Últimas do Futebol Brasileiro - 26 de agosto

Por Mano Thiago

flamengo

Flamengo Tem quem diga que não viu o final da partida por ter tirado uma soneca durante ela, em um jogo de pouca qualidade técnica o Grêmio derrotou o Flamengo por 1 a 0 na noite do ultimo sábado no estádio Mané Garrincha em Brasília. O único gol do duelo foi feito pelo lateral direito Pará em cobrança de falta ainda no primeiro tempo, válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro o jogo evidenciou a dependência que o time rubro-negro tem do volante Elias que não esteve em campo devido uma lesão na coxa. Com o triunfo o Tricolor gaúcho segue ocupando a terceira posição na tabela e chegou aos 28 pontos, a equipe da Gávea por outro caiu duas posições e ficou na 14ª colocação com apenas 19 pontos somados. Na próxima rodada o Flamengo enfrenta o Corinthians no próximo domingo no Pacaembu, já o Grêmio recebe a Ponte Preta na Arena, só que no sábado.

Fluminense No duelo dos Tricolores do Rio de Janeiro e São Paulo, o paulista levou a melhor e venceu na tarde do ultimo domingo com um ótimo público no Morumbi, para tentar pôr fim ao jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro que já durava 12 partidas, o São Paulo colocou sal grosso na escada de acesso do gramado. Não sei se dessa vez o time jogou bem ou o será sal ganha jogo? Mas a equipe do treinador Paulo Autuori que completou 57 anos de vida no ultimo domingo, dominou o adversário e venceu por 2 a 1. O Fluminense voltará a campo na próxima quarta-feira no Serra Dourada para enfrentar o Goiás no jogo de volta das oitavas de final Copa do Brasil, na ida o Tricolor carioca venceu por 1 a 0 e agora joga pelo empate. Já o São Paulo só voltará a jogar no próximo domingo contra o Botafogo no Maracanã pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, para esse confronto a equipe não contará com os atacantes Luis Fabiano e Aloísio que levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos.

Botafogo Não parecia nada com time o que até então liderava o Campeonato Brasileiro, muito apático e totalmente pressionado pelo Atlético-PR, o Botafogo foi derrotado por 2 a 0 na noite do ultimo domingo em Curitiba no estádio Durival de Britto em partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão. Com o resultado o Glorioso não conseguiu recuperar a liderança da competição e segue na segunda colocação na tabela com 29 pontos conquistados, a derrota foi o fim da sequência invicta de oito jogos sem perder do Alvinegro, o time paranaense chegou a 27 pontos e assumiu a quarta posição na tabela. Na próxima rodada o Botafogo recebe o São Paulo no domingo que vem no Maracanã pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, antes o time tem um compromisso importante diante do Atlético-MG em Belo Horizonte na quarta-feira, na partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, já o Furacão encara o Náutico no próximo sábado na Arena Pernambuco.

Vasco Em partida bastante movimentada, com chances de gol para os dois lados e bem disputada, Vasco e Corinthians empataram em 1 a 1 no estádio Mané Garrincha em Brasília. O atacante peruano Guerrero abriu o placar para o Timão aos quatro minutos do primeiro tempo, mas o também atacante André deixou tudo igual para o Vasco aos sete minutos da segunda etapa. Com o resultado o Timão chegou aos 26 pontos conquistados na tabela e com a vitória do Atlético-PR sobre o Botafogo, o Timão saiu do G4, já o Vasco alcançou os 20 pontos. Agora as duas equipes voltam a jogar pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, o Cruz-Maltino enfrenta o Cruzeiro no Mineirão, enquanto o Timão recebe o Flamengo no Pacaembu.

Corinthians O Corinthians deixou o gramado Mané Garrincha com o gosto de derrota, apesar do empate por 1 a 1 com o Vasco em Brasília (DF) ser considerado um bom resultado para Fábio Santos, o próprio lateral lamentou o fato de sua equipe ter desperdiçado chances importantes no início da partida. Segundo as palavras do lateral do Timão: Natural que eles viessem para cima no segundo tempo, estavam jogando dentro de casa... Nós começamos bem, tivemos a chance para matar o jogo com Douglas, mas não deu. Em uma falta nossa, tomamos um contra-ataque. Sabíamos que tínhamos condições de vencer este jogo. Com a vitoria do Atlético-PR sobre o Botafogo, o time do Parque São Jorge volta a deixar o G4 do Campeonato Brasileiro. Os comandados do técnico Tite agora voltam a campo na próxima quarta-feira, desta vez pela Copa do Brasil enfrenta o Luverdense (MT) precisando reverter a derrota por 1 a 0, pelo Nacional o próximo compromisso é contra o Flamengo no Pacaembu no domingo que vem.

