Últimas do Futebol Brasileiro - 25 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Após a vitória por 2 a 1 contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, no ultimo domingo, o elenco do Flamengo voltou a treinar no campo 5 do CT do Ninho do Urubu, visando a partida contra o Atlético-MG, nesta próxima quarta-feira, no Engenhão. Divididos em dois grupos, os jogadores, inclusive os que atuaram na última partida, participaram de um treinamento tático. Em campo reduzido, os atletas tinham como objetivo, traçado por Dorival Júnior, aprimorar os passes curtos. A atividade, que durou cerca de 40 minutos, teve como destaque o meia Renato Abreu, que voltou a treinar com bola após ficar parado por conta de uma artroscopia no joelho direito. O recém-contratado Wellington Bruno correu em volta ao gramado. Ibson, que saiu do jogo do ultimo domingo sentindo dores na coxa direita, está em tratamento e será reavaliado, para saber se terá condições de enfrentar o Galo. Já o atacante Adriano, que ainda se recupera de cirurgia no tendão-de-aquiles, treinou apenas na academia do CT.

Fluminense A maior parte do elenco do Fluminense ganhou uma folga de dois dias após a vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, no ultimo sábado. E quem não foi agraciado com o descanso teve de aparecer nas Laranjeiras. Caso do lateral-esquerdo Carlinhos, que fez um trabalho específico sob a supervisão do preparador físico Jefferson Souza. O camisa 6 foi poupado da última rodada por conta de um desgaste físico provocado pela maratona de jogos e agravado após viajar com a Seleção Brasileira para Goiânia, onde o time do técnico Mano Menezes enfrentou a Argentina, no Superclássico das Américas. Quem também deu as caras na sede do Fluminense foi o trio Anderson, Leandro Euzébio e Rafael Sobis. Eles realizaram tratamento no departamento médico do clube. Anderson sequer viajou com a delegação tricolor para Volta Redonda, no ultimo sábado, pois voltou a sentir dores na coxa direita, local da lesão sofrida ainda no primeiro turno, contra o Grêmio, e ficou fora do banco de reservas. O titular Leandro Euzébio foi substituído no intervalo da partida contra o Timbu com dores no joelho direito e realizou atividades regenerativas.

Botafogo Com nova chance da diretoria, Jobson vai se reapresentar ao Botafogo. O atacante, que está em Brasília, perdeu o voo e adiou seu retorno ao Rio de Janeiro. Assim que houve o imprevisto, Jobson entrou em contato com o Botafogo e esclareceu o ocorrido. O clube entendeu o caso, mas pediu para que sua volta não passasse de quarta-feira. A passagem de Jobson estava marcada para às 13h05 no Aeroporto Internacional de Brasília, com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio, às 14h50. O jogador perdeu o horário por cinco minutos, após se distrair no almoço. Ele tentou ainda conversar com a empresa aérea para ser incluído no avião, mas não foi liberado. A intenção do Botafogo foi frustrada, já que o clube havia planejado o início das atividades de Jobson logo após sua chegada ao Rio de Janeiro, em General Severiano.

Vasco Após polêmicas, tragédia e problemas com o Ministério Público, o Vasco reabre o centro de treinamento de Itaguaí. O local será utilizado pelas categorias de base do clube e terá, além dos campos, alojamento, piscina, sala de vídeo, sala do departamento médico, refeitório, academia e salas administrativas. A cerimônia de reinauguração do local terá a presença de profissionais da base, membros da diretoria, conselheiros e beneméritos. Em fevereiro deste ano, o menino Wendel Venâncio morreu após um mal súbito em campo. Ele tinha apenas 14 anos e estava em período de testes no Cruz-Maltino. Após o caso, o Vasco sofreu com alguns problemas, tanto em Itaguaí, quanto em São Januário, e teve suas dependências interditadas pelo Ministério Publico, que alegou que as instalações usadas pelos jovens jogadores não eram adequadas. Porém, há poucas semanas, as reformas na Colina e em Itaguaí foram aprovadas.

