Últimas do Futebol Brasileiro - 26 de junho

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Durante o ultimo treinamento o técnico Mano Menezes fez um trabalho quase que setorizado, ele separou o elenco em alguns grupos e simulou situações de jogo, enquanto outra parte dos jogadores treinava em campo reduzido. O treinador parava a atividade e dava instruções aos comandados quanto ao posicionamento, primeiramente fez isso com os jogadores do setor defensivo para depois dar atenção especial aos 'homens de frente'. A setorização do ultimo treinamento aconteceu também nos exercícios técnicos, enquanto os atacantes tinham de dominar a bola e chutar em meio a obstáculos, os zagueiros tinham de ficar em um espaço demarcado para afastar as bolas da área. Membros da comissão técnica filmaram toda a movimentação de uma área próxima aos gramados para uma análise mais minuciosa do técnico Mano Menezes.

Fluminense O atacante Rhayner está liberado para jogar, em julgamento no TJD-RJ o atacante poderia pegar até seis jogos de gancho pela expulsão na partida contra o Goiás válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Entretanto ele acabou sendo suspenso por apenas um confronto e está automaticamente livre para voltar a atuar, uma vez que já cumpriu a pena automática na partida diante da Portuguesa. O advogado do atleta e do Fluminense Mário Bittencourt ressaltou o fato de ser o primeiro julgamento do jogador e explicou que Rhayner teve uma conduta correta ao aceitar a expulsão e sair de campo sem discutir com o árbitro. A estratégia funcionou e rendeu uma pena branda, a tendência é que Rhayner seja titular na partida contra o Botafogo no domingo do dia 7 de Julho, o local do confronto segue indefinido.

Botafogo Tido pelo Vitória como grande promessa o zagueiro Dankler está de partida do clube baiano rumo ao Botafogo, selada em um pré-contrato assinado desde fevereiro a contratação do jogador de 21 anos já está fechada, o defensor agora só espera o término do vínculo dele com o Leão em 14 de julho para se apresentar ao Glorioso no dia seguinte. Dankler chega ao Botafogo após longo imbróglio com o Vitória que lutou pela renovação com o jogador por sete meses, mas acabou levando a pior, a conversa entre o agente do zagueiro e o Rubro-Negro teve muitos ruídos durante o ano passado. Destro Dankler tem 1,88m e 77kg, ele chegou a atuar em cinco jogos da Série B do ano passado e agradou muito aos torcedores rubro-negros, mas caiu em desgraça com a massa quando negou-se a renovar com o clube que o revelou, inclusive alguns torcedores chegaram a cobrar o jogador dentro da casa dele indignados com a postura. O Botafogo vai arcar somente com o salário de Dankler, não necessitando gastar nada pelos direitos econômicos do jogador, ele é o segundo contratado pelo clube para o Campeonato Brasileiro, o primeiro foi o atacante Elias emprestado pelo Resende até o fim deste ano.

Vasco O zagueiro Rafael Vaz teve a sua situação regularizada e está liberado para atuar pelo Vasco no Campeonato Brasileiro, o nome do jogador apareceu no Boletim Informativo Diário da CBF. Apresentado no Cruz-Maltino há cerca de duas semanas o defensor assinou contrato com o clube por três temporadas, a negociação do jogador quase foi vetada pelo Ceará seu ex-clube, pois o Gigante da Colina demorou a fazer o depósito referente à multa rescisória do defensor avaliada em R$ 350 mil. Com a situação regularizada Rafael Vaz que participou dos últimos jogos-treinos da equipe contra América e Madureira, está livre para fazer sua estreia em uma partida oficial pelo clube, o próximo jogo do Vasco será no dia 7 de julho contra o Internacional no estádio Centenário pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Corinthians O elenco corintiano voltou aos treinamentos no CT Dr. Joaquim Grava, com dores na costela o atacante Alexandre Pato fez atividades específicas ao lado do zagueiro Paulo André, já o meia Renato Augusto deu um susto ao sentir o tornozelo, mas retornou aos trabalhos. O atacante Alexandre Pato sentiu dores na costela na última semana, mas fez os trabalhos físico-técnicos sem limitações, em recuperação de uma lesão muscular na coxa o zagueiro Paulo André também fez os mesmos treinamentos. O peruano Guerrero ficou na academia no trabalho físico, já o restante do grupo alvinegro foi a campo, mesmo com alguns espaços de gramado encharcados os jogadores fizeram uma atividade técnica. Com os jogadores misturados o técnico Tite ainda não esboçou o time titular que deve ir a campo no próximo dia 3 diante do São Paulo no Morumbi pelo primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, o atacante Emerson Sheik foi o destaque da atividade ao balançar as redes em três oportunidades. Recuperado de uma lesão muscular na coxa o meia Renato Augusto deu um susto na comissão técnica corintiana, após dividida o jogador sentiu dores no tornozelo e saiu das atividades por cerca de cinco minutos, em seguida voltou ao treinamento sem aparentar limitações.

