Últimas do Futebol Brasileiro - 19 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Após curtir um show de pagode na madrugada em uma casa noturna na Barra da Tijuca, o atacante Adriano se reapresentou cedo no Ninho do Urubu para continuar seu tratamento após a cirurgia no tendão-de-aquiles. Os outros jogadores realizaram apenas um trabalho muscular leve, regenerativo, dando voltas ao redor do campo, depois da folga recebida na ultima segunda-feira, um dia após o empate com a equipe do Grêmio no Engenhão. Dos jogadores envolvidos na possível negociação com o Avaí pelo volante Cleber Santana e pelo meia Renato Santos, os atacantes Negueba e Hernane terinaram normalmente com o elenco. Já o zagueiro Thiago Medeiros apareceu para se despedir do grupo, rumo a Santa Catarina. A negociação ainda está em andamento e as diretorias de Flamengo e Avaí estão acertando os últimos detalhes para que Renato Santos e Cleber Santana venham para o time carioca e Negueba, Hernane e Thiago Medeiros acertem com a equipe catarinense, mas até agora a negociação não estar confirmada.

Fluminense O zagueiro Leandro Euzébio deixou o ultimo treinamento mais cedo, após sentir um incômodo. Assim que saiu da atividade tática, o jogador permaneceu sentado atrás do gol, com um semblante bem triste. Porém, ele não preocupa para a partida do próximo sábado, contra o Náutico, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Após perceberem o problema, os médicos do clube foram até o defensor para verificar o ocorrido. Depois de um bom tempo, Leandro Euzébio deixou o gramado, num ritmo bem lento e cara fechada. Ele foi para as dependências internas do clube acompanhado pelo coordenador médico Victor Favilla. Desde a recente lesão do zagueiro Anderson, Euzébio vinha reeditando no Brasileirão deste ano com Gum a dupla de zaga campeã da edição em 2010. O Fluminense tem a defesa menos vazada da competição de 2012, ao lado da do Atlético-MG, com apenas 17 gols sofridos, em 25 jogos disputados.

Botafogo O meia holandês Seedorf voltou a campo depois de nove dias. Na primeira parte do ultimo treinamento, o apoiador, que se recupera de uma contratura muscular na coxa esquerda, ficou na academia de General Severiano. Logo após, ele subiu para o gramado e fez uma atividade física, acompanhado de perto pelo preparador Ricardo Henriques. Em seguida, o holandês bateu bola por cerca de meia hora com o preparador físico. Ele alternava as batidas na bola, ora com a perna direita, ora com a canhota. Na saída do campo, o meia Seedorf parou para conversar com o presidente Mauricio Assumpção durante alguns minutos. Seedorf deverá viajar com o elenco para Saquarema, Região dos Lagos, onde a equipe fará um período de três dias de treinamentos antes da partida contra o Corinthians, no próximo domingo, no Engenhão. Por conta da lesão, o camisa 10 do Botafogo desfalcou a equipe nas duas últimas partidas do Brasileirão. Contra Internacional e Ponte Preta.

Vasco Exames realizados pelo atacante equatoriano Tenório detectam um pequeno problema no púbis, mas o atacante não deve ser problema para o jogo contra a Ponte Preta, fora de casa, pela 26ª rodada do Brasileiro. O jogador, inclusive, já iniciou o processo de tratamento com o departamento médico cruz-maltino e há a possibilidade de estar à disposição do técnico da equipe neste próximo final de semana. Acompanhado de Eder Luis, Wendel, Renato Silva, Jonas e William Matheus, o equatoriano deu uma corrida leve ao redor do gramado da Colina. Segundo Albino Pinto, um dos médicos do clube, o atacante vai treinar e se tratar simultaneamente. Após o retorno de Varginha (MG), onde enfrentou o Cruzeiro, os jogadores se reapresentaram em São Januário e fizeram trabalho regenerativo na academia do clube. Quem não atuou no jogo ou ficou pouco tempo em campo contra o time celeste treinou no gramado de São Januário. O treinamento começou após uma reunião de 20 minutos com o treinador Marcelo Oliveira. Os jogadores correram ao redor do campo, exercitaram a parte física e passaram por um treino tático.

