Últimas do Futebol Brasileiro - 28 de agosto

Por Mano Thiago

portuguesa

Portuguesa A Portuguesa continua na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, por conta deste motivo o treinador Guto Ferreira vai usar novamente o time reserva na partida desta quarta-feira contra o Bahia pela Copa Sul-Americana. No jogo de ida a equipe Rubro-verde foi derrotada pelo clube baiano por 2 a 1 no Canindé, para passar para a próxima fase da competição internacional, a Lusa precisará de um triunfo por dois ou mais gols de diferença em Salvador. A classificação também é garantida com um gol a mais no placar, desde que a marque ao menos três sobre o Tricolor da Bahia, caso vença por 2 a 1 a decisão irá para os pênaltis. O meia argentino Cañete ficará de fora do duelo, no primeiro jogo ele sentiu o tornozelo direito e será poupado nesta quarta-feira, o lateral-direito Ivan que está recuperado de uma lesão na coxa direita, retorna à Lusa após um mês e meio afastado. No Campeonato Brasileiro a Lusa segue com apenas 13 pontos conquistados na penúltima posição do Campeonato Brasileiro e na próxima rodada a Portuguesa enfrenta de novo o Bahia no próximo sábado só que desta vez no Canindé.

Flamengo A presença de Elias contra o Cruzeiro ainda é incerta, o volante do Flamengo que tem sofrido com um incômodo na coxa, participou do ultimo treinamento coletivo no Ninho do Urubu, a atividade a pedido do treinador Mano Menezes não foi aberta à imprensa. Além da dúvida em relação a presença de Elias na partida, Mano ainda terá dor de cabeça para solucionar outros problemas, o lateral Léo Moura com um estiramento na coxa, segue fora da equipe, para a vaga o treinador deve optar por Luiz Antonio. Outro jogador que deve ser titular é Carlos Eduardo, o meia-atacante seria titular contra o Grêmio na ultima partida, mas não atuou por conta de dores na coxa. Buscando uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, o Flamengo enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira no Maracanã, o Rubro-Negro precisa vencer por 1 a 0 para se classificar, já que foi derrotado por 2 a 1 no jogo de ida no Mineirão.

Fluminense O Fluminense terá o retorno do lateral Bruno e do atacante Rhayner entre os relacionados para a partida diante do Goiás nesta quarta-feira no Serra Dourada pela Copa do Brasil, os dois jogadores devem ser opção no banco de reservas, essa é a primeira vez que eles ficam à disposição de Vanderlei Luxemburgo. Segundo as palavras do atacante Rhayner: Vai ser importante essa minha volta. Sabemos que estamos precisando da velocidade ali no ataque. Estou preparado para jogar o tempo que o Luxemburgo precisar. Quem não viajou com a delegação foi o volante Jean, ele sentiu dores na parte posterior da coxa ainda no início do primeiro tempo da partida contra o São Paulo no ultimo domingo e foi reavaliado, mas não terá condições de jogo, portanto fica no Rio de Janeiro realizando tratamento no departamento médico. O Fluminense fará um único treino em Goiânia no Centro de Treinamento do Atlético-GO, depois o grupo fica concentrado para a partida que decide o futuro do time na Copa do Brasil.

Botafogo O Botafogo fechou na Toca da Raposa II, a sua preparação para o jogo diante do Atlético-MG nesta quarta-feira pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ultima atividade, o treinador Oswaldo de Oliveira deu prioridade aos lances de bola parada e acenou com a possibilidade de escalar Edilson, Renato e Alex entre os titulares. O trio que aparece como novidade para o confronto na Arena Independência, substituirá o lateral Gilberto, o volante Marcelo Mattos e o meia-atacante Vitinho, o lateral-direito está lesionado, enquanto o segundo recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão, o último por sua vez foi negociado para o CSKA Moscou (RUS). Ao término da atividade que durou cerca de duas horas, incluindo o bate-papo entre comissão técnica e elenco, os atletas ainda treinaram cobranças de pênalti, para que o duelo seja decidido em penalidades, o Galo necessita vencer por 4 a 2.

Vasco O meia Bernardo que após uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho, recuperava a parte física na academia de São Januário, voltou a correr no campo da Colina. Seguindo gradativamente a programação criada pelo departamento médico do Vasco, o jogador vai voltar a trabalhar com bola nas próximas semanas e poderá estar livre para jogar no início de novembro. Bernardo foi operado em maio deste ano, depois da partida diante do Quissamã pelo Campeonato Carioca, no período de recuperação o camisa 31 envolveu-se em um caso de polícia em um baile de uma comunidade do Rio de Janeiro. Na época ele teria sido visto com a namorada do Menor P, chefe do tráfico no Complexo da Maré, segundo a investigação da polícia, Bernardo foi agredido e mantido em cativeiro, mas recentemente o caso foi arquivado. Mesmo fora do time por todo esse período, o camisa 31 é um dos artilheiros da equipe no ano com sete gols marcados.

