Últimas do Futebol Brasileiro - 26 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O volante Ibson desfalcará o Flamengo na partida contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Engenhão, em jogo transferido da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O dono da camisa 7 foi vetado pelo departamento médico com um desconforto muscular na coxa direita, sentido na partida contra o Atlético-GO, no último domingo, no Serra Dourada. Ibson segue o tratamento e será reavaliado pelos médicos do Flamengo nos próximos dias para definir se participará ou não do clássico contra o Fluminense, no próximo domingo, também no Engenhão. Com a saída do jogador, o técnico Dorival Júnior testou o lateral Léo Moura para a vaga de Ibson. Além disso, Amaral entrou na vaga de Luiz Antonio e Adryan deu lugar a Liedson. O time que deve enfrentar o Atlético-MG é formado por Felipe, Wellington Silva, Frauches, González e Ramon; Amaral, Cáceres, Leonardo Moura e Cléber Santana; Vagner Love e Liedson.

Fluminense Após a vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, no último sábado, o elenco do Fluminense ganhou uma generosa folga de dois dias. O preparador físico Cristiano Nunes comandou um aquecimento de cerca de uma hora e 15 minutos com a presença dos astros Deco, Fred e Thiago Neves. A atividade começou com algumas corridas em torno do gramado das Laranjeiras. Em seguida, os atletas trabalharam em dupla e realizaram um tipo de agachamento. Para finalizar, deitaram em colchonetes estendidos no campo e trabalharam com o auxílio de bolas e de pesos. Os jovens Kléver, Elivélton, Wallace, Fábio, Higor, Matheus Carvalho, Marcos Júnior e Samuel deram voltas ao redor do gramado, foram para a academia realizar exercícios de reforço e depois de cerca de 30 minutos voltaram ao campo. Antes do início do trabalho físico, o técnico Abel Braga conversou por 15 minutos com os jogadores e brincou bastante no bate-papo. Em pauta, o lance em que foi derrubado por Leandro Euzébio, no primeiro tempo do jogo contra o Timbu. Se na entrevista após a partida Abelão preferiu manter um tom sério, com seus comandados ele foi só alegria e brincou principalmente com Diguinho e Ricardo Berna, que estavam sentados no banco de reservas na hora do lance e não conseguiram segurar o riso.

Botafogo Após a folga deste começo de semana, os titulares do Botafogo ficaram na academia fazendo um treino regenerativo. Os atletas que não jogaram e os juniores participaram de atividades no campo anexo do Engenhão. O treinamento consistiu em um coletivo liderado pelo uruguaio Lodeiro, Vitor Junior e Rafael Marques contra o time de juniores. Outro que foi para o campo foi o volante Renato, que vem se recuperando de lesão na coxa esquerda. O jogador, inicialmente, correu ao redor do gramado. Logo após o trabalho regenerativo os titulares foram ao campo para acompanhar o treinamento e prestigiar os colegas. O Botafogo volta a campo no próximo domingo, contra o Bahia, em Pituaçu. O Glorioso vem de seis jogos invictos, sendo três vitórias e três empates.

Vasco O Gigante da Colina já tem dois desfalques quase certos para a partida do próximo sábado, contra o Figueirense, em São Januário. Carlos Alberto, que se recupera de uma inflamação no pé, está sob o efeito de antibióticos e já foi vetado pelo médico Albino Pinto. Segundo o doutor, William Matheus fez exame de imagem, mas ainda não tem o resultado definido e tem chances remotas de atuar. Outros jogadores também se recuperam de lesão e devem ficar mais algumas semanas fora, como Douglas e Auremir. No entanto, Tenório e Max devem marcar presença na próxima partida. O atacante estava sem confiança nas arrancadas, por isso, não encarou a Ponte Preta. Max sentiu incômodos no aquecimento, mas não deve ser problema. Segundo as palavras do medico vascaíno: Tenório já está liberado, treinando e à disposção do treinador. No último jogo ele não tava confiante. Seguramos ele, jogador de muita forca. O Max sentiu uma dor no aquecimento, dor leve no adutor. O zagueiro Rodolfo está completamente recuperado de uma artroscopia e também pode ser relacionado para a próxima partida.