Palmeiras O Palmeiras foi a Varginha ostentando uma série de 12 jogos sem derrotas nesta temporada com sete vitórias consecutivas, mas perdeu por 1 a 0 para o Boa no ultimo sábado. O goleiro Fernando Prass, o zagueiro Vilson, o lateral Juninho e o atacante Leandro foram poupados pelo treinador Gilson Kleina para o duelo da próxima quarta-feira contra o Atlético-PR em Curitiba pela Copa do Brasil, somaram-se a isso a suspensão de Wesley e o edema na coxa de Valdivia. No Boa o destaque foi o já experiente Marcelinho Paraíba, autor da assistência para o gol de Fernando Karanga logo aos dois minutos do primeiro tempo, os mineiros saltaram do oitavo para o quinto lugar na tabela de classificação agora com 29 pontos conquistados, o Verdão segue em primeiro com 40 pontos, quatro a mais que a Chapecoense que é vice-líder. O Palmeiras volta a jogar pela Série B no sábado que vem contra o Ceará no Castelão, no mesmo dia o Boa visita o Sport na Ilha do Retiro.

São Paulo A torcida elegeu o atacante Luis Fabiano como grande nome da vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense no Morumbi, o nome do jogador foi gritado várias vezes durante o jogo, para ele o destaque foi a ajuda da arquibancada. Segundo as palavras do camisa 9 do São Paulo: Uma hora a má fase tinha que acabar. E foi hoje, com essa festa bonita. O torcedor ganhou a partida para a gente. É inevitável, quando o Morumbi está cheio a gente se sente confiante e entra com determinação. Hoje deu tudo certo, a festa foi maravilhosa e pudemos coroar com uma vitória. Apesar do momento difícil, da classificação, vieram e deram show. Mais de 55 mil pessoas foram ao estádio e bateram o recorde de público do Tricolor na competição, em retribuição o time jogou bem e quebrou uma série de 12 partidas sem vitórias no torneio, para Luis Fabiano além da torcida o que fez diferença foi o trabalho do treinador Paulo Autuori que teve uma semana livre para ensaiar a equipe pela primeira vez desde que chegou. A tarde só não foi perfeita para Luis Fabiano porque ele recebeu o terceiro cartão amarelo por reclamação e não poderá enfrentar o Botafogo no domingo que vem no Maracanã.

Santos Com o triunfo sobre o Vitória por 2 a 0 no último sábado, o Peixe chegou ao terceiro jogo consecutivo sem sofrer gols, alcançando a maior sequência em todo o ano. Ao longo das 46 partidas deste ano de 2013, o Alvinegro havia conseguido no máximo apenas dois jogos seguidos sem levar gols, tais fatos aconteram no mês de abril contra São Caetano e Flamengo-PI, maio contra Joinville e Flamengo e em julho contra Crac-GO e Ponte Preta. Curiosamente a evolução se deu após a fatídica goleada por 8 a 0 sofrida para o Barcelona pelo Troféu Joan Gamper, de lá pra cá foram seis jogos disputados e apenas dois gols sofridos para Vasco e Corinthians na Vila, com uma média de 0,3 por partida, este número colocaria o Peixe como a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Atualmente o Alvinegro Praiano ocupa a segunda melhor posição nesse quesito com 12 gols sofridos, atrás do rival Corinthians que tomou seis gols em 15 jogos.

Portuguesa Pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG enfrentou a Portuguesa no Independência, com os dois times precisando vencer para se distanciarem da zona de rebaixamento, com o empate em 1 a 1 sendo o resultado mais lógico na reta final, o argentino Jesus Dátolo saiu do banco de reservas no intervalo para decretar a vitória atleticana por 2 a 1. Dez minutos antes de irem para o intervalo os jogadores da Lusa souberam achar o caminho do gol, no contra-ataque Moisés invadiu a área e tocou para Bruno Henrique, de carrinho o jogador abriu o placar para Lusa. Na volta do intervalo o treinador Cuca deixou o time atleticano bastante ofensivo, era o tudo ou nada, Dátolo entrou no lugar de Rosinei, com mais um homem na linha de ataque o Galo foi para cima e chegou ao empate, Luan chutou mascado que foi desviado pelo atacante Diego Tardelli e deixou tudo igual no Independia. Pensando em conseguir a vitória, Cuca fez mais uma substituição ofensiva, tirou Josué para colocar o lateral Michel, a Portuguesa só teve chances na bola parada, só que o jogo premiou quem foi mais ousado, em chute certeiro de Dátolo veio a virada dos mineiros e mais uma vez a Lusa deixou de somar pontos por levar gol no fim da partida. A Lusa segue com apenas 13 pontos na penúltima posição da tabela, na próxima rodada a Portuguesa enfrenta o Bahia no próximo sábado no Canindé pelo Campeonato Brasileiro, mas antes na quarta-feira o time do Canindé encontra o mesmo Bahia na Fonte Nova só que pela Copa Sul-Americana.