Corinthians O sorteio das chaves do Mundial de Clubes da Fifa, realizado em Zurique, na Suíça, colocou representantes da Oceania, África e Ásia no caminho do Corinthians, que disputará a semifinal no dia 12 de dezembro, deixando Monterrey, do México, para o lado do time inglês Chelsea. Apesar do discurso de alívio da diretoria quanto à impossibilidade de encarar os mexicanos, o volante Paulinho não acredita que o caminho estará mais fácil para o Corinthians na competição em terras japonesas. O camisa 8 do Timão, aliás, parece despreocupado com a disputa em dezembro. Para ele, o momento é de focar no Brasileirão. Sobre a possibilidade de encarar uma equipe africana que, na visão do gerente de futebol Edu Gaspar, seria algo complicado devido à força física dos jogadores, Paulinho concordou. Segundo as palavras do volante corintiano: São sempre times de muita força, com muita determinação e marcação. E quando você pega um time com força, se torna mais difícil. Falam que esse é mais fácil, aquele é mais fácil, mas no futebol não tem mais isso. Tite, comissão técnica e jogadores estabeleceram os 45 pontos no Campeonato Brasileiro como meta, para que não haja qualquer tipo de possibilidade de queda para a Segunda Divisão.

Palmeiras Em seu primeiro trabalho na Academia de Futebol, o técnico Gilson Kleina fez questão de cumprimentar todos os jogadores do Palmeiras antes de iniciar os trabalhos. Quem não participou das atividades foi o volante Correa. Com uma lesão muscular, o jogador deixou o gramado do Estádio Orlando Scarpelli ainda no primeiro tempo e ficará esta semana em tratamento. Os titulares na partida contra o Figueirense não foram a campo e fizeram apenas um trabalho físico na academia. Os suplentes e os que não foram relacionados fizeram um trabalho físico no campo durante 15 minutos e depois participaram de um jogo-treino contra o Palmeiras B. Depois quando todos já havíam deixado o campo, Betinho e Vinícius aperfeiçoaram a pontaria. A novidade foi a reintegração de quatro atletas que estavam emprestados, Fabinho Capixaba, Tadeu, Tinga e Daniel Lovinho.

São Paulo Terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro melhores e faturar o título da Copa Sul-Americana. Até o fim do ano, estes são os objetivos do São Paulo, que não quer ficar fora da Libertadores pelo terceiro ano consecutivo. Para ter sucesso, a diretoria tem conversado com os jogadores para lembrar que a mesma disposição deve ser apresentada nas duas competições em disputa. Segundo as palavras do lateral Douglas: A diretoria vem conversando conosco para entrarmos com força total tanto no Brasileiro quanto na Sul-Americana. Queremos vencer a Sul-Americana, é uma competição de muita pegada, boa de se jogar. Vamos em busca de um bom resultado agora. Nesta ultima segunda-feira, a delegação são-paulina embarcou para o Equador, onde enfrentará a LDU de Loja, no jogo de ida pelas oitavas de final da Sul-Americana. Na ultima rodada do campeonato Nacional, o tricolor venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Morumbi e se manteve na quinta colocação do Brasileiro, agora com 42 pontos conquistados, dois a menos que o Vasco, último integrante do G-4.

Santos Após ser derrotado por 3 a 1 para a Portuguesa, no último sábado, o Santos se reapresentou e se volta agora para a final da Recopa Sul-Americana. Na próxima quarta-feira, no Pacaembu, a equipe enfrenta o Universidad do Chile (CHI) e deve ter ao menos duas novidades, os retornos de Neymar e Adriano. O craque estava suspenso contra a Lusa, folgou no fim de semana, e retornou aos treinamentos. Confirmada sua presença, Neymar jogará para se reabilitar com relação ao primeiro confronto, disputado em Santiago no Chile. Na ocasião, o camisa 11 desperdiçou um pênalti no empate por 0 a 0. Já Adriano está recuperado de um problema no tornozelo esquerdo, que o tirou das duas últimas partidas do Peixe. Outra novidade, mas que já estava prevista, deve ser o lateral-esquerdo Léo. Já há algum tempo ele vinha sentindo dores no joelho direito e foi poupado das últimas partidas justamente para disputar a Recopa.

