Últimas do Futebol Brasileiro - 1º de novembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O significado de noite do Dia das Bruxas valeu muito na noite da ultima quarta-feira, no Independência, Atlético-MG e Flamengo encerraram a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro e protagonizaram, ao lado da equipe de arbitragem, um espetáculo de cenas estranhas. O tradicional doce ou travessura desta data comemorativa foram de expulsões de jogador em campo, de jogador na reserva e de treinador. Fato raro de se acontecer no futebol. Foi muita travessura em campo no empate no 1 a 1. Com o resultado, o Atlético-MG continua na segunda colocação, com 64 pontos, terminando a rodada oito pontos a menos do líder Fluminense. Por sua vez, o Flamengo chegou aos 41 pontos, ocupando a 14ª posição do torneio, faltando 15 pontos a serem disputados, as situações das duas equipes seguem indefinidas. As duas equipes voltam a campo neste fim de semana, no próximo domingo, o Atlético-MG visita o Coritiba, no Couto Pereira, já no sábado, um dia antes o Flamengo recebe o Figueirense, no Estádio Raulino de Oliveira.

Fluminense Com dois gols e uma assistência, o atacante Fred foi o grande destaque do treino do Fluminense realizado na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro. O capitão do líder do Campeonato Brasileiro comandou a vitória dos titulares sobre os reservas, por 3 a 0, no treinamento coletivo. O curioso é que a equipe suplente estava postada num esquema tático semelhante ao do São Paulo, adversário do Flu no próximo domingo, no Morumbi, pelo Brasileirão. Para se ter ideia, o zagueiro Digão foi utilizado na lateral direita, para simular o possível confronto com Paulo Miranda, titular do São Paulo na posição. Em consequência dos vários desfalques, o técnico Abel Braga teve de fazer diversas modificações no time, durante boa parte do coletivo, o volante Jean teve de desempenhar o papel de Deco no meio de campo e Thiago Neves foi deslocado para o lado direito do ataque, Rafael Sobis completou o trio. Enquanto isso, Edinho e Valencia foram os volantes do time titular do Fluminense.

Botafogo O lateral-direito Lucas com uma virose foi poupado do ultimo treinamento do Botafogo, ele esteve no Engenhão, foi medicado e em seguida, acabou liberado para ir para casa. Já Elkeson, esteve na primeira parte das atividades no campo anexo do Engenhão, mas com dores musculares, desceu para os vestiários e não treinou. Oswaldo de Oliveira se reuniu no centro do gramado com os atletas por cerca 15 minutos. Sem Lucas, o treinador colocou Jadson na equipe titular no treino técnico em campo reduzido. Na vaga de Seedorf, lesionado, Fellype Gabriel retornou ao time principal. O zagueiro Fábio Ferreira, que não joga desde o jogo contra o Santos devido a uma torção no tornozelo direito, fez um trabalho à parte com Brinner. Assim como os dois defensores, Andrezinho e Bruno Mendes fizeram um treinamento de finalizações. O Botafogo se prepara para enfrentar o Palmeiras, no próximo domingo, na Fonte Luminosa, em Araraquara, pelo Campeonato Brasileiro. Com 50 pontos, a equipe ocupa a sexta colocação na tabela de classificação da competição.

Vasco O meia atacante Carlos Alberto pode ficar fora da partida contra o Sport, no próximo domingo, em São Januário. O jogador passará por exame, na ultima atividade, enquanto o elenco treinou no Vasco-Recreio, o camisa 10 ficou em tratamento em São Januário. Segundo as palavras de Clóvis Munhoz, medico do Vasco: Carlos Alberto fará uma ressonância magnética amanhã e saber se poderá jogar. Mas não acho muito provável que tenha condição. Ele ainda tem um incômodo grande, não é nem a questão do resultado em si, mas como ele está se sentindo fisicamente. Carlos Alberto foi titular nas últimas partidas atuando no ataque e, pelo desgaste que enfrentou nestes jogos, chegou a ser poupado de algumas atividades da última semana, por precaução.

Corinthians Foram dois meses fora da equipe titular, mas Jorge Henrique deve finalmente ter uma nova chance entre os 11 que iniciam um jogo do Corinthians. Na reta final da preparação para o Mundial de Clubes, o camisa 23 deve ser a principal novidade do técnico Tite no próximo domingo, contra o Atlético-GO, em Brasília. Sem o peruano Guerrero, suspenso, e com Emerson Sheik e Danilo vetados, o ataque deverá ser formado por Douglas, Jorge Henrique, Martínez e Romarinho.O último jogo do camisa 23 como titular foi no dia 30 de agosto, na vitória por 2 a 1 contra o Coritiba, no Couto Pereira. No período, sofreu com problemas musculares e retornou na reserva. Já o restante da equipe contou com os já tradicionais Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho. Já os atacantes Guerrero e Zizao treinaram finalizações durante parte das atividades. O zagueiro Wallace com lesão muscular e o atacante Denner com cirurgia no joelho direito são os outros desfalques.

Palmeiras Todo treinador sonha em ter o elenco inteiro à disposição, em meio a tantos problemas no Palmeiras, o técnico Gilson Kleina poderá fazer isso justamente na reta final do Brasileiro, na luta contra a queda. Para o jogo do próximo domingo, contra o Botafogo, ele poderá pela primeira vez desde que chegou ao clube repetir uma escalação em duas partidas consecutivas. Kleina tem sofrido com os desfalques no Verdão, inclusive, vê isso como um dos principais responsáveis pela péssima situação do time, que precisou ser modificado em todas as partidas, por lesão, suspensão e até convocações de Barcos para seleção argentina. No próximo domingo, o comandante poderá repetir o time titular usado no duelo com o Internacional, com Marcos Assunção e Wesley no meio, ao lado de João Denoni e Patrick Vieira, e Barcos e Luan de atacantes. Thiago Heleno é a única dúvida por conta de dores no lado direito do quadril, mas a tendência é que esteja recuperado até o duelo. O treinador projeta vencer quatro dos cinco jogos que restam para salvar o time da queda.

São Paulo Willian José que estava há mais de dois meses sem marcar, pôs fim à sina e com dois gols, foi o astro da noite na vitória do São Paulo por 2 a 0 contra a Universidad do Chile, na ultima quarta-feira, fora de casa, pela Copa Sul-Americana. Com o resultado obtido, o Tricolor pode perder por um gol de diferença no Morumbi que está classificado. Se avançar e o Grêmio também, os dois se enfrentam na semifinal. Caso o time gaúcho seja eliminado, o adversário será ou o Independiente (ARG) ou a Universidad Católica (CHI), que disputam a primeira partida nesta quinta, na Argentina. A equipe tricolor se manteve no mesmo ímpeto o jogo inteiro. Willian José, no final do jogo, quase marcou o seu terceiro e encerrou a participação com um 'hat-trick'. Com contrato válido até o final da temporada, ele deu um bom passo rumo à efetivação. Martelando a defesa, mas sem contundência, a Universidad do Chile joga as fichas da classificação no jogo de volta.

Santos O técnico Muricy Ramalho resolveu dar uma pausa na sequência de treinamentos físicos e realizou treino coletivo entre titulares e equipe sub-20 no CT Rei Pelé. Na equipe, as novidades ficaram por conta de mudanças nas laterais e a volta da trinca de volantes. O lateral Rafael Galhardo que foi titular contra o Náutico, na última quinta-feira, foi novamente opção entre os titulares e desbancou o então titular. Já na ala esquerda, Juan voltou a ser opção. Durante treino, equipe titular foi bem e venceu a garotada do Peixe por 4 a 2, com destaque para os atacante Neymar e André, com dois gols cada. O volante Henrique, que ficou no banco diante dos pernambucanos, retornou ao time e formou trinca no meio de campo ao lado de Arouca e Adriano, tendo o meia Felipe Anderson na ligação das jogadas. Já Miralles, que desfalcou a equipe na última partida por conta de uma tendinite, treinou novamente no gramado, mas foi poupado do coletivo pela comissão técnica. O Peixe volta à campo no próximo sábado, contra o Cruzeiro, no Estádio da Independência, pela 34ª rodada do Brasileirão. Na 11ª colocação, equipe não tem mais pretensões de vaga na Libertadores.

Cruzeiro Vanderlei Luxemburgo tornou-se o nome predileto da diretoria cruzeirense para assumir o comando técnico da equipe no próximo ano. O presidente Gilvan de Pinho Tavares sonha com a contratação do treinador, que está à frente do Grêmio, para a vaga de Celso Roth, que deve abandonar a Toca da Raposa 2 ao término de seu contrato, em dezembro. Com a mudança na presidência do Grêmio, há a possibilidade de Luxa não seguir no clube. Segundo as palavras do presidente do time estrelado: Se ele vier, dará esperanças à torcida do Cruzeiro de grandes conquistas em 2013. Luxemburgo tem uma bela história na Toca da Raposa 2, ele assumiu o clube no fim de 2002 e, no ano seguinte, conquistou as três competições que disputou Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão.

Atlético Mineiro Pela quarta vez no Campeonato Brasileiro, a torcida do Atlético-MG saiu do Independência sem comemorar uma vitória. Só que, desta vez, a frustração foi ainda maior, já que a igualdade frente ao Flamengo, na ultima quarta-feira, por 1 a 1, deixou o Galo muito distante da briga pelo título, que está bem perto das mãos do Fluminense. Ao fim da partida, os jogadores do Galo expressaram esse sentimento de tristeza com o placar. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, comentou o resultado ruim lembrando também de dar uma bronca na arbitragem, que não marcou um pênalti de Ibson nele mesmo. Em relação ao comportamento do Galo na partida, o meia-atacante Bernard tentou explicar que faltou ao time de Cuca colocar a bola no pé, tendo abusado das ligações diretas da defesa para o ataque.

Coritiba Para o Coritiba, basta somar mais quatro dos 15 pontos que disputará no restante do Campeonato Brasileiro para se livrar de qualquer risco de rebaixamento. Com a vida praticamente definida na temporada atual, a diretoria coxa-branca já está se reunindo para traçar os planos para 2013. Além do retorno do craque Alex e do fechamento do terceiro anel do Estádio Couto Pereira, o clube estaria de olho em nomes de peso para o ano que vem. Entre os jogadores especulados, destaque para o zagueiro Lugano, o lateral Rafinha ex-Coxa, o volante Josué e o atacante Jorge Henrique. Apesar da lista, o presidente coxa-branca, Vilson Ribeiro de Andrade, não confirma o interesse em nenhum atleta.

Atlético Paranaense De olho na decisão contra o São Caetano, o Furacão trabalha forte no CT do Caju, o grupo treina em dois períodos. O treinador Ricardo Drubscky tem quase todo o grupo à disposição para a partida do próximo sábado, no Estádio Anacleto Campanella, pela 34ª rodada da Série B. O técnico atleticano não conta apenas com o volante Cleberson, que segue no departamento médico, o jogador de 20 anos, ausente já na vitória por 3 a 0 sobre o Guaratinguetá, na última rodada, se recupera de lesão na coxa esquerda. O técnico, portanto pode repetir a equipe rubro-negra para encarar o Azulão. Depois, a delegação viaja para o interior paulista, o duelo é decisivo porque o Atlético-PR ocupa o quarto lugar na tabela de classificação, com 62 pontos conquistados, e o time do ABC está na quinta posição, com 61 pontos.