta-feira, em Varginha (MG), o elenco do Corinthians se reapresentou no CT Joaquim Grava com três reforços estrangeiros. De volta ao Brasil após servirem suas respectivas seleções, Martínez, Guerrero e Ramírez treinaram com bola e estão liberados para pegar o Bahia, no próximo sábado. A volta do trio vem em boa hora. Fazendo um rodízio no elenco visando à disputa do Mundial, em dezembro, no Japão, o técnico Tite sofreu para escalar o setor ofensivo alvinegro contra os mineiros. Jorge Henrique, livre de dores na coxa esquerda, treinou, mas não sabe se começará jogando ou ficará como opção no banco de reservas. Quem apareceu novamente no CT foram Fábio Santos, Alessandro e Ralf. Eles retornaram da folga dada por Tite e fizeram apenas um trabalho leve. Apesar de descansados, não estarão à disposição contra o Tricolor Baiano. Já Paulo André, que também será preservado das próximas partidas, não ficou longe do CT. Ao contrário dos companheiros, que tiveram os dias livres, o zagueiro fará um trabalho especial de condicionamento físico.

Palmeiras Enquanto o Palmeiras luta para permanecer na elite do futebol brasileiro, o chileno Valdivia segue no departamento médico se recuperando de mais uma lesão. O Verdão está em Araraquara para o duelo com o Cruzeiro, neste próximo sábado. Na Academia de Futebol, o meia tem trabalhado em dois períodos e faz trabalhos de fisioterapia para o ligamento do joelho esquerdo, que o tirou da derrota para o São Paulo, por 3 a 0. A previsão de retorno do camisa 10 ao time segue a mesma desde que ele se lesionou, só deve acontecer em 2013, durante a pré-temporada. Até lá, Tiago Real e Patrick Vieira são opções para o meio de campo. Daniel Carvalho segue barrado por estar com condição física ruim. Maikon Leite e Correa continuam se recuperando de problemas musculares. O atacante faz fortalecimento para a coxa esquerda, e o volante faz fisioterapia para coxa direita. A previsão é que eles possam começar a treinar com bola na próxima semana. Para o duelo com a Raposa, a única novidade será o retorno de Juninho, que cumpriu suspensão contra o Bahia.

São Paulo Luis Fabiano estava ansioso para marcar um gol para a sua terceira filha, recém-nascida. Ele driblou Márcio, mas não fez. Tentou cabeçada, mas o camisa 1 pegou. Até pênalti ele sofreu, mas perdeu, chutando no travessão. Contudo, o cenário pessoal do artilheiro, que costuma decidir os jogos, não exibiu o retrato da partida. 'Comendo' pelas beiradas para chegar a vice liderança, meta de Ney Franco, o São Paulo contou com os gols de Paulo Miranda e Osvaldo para vencer o Atlético-GO por 2 a 0, nesta ultima quinta-feira, no Morumbi, pela 31ª rodada do Brasileiro. Voando pela lateral, como em sua comemoração, Paulo Miranda mostrou oportunismo de um legítimo camisa 9 para marcar. Já Osvaldo, à la Cristiano Osvaldo, fez um gol de deixar o português boquiaberto. Com isso, o Tricolor chegou aos 55 pontos, três a menos que o Grêmio, o terceiro colocado. Os goianos continuam segurando a lanterna, com 23 pontos. Na próxima rodada, o São Paulo pega o Flamengo, no Engenhão, no próximo domingo.