Cruzeiro Para Fábio, goleiro e capitão do Cruzeiro, a Raposa fez uma de suas melhores partidas no Morumbi nos últimos anos e mereceu, pelo menos, o empate. O goleiro elogiou a postura da equipe e a derrota foi uma "coisa do futebol". O goleiro não viu o gol sofrido pelo time mineiro como falha própria. Para ele, a jogada teve mérito do posicionamento do atacante do São Paulo Osvaldo. Fábio ainda disse que não se abalou com os protestos de alguns torcedores cruzeirenses no embarque do time para São Paulo, que levaram pés-de-alface para ironizar o goleiro. Segundo as palavras do goleiro cruzeirense: Não me abalei. Aquilo ali não é torcedor do Cruzeiro. Aquilo é coisa mandada, meia dúzia de pessoas que não têm o que fazer. O que possa fazer por eles é orar, para que tenham amor em seus corações. Eles não amam nem a si mesmos. O verdadeiro torcedor do Cruzeiro são milhões, que sempre me apoiaram e viram minha luta dentro de campo.

Atlético Mineiro Se não pode contar com Bernard e Junior Cesar, o Atlético-MG está na expectativa de utilizar o atacante Jô para o confronto desta próxima quarta-feira contra o Flamengo. Após cinco jogos fora por lesão muscular na coxa, o centroavante alvinegro voltou a treinar com bola na Cidade do Galo, e deve ser escalado como titular pelo técnico Cuca. Segundo as palavras do atacante atleticano: Agora já está tudo normal, foi uma decisão do departamento médico não jogar este último jogo para estar 100% a disposição para este jogo, fiz os treinamentos, me sinto bem, confiante e agora preciso apenas da oportunidade para jogar. Antes o jogo contra o Grêmio, Jô já havia feito corridas em volta do gramado, mas não foi relacionado por precaução. Se vencer o Rubro-Negro, o Galo volta a ficar colado no líder Fluminense, tendo um ponto a menos que o Tricolor.

Coritiba A vitória por 1 a 0 do Sport para cima do Coritiba, na noite deste ultimo domingo, na Ilha do Retiro, pela 26ª rodada do Brasileirão, foi de arrepiar. Isso porque o Leão, superior durante toda a partida, só conseguiu balançar a rede aos 47 minutos do segundo tempo, quando o atacante Gilberto converteu pênalti. O resultado mantém o time pernambucano na zona de rebaixamento, onde ocupa a 17ª posição na tabela de classificação, com 27 pontos conquistados. No entanto, os três pontos em casa deixam a equipe a apenas um ponto de deixar a incômoda colocação, já que os rivais paranaenses, na 16ª posição, têm 26 pontos. Na próxima rodada, o Sport enfrenta o Corinthians, no Pacaembu, no próximo domingo. Já o Coritiba recebe o São Paulo, no Couto Pereira, também no domingo que vem.

Atlético Paranaense O goleiro do Atlético-PR Rodolfo recebeu, enfim, uma boa notícia. Depois de ser suspenso por dois anos por uso de cocaína, o jogador foi pego novamente no antidoping menos de um mês depois. No julgamento deste segundo caso, que ocorreu nesta ultima segunda-feira, Rodolfo foi absolvido pelo fato dos auditores acreditarem se tratar de um único caso. O goleiro foi flagrado pelo uso de cocaína na partida contra o CRB, no dia 9 de junho e foi suspenso por dois anos. Depois, contra o Ceará, no dia 23 do mesmo mês, um novo teste deu positivo. Na próxima sexta-feira, haverá um novo julgamento no qual o atleta vai requerer uma pena mais leve. Rodolfo ainda pode levar o caso à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.