Últimas do Futebol Brasileiro - 25 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Os jogadores do Flamengo se reapresentaram no Ninho do Urubu e Dorival Júnior comandou um intenso treino físico no campo 4 do centro de treinamento. Adriano esteve presente e foi bastante cobrado pelos preparadores físicos do clube. Por diversas vezes, nos intervalos entre uma atividade e outra, o Imperador parou para beber e jogar água no corpo. Ainda com dores, o volante Cáceres só correu ao redor do campo, já que ainda se recupera da pancada levada na região no quadril. O paraguaio levou uma joelhada do goleiro Paulo Victor, no treino da última sexta-feira. Léo Moura, que estava aos cuidados do departamento médico, já está na academia fazendo trabalhos de recuperação muscular. Airton, que saiu no intervalo da partida contra o São Paulo, sentiu dores na coxa direita e segue na fisioterapia. O Rubro-Negro só volta a campo no dia 31 de outubro, na próxima quarta-feira, para enfrentar o Atlético-MG, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Fluminense Com objetivos opostos no Campeonato Brasileiro, Fluminense e Coritiba se enfrentam nesta quinta-feira, no Engenhão. Enquanto um briga pelo título, o outro busca a vitória para afastar de vez o fantasma do rebaixamento. As equipes também vivem fases diferentes. Enquanto o líder do torneio não vence há dois jogos, o décimo colocado do Brasileirão não perde há seis partidas. Uma das palavras-chave do Fluminense para conseguir sair do Engenhão com os três pontos é organização. Algo que foi uma das principais características da equipe durante todo o campeonato, mas deixou a desejar na derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, no último domingo. A única mudança em relação ao jogo contra o Galo é o retorno do volante Jean, que cumpriu suspensão automática. O 'quarteto mágico' formado por Deco, Thiago Neves, Wellington Nem e Fred está confirmado.

Botafogo Bruno Mendes e Seedorf, sem a menor dúvida, são os nomes mais badalados do Botafogo neste momento. O primeiro, chegou e resolveu o maior problema do elenco. O segundo, é em currículo, o maior jogador em atividade no Brasil. Na ultima quarta-feira, em jogo contra o Figueirense, os dois foram fundamentais na vitória por 2 a 0. Louco Abreu fez falta? Possivelmente. Teria resolvido o problema do Figueirense? Com certeza não. Se o Botafogo foi sóbrio e letal, marcando dois gols no primeiro tempo e administrando no segundo, o Figueira foi desorganizado e desarrumado. Vale lembrar que essa foi apenas a segunda vez que o time carioca venceu no Orlando Scarpelli. Com o resultado, o Glorioso chega aos 47 pontos e diminui a distância para o São Paulo, que agora é de oito pontos.

Vasco Vasco e Internacional enfrentaram-se na noite da ultima quarta-feira em partida que podia ser considerada o "divisor de águas" no campeonato. A vitória poderia deixar mais próximo o sonho do G4, enquanto a derrota, talvez, decretaria o adeus ao retorno à Libertadores. E já que o assunto é América, melhor para o Internacional e seus gringos. Com a dupla formada pelo argentino D'Alessandro e pelo uruguaio Forlán que anotou os dois gols dos visitantes, o Colorado venceu por 2 a 1 e está a sete pontos do São Paulo, quarto colocado. O lateral-direito Jonas marcou o gol cruz-maltino. O Vasco, desperdiçou a oportunidade de encostar no Tricolor e permaneceu com os mesmos 50 pontos do início da rodada, ficando a cinco dos quatro primeiros.

Corinthians O contrato de Tite com o Corinthians, que terminava no fim do ano, foi extendido. Em reunião no CT Joaquim Grava, diretoria e agente do treinador chegaram a um acordo, que agora prevê vínculo até dezembro de 2013. O gaúcho, que já era o treinador há mais tempo no cargo no futebol brasileiro, aumentará ainda mais essa liderança diante dos seus colegas. Com a conquista do título da Libertadores, treinador e clube ficaram ainda mais fortalecidos. A renovação do contrato era um desejo de ambas as partes, foi fator fundamental para o acordo rápido. Em sua segunda passagem pelo Clube, o treinador já dirigiu a equipe em 138 jogos, com 72 vitórias, 39 empates e 27 derrotas. Desde a reestreia, o treinador já conquistou dois títulos importantes, o Campeonato Brasileiro de 2011 e a Copa Libertadores de 2012. Com mais oito jogos para fazer em 2012, Tite chegará aos 197 jogos no comando do Corinthians. No início de 2013 alcançaria a expressiva marca de 200 jogos. A primeira passagem foi entre 2004 e 2005, e a atual se iniciou em outubro de 2010, durante o Brasileirão.

Palmeiras O atacante Barcos é um dos principais jogadores do Palmeiras, que luta contra o rebaixamento no Brasileirão. Por conta do ótimo momento, vem sendo convocado para defender a seleção argentina. O Palmeiras, porém, não quer ficar sem o seu camisa 9. O presidente Arnaldo Tirone cogita pedir que ele não seja chamado para o Superclássico das Américas, no próximo dia 21, contra o Brasil. Porém, também no aeroporto, o jogador fez questão de descartar qualquer possibilidade de pedir dispensa da seleção, oportunidade que ele considera única. Segundo as palavras do atacante do Verdão: Jogar na seleção não se joga muito, é uma oportunidade única. Se tenho a oportunidade eu vou, porque quando tem jogo da seleção não tem jogo no Palmeiras. Não é pouca coisa, é algo que eu consegui, se eu puder vou jogar, não vou pedir para sair. Não tem porquê. Não tem jogo do Brasileiro. É a minha seleção e tenho que estar. Lembrando o torcedor que no dia do jogo entre Argentina e Brasil, não haverá rodada do Campeonato Brasileiro.

