Últimas do Futebol Brasileiro - 22 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Um Flamengo pressionado pela proximidade da zona de rebaixamento e um São Paulo querendo se garantir ainda mais no G4, ingredientes que fizeram com que todos imaginassem que seria um bom jogo na tarde do ultimo domingo, no Engenhão. E realmente foi! Porém, engana-se quem acha que o mais bem colocado venceu. Com o apoio da torcida, o time rubro-negro saiu de campo com o triunfo por 1 a 0 e respirou aliviado ao ver a possibilidade de queda mais longe. O zagueiro González foi o autor do gol que garantiu os três pontos para o time da Gávea, que chegou aos 40 pontos conquistados, e quebrou uma sequência de cinco jogos sem vitória. Já o São Paulo não chega a entrar em desespero, mas terá de torcer para que o Vasco não vença para que o time cruz-maltino não encoste no G4 novamente. Agora com 40 pontos, o Flamengo vai encarar o Atlético-MG, no dia 31, fora de casa. O São Paulo tem pela frente o Sport, no próximo sábado, na Ilha do Retiro.

Fluminense Um confronto digno da campanha de Atlético-MG e Fluminense neste Campeonato Brasileiro. A vitória por 3 a 2 do Galo, na tarde do ultimo domingo, na Arena Independência, teve de tudo. Casa cheia, virada, emoção, polêmica e gol nos acréscimos. No fim, a sensação de que o Brasileirão voltou a ter graça. O atacante Jô, duas vezes, e o zagueiro Leonardo Silva fizeram os gols dos mineiros. Wellington Nem e Fred marcaram para os visitantes. Durante toda a partida, os mineiros jogaram melhor e tiveram mais chances de gol. Exemplo disso é que a equipe acertou três vezes a trave de Diego Cavalieri e foi superior nos números. No lado do Flu, Fred marcou o centésimo gol dele com a camisa tricolor. O resultado aproxima o Atlético do Fluminense na tabela. Agora, o líder se mantém com 69 pontos, mas o Galo chegou a 63 e a diferença caiu para seis pontos. Na próxima rodada, as duas equipes jogam em casa. O Galo recebe o Flamengo, no dia 31, na Arena Independência. O Tricolor carioca joga antes, enfrenta o Coritiba, na próxima quinta-feira, no Engenhão.

Botafogo O zagueiro Fábio Ferreira segue sua fase de recuperação da entorse que teve no tornozelo direito. O jogador fez trabalho separado do restante do elenco e saiu mais cedo para cumprir seu trabalho à parte. O jogador do Fogão lesionou-se no jogo contra o Santos e desde então não vem sendo relacionado. Fábio Ferreira é o jogador que mais atuou pelo Botafogo neste ano de 2012 e desde então tem sido substituído pelo jovem zagueiro Dória. O Glorioso volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli. O jogo é válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco Após cinco meses longe dos gramados em função da ruptura completa do tendão de aquiles, o atacante Tenório tem sofrido com problemas musculares, que o impedem de reencontrar sua rotina normal no futebol. A lesão da vez é um estiramento na coxa direita, que já o deixou fora das últimas quatro rodadas. Pior, também fará com que ele não esteja em campo na próxima quarta-feira, contra o Internacional, e muito provavelmente, contra o Corinthians, domingo que vem, no Pacaembu. Com personalidade forte, declarações autênticas e muita determinação, Tenório chamou a atenção dos vascaínos logo que chegou ao clube. Com 33 anos, o Demolidor, como gosta de ser chamado, vem tendo cuidados especiais do departamento médico, da fisioterapia e da preparação física do clube. Apesar de ser uma grande qualidade, seu ímpeto tem que ser controlado. Embora seja frequentemente recomendado a dosar sua explosão em campo, ele costuma extrapolar os limites físicos, o que o prejudica. Os profissionais do Vasco esperam que, com uma pré-temporada adequada, Tenório tenha um 2013 com maior sequência de jogos e regularidade.

