Últimas do Futebol Brasileiro - 21 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Após dias de muito calor no Rio de Janeiro, o técnico Dorival Júnior comandou um treino tático em campo reduzido, debaixo de uma chuva fina e temperatura amena, no recém-inaugurado campo 5 do CT do Ninho do Urubu. Na segunda metade do treinamento, o técnico rubro-negro sacou o volante Luiz Antônio e colocou Camacho, enquanto o meia argentino Bottinelli entrou na vaga do atacante Liedson. Com essa nova formação, Adryan atuou mais avançado e o argentino fez o papel de meia. Liberado dos dois últimos treinamentos, o atacante Negueba participou normalmente das atividades. O jogador fez trabalhos físicos junto de outros reservas e na segunda parte do treino tático entrou no time de reservas. O próximo compromisso da equipe no Campeonato Brasileiro é no próximo domingo, contra o Atlético-GO, no Serra Dourada. O Flamengo ocupa a 16ª posição, com 28 pontos conquistados, quatro à frente do Sport, primeiro na zona de rebaixamento.

Fluminense No ultimo coletivo realizado pelo técnico Abel Braga, uma surpresa, Carleto participou de todas as atividades entre os titulares. Logo um dia após Carlinhos retornar da Seleção Brasileira, ao lado de Wellington Nem e Thiago Neves, ele foi o único a treinar entre os reservas, durante todo o treinamento. Durante as atividades, Abelão ainda deu pistas da equipe que deve iniciar a partida do próximo sábado contra o Náutico entre os titulares. O meia Deco e o atacante Fred treinaram normalmente e estão confirmados. Abel ainda aproveitou as atividades para realizar alguns testes na equipe, entre eles a entrada de Wágner no lugar de Valencia, para deixar o time mais ofensivo. Marcos Júnior substituiu Wellington Nem, que quando saiu do campo colocou gelo nas duas coxas, mas não preocupa. Valencia foi confirmado entre os titulares, já que o volante Edinho está suspenso e não encara o Náutico. O camisa 5, por sua vez, sequer apareceu para as atividades e ficou realizando um trabalho de reforço muscular, na academia do clube, nas Laranjeiras. Desta maneira, a única dúvida deixada pelo treinador no ar, foi de quem vai iniciar a partida na lateral esquerda. Para a zaga, com o possível veto de Leandro Euzébio, o zagueiro Anderson será o escolhido.

Botafogo De um dia para o outro, algumas mudanças na equipe do Botafogo que vem treinando como titular. O meia Clarence Seedorf foi novamente poupado da atividade técnica, com isso, o técnico Oswaldo de Oliveira testou o time com Rafael Marques e Elkeson no ataque. A ideia do treinador é ter mais uma opção de formação para usar durante a partida contra o Corinthians, neste próximo domingo, no Engenhão. Seedorf fez fisioterapia e trabalhos físicos na academia, enquanto os demais jogadores foram para o campo. O holandês que vem se recuperando de uma contratura muscular na coxa esquerda, deverá voltar a trabalhar em campo nesta sexta-feira, dia decisivo para saber se poderá encarar o Corinthians. Caso não volte a treinar, o jogador pode ficar fora da partida, já que o time ficará sem treinar até o dia do jogo. O camisa 10 vem desfalcando o Botafogo há duas rodadas. A outra alteração feita por Oswaldo foi a volta de Fellype Gabriel, que substituiu o meia uruguaio Lodeiro, e pode ser mais uma opção para a partida no Engenhão, válida pela 26ª rodada do Brasileirão. O goleiro Jefferson, que atuou os 90 minutos na vitória do Brasil contra a Argentina por 2 a 1, quarta-feira, no Serra Dourada, foi a campo. O lateral Lucas realizou apenas um trabalho na academia

Vasco O Vasco pode ter novamente os meias Felipe e Juninho Pernambucano juntos no meio de campo para a partida contra a Ponte Preta, neste próximo domingo. Em atividade tática com campo reduzido, realizada pelo treinador Marcelo Oliveira escalou o Maestro e o Reizinho entre os titulares. Já o meia Carlos Alberto, com uma infecção no pé esquerdo, não participou do treinamento pelo segundo dia seguido e é dúvida para o jogo em Campinas. Na vaga do volante Nilton, suspenso da próxima rodada por ter recebido o terceiro cartão amarelo, o treinador colocou outro volante, Eduardo Costa. No ataque, o equatoriano Tenório formou dupla com Alecsandro.