São Paulo Paulo Miranda 'sofreu' falta dentro da grande área, o juiz apontou para a marca da cal, Rogério Ceni se encaminhou, pegou a bola... Mas o árbitro voltou atrás. Tentando acabar com a sina dos pênaltis desperdiçados, o camisa 01 quase teve a oportunidade de espantar tal problema, mas o Tricolor jogou com o regulamento e, com o empate por 0 a 0, classificou-se para as quartas de final da Sul-Americana, pois o primeiro jogo terminou em 1 a 1. Contra um time bastante fragilizado, a exemplo de seu goleiro, que já disputou partidas até com a camisa do Arsenal (ING) por conta da falta de uniforme oficial, entrou em campo com um camisa sem o emblema do time, de outro patrocinador e com números em fita crepe, o São Paulo dominou o jogo, mas pecou nas finalizações. Agora, espera o resultado de Emelec (ECU) e Universidad de Chile (CHI), para saber quem enfrentará nas quartas. O primeiro jogo terminou empatado por 2 a 2.

Santos Como motivação para o duelo deste meio de semana, o Peixe conta com a liberação do alçapão alvinegro, que havia sido interditado, após problemas para o atendimento ao zagueiro Rafael Marques, do Atlético-MG, que ficou desacordado no gramado em partida válida pela 31ª rodada. Em relação ao time, o técnico Muricy terá de realizar duas mudanças. O atacante Miralles, que vinha sendo titular nas últimas partidas, teve lesão diagnosticada no calcanhar do pé esquerdo, não treinou no gramado ao longo da semana e será desfalque. Já o lateral Bruno Peres, suspenso, também está fora de combate. Para suprir as lacunas deixadas no ataque e lateral direita, o comandante alvinegro deve escolher as entradas do centroavante André e do lateral Rafael Galhardo, que volta à ficar à disposição da equipe após cinco meses de recuperação de lesão. O lateral-esquerdo Léo, que já havia sido desfalque no confronto contra a Ponte Preta, no último domingo, segue fora. O veterano jogador teve lesão muscular detectada e só deve retornar aos gramados nas últimas partidas do Peixe no ano.

Cruzeiro O Cruzeiro, que praticamente deu adeus ao sonho da Libertadores após a derrota para o Palmeiras, antes da derrota para o Palmeiras, em Araraquara, o time celeste vinha de uma boa sequência onde conseguiu sete dos nove pontos disputados anteriormente. Celso Roth relacionou os jogadores que viajaram para Campinas com uma grande lista de desfalques, todos por lesão, Montillo, Tinga, Victorino, Borges e Léo, estes dois últimos de última hora, ficaram em Belo Horizonte, vetados pelo departamento médico. Mas, para aliviar a situação, os atacantes Wellington Paulista e Fabinho retornam à equipe após longo período lesionados. Leandro Guerreiro, volante titular da equipe, afirma que o objetivo estabelecido pelo grupo é o de vencer todas as seis partidas restantes no campeonato, ainda que não haja chances de título ou de vaga na Libertadores.

Atlético Mineiro o grupo do Atlético-MG voltou aos treinos na Cidade do Galo, após receber dois dias de folga depois da vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, no último domingo. As ausências foram o atacante Jô e o volante Leandro Donizete. Os dois faltosos não compareceram, pois tiveram problemas com seus voos de volta para Belo Horizonte, mas avisaram à diretoria alvinegra. O volante Pierre chegou atrasado, mas tendo avisado antes à diretoria. O técnico Cuca comandou apenas um treino técnico de dois toques, em campo reduzido. O Galo só volta a capo na próxima quarta-feira, quando recebe o Flamengo na Arena Independência.

Coritiba Quem disse que o Coritiba não briga por título? Praticamente livre do rebaixamento e com mínimas chances de chegar à Libertadores, o objetivo do treinador do Coxa, Marquinhos Santos, é bem claro. Ser campeão do returno. E nesta quinta, o time tem a chance de diminuir a vantagem do atual líder da segunda parte da competição, Fluminense, para apenas um ponto. O Tricolor, que também lidera o Brasileirão, tem 27 pontos no segundo turno, enquanto os paranaenses tem 23. Para este jogo, Marquinhos Santos tem ótimas notícias. O técnico conta com a volta dos zagueiros Escudero e Pereira, além dos importantes retornos de Lincoln e Deivid. Ambos cumpriram suspensão no empate contra o Grêmio, no Olímpico. O atacante vive ótima fase. São seis gols em sete jogos pelo Coxa. Ele só não marcou contra o Flamengo, logo em sua estreia. A tática segue no 4-5-1 costumeiro, mas Marquinhos Santos disse que tem estudado o Fluminense para determinar a estratégia utilizada no jogo.

Atlético Paranaense Um susto de tarde, o alívio de noite. Depois de empatar com o Guarani em casa, o Atlético-PR pôde respirar aliviado com o complemento da rodada. Pelo empate do São Caetano, o Rubro-Negro permanece no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Para evitar novos sustos e não precisar depender de outros resultados, o Furacão já se prepara para o próximo compromisso, contra o Guaratinguetá, no próximo sábado, no Ecoestádio. O grupo treina no CT do Caju, os titulares no 1 a 1 com o Bugre trabalharam na academia e na piscina, em um treino regenerativo. Já os reservas ou não-relacionados fizeram um trabalho no campo. O elenco atleticano volta aos treinos no CT. Depois, Ricardo Drubscky comanda uma última atividade, já no local da partida. Para encarar o Guará, o técnico tem força máxima. O lateral-direito Maranhão e o lateral-esquerdo Pedro Botelho, depois de cumprirem suspensão, podem voltar ao time no fim de semana.