Corinthians O meia Douglas e o atacante Alexandre Pato serão titulares do Corinthians no duelo diante do Luverdense nesta quarta-feira no Pacaembu pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Os dois foram confirmados pelo técnico Tite no ultimo treinamento tático, no CT Joaquim Grava, Emerson Sheik e Romarinho expulsos no duelo de ida que acabou 1 a 0 para o LEC em Lucas do Rio Verde (MT), estão suspensos. O Timão vai com no gol Cássio, na defesa Edenilson, Paulo André, Gil e Fábio Santos, no meio de campo Ralf, Ibson, Danilo, Douglas e Alexandre Pato, no ataque Guerrero. Para este duelo além dos suspensos, o Timão terá duas baixas, o meia Renato Augusto e o volante Guilherme que seguem lesionados. O Corinthians será eliminado nesta quarta se perder, empatar ou vencer por um gol de diferença desde que o rival mato-grossense faça um gol, se o Corinthians vencer por 1 a 0 a decisão será nas cobranças de pênaltis. Vale lembrar que o Luverdense fundado em 2004 disputa a Série C do Brasileirão, o já LEC eliminou duas equipes da Série A na Copa do Brasil como Bahia e Fortaleza, antes de enfrentar o Corinthians pelas oitavas de final.

Palmeiras A delegação do Palmeiras desembarcou em Curitiba (PR), os jogadores não foram assediados por torcedores na saída do Aeroporto Afonso Pena, nesta quarta a temperatura deve ser ainda mais baixa na decisão do futuro do time na Copa do Brasil contra o Atlético-PR no Durival Britto. O Verdão venceu a ida no Pacaembu por 1 a 0 e pode avançar com um empate, a classificação também virá com uma possível derrota por um gol de diferença, desde que o Verdão balance a rede, o placar de 1 a 0 a favor do Furacão levaria o jogo para os pênaltis. O elenco do Palmeiras já iniciou o regime de concentração em um bairro nobre de Curitba, o treinador Gilson Kleina terá o retorno de Fernando Prass, Vilson, Juninho e Leandro poupados na derrota para o Boa por 1 a 0 pela Série B. Valdivia segue fora por edema na coxa e a escalação deve ser no gol Fernando Prass, na defesa Luis Felipe, Vilson, Henrique e Juninho, no meio de campo Márcio Araújo, Charles, Wesley e Mendieta, no ataque Leandro e Alan Kardec.

São Paulo O elenco são-paulino se reapresentou ao técnico Paulo Autuori após a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, no último domingo, no Morumbi. No campo os titulares realizaram um trabalho tático e Denilson e Edson Silva que retornam de lesões, trabalharam com os companheiros. O camisa 14 revezou com Toloi na defesa e o volante entrou na vaga de Fabrício que saiu lesionado da última partida e se recupera no Reffis. Sem marcação, o treinador orientou os atletas na troca de passes e na movimentação, após rodarem a bola, o objetivo era que a jogada terminasse na linha de fundo para que Reinaldo ou Douglas cruzassem buscando o centroavante Luis Fabiano que está suspenso contra o Botafogo em razão do terceiro cartão amarelo. Em outro campo os jogadores reservas fizeram um jogo-treino contra o Barueri que terminou empatado em 1 a 1, Jefferson marcou para os visitantes e Silvinho para o Tricolor.

Santos Santos e Grêmio brigam para consolidar o bom momento, a prova de fogo será nesta quarta-feira na Arena do Grêmio em partida que vale vaga para as quartas de final da Copa do Brasil. No duelo quem tem a vantagem é o Santos que venceu a partida de ida na última quarta-feira por 1 a 0, após a goleada sofrida para o Barcelona, o Peixe vem evoluindo e venceu as duas últimas partidas, além disso o time não sabe o que é perder há oito jogos. Em relação ao time que venceu o Vitória na última quarta-feira, o treinador Claudinei Oliveira realizará apenas uma mudança, sai o volante Leandrinho e entra Renê Júnior que não atua há cerca de dois meses, o volante Alan Santos seria a opção no meio, mas devido a uma lesão doméstica foi cortado. No ataque a jovem sensação Gabriel de apenas 16 anos foi confirmada ao lado de Thiago Ribeiro, na defesa Gustavo Henrique de 19 anos, ocupa a vaga do zagueiro capitão Edu Dracena suspenso pelo terceiro cartão amarelo.