Corinthians Na mira de grandes clubes do continente Europeu, como a equipe da Inter de Milão (ITA), Paulinho admitiu que a Seleção Brasileira foi um dos principais motivos para a sua permanência no Corinthians após a conquista da Copa Libertadores. Segundo as palavras do volante corintiano: Realmente, quando veio proposta para deixar o Corinthians eu pensei muito nisso. Continuando no Corinthians, estou mais perto da seleção brasileira. Isso pesou bastante. Enquanto na Itália a imprensa local garante que o camisa 8 do Timão chegará ao país em janeiro, após a disputa do Mundial de Clubes, ele segue mantendo o mistério em relação ao seu futuro. Quando propostas começaram a chegar, recebeu um aumento salarial da diretoria e renovou o seu vínculo até dezembro de 2015. Nesta próxima quarta-feira, a Seleção Brasileira enfrenta a Argentina no primeiro jogo do Superclássico das Américas, e o corintiano deverá ser titular da equipe de Mano Menezes.

Palmeiras O Palmeiras deve ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda durante esta semana devido aos incidentes no clássico contra o Corinthians, no ultimo domingo. É o que garante o procurador-geral Paulo Schmitt. O clube será denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por 'deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desportos'. Segundo as palavras do procurador-geral Paulo Schmitt: O clube vai ser denunciado até o fim desta semana e enquadrado duas vezes no artigo 213, por confusão e desordem e arremesso de objeto. A pena varia de uma a dez partidas e o clube pode ser multado de R$ 100 a R$ 100 mil, em cada denúncia. Ainda segundo Schmitt, além do relato do árbitro da súmula, as imagens do jogo ainda estão sendo analisadas. A tendência é que o julgamento seja marcado para a próxima semana.

São Paulo Depois de dois dias de folga, o elenco do São Paulo se reapresentou no CT da Barra Funda, com treino físico. Por cerca de 90 minutos e com forte calor, os jogadores foram divididos em dois grupos, que se revezaram entre campo e Reffis. Na parte tarde novo trabalho, comandado pelo treinador Ney Franco. O zagueiro Rhodolfo, os meias Jadson e Lucas, além do atancate Luis Fabiano não participaram das próximas atividades. Os quatro estão com Mano Menezes em preparação para o Superclássico das América, diante da Argentina, nesta quarta-feira à noite. O time do Tricolor volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, diante do Cruzeiro. Quatro pontos atrás do Vasco, último colocado do G4, a luta é para encostar nos primeiros colocados da tabela de classificação e seguir brigando por uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Santos O lateral-direito Bruno Peres, que foi substituído na segunda etapa da vitória sobre o Coritiba, no último domingo, com dores na coxa esquerda, teve lesão grau 1 detectada pelo Departamento Médico alvinegro e será desfalque na equipe por até 15 dias. Logo após o término do confronto, o jogador já deu início a sessões de fisioterapia e segue com o tratamento nos próximos dias. Ele não atua contra a Lusa, neste próximo sábado, no Pacaembu, pela 26ª rodada do Brasileirão e é dúvida para o confronto diante da La U (CHI), pela final da Recopa Sul-Americana, dia 26 de setembro. Nos últimos jogos, Bruno Peres tem sido um dos principais destaques da equipe santista. Na vitória sobre o Flamengo, pela 24ª rodada, por exemplo, foi responsável pelas duas assistências que resultaram nos gols de Victor Andrade e Neymar. No seu lugar, o técnico Muricy Ramalho deve optar pela entrada do jovem lateral Douglas, de 19 anos. Ele substituiu Bruno Peres, no último final de semana, e teve boa atuação. O lateral Crystian, recuperado de dores musculares, também está à disposição. Se por um lado o Santos não poderá contar com o lateral Bruno Peres, pelo outro terá o retorno do volante Adriano, que não atuou contra o Coritiba. Ele está recuperado de dores no tornozelo esquerdo e volta a ficar à disposição.