Santos Julgado nesta ultima quinta-feira por quebrar uma regra na realização do exame antidoping, o lateral-esquerdo Juan, do Santos, foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Ele corria o risco de ser suspenso por dois anos. Sorteado para o exame no jogo contra o Flamengo, o jogador deveria seguir do campo diretamente para o local onde é feita a coleta. No entanto, Juan passou antes pelo vestiário. Ele foi denunciado nos artigos 2.3 e 2.5 do Código Mundial Antidoping, porque sua atitude pode ter configurado "recusa ou fuga da coleta". Além disso, foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, sob risco de suspensão por seis partidas. Juan compareceu ao tribunal no Rio de Janeiro e garantiu que passou pelo vestiário apenas para pegar seus pertences, prática que, segundo ele, é comum em todos os clubes. O advogado do Peixe, João Vicente lembrou que denunciar esse tipo de atitude ao STJD é uma prática nova, que busca tornar a regra mais severa com vistas na Copa de 2014.

Cruzeiro O Cruzeiro não terá o meia-atacante Montillo para os próximos compromissos do Campeonato Brasileiro. O argentino sofreu uma contusão muscular na coxa esquerda na vitória sobre o Corinthians, nessa ultima quarta-feira, no Estádio Melão, em Varginha, e não tem previsão para retornar aos gramados. Logo após o duelo com o Timão, o camisa 10 foi vetado para a partida deste próximo sábado, contra o Palmeiras, na Fonte Luminosa, em Araraquara. A revelação foi feita pelo técnico Celso Roth. Ele, no entanto, não tinha conhecimento da gravidade da lesão, o que aconteceu somente nesta ultima quinta, após a realização de um exame de imagem na região. O apoiador não participou de apenas três rodadas do Brasileirão 2012. Ele entrou em campo em 28 partidas, contabilizando 2408 minutos jogados. As três ausências do craque aconteceram contra Coritiba, Náutico e Botafogo.

Atlético Mineiro Após levar uma forte pancada na cabeça na partida da ultima quarta-feira contra o Santos, o zagueiro Rafael Marques foi avaliado pelos médicos do Atlético-MG, que decidiram por um prazo de uma semana de afastamento para o zagueiro. Quando foi atingido por uma cabeçada do próprio companheiro Leonardo Silva, Rafael Marques caiu desacordado no gramado e teve de ser retirado do estádio às pressas para ser levado a um hospital. O jogador teve traumatismo craniano e fica longe das atividades físicas por uma semana. Para o próximo compromisso do Galo, contra o Fluminense, no domingo que vem, Réver deverá retornar ao time, substituindo Rafael Marques. O capitão do time volta após cumprir suspensão de quatro jogos. Além disso, ele está em fase final de recuperação de uma pulbalgia.

Sport Recife Pela primeira vez em três jogos, Sérgio Guedes conseguiu levar o Sport a uma vitória no Campeonato Brasileiro. A primeira vítima foi a Ponte Preta, que foi derrotada por 3 a 1 nesta ultima quinta-feira. A torcida do Leão, mesmo em pouca quantidade na Ilha do Retiro, mostrou apoio ao time, que segue na luta contra o rebaixamento. O Sport abriu o placar com Rithely, aos 31 do primeiro tempo, e Toby, aos 38. No fim do primeiro tempo, Giancarlo diminuiu com um golaço para o time paulista. Gilsinho fechou o marcador com um gol de falta, aos 35, na última etapa. Com o resultado, o Sport volta para a 17ª posição, com 30 pontos, a cinco do Bahia, primeiro clube fora da zona do rebaixamento. O Sport volta a campo contra o desesperado Atlético-GO, no Serra Dourada, no próximo domingo.

Náutico Durante a derrota por 2 a 1 para o Coritiba, nesta ultima quarta-feira, na abertura da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o volante Elicarlos, do Náutico, levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso para o jogo contra a Portuguesa, no próximo domingo, nos Aflitos. O jogador estava pendurado com dois amarelos e acabou por levar o terceiro durante o jogo contra o Coxa, no Couto Pereira, após matar contra-ataque puxado por Rafinha. Por outro lado, para a próxima partida, contra a Lusa, o Náutico poderá contar com a volta do lateral-esquerdo Douglas Santos e o volante Martinez. Eles cumpriram suspensão na derrota para o Coritiba e devem voltar no próximo domingo nas vagas de João Paulo e Josa.