Corinthians O semblante era o de uma novela. Protagonistas e vilões se alternavam durante o jogo. O volante Guilherme, que participou de uma trama com o Palmeiras, em negociação, contribuiu para diminuir a diferença do arquirrival na busca para fugir do rebaixamento. Ao sofrer o pênalti, completado pelo meia Douglas, participou diretamente do gol do Corinthians no empate por 1 a 1 com o Bahia, segurando o Tricolor e deixando o Verdão, que derrotou o Cruzeiro por 2 a 0, a quatro pontos de sair da degola. Sem dar mostras de que entregaria o jogo, o Timão, com o apoio da torcida foi para cima do Bahia. Esbarrando em uma bela atuação do goleiro Marcelo Lomba, até conseguiu marcar duas vezes, mas o atacante peruano Guerrero, impedido, teve o tento anulado. Com 44 pontos conquistados, o Corinthians pega o Vasco, no Pacaembu, no próximo sábado. Já o Bahia, com 36 pontos ganhos, irá encarar o Grêmio, em Pituaçu, no mesmo dia.

Palmeiras Barcos, sempre ele! O Pirata, principal jogador do Palmeiras na temporada, foi o grande protagonista da vitória do Verdão na noite do ultimo sábado. Jogando em Araraquara, o Palmeiras derrotou o Cruzeiro por 2 a 0, chegou aos 32 pontos e ficou a quatro do Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Cruzeiro, que tem poucas chances matemáticas de figurar no G-4, se distancia ainda mais do sonho de ir à Libertadores. Além de fazer o dever de casa e somar pontos, o Palmeiras ainda contou com uma mãozinha do maior rival. Jogando no Pacaembu, o Corinthians empatou com o Bahia por 1 a 1 e "deu" dois pontos para seu arquirrival, ao arrancá-los do Tricolor Baiano. Agora, o Verdão se prepara para ir a Porto Alegre, onde enfrenta o Internacional, no próximo sábado. O Cruzeiro, que havia conseguido sete dos últimos nove pontos disputados, ainda mantinha o quase impossível sonho de se classificar à Libertadores. Com a derrota, a Raposa cai para a nona posição e praticamente só pensa em 2013.

São Paulo Quando a partida entre São Paulo e Flamengo estava 0 a 0, Luis Fabiano teve a chance em cobrança de pênalti, mas bateu para defesa de Felipe. No último jogo, diante do Atlético-GO, o camisa 9 também havia desperdiçado. Abalado, ele deu a entender que Rogério Ceni voltará a ser o responsável pelas batidas. Segundo as palavras do atacante do São Paulo: Acho que o erro é uma mistura de fatores. O Felipe foi muito bem, eu escolhi o canto errado. Paciência, a gente passa por isso. O Rogério Ceni não falou nada, mas eu falei para ele que, no momento, é melhor eu não bater mais pênaltis. Além de ter perdido a penalidade, Luis Fabiano não disputou a segunda etapa, quando o Flamengo decidiu o jogo e venceu por 1 a 0. O atacante sentiu uma fisgada no adutor da coxa esquerda e foi substituído por Douglas. Foi o terceiro pênalti perdido por Luis Fabiano neste Brasileirão. No primeiro turno, ele desperdiçou contra o Cruzeiro. Depois do jogo contra o Atlético-GO, Ney Franco afirmou que era mesmo Luis Fabiano que teria de ter batido a penalidade, já que disputa a artilharia do campeonato. Ele tem 15 gols contra 16 do artilheiro Fred, do Fluminense.

Santos O Santos lutou para ter Neymar em campo conseguindo o efeito suspensivo após punição do STJD, mas nem ele conseguiu evitar a derrota no ultimo domingo, em Campinas. Apesar da atração do duelo ser a Joia santista, foram Luan & Cia. que roubaram a cena. Dispostos a afastar o risco de rebaixamento no Brasileirão, os jogadores da Ponte Preta jogaram em cima dos erros do Peixe e foram efetivos. Com o gol de Luan ainda no primeiro tempo, a Macaca venceu por 1 a 0. Pior para o Peixe, que parece não estar muito preocupado com a competição. O time não tem risco de ser rebaixado e nem chance de chegar ao G4. Com a vitória, a Ponte Preta sobe uma posição e agora ocupa a 13ª, com 40 pontos. Enquanto o Santos permanece na 11ª colocação, com 42 pontos. Na próxima rodada, a Ponte Preta encara o Cruzeiro, na próxima quinta-feira, no Moisés Lucarelli. Já o Peixe recebe o Náutico, no mesmo dia, na Vila Belmiro.