Cruzeiro Na reapresentação do Cruzeiro, na Toca da Raposa II, talvez a grande notícia que o torcedor esperava foi dada. O atacante Borges realizou treino físico com o restante do grupo e parece estar recuperado de lesão no tornozelo. O atacante está liberado pelo departamento médico e trabalhará o condicionamento físico durante a semana para poder voltar à equipe no próximo domingo, quando a Raposa visita o São Paulo. Borges se lesionou após a partida contra o Botafogo e desfalcou o time nas três partidas seguintes. Já o lateral direito Ceará e o volante Tinga realizaram treinos físicos na academia. O lateral lesionou o tornozelo direito na partida contra o Coritiba, na 17ª rodada, e desfalcou o time nas seis partidas seguintes. Tinga não apresentou lesão alguma recentemente. Servindo à seleção argentina, o meia Montillo foi outra ausência. O jogador jogará o Suplerclássico das Américas, contra o Brasil, nesta quarta-feira, em Goiânia.

Atlético Mineiro Na reapresentação do Atlético-MG, o técnico Cuca promoveu um treino tático com a ausência do astro do time Ronaldinho. Mas cerca de 30 minutos antes, todos os atletas, à exceção do zagueiro Réver, do lateral Marcos Rocha e do meia Bernard que estão com a Seleção, se reuniram para uma longa conversa no campo. Nesse momento, R49, que fazia um trabalho específico na academia, apareceu e tomou a palavra. Os atletas fizeram um treino físico com bola, se reuniram em grupos de seis jogadores para praticarem toques rápidos e depois fizeram um misto de treino tático com treinamento coletivo. O volante Pierre e o zagueiro Rafael Marques deixaram o campo mais cedo. O volante chegou a ter uma conversa com o médico Marcus Vinícius antes de deixar o campo, mas não preocupa para o próximo confronto contra o Grêmio.

Internacional O Internacional terá o retorno do volante Elton e do lateral-esquerdo Fabrício para o duelo diante do Bahia, no próximo domingo, no Beira-Rio. Ambos cumpriram suspensão automática no empate colorado contra o Sport, no último domingo. Além de Elton, o técnico Fernandão não pôde contar com outros três volantes diante da equipe pernambucana, os lesionados Ygor e Josimar e o argentino Bolatti. O lateral Fabrício, que vinha sendo o titular na lateral esquerda com a ausência do titular Kleber, viu o volante Zé Mário ser improvisado na posição novamente, já que teve de cumprir dois jogos de suspensão. O técnico Fernandão ainda pode ganhar outros reforços no decorrer da semana, Ygor e Josimar e o lateral-direito Nei, também lesionado, podem ficar à disposição do treinador. O zagueiro Juan, o lateral-esquerdo Kleber, o apoiador Otávio e os atacantes Dagoberto e Rafael Moura são as outras baixas no Colorado, todos por lesão.

Grêmio O Grêmio inicou um período de treinamentos em Atibaia, cidade distante 67 km de São Paulo, visando o duelo contra o vice-líder Atlético-MG, no próximo domingo, na Arena Independência. O lateral Pará projetou o confronto que vale a segunda posição do Campeonato Brasileiro para o Grêmio. Ele exaltou as qualidades do Atlético, mas acredita no bom momento tricolor, que, segundo ele, lutará pelo título da competição. Segundo as palavras do lateral gremista: É daqueles jogos que chamamos de "seis pontos". O Atlético-MG tem um excelente elenco, com jogadores diferenciados e que estão em grande fase. Mas nós estamos mostrando que, aliando garra e qualidade técnica, vamos lutar pelo título. Já falei isto e repito, até a última rodada do Brasileiro é final de campeonato pra gente. Vamos enfrentar todos com esse pensamento. Atibaia recebe o Grêmio pela terceira vez na temporada. A primeira foi antes do duelo decisivo pela semifinal da Copa do Brasil diante do Palmeiras em junho e a segunda quando os comandados de Luxemburgo se preparavam para encarar o São Paulo, em duelo válido pela 16ª rodada do Brasileirão.