Corinthians Em recuperação de uma cirurgia de hérnia inguinal, o zagueiro Chicão já iniciou os trabalhos físicos no CT Joaquim Grava. Desde o ultimo sábado o camisa 3 tem feito exercícios na academia. Na ultima sessão de recuperação, ele andou em volta do gramado e conversou por um período com o técnico Tite. Quando passou pela intervenção, no dia 14 de setembro, às vésperas do clássico contra o Palmeiras, a previsão era de que sua voltaria levaria cerca de um mês. Portanto, o jogador só deve retornar aos gramados no dia 14 de outubro. Nos últimos jogos, a dupla de zaga alvinegra foi formada por Paulo André e Wallace. O problema é que o segundo será julgado pelo STJD nesta próxima sexta-feira, por conta de um pisão no atacante palmeirense Barcos, no clássico do dia 16. Se for suspenso, Anderson Polga ganhará uma chance no duelo contra o Sport, domingo que vem, no Pacaembu. Vale lembrar que, após a Libertadores, o Corinthians negociou Leandro Castán e, posteriormente, Marquinhos com a Roma (ITA). Para o setor, Tite ainda conta com os jovens Felipe e Antonio Carlos.

Palmeiras O Palmeiras voltou aos treinos na Academia de Futebol. Submetidos apenas a um trabalho físico, os jogadores trabalham durante uma hora. Valdivia, Maikon Leite, Correa e Thiago Heleno, todos lesionados, não participaram das atividades e fizeram apenas um trabalho de fortalecimento muscular. Enquanto os preparadores e auxiliares comandavam o treino, o técnico Gilson Kleina, o ex-interino Narciso e o gerente de futebol César Sampaio conversavam no gramado. O meia Valdivia voltou a sentir um desconforto no músculo da coxa dirreita e não treinou. O Mago tem recebido um tratamento diferenciado da comissão técnica e departamento médico para evitar as lesões. Já o volante Correa sentiu um incômodo na fibrose da coxa direita na partida contra o Figueirense, no último sábado, e continua em tratamento. O atacante Maikon Leite, com um edema na coxa esquerda, e Thiago Heleno com desconforto muscular também ficaram apenas no departamento médico. De acordo com o médico Vinícius Martins, os jogadores ainda não estão descartados para a partida contra a Ponte Preta, no próximo sábado, no Pacaembu.

São Paulo Mal foi apresentado pelo São Paulo e o meia Paulo Henrique Ganso já está incrito pelo clube na Copa Sul-Americana. O camisa 8 do Tricolor substituiu o lateral-esquerdo Henrique Miranda na lista de nomes entregues à Conmebol. Recuperando-se de uma lesão na coxa esquerda, o Maestro não viajou com o grupo para o Equador, pois faz tratamento no Reffis em dois períodos. O mais novo são-paulino, inclusive, deixou de ir a um evento de um patrocinador nesta ultima segunda-feira para seguir tratando da lesão. A previsão é de que Ganso retorne a trabalhar no gramado em seis semanas e, depois, ainda leve algum tempo até adquirir condicionamento físico. Dessa forma, o são-paulino perderia o jogo de volta contra a LDU de Loja (ECU), no dia 24 de outubro, no Morumbi. Outro atleta inscrito recentemente na competição foi o volante Paulo Assunção, que havia ficado fora da fase anterior devido a uma demora para que seus documentos fossem regularizados. Quem deu lugar ao camisa 12 foi outro lateral, desta vez direito, o jovem de 18 anos Lucas Farias, que nunca jogou pela equipe profissional do São Paulo.

Santos Um dos ídolos do elenco do Santos, o lateral-esquerdo Léo, de 37 anos, foi figura marcante na novela envolvendo a saída do meia Paulo Henrique Ganso para o São Paulo. Após o clássico entre as duas equipes, na Vila Belmiro, Léo desabafou cobrando uma definição para o assunto, e pedindo uma valorização ao jogador. Com a saída decretada, já que o meia se apresentou ao novo clube no domingo passado, o lateral adotou postura muito mais amena. Ele minimizou a saída do ídolo. Segundo as palavras do lateral santista: Acho que só o Pelé era insubstituível, nenhum outro é. Ele fez a parte dele aqui, procurou ver o lado dele, agora outros tem de entrar e dar conta do recado. Em seguida, Léo foi questionado se esse era o fim da novela que ele tinha pedido. Mais uma vez o atleta se esquivou e repetiu um discurso que tem sido do clube, considerado o atleta uma página virada na história santista.