Cruzeiro Com a derrota para o Palmeiras na noite do ultimo sábado, as chances do Cruzeiro chegar ao G-4, que já eram quase inexistentes, praticamente acabaram. Com isso, o time celeste deve se preparar, a partir de agora, para voltar a disputar a Copa Sul-Americana no ano que vem. Nas seis edições do Brasileirão com 38 rodadas, a média de pontos que o último classificado para a Sul-Americana deve ter é de 48 pontos. Se realmente confirmar a classificação, o Cruzeiro disputará a competição pela segunda vez desde a temporada de 2007. De 2008 a 2011, a Raposa não marcou presença no torneio por estar disputando a Libertadores. Já neste ano, a ausência se deveu a uma inédita 16ª colocação no Brasileirão do ano passado. Desde que clubes brasileiros passaram a disputar a Sul-Americana, em 2003, o Cruzeiro esteve presente nas cinco primeiras edições, mas jamais conseguiu passar para a fase internacional da competição. Na última participação, o time estrelado foi eliminado na primeira fase pelo Goiás.

Atlético Mineiro O Campeonato Brasileiro de 2012 tinha um dono até os 46 minutos do segundo tempo, quando o Fluminense arrancava um empate contra o Atlético e manteria a vantagem de nove pontos. Mas Leonardo Silva e Ronaldinho não queriam que a melhor atuação do Galo no ano fosse justamente em um empate frustrante. Nos acréscimos, o camisa 49 descobriu o zagueirão do Atlético livre na área a decretou a virada. Com isso, o Alvinegro conseguiu diminuir a distância para o Tricolor Carioca para seis pontos e ficou forte na briga pelo título. Segundo as palavras do zagueiro Rever do Atlético: Só a vitória nos interessava, sabíamos que até mesmo um empate nos tiraria uma chance real de título, teríamos uma chance mínima de tirar nove pontos deles. Pegamos uma equipe muito eficiente, mas com a força da torcida conseguimos essa vitória.

Internacional O Internacional voltou a treinar no CT Parque do Gigante, e sem a presença do atacante Leandro Damião. Ainda se recuperando de um desgaste muscular, Damião ficou no vestiário colorado, enquanto os seus companheiros realizaram uma atividade dedicada às finalizações. Na primeira parte do trabalho, três goleiros foram utilizados e na sequência, apenas os atacantes colocaram a pontaria em dia. O Inter volta a treinar em dois períodos, já que o ultimo domingo foi de folga para o plantel colorado, uma vez que o duelo diante do Vasco, válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, em São Januário, foi adiado para a próxima quarta-feira. O atacante Leandro Damião é, até o momento, a única duvida do técnico Fernandão para o duelo contra a equipe carioca, já que o lateral-direito Nei volta a ter condições de jogo, após ter cumprido suspensão automática diante do Figueirense.

Grêmio O Grêmio desperdiçou uma grande oportunidade de assumir, mesmo que momentaneamente, a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite do ultimo sábado, o Tricolor gaúcho não passou de um empate em 0 a 0 diante do Coritiba, no Olímpico, em duelo válido pela 32ª rodada da competição. Foi a sétima igualdade da equipe gaúcha no returno do Brasileiro. Com o resultado, o Grêmio, que não perde há nove jogos, foi aos 59 pontos, segue em terceiro e vê o São Paulo, com 55, muito próximo. Já o Coxa chega ao sexto jogo seguido sem derrotas e passa a somar 42 pontos na décima posição. O Grêmio volta a atuar no Campeonato Brasileiro no próximo dia 27, quando visitará o Bahia, no Pituaçu. Antes, o Tricolor gaúcho recebe, na próxima quarta-feira, o Barcelona de Guayaquil (EQU), no segundo jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana.