Últimas do Futebol Brasileiro - 23 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O atacante Vagner Love, que não balança as redes há cinco partidas, creditou a campanha ruim do Flamengo no Campeonato Brasileiro ao momento conturbado que o Rubro-Negro vive fora das quatro linhas. Questionado sobre qual teria sido o grande erro do clube da Gávea na atual temporada, o atacante não hesitou ao responder. Segundo as palavras do atacante do Fla: Aconteceram alguns problemas fora de campo que nos atrapalharam bastante. A política, sem dúvidas, foi um deles. Um dos recentes problemas extracampo foi o atraso no pagamento dos salários do mês de agosto. A diretoria rubro-negra, no entanto, quitou a dívida na última quarta-feira. O Flamengo, que ocupa apenas a 14ª posição no Brasileirão, terá seu próximo presidente definido em eleição que ocorrerá no início de dezembro deste ano.

Fluminense Depois da derrota para o Atético-MG, no último domingo, em Belo Horizonte, o elenco do Fluminense se reapresentou sem os jogadores que foram titulares na partida passada. A comissão técnica aproveitou para realizar um coletivo entre os reservas e diversos garotos das categorias de base. O técnico Abel Braga sequer comandou a atividade e apareceu no gramado à paisana, com calça jeans e blusão branco. A maioria dos titulares ficaram na parte lateral do campo, conversando com diretores e membros da comissão técnica. O goleiro Diego Cavalieri foi o único a realizar treino físico. Apesar da derrota no último jogo, o clima entre os jogadores estava bem tranquilo. Do lado de fora, conversavam e demonstravam que o revés em Belo Horizonte não abalou o grupo. O Fluminense é o líder do Brasileirão, com 69 pontos. Apesar da derrota para o Atlético-MG no último domingo, a equipe segue com uma boa vantagem na ponta, que agora é de seis pontos.

Botafogo No ultimo treinamento no campo anexo do Engenhão, o volante Jadson treinou na equipe titular do Botafogo na vaga de Renato, que foi para o time reserva. Com isso, ele deverá enfrentar o Figueirense, na próxima quarta-feira, no Orlando Scarpelli, pelo Campeonato Brasileiro. Com a lesão de Renato, Jadson vinha sendo titular, porém, na partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, o jogador saiu para a volta de Renato. No duelo seguinte, contra o Vasco, o volante de 19 anos substituiu Lucas, suspenso, na lateral-direita. O técnico Oswaldo de Oliveira reuniu os jogadores no centro do gramado após o aquecimento e um trabalho de dois toques, falou e gesticulou bastante com os atletas. Oswaldo comandou um treino tático e trabalhou as saídas de bola. O técnico trabalhou muito pelo lado esquerdo, onde Márcio Azevedo está suspenso e Lima será o seu substituto no próximo jogo.

Vasco Após a folga do ultimo final de semana, o time vascaíno realizou um treino coletivo em São Januário. Marcelo Oliveira repetiu a equipe que foi derrotada para o Botafogo, na última quinta-feira, no Engenhão. Apesar do revés, o comandande fez elogios à atuação dos jogadores naquela partida. Com isso, Carlos Alberto voltou a ser improvisado no ataque, ao lado de Eder Luis. Vale lembrar que Alecsandro e Tenório ainda estão lesionados e voltarão ao time provavelmente na próxima semana. O time titular no treino entrou em campo com Fernando Prass, Jonas, Dedé, Douglas e Wendel; Fellipe Bastos, Nilton, Juninho e Felipe, Eder Luis e Carlos Alberto. A atividade terminou sem gols. Logo depois, os jogadores ainda treinaram penalidades.

Corinthians O Corinthians se reapresentou no CT Dr. Joaquim Grava, após o domingo de folga. Os jogadores que participaram do empate por 1 a 1 contra o Bahia, no ultimo sábado, só correram em volta do gramado. Com exceção de Wallace e Denner, que passarão por exames para que sejam diagnosticadas as gravidades de suas lesões. Além de Paulinho, que voltou aos treinos após receber folga da comissão técnica, a novidade do dia ficou por conta do novo visual de Paolo Guerrero. O peruano, que abandonou o alisamento, agora ostenta um penteado menos "moderno". Enquanto Guerrero, Martínez, Douglas, Romarinho, Edenilson, Anderson Polga, Guilherme, Guilherme Andrade e Felipe só corriam, os demais atletas participaram de um treino técnico em campo reduzido. E os destaques foram Jorge Henrique, que marcou seis gols na atividade, além de Chiquinho e Zizao, com três cada. Um dos feitos pelo chinês, aliás, foi um golaço, no ângulo.

Palmeiras O Palmeiras dá uma pausa no Campeonato Brasileiro, onde luta para escapar do rebaixamento, e divide a atenção com a Copa Sul-Americana. O Verdão encara o Millonarios-COL, nesta terça-feira, pela segunda partida das oitavas de final da competição. No primeiro duelo, o Alviverde venceu por 3 a 1, no Pacaembu. O time de Gilson Kleina viajou para Bogotá e poupou os zagueiros Henrique e Maurício Ramos, além do volante e capitão Marcos Assunção. A supresa é a presença de Barcos. Mesmo depois de ter encarado uma maratona de viagens, o jogador pediu para jogar e foi relacionado para a partida. O meia Daniel Carvalho que estava afastado para aprimorar a parte física, voltou a ser convocado. Na primeira partida, na vitória por 3 a 1, no Pacaembu, o camisa 19 foi titular. Outra ausência certa é a do atacante Maikon Leite, que ainda se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda.

São Paulo O atacante Luis Fabiano que saiu no intervalo do jogo do último domingo, diante do Flamengo por causa de incômodos na coxa esquerda, fez fisioterapia no CT da Barra Funda. Luis Fabiano fez exame e foi constatado que ele não tem lesão. Segundo os médicos do clube, ele está com uma fadiga no local e será reavaliado. Na opinião do atacante Osvaldo, o camisa 9 deve ser preservado para a partida do próximo sábado, diante do Sport, na Ilha do Retiro. Segundo as palavras de José Sanchez, médico do São Paulo: O exame não apontou nenhuma lesão grave, porém uma pequena área de fadiga. Vamos aguardar a evolução clinica e vamos avaliar a condição do atleta. O elenco tricolor volta a treinar em preparação para o jogo da Sul-Americana, diante da LDU de Loja (ECU), no Morumbi, nesta próxima quarta-feira.

Santos Restando apenas seis rodadas para o término do Brasileirão, o Santos ocupa a 11ª colocação na tabela, a 13 pontos do São Paulo, último colocado do G4 com 55 pontos, e tem missão praticamente impossível se quiser garantir vaga para a Libertadores 2013. Mesmo em situação complicada, o centroavante André não joga a toalha e pede empenho total da equipe alvinegra nas últimas partidas. Para seguir ainda acreditando numa reviravolta na competição, o camisa 9 do Peixe esquece a derrota para a Ponte Preta, no último domingo, e promete "honrar a camisa" na reta final do Brasileirão. Segundo as palavras do atacante santista: Infelizmente sabemos que a Libertadores ficou ainda mais distante. No entanto, temos de fazer nosso trabalho, honrar a camisa do Santos. Temos que continuar acreditando e terminar a competição na melhor colocação possível na tabela. Mesmo após a eliminação na Libertadores da América para o arquirrival Corinthians no meio do ano e a má campanha no Brasileirão, André não vê a temporada 2012, que culminou no aniversário do centenário do clube, como decepcionante. Ele cita a conquista do tri do Paulistão e Recopa Sul-Americana e enaltece o desempenho santista no ano.

Cruzeiro Visando à partida contra a Ponte Preta, na próxima quinta-feira, o elenco do Cruzeiro se reapresentou e realizou treino físico na Toca da Raposa II. As duas novidades foram as liberações dos atacantes Wallyson e Wellington Paulista pelo departamento médico do clube. Os dois atacantes, que já ficam à disposição de Celso Roth para a partida em Campinas, treinam para recuperar a condição física. A nota ruim fica por conta de Montillo. O meia segue se tratando da lesão na coxa esquerda, sofrida no primeiro tempo da vitória sobre o Corinthians, e dificilmente estará à disposição para enfrentar a Ponte Preta. Quem se junta a Montillo no departamento médico é o zagueiro Victorino. O jogador retornou da seleção uruguaia com dores no tendão de Aquiles do pé direito e não treinou.

Atlético Mineiro Mais uma vez Ronaldinho foi protagonista de uma grande vitória do Atlético-MG. E ele poderia ter feito muito mais, caso o juiz Jaílson não tivesse anulado um gol do craque de falta, aos 20 minutos do duelo decisivo que colocou fogo da disputa pelo titulo do Brasileirão. Mas o jogador preferiu não entrar em polêmica com a arbitragem, já que saiu de campo tendo feito uma grande partida e com motivos de sobra para celebrar o triunfo por 3 a 2. Segundo as palavras do astro do time do Atlético: Voltamos a acreditar mais do que nunca. Encurta a diferença de pontos. Agora temos um período bom para trabalhar e ir com tudo para cima do Flamengo. Se eles derem mais um tropeço e continuarmos nessa pegada, temos tudo para seguir rumo à realização do nosso sonho. Não vou falar de arbitragem. Vou é comemorar essa grande vitória.

Coritiba Pela primeira vez desde a tão sonhada chegada ao clube que o revelou, o meia atacante Alex suou a camisa do Coritiba. O jogador participou de atividades ao lado do grupo, apesar de não poder atuar mais nesta temporada de 2012. Quem atuou mais de 45 minutos no ultimo empate contra o Grêmio, em Porto Alegre, fez um trabalho físico, enquanto que os atletas que não foram relacionados, ou não atuaram, participaram de uma atividade técnica e tática. Quem participou desse trabalho foi o atacante gringo Ruidíaz, que estava com a seleção do Peru, para os jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2014.

Atlético Paranaense De olho no Guarani, o Atlético-PR realiza a última atividade já no local da partida, o Ecoestádio. Ricardo Drubscky divide os 20 jogadores de linha em duas equipes, mas sem um esboço do time titular. Para o jogo o técnico não conta com os suspensos Maranhão e Pedro Botelho. A tendência é que o comandante rubro-negro coloque Wellington Saci na esquerda, desloque Henrique do meio-campo para a direita e promova o retorno de Paulo Baier à equipe. Destaque da ultima atividade para o meia Zezinho, que não atua desde o empate em 1 a 1 com o Ipatinga, no dia 1° de setembro. Ele pode ficar no banco de reservas diante do Bugre. Na entrevista coletiva depois do treinamento, Ricardo Drubscky confirmou a escalação com duas trocas. Antes do duelo, o elenco atleticano volta para o CT do Caju e já fica concentrado para o duelo pela 32ª rodada da Série B.