Últimas do Futebol Brasileiro - 20 de agosto

Por Mano Thiago

santos

Santos O Santos não poderá contar com o lateral-direito Cicinho para os duelos com Grêmio pela Copa do Brasil e Vitória no Brasileirão, neste meio de semana o jogador não tem condições de atuar, já que atuou pela Ponte Preta no torneio, já pela competição nacional, ele terá de cumprir suspensão, após receber três cartões amarelos. O desfalque do jogador deixará a brecha para uma intensa disputa pela camisa 4 nos próximos jogos, que será protagonizada por Galhardo e Bruno Peres. Se depender do jogo contra o Bahia, a expectativa é que o substituto para a vaga em aberto seja Bruno Peres, na ocasião ele foi a opção para a lateral no banco de reservas. Antes da estreia de Cicinho quem vinha sendo o dono da posição era Galhardo, com fracas atuações ele perdeu a vaga e tem sido motivo de críticas dos torcedores. Outro concorrente à vaga aberta, Bruno Peres vive situação complicada, ele não é opção entre os titulares há quase três meses, na ocasião o jogador teve fraca atuação e foi substituído por Alan Santos ainda no intervalo.

Flamengo A tranquilidade no último treinamento no Flamengo ficou um pouco comprometido após algumas divididas entre Renato Santos e Marcelo Moreno, na terceira entrada forte do zagueiro no atacante, o boliviano perdeu a paciência e foi tirar satisfação com o defensor. Os jogadores participavam de uma atividade técnica em campo reduzido em times distintos, assim que deu o intervalo da atividade, cada um foi para um lado do campo do Ninho do Urubu e não se falaram até o final do treino. Essa não é a primeira vez que Renato Santos se desentendeu com um companheiro no treino do Flamengo, o zagueiro esteve no meio de um bate-boca entre Alex Silva e Ibson no início deste ano. Contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil, Moreno deve voltar ao time titular na vaga de Hernane, Renato Santos ainda não teve uma oportunidade com o treinador Mano Menezes, a última vez que atuou pelo Rubro-Negro foi na derrota por 1 a 0 diante do Náutico na demissão do então técnico Jorginho.

Fluminense Depois de vencer o Náutico, o elenco do Fluminense se reapresentou nas Laranjeiras para iniciar a preparação para o jogo contra o Goiás pela Copa do Brasil, a grande novidade foi o meia Deco que esbanjando categoria, treinou normalmente com os reservas e está próximo de retornar à equipe após estiramento na coxa. Além do camisa 20, o lateral-direito Bruno seguiu a rotina de preparação física e correu em volta do campo, os titulares fizeram apenas uma atividade regenerativa na academia e apareceram rapidamente no gramado para uma corrida leve. O auxiliar técnico Júnior Lopes comandou um treino diferente, com três gols e utilizando metade do gramado, foram divididos dois times de sete jogadores que só podiam dar dois toques na bola. Quem compareceu ao clube para rever os companheiros foi o lateral Wallace negociado para o Chelsea, o jogador assistiu à atividade. O Flu enfrenta o Esmeraldino na quarta-feira no Maracanã pelas oitavas de final da Copa do Brasil, a competição é vista com grande esperança por ser o caminho mais rápido para chegar à Libertadores.

Botafogo O treinador Oswaldo de Oliveira tem um desfalque garantido para a próxima partida do Botafogo no Campeonato Brasileiro, o lateral-esquerdo Julio Cesar recebeu o terceiro cartão amarelo no ultimo domingo na vitória de 3 a 1 sobre a Portuguesa e não pega o Atlético-PR no próximo domingo em Curitiba, em seu lugar deverá entrar Lima reserva imediato do camisa 26. Quem também foi punido na partida foi o próprio Oswaldo, ele foi expulso no intervalo após reclamar do árbitro Alício Pena Júnior que acabou o primeiro tempo no meio de um contra-ataque do Glorioso, seu auxiliar Luiz Alberto comandou a equipe na etapa final, enquanto Oswaldo ficou em uma das cabines do Canindé. Antes de enfrentar o Furacão, o Botafogo recebe o Atlético-MG na próxima quinta-feira no Maracanã em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, para essa partida o treinador alvinegro terá todos os atletas à sua disposição.

Vasco A torcida não se conteve e invadiu o ultimo treinamento do Vasco realizado em Manaus, os jogadores realizavam um rachão quando uma solitária torcedora correu por todo o gramado e abraçou alguns jogadores como Diogo Silva e Tenório. Ao término do treinamento, alguns atletas como o lateral Fagner, o volante Wendel e o atacante Abuda foram até o alambrado para dar autógrafos e tirar fotos, foi aí que a bagunça começou, o mais assediado foi Fagner, que ganhou abraços calorosos. Mas quando o treinamento realmente acabou, os torcedores furaram o bloqueio e entraram em campo, além do atletas o ex-goleiro Carlos Germano e o diretor de futebol Ricardo Gomes também foram bastante assediados.

Corinthians O Corinthians não terá três titulares no jogo da próxima quarta-feira contra o Luverdense (MT) pelas oitavas de finais da Copa do Brasil, vetados pelos departamentos médico e físico, o meia Renato Augusto, o lateral Fábio Santos e o zagueiro Paulo André não viajarão com o elenco para o Mato Grosso. De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa do clube, Fábio Santos reclamou de dores na panturrilha, enquanto Renato Augusto sofreu uma pancada no joelho ainda no ultimo confronto contra o Coritiba, até por isso o meia pediu para ser substituído na etapa complementar da partida, já Paulo André diante da sequência de jogos foi vetado pelo risco de lesão. Desta forma o treinador Tite levará 20 jogadores para o jogo no Mato Grosso, as ausências abrem brecha para Romarinho, Igor e Felipe na equipe, o comandante porém, só irá confirmar o time no treinamento no estádio Passo das Emas.

Palmeiras O zagueiro Vilson que deixou o jogo contra o Paysandu no início do segundo tempo com dores na coxa, segue como dúvida para o compromisso da próxima quarta-feira contra o Atlético-PR pelas oitavas de final da Copa do Brasil, por outro lado o atacante Vinicius está recuperado das dores que sentia no joelho e no tornozelo, e pode voltar a ser opção para Gilson Kleina. Vilson não trabalhou no gramado da Academia de Futebol no ultimo treinamento, no fim de semana seu substituto foi o zagueiro Tiago Alves que estreou e teve boa atuação, André Luiz que perdeu sua vaga de titular justamente para Vilson, também tem chances. Já o atacante Vinicius que desfalcou a equipe nos últimos quatro jogos, treinou normalmente pela primeira vez desde a lesão, ele seguiu no gramado até quando os titulares se dirigiram para a academia, onde fizeram fortalecimento muscular, a tendência é que ele fique no banco de reservas, com Alan Kardec e Leandro como atacantes titulares do time alviverde.

São Paulo Fora dos últimos dois jogos por conta de dores na região lombar, o atacante Luis Fabiano segue recuperando-se no Reffis para retornar ao time. O camisa 9 do Tricolor apresentou uma melhora e será reavaliado para saber se tem condições de jogo diante do Fluminense no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. De acordo com o médico do clube José Sanchez, Luis Fabiano já não sente tantas dores no local, no ultimo treinamento o camisa 9 fez atividade na bicicleta na academia e fez um trabalho de hidroginástica em piscina funda, Sanchez ainda disse que o jogador deve ir a campo para ver a evolução no tratamento. Após a pausa para a disputa da Copa das Confederações, o camisa 9, artilheiro da equipe no torneio com três gols ao lado de Aloísio, ainda não balançou as redes no Brasileirão, o último tento do atleta na competição foi no empate diante do Grêmio fora de casa. No último sábado por meio do Twitter, Luis Fabiano publicou que se sentia triste por não poder ajudar o time e disse que está trabalhando intensamente para estar à disposição.

Portuguesa Com dificuldades para escalar a equipe no Campeonato Brasileiro, devido ao fato de estar com muitos jogadores no departamento médico, o treinador Guto Ferreira decidiu que pelo menos em um primeiro momento, a prioridade da Portuguesa não será a Copa Sul-Americana. Após a derrota para o Botafogo, o comandante adiantou que o time que enfrentará o Bahia na próxima quinta-feira no Canindé será reserva, a opção de poupar alguns jogadores foi bem aceita pelo grupo, para Luis Ricardo a Portuguesa deve mesmo focar no Brasileiro, principalmente pelo fato de a Sul-Americana estar no começo, a partida contra o Bahia válida pela segunda fase do torneio, é a estreia da Lusa na competição continental. O jogo do próximo final de semana no Independência, é tratado como decisivo pela Lusa, já que o Galo também briga para se afastar de vez da degola, ao mesmo tempo em que pensa no próximo adversário, a Portuguesa também torce contra seus rivais pela briga contra o rebaixamento.