Corinthians O técnico Tite criou um mistério. Após garantir que Emerson Sheik iria para o jogo contra o Botafogo, no próximo domingo, o comandante alvinegro colocou o camisa 11 entre os reservas na atividade técnica, no CT Joaquim Grava. Sem a presença de Ralf, Paulinho, Fábio Santos e Martínez que voltaram de suas respectivas seleções e fizeram apenas um trabalho regenerativo na academia, o treinador começou os trabalhos com a seguinte formação, Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Guilherme Andrade; Guilherme, Edenilson, Jorge Henrique, Douglas e Romarinho; Guerrero. O atacante Emerson, que não atuou contra o Palmeiras por suspensão do STJD e agora conseguiu um efeito suspensivo, formou o ataque na equipe B ao lado de Adilson, Giovanni e do chinês Zizao. Outra dúvida do técnico Tite no treinamento foi na lateral esquerda. Sem o titular da posição Fábio Santos, suspenso, o treinador começou com Guilherme Andrade no setor. Mais tarde, passou Alessandro para esquerda, Edenilson para direita e Andrade virou volante. A troca no meio foi por conta da ausência de Ralf e Paulinho da atividade. Voltando da Seleção, ambos estarão à disposição de Tite para o próximo duelo no Engenhão.

Palmeiras Observado de perto pelo presidente Arnaldo Tirone, Gilson Kleina comandou o seu primeiro treino no Palmeiras em Itu, no interior de São Paulo. O treinador fez um trabalho coletivo e com duas diferentes formações. No primeiro tempo do coletivo, Kleina optou por escalar Daniel Carvalho, Mazinho e Maikon Leite entre os titulares. Já Maikon Leite, que na ultima quarta-feira treinou na Academia de Futebol, se reapresentou com o elenco em Itu e participou do coletivo. Além da novidade no setor ofensivo, Kleina formou a defesa com Maurício Ramos e Henrique, e o zagueiro Román foi improvisado na lateral direita. Artur, titular da posição, está suspenso contra o Figueirense. Na segunda parte do coletivo, Gilson Kleina promoveu a entrada de Thiago Heleno, deslocando Henrique para a posição de volante e Correa para a lateral direita. O atacante Barcos realizou um fortalecimento muscular, já que jogou o Superclássico das Américas pela seleção argentina, na noite da ultima quarta-feira. O treino foi acompanhado de perto pelo presidente Arnaldo Tirone e o vice Roberto Frizzo, que ficaram na beira do gramado. O ex-goleiro Marcos e o gerente César Sampaio, de longe, também observaram.

São Paulo O atacante Negueba vai vestir a camisa do São Paulo em 2013. O jogador, que havia recusado a transferência do Flamengo para o Avaí, foi envolvido pela diretoria rubro-negra na negociação com o meia Cleber Santana. Negueba ficará no Tricolor Paulista por empréstimo de um ano, a partir do próximo mês de janeiro. Negueba tem contrato com o Flamengo até o ano de 2015. Para ficar com 70% dos direitos econômicos de Cleber Santana, que tinha contrato com o São Paulo até o mês de janeiro de 2013, o Flamengo deu ao Tricolor a opção de escolher um jogador do elenco rubro-negro. Com isso, o técnico Ney Franco acabou optando por Negueba, atacante que ele treinou em 2011 na Seleção Brasileira sub-20, quando ele era o treinador. No início de agosto, Negueba havia recebido uma proposta para jogar no Sporting Lisboa, de Portugal, mas acabou recusando após conversa com o técnico Dorival Júnior, que afirmou a vontade de contar com o jogador no elenco rubro-negro. Após dez anos no Flamengo, será a primeira vez que o atacante será envolvido numa transferência.