Cruzeiro O Cruzeiro se reapresentou, sem três titulares do jogo com o São Paulo, no fim de semana passado. O volante Charles, com uma entorse no tornozelo direito, e os atacantes Wallyson, com dores no pé direito, e Wellington Paulista, que se queixou de um desconforto muscular na coxa direita, não participaram da atividade. O meia realizou um exame, mas nenhuma lesão foi diagnosticada. Embora não tenha aparecido no trabalho físico, ele está à disposição do técnico Celso Roth para o jogo contra o Internacional, no próximo sábado, no Melão, em Varginha. Os homens da linha de frente, por outro lado, passaram por avaliações, caso a dupla não se recupere a tempo, ela deve ser substituída por Martinuccio, que treinou com o elenco, e Borges. Ceará, que se recupera de torção no tornozelo direito, fez um trabalho à parte, comandado pelo preparador físico. Após retornar no sacrifício diante do Vasco, o jogador sentiu dores na mesma região que o afastou de seis partidas consecutivas do time de Belo Horizonte.

Atlético Mineiro Para o duelo desta quarta-feira, o Atlético-MG comemora um dos reforços mais importantes até aqui, o atacante Jô está de volta. A grande esperança de gols da equipe alvinegra retorna ao time, após cinco rodadas afastado em função de um estiramento na coxa, e pode ajudar o time no tão tenso duelo. Na ausência de Jô, o Atlético-MG teve a média de 0,8 gol por partida, muito abaixo de sua média total no campeonato, que é de 1,56, e menos da metade da média da equipe antes da saída do atacante, 1,75. Para voltar ao caminho das vitórias e se aproximar do líder Fluminense, o Galo, que ocupa a segunda colocação com 52 pontos conquistados, não contará apenas com o retorno do atacante Jô, mas também com a volta de Marcos Rocha, titular da equipe que desfalcou o time contra o Grêmio, suspenso.

Internacional O Internacional retornou aos treinamentos no CT do Parque Gigante. O grupo colorado 'vive um novo momento', segundo definição do vice de futebol Luciano Davi, após a ultima vitória sobre o Bahia, no Beira-Rio. A novidade será a presença do lateral esquerdo Kleber com o elenco. O camisa 6 pode ser o reforço para o confronto do fim de semana, com o Cruzeiro, no próximo sábado. No entanto, Dagoberto e Juan, por outro lado, se mantém com a preparação física. O atacante retornou ao elenco na última semana, mas sentiu-se inseguro e passará pelo retreinamento com o preparador Élio Carravetta. Na ultima atividade, o grupo foi dividido em dois e fez corridas leves em torno dos gramados do CT. O Inter tem a chance de repetir a escalação para a partida com os mineiros. Uma sequência de vitórias é tida como fundamental para que os gaúchos sonhem com o G4.

Grêmio O Grêmio já está em Guayaquil (EQU) para enfrentar o Barcelona local, nesta quarta-feira, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Após deixar o Rio de Janeiro, a delegação tricolor teve uma viagem tranquila, desembarcou no Aeroporto Internacional José Joaquin Olmedo e seguiu diretamente para o hotel que servirá de concentração. O voo fretado pelo Grêmio, que deixou o Galeão com atraso, fez uma parada em Manaus para reabastecimento e janta. Com bastante espaço no avião, cada jogador ocupou três poltronas. Música, filmes e jogos foram utilizados para passar o tempo e alguns jogadores até visitaram a cabine de comando. O Grêmio fará, um treino de reconhecimento no estádio Banco Pichincha, local do jogo contra o Barcelona. O lateral-direito Pará, que terá de cumprir suspensão automática, o zagueiro Gilberto Silva e o apoiador Zé Roberto, ambos poupados, desfalcam o Tricolor.