Palmeiras O Palmeiras trabalhou com várias baixas e mesmo assim foi possível formar três times para uma espécie de rachão com três traves, a atividade não teve nem a presença do técnico Gilson Kleina que está no Rio de Janeiro ao lado do volante Márcio Araújo para ser julgado no STJD, ambos podem ser suspenso por até seis jogos em função das reclamações com a arbitragem após a derrota por 1 a 0 para o Sport no dia 8 de junho. O zagueiro Maurício Ramos cuja saída é dada como certa no clube, já não foi a campo com o restante do elenco e ficou na academia fazendo exercícios para manter a forma física. O zagueiro Henrique com conjuntivite trabalhou sozinho, o lateral-direito Ayrton gripado foi liberado, o atacante Leandro com problemas particulares para resolver também foi dispensado e o meia Tiago Real que sofreu uma pancada na coxa fez tratamento no departamento médico. O zagueiro Vilson, o atacante Kleber e o volante Renato seguem fazendo fortalecimento muscular.

São Paulo O São Paulo voltou das férias e fez o primeiro trabalho com bola, em um treinamento técnico em campo reduzido o grupo foi dividido em dois times e os jogadores só podiam dar até três toques na bola. Destaque para o atacante Luis Fabiano que fez um belo gol na ultima atividade, o camisa 9 divulgou que irá permanecer no Tricolor após ter dito que tinha propostas e pensava em sair, o destaque negativo ficou com o lateral Juan que marcou um gol contra. Apenas três jogadores não participaram do ultimo treinamento, o atacante Negueba em processo final de recuperação de cirurgia no joelho, correu em volta do gramado e fez atividade com bola, o lateral Carleto ainda se recupera em casa de operação também no joelho e só volta a jogar em 2014, o meia atacante Jadson está com a Seleção Brasileira e completa a lista. O elenco tricolor está concentrado no CFA de Cotia onde fica até o próximo sábado quando deixa o local para enfrentar o Flamengo em amistoso em Uberlândia.

Santos O Santos e o fundo Doyen Sports, donos dos direitos econômicos do meia Felipe Anderson aceitaram a oferta da Lazio e selaram a venda do jogador para o clube italiano, as duas partes vão dividir pela metade cerca de R$ 23 milhões, o Peixe tinha 50% dos direitos econômicos e o fundo os outros 50%. Após fracassar nas tratativas na semana passada e retornar à Itália, os dirigentes da Lazio fizeram uma nova investida e conseguiram convencer o fundo que vinha travando a saída do meio-campista. Felipe tinha contrato com o Peixe até dezembro de 2016 e desde o ano passado passou a despertar o interesse dos italianos, ele ficou seduzido com a oportunidade de se transferir para o futebol europeu e esteve muito perto de realizar o sonho. Pelo Santos, Felipe Anderson fez 110 jogos e nove gols, tendo conquistado quatro títulos, Paulistão de 2011 e 2012, Libertadores de 2011 e Recopa Sul-Americana de 2012.