Santos O atacante Neymar, que participou dos 90 minutos da vitória da Seleção Brasileira sobre a Argentina, na última quarta-feira, acusou cansaço pelo ritmo intenso de jogos e foi poupado pelo técnico Muricy Ramalho do ultimo treinamento alvinegros, no CT Rei Pelé. O companheiro Arouca, que também esteve à serviço da equipe do técnico Mano Menezes, viveu situação diferente e participou das atividades. A folga não foi concedida ao volante, pois ele não chegou a atuar pela Seleção Brasileira. Após ritmo intenso, Neymar ganhará novo descanso neste próximo final de semana. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo, no último domingo, contra o Coritiba, e terá de cumprir suspensão automática contra a Portuguesa, neste próximo sábado, pela 26ª rodada do Brasileirão. Nesta temporada, Neymar atuou em 52 jogos, sendo 38 jogos pelo Santos e 16 jogos pela Seleção Brasileira. Joia balançou as redes em 45 oportunidades, uma vez a mais do que em 2010, temporada em que obteve seu recorde de gols.

Cruzeiro Confirmou-se mais um desfalque na lista do Cruzeiro. Após deixar o coletivo da ultima quarta reclamando de dores na coxa direita, o zagueiro Mateus foi vetado. Exames apontaram um estiramento no adutor da coxa e o atleta não enfrenta o Tricolor Paulista, no próximo domingo. Mateus se junta a Leandro Guerreiro, Everton, Willian Magrão e Sandro Silva na lista dos desfalques certos para domingo que vem. Os dois primeiros cumprirão suspensão pelo terceiro cartão, enquanto os dois últimos sofreram lesões. Além dos cinco desfalques certos, o técnico Celso Roth ainda convive com as dúvidas de três jogadores, que ainda se recuperam de lesões, mas não estão confirmados. São eles o atacante Borges, o lateral-direito Ceará e o meia Martinuccio. No ultimo coletivo, Roth havia escalado Mateus ao lado de Thiago Carvalho na zaga, com Léo improvisado na lateral direita. Com sua saída nos primeiros minutos da atividade, Diego Renan o substituiu e foi jogar na lateral direita, com o retorno de Léo à zaga.

Atlético Mineiro O Atlético-MG anunciou a renovação de contrato do zagueiro Leonardo Silva. O novo víncul, agora, termina em 31 de dezembro de 2014. O vínculo anterior terminaria no fim deste ano, mas terá mais dois anos de duração. O jogador chegou ao Galo em janeiro de 2011 após não chegar a um acordo de renovação com o arquirrival Cruzeiro. Leonardo Silva tem reconhecida sua importância na equipe, não apenas no setor defensivo, no qual é titular absoluto. Neste Brasileirão 2012, o jogador tem se mostrado essencial, também, no setor ofensivo, sendo o quarto artilheiro da equipe, com cinco gols.

Sport Um dos jogadores mais importantes do Sport no Campeonato Brasileiro, o meia Hugo precisa mais do que nunca aparecer para ajudar o Sport na luta contra o rebaixamento. O jogador acredita que o próximo jogo, contra o Coritiba, adversário direto na briga contra o Z4, não será 'decisivo'. Para ele, todos os times vão jogar o máximo que podem por se tratar da reta final da competição. Segundo as palavras do meia do time pernambucano: A próxima partida contra o Coritiba é importante, mas não é decisiva. Claro que a gente espera pontuar e vencer, apesar de que as equipes agora na reta final querem dar o máximo para vencer. Contra o Internacional, o Sport chegou a abrir 2 a 0, mas no segundo tempo permitiu o empate. Segundo o meia, o desgaste causado pela viagem foi o culpado na queda de rendimento do time. O jogo contra o Coritiba acontece no próximo domingo, na Ilha do Retiro, pela 26ª rodada do Brasileirão.

Náutico Evitar brigas de torcedores, confrontos com a policia local ou qualquer outro motivo que possa estragar o espetáculo do futebol, devido a todos esses motivos a CBF tomou uma providencia. A preocupação com conflitos entre torcidas e o esquema de segurança de Recife fez a CBF colocar em prática uma solicitação da Polícia Militar de Pernambuco e mudar a data da partida entre Náutico e Atlético-GO, pela 27ª rodada do Brasileirão. O jogo foi antecipado para o próximo sábado, já que no domingo que vem Santa Cruz e Cuiabá também se enfrentam, mas pela Série C.