Últimas do Futebol Brasileiro - 24 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Os donos das piores campanhas do returno até início da 26ª rodada mediram forças no Serra Dourada neste ultimo domingo. Único time que ainda não havia vencido no returno, o Flamengo tratou de impor a 14ª derrota ao Dragão, que permaneceu na lanterna do Brasileirão e, agora, também é o pior time da segunda fase do torneio. Os 2 a 1 em Goiânia foram construídos pelo Rubro-Negro graças a duas assistências do atacante Vagner Love para Cleber Santana e Liedson marcarem pela primeira vez com a camisa do Fla em uma partida na qual o quesito técnico foi relegado a escanteio. Agora, com 31 pontos conquistados, o Flamengo se distancia da zona de rebaixamento, interrompe a série de sete jogos sem vencer e ganha fôlego para começar a semana em que enfrentará os dois primeiros colocados do Brasileirão. Antes de enfrentar o Fluminense, no próximo domingo, terá o Atlético-MG, na quarta-feira que vem, no Engenhão, em jogo que havia sido adiado do primeiro turno.

Fluminense No dia em que o trio de ouro do Fluminense voltou a se reunir após quase dois meses, o talento desequilibrou. Com Fred, Thiago Neves e Deco em campo, o Tricolor venceu o Náutico por 2 a 1, com gols do zagueiro Leandro Euzébio e do próprio atacante Fred, na noite deste ultimo sábado, no Raulino de Oliveira, em duelo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012, subiu para 56 pontos conquistados e se manteve na liderança do Campeonato Nacional. Kim, ex-Vasco, diminuiu para o Timbu, que pressionou até o fim. Os pernambucanos tiveram um pênalti não marcado do zagueiro Gum no próprio Kim aos 42 do segundo tempo. O Náutico estacionou nos 31 pontos ganhos e segue provisoriamente em 12º na tabela de classificação. Na próxima rodada, o Flu tem o clássico com o Flamengo, no próximo domingo, no Engenhão, e o Náutico recebe o Atlético-GO, nos Aflitos, no sábado que vem.

Botafogo Em um jogo que teve desde estreia de camisa nova, três gols em menos de 15 minutos e até invasão de cachorro em campo, Botafogo e Corinthians ficaram no 2 a 2 no Engenhão, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste ultimo domingo. Apesar da igualdade no placar, o grande destaque individual foi o meio-campista holandês Clarence Seedorf. O camisa 10 do Botafogo fez dois gols e voltou a ter atuação destacada pela equipe. Guerrero e Douglas marcaram para o Timão. O Corinthians, que saiu perdendo logo cedo, também não demorou a reagir e virou o jogo ainda no começo, em um jogo bastante movimentado e cercado de polêmicas em torno da arbitragem do pernambucano Sandro Meira Ricci. No fim, o empate manteve o Botafogo em sexto lugar na tabela, com 40 pontos conquistados. O Corinthians subiu para oitavo colocado na tabela, com 36 pontos. Na próxima rodada, o time carioca enfrenta o Bahia, em Pituaçu, em jogo que acontece no próximo domingo. O Corinthians recebe o Sport no mesmo dia.

Vasco Em jogo sonolento, Ponte Preta e Vasco enfrentaram-se na tarde deste ultimo domingo, no Móises Lucarelli, não balançaram a rede e ficaram em um empate sem graça. Enquanto a Macaca tentava se recuperar da perda do técnico Gilson Kleina, que acertou com o Palmeiras, Marcelo Oliveira testava um esquema mais ofensivo no Vasco. Porém, nenhuma das torcidas comemorou. O primeiro tempo da partida foi de dar sono aos torcedores. O começo, para falar a verdade, foi de animação para os paulistas e quase que desespero aos cariocas. O time do Vasco não entrou em campo e se viu completamente dominado pela Macaca, que criava oportunidades, mas não convertia em gol. No restante, nada de muito diferente do primeiro tempo, nenhuma das equipes criando chances claras e um jogo sem grandes emoções. No fim, os times apelaram para a correria, mas ainda assim, de nada adiantou. Fim de jogo e um 0 a 0 bem sem graça no placar. O Vasco chegou aos 44 pontos conquistados e, no próximo sábado, encara o Figueirense, em São Januário. Já a Ponte Preta agora soma 34 pontos e terá o Palmeiras pela frente, fora de casa, também no sábado.

