Últimas do Futebol Brasileiro - 26 de novembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O Vasco ficou bem próximo de quebrar uma escrita de seis anos sem vencer o Flamengo em Campeonatos Brasileiros, mas sofreu o empate no fim do clássico do ultimo sábado, num vazio Engenhão, e ficou no 1 a 1 com o Rubro-Negro, os gols da partida apática vieram de jogadas de bola parada. O resultado leva o time do técnico Gaúcho aos 55 pontos ganhos e à sexta posição na tabela, já o Rubro-Negro que foi comandado pelo auxiliar Ivan Izzo por conta da suspensão de Dorival Júnior, vai a 49 pontos conquistados e continua pelo menos até o próximo domingo, no 11º lugar. Na próxima e última rodada do Brasileirão, o Vasco encara o campeão Fluminense e o Flamengo pega o Botafogo no próximo sábado.

Fluminense Sport e Fluminense empataram em 1 a 1, na Ilha do Retiro no ultimo domingo, o resultado deu aos dois times a possibilidade de alcançar os seus objetivos na última rodada do Campeonato Brasileiro. De um lado, a vontade de se livrar do rebaixamento, do outro o desejo dos campeões de quebrarem mais um recorde na competição. Com a vitória de Portuguesa e o empate do Bahia, o Leão da Ilha terá de bater o rival Náutico no próximo domingo e secar o Tricolor Baiano e a Lusa para se livrar do rebaixamento. O Fluminense se quiser ser o time que mais pontuou na história dos pontos corridos, terá de derrotar o Vasco para somar 79 pontos e superar o São Paulo de 2006, que foi campeão com 78.

Botafogo O Atlético-MG saiu na frente, levou a virada, mas aos 43 minutos do segundo tempo buscou uma importante vitoria por 3 a 2 no ultimo domingo, no Engenhão, sobre o Botafogo, os três pontos fizeram o Galo continuar vivo na briga com o Grêmio, que também venceu na rodada, pela vice-liderança do Campeonato Brasileiro, que levaria o time diretamente para a Libertadores do ano que vem. Com a derrota em casa, o Botafogo, além de continuar com 55 pontos na tabela e na sexta colocação, perde uma invencibilidade no Rio de Janeiro que tinha sobre a equipe mineira desde 1999. O Botafogo fecha a sua temporada no próximo sábado, no clássico contra o Flamengo, no Engenhão, já o Galo no domingo que vem encerra sua participação na competição diante do Cruzeiro, no Independência.

Vasco O clássico entre Vasco e Flamengo do ultimo sábado foi marcado pelo equilíbrio, no entanto para o meia vascaíno Carlos Alberto, o Cruz-Maltino poderia ter matado o jogo quando estava na frente no placar e evitado o empate em 1 a 1 no Engenhão. Segundo as palavras do jogador doVasco: Acho que o primeiro tempo foi um jogo morno, mas o Vasco teve uma pequena vantagem. No segundo tivemos chances de matar o adversário, mas faltou tranquilidade no último passe e em uma bobeira nossa levamos o empate. Carlos Alberto entrou no segundo tempo e viu em um lance inusitado, o Flamengo empatar, depois um escanteio, o zagueiror rubro-negro González cabeceou sem jeito e marcou o gol que deixou o jogo em 1 a 1. A próxima partida do Vasco será contra o Fluminense, no próximo fim de semana, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Corinthians A cabeça do Corinthians já está no Japão, por isso no ultimo sábado, mais de 34 mil alvinegros pagaram ingresso para se despedir do time antes do Mundial, fizeram muita festa no Pacaembu, não só pelo adeus, mas também pelo rebaixamento do rival Palmeiras. Em campo, porém, o Peixe era muito mais azedo do que o famoso crú, popular no outro lado do mundo, resultado de empate em 1 a 1, com gols de Felipe Anderson e Wallace. Mas nem mesmo o empate estragou a alegria dos corintianos, que cantaram o tempo todo e viram a equipe em campo como mandante pela última vez antes da viagem ao Japão. Já o Santos fez o que deu, sem Neymar e sem pretensões no Brasileiro, atacou pouco, o suficiente para levar um pontinho. Na próxima rodada, a última do Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrentará o São Paulo no Pacaembu, como visitante, no próximo domingo, já o Peixe receberá o rebaixado Palmeiras na Vila Belmiro.

Palmeiras Tinha tudo para ser um jogo de baixo nível técnico e repleto de erros, e foi, porém não faltou disposição e até bolas nas redes, já rebaixados Palmeiras e Atlético-GO fizeram um triste amistoso, no ultimo domingo, no Pacaembu, no qual os visitantes saíram vitoriosos por 2 a 1. Dos três gols, dois saíram em falhas grotescas, os goleiros Raphael Alemão e Marcio erraram em saídas, assim Rayllan e Patrick Vieira marcaram para o Dragão e o Verdão no primeiro tempo, já na segunda etapa, Ernandes em lindo chute de fora da área, garantiu o três pontos que tiraram os goianos da lanterna do Brasileirão. Além disso, a vitória manteve a freguesia palmeirense, que já havia perdido para o Atlético no primeiro turno, na história os goianos venceram seis dos dez confrontos contra os paulistas. O Palmeiras se despede da Série A no próximo sábado, contra o Santos, na Vila Belmiro.

São Paulo Jogadores diferentes, esquema diferente, os dois fatores sinalizavam que o São Paulo enfrentaria a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, totalmente desentrosado, porém para boa surpresa do torcedor são-paulino, viu-se em Campinas um Tricolor bem postado em campo e com bom toque de bola, apesar da lentidão. No entanto, o razoável futebol dos reservas são-paulinos não foi suficiente para tirar o zero do placar e evitar o empate sem gols diante da Macaca. Na próxima quarta-feira, o São Paulo joga pela Copa Sul-Americana, no Morumbi, o Tricolor recebe a Universidad Católica e após empate por 1 a 1 no Chile, os comandados do técnico Ney Franco podem até empatar sem gols que passam à final da competição.

Santos Na última partida do Santos nesta temporada, diante do arquirrival Palmeiras já rebaixado, na Vila Belmiro, no próximo sábado, o técnico Muricy já tem um desfalque certo. O centroavante André recebeu terceiro cartão amarelo no empate com o Corinthians no ultimo sábado e terá de cumprir suspensão automática. A advertência aconteceu na metade da segunda etapa da partida, com o placar favorável, o jogador após receber falta, levantou e fez algumas embaixadinhas na linha de fundo, o árbitro Raphael Claus interpretou como "cera" e o puniu. Com isso, André que retornou ao Peixe em agosto deste ano, terá suas férias antecipadas, ele não defenderá mais o Santos nesta temporada, ficando assim restrito apenas aos treinamentos realizados no CT Rei Pelé. Se por um lado Muricy já tem desfalque certo no ataque, por outro contará com um excelente reforço, o atacante Neymar. Ele cumpriu suspensão automática contra o rival do Pacaembu e está à disposição para o duelo contra os alviverdes.