Corinthians O Corinthians buscou a virada no Engenhão, mas acabou cedendo o empate para o Botafogo no fim do segundo tempo. Apesar de ter conquistado um ponto com o resultado de 2 a 2 neste ultimo domingo, os jogadores do Timão não saíram de campo satisfeitos. Quem lamentou o placar foi o zagueiro Paulo André, titular da zaga ao lado de Wallace. O Bota saiu na frente com um gol de Seedorf aos 5 minutos de jogo, mas o Corinthians já vencia pouco tempo depois, empatou aos 8 minutos, com Guerrero, e virou aos 12, com Douglas. Depois, Seedorf deixou tudo igual aos 29 do segundo tempo. Segundo as palavras do zagueiro corintiano: Jogar contra o Botafogo no Engenhão e fazer um ponto é bom, mas pela circunstância do jogo, saindo na frente e em vantagem na maior parte do tempo, talvez os três pontos fossem merecidos. Assim como na semana passada, o Corinthians terá mais uma semana livre para treinos. A equipe de Tite volta a campo apenas no próximo domingo, contra o Sport, no Pacaembu.

Palmeiras Não é só o técnico que é novo. O ânimo, a determinação e a vontade também. Retomando características que abraçam o clube desde a sua origem, o Palmeiras conseguiu retomar o caminho das vitórias na estreia de Gilson Kleina ao bater neste ultimo sábado, fora de casa, o Figueirense, por 3 a 1. Com o resultado, o Verdão subiu para a 18ª posição no Brasileirão. Já o Figueirense, que abusou dos erros individuais, principalmente do goleiro Wilson, com a derrota, foi ultrapassado pelo próprio adversário e agora ostenta a vice-lanterna. No jogo que pode representar o recomeço do Verdão no torneio nacional, como a 'Arrancada Heroica' de 70 anos atrás, Kleina fez questão de recuperar os atletas até então renegados. Maikon Leite e Márcio Araújo foram reimplantados ao time e largaram de titular. Trajado para a decisão, o Alviverde, diferentemente de jogos anteriores, veio para o jogo com o meião da cor branca, que somente é utilizado em jogos históricos e de conquistas, algo que, tomadas as devidas proporções, pode ser encaixado nesse sentido. Na próxima rodada, o Figueirense visita o Vasco, em São Januário, no próximo sábado. Já o Palmeiras encara o ex-time de Gilson Kleina, a Ponte Preta, no mesmo dia.

São Paulo O São Paulo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na tarde deste último domingo, no Morumbi, e viu o atacante Osvaldo dar sinais de que está pronto para ser titular da equipe. Sob os olhos do meia Paulo Henrique Ganso, novo contratado, o Tricolor melhorou no segundo tempo e garantiu a permanência no pelotão da frente, na briga pela vaga na Libertadores. O Cruzeiro não venceu pela quinto jogo seguido. O camisa 17 comandou a vitória são-paulina, que teve influência direta das alterações feitas pelo técnico Ney Franco no início do segundo tempo. Osvaldo atuou na ponta esquerda, e foi o único que produziu para o Tricolor no primeiro tempo. Na segunda etapa, com o time da casa ajustado, ele apareceu ainda mais, e marcou o gol da vitória. Com o resultado, o Cruzeiro se distancia na briga pela Libertadores, e se mantém com 35 pontos. O São Paulo, por sua vez, encosta no primeiro pelotão, e segue na briga pela classificação para o torneio continental. Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Internacional, no próximo sábado, no Melão, em Varginha (MG). O São Paulo pega o Coritiba no Couto Pereira, no próximo domingo, mas antes disso vai ao Equador, onde pega a LDU de Loja, pela Copa Sul-Americana, na quarta-feira que vem.

Santos O torcedor santista não deve ter ficado nada satisfeito ao acompanhar o duelo entre Santos e Portuguesa, na noite deste ultimo sábado, no Pacaembu. E, para ver futebol, deve ter achado que o preço do ingresso acabou saindo caro. Restou assistir ao baile da Lusa, que interrompeu uma sequência de três jogos sem vitória no Brasileirão 2012 e triunfou por 3 a 1, placar que ainda ficou barato. Há mais de quatro meses, o Peixe fazia seus admiradores "saírem do jogo para pagar outro ingresso". A equipe foi campeã paulista com show de Neymar, Ganso, Elano, Alan Kardec, Borges... Hoje, restou apenas o atacante no elenco, mas a Joia não apareceu em campo pois estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A diretoria fez uma promoção e cobrou apenas um real dos associados para acompanhar a partida, mas nem assim o estádio encheu.

Cruzeiro Além dos três lesionados na partida, que serão mais bem examinados, o Cruzeiro tem três desfalques certos para a partida contra o Internacional, no próximo final de semana. Os jogadores Tinga e Lucas Silva estão suspensos, por cartões. Tinga recebeu seu terceiro cartão amarelo durante a partida e cumprirá suspensão automática. Já Lucas Silva também recebeu o terceiro amarelo, mas, também, foi expulso no fim do jogo e pode ficar suspenso por duas partidas. Além dos suspensos, o Cruzeiro não sabe se poderá contar com Charles, Wallyson e Wellington Paulista para o jogo. Os três deixaram a partida do Morumbi reclamando de lesões e se tornam dúvida.

Atlético Mineiro O volante Pierre, do Atlético-MG, lamentou o empate com o Grêmio, na Arena Independência, mas, ao mesmo tempo, comemorou o fato de o time não ter perdido. Se perdesse, o Galo perderia a segunda colocação na tabela de classificação para o próprio Grêmio. Segundo as palavras do volante atleticano: Sem dúvidas nós viemos para este jogo procurando a vitória, para manter a boa sequência que tínhamos jogando dentro de casa. Mas, na pior das hipósteses, evitamos uma derrota, o que significaria o avanço da equipe deles na tabela. Agora, temos que ficar focados no jogo contra o Flamengo, pois ainda estamos na luta pelo título. O Galo vinha de duas vitórias no Independência, contra São Paulo e Palmeiras. No total, o time tinha dez vitórias em 12 jogos, sem nunca ter perdido no estádio.

Internacional O princípio de crise que pairava no Beira-Rio deve diminuir. Na noite deste ultimo domingo, o Internacional venceu o Bahia, por 3 a 1, diante da sua torcida, em duelo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi apenas a segunda vitória colorada nas últimas dez partidas e o primeiro revés do Tricolor baiano no returno do Brasileirão. Fred, Forlán e Leandro Damião marcaram os gols do Inter e Kleberson fez o de honra do Bahia. Com a vitória, o Internacional foi aos 40 pontos, mas segue em sétimo, já que tem uma vitória a menos que o Botafogo. São 12 triunfos do Alvinegro carioca, contra 11 do Colorado. O Inter agora está quatro pontos atrás do Vasco, o quarto colocado. Já o Bahia segue com 31 pontos e na 14ª posição. O triunfo deste ultimo domingo foi o 18º do Inter contra o Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro. O Internacional volta a atuar no Campeonato Brasileiro no próximo sábado, quando visitará o Cruzeiro no Estádio Prefeito Dilzon Luiz de Melo, o Melão. Já o Bahia recebe o Botafogo, no dia seguinte, no Pituaçu.

Grêmio Candidatos ao título Nacional, Atlético-MG e Grêmio fizeram um jogo de muita força no ataque, mas as defesas levaram a melhor e não deixaram o placar sair do 0 a 0 neste ultimo domingo, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O resultado não alterou a posição das duas equipes na tabela de classificação, porém ambos se distanciaram do Fluminense, que está com 56 pontos, enquanto os mineiros alcançaram 52 pontos conquistados, com um jogo a menos, e os gaúchos, 49 pontos. O Galo enfrentará o Flamengo em jogo adiado do primeiro turno nesta próxima quarta-feira, no Engenhão, e o Grêmio encara o Santos em casa, no próximo domingo. Vanderlei Luxemburgo se mostrava satisfeito com o empate, pois é visível o objetivo do Grêmio, ir para a Libertadores de 2013, diferentemente do Galo que busca o título, mas com o empate perdeu outra chance de recuperar a liderança com seu jogo a menos, caso vença o Flamengo. Mesmo que leve os três pontos, chegará a 55, um a menos que o Fluminense e com o mesmo número de jogos.