Últimas do Futebol Brasileiro - 28 de agosto

Por Mano Thiago

futebol

FLAMENGO Um dia após ser submetido a uma artroscopia no menisco medial do joelho direito, realizada pelo médico José Luiz Runco, Renato foi ao CT do Ninho do Urubu para realizar fisioterapia, iniciando a recuperação para voltar aos gramados. Operado no ultimo domingo em um hospital na Zona Norte do Rio de Janeiro, o volante teve alta no mesmo dia e saiu andando normalmente, sem o auxílio de muletas. Segundo as palavras do meia do Flamengo: Hoje comecei a fisioterapia, visando me recuperar o mais rápido possível. O planejamento da semana está montado e agora é trabalhar com cautela para voltar o quanto antes. A lesão detectada na ultima sexta-feira interrompeu a boa sequência que o jogador vinha tendo como titular na equipe de Dorival Júnior. Sob o comando do atual treinador, Renato jogou quatro vezes como titular, contra Figueirense, Náutico, Palmeiras e Vasco. Nesse período, o time conquistou três vitórias.

FLUMINENSE Ao vencer o clássico do último sábado contra o Vasco, o Fluminense estabeleceu uma vantagem de sete pontos na tabela de classificação em relação ao rival, quarto colocado no Campeonato Brasileiro. Com isso, praticamente deixou polarizada a luta pelo título da competição com o Atlético-MG, líder por apenas um ponto de diferença. Aliás, o desempenho do Tricolor em clássicos neste ano é o melhor até agora entre os quatro grandes clubes cariocas. Dos dez jogos desse tipo disputados em 2012, o Fluminense venceu cinco, empatou três e perdeu apenas duas vezes. O aproveitamento foi de 60% dos pontos. A diferença é gigante em comparação aos números do ano passado, quando o Flu não triunfou em um clássico sequer, empatou cinco e perdeu outros cinco. Em 2011, o aproveitamento foi de apenas 16,66% dos pontos disputados, entre Carioca e Campeonato Brasileiro.

BOTAFOGO De volta ao clube que o consagrou, Túlio Maravilha foi apresentado pelo Botafogo em grande festa no salão nobre de General Severiano. Cerca de 100 torcedores, escolhidos pelo Alvinegro em promoção, receberam com euforia o atacante, que aos 43 anos retornou para disputar uma série de amistosos rumo ao milésimo gol. Faltam sete para atingir a marca, mas o camisa 7 campeão brasileiro em 1995 mantém a humildade e não se coloca em disputa por vaga no time que joga o Brasileirão. Túlio acertou verbalmente a volta ao Botafogo em janeiro deste ano e o departamento de marketing alvinegro ficou responsável por trabalhar o programa do milésimo gol. O resultado foi o projeto "Túlio a 1000", que levará o ídolo para jogos beneficentes ao redor do Brasil com um time sub-23 exclusivo, montado para atuar com o artilheiro. A reestreia do goleador será em 15 de setembro, na cidade mineira de Juiz de Fora, contra o Tupi (MG). Ao longo desta semana, Túlio passará por bateria de exames médicos e testes físicos. A expectativa é que o camisa 7 treine pelo Botafogo a partir da próxima semana, com o elenco de juniores.

VASCO Com importantes jogadores no departamento médico do clube, o médico Alexandre Campello deu um parecer sobre as situações do atacante Eder Luis e do zagueiro Rodolfo em São Januário. O atacante, que desfalcou o Vasco contra o Fluminense em função de um leve edema na coxa esquerda e realizou uma atividade física no campo na ultima atividade, está fora da partida contra o Grêmio. Segundo Campello, não há tempo suficiente para recondicionar o jogador até o duelo da próxima quarta-feira, focando a preparação para o jogo do próximo sábado, contra a Portuguesa, em São Januário. Sobre a situação do zagueiro Rodolfo, que está próximo de completar dois meses longe dos campos, o médico lembrou que o camisa 4 está sem dores, mas apresentando um desequilíbrio físico que aumenta o prazo para seu retorno para duas semanas. Além da dupla, o Vasco terá os desfalques de Juninho e Fellipe Bastos. Ambos estão suspensos após receberem o terceiro cartão amarelo no clássico contra o Fluminense, no último sábado.

CORINTHIANS O revés no Majestoso do último domingo, no Pacaembu, teve um fato curioso e também animador. Apesar da derrota, o Timão criou muitas chances e finalizou muito mais do que vinha fazendo durante toda a competição: média de 12,9 por jogo. Só na partida foram 16 chutes, sete deles no alvo e nove para fora. Quem mais testou Rogério Ceni durante o clássico foi Romarinho. O camisa 31, que tem ganhado atenção especial de Tite em treinos de arremates no CT, arriscou cinco vezes contra a meta são-paulina. O rival, por sua vez, finalizou 11 vezes no duelo. Ao final do confronto, Danilo falou exatamente do fato de o Timão ter perdido uma série de oportunidades, principalmente no começo do jogo, quando deu um abafa no São Paulo. Depois de Romarinho, Sheik foi quem mais arriscou. Além do gol que marcou aos 5 minutos, o camisa 11 acertou mais duas bolas no goleiro são-paulino. Faltou mesmo foi aproveitar as oportunidades.

PALMEIRAS O Palmeiras fechou a contratação do meia Tiago Real, de 23 anos, que disputava a Série B pelo Joinville. O Alviverde comprou 50% dos direitos que pertenciam ao Coritiba, e o restante é de empresários. Segundo Léo Franco, diretor do Joinville, Tiago viajou com a delegação para Paranaguá (PR), onde enfrenta o Atlético-PR, nesta terça, pela segunda divisão. Essa partida deve ser a despedida dele pelo clube. Meia destro, ele veste a camisa 10 da equipe e atuou em todos os 19 jogos da Série B, na qual o tricolor catarinense está em terceiro lugar, com 36 pontos, a oito de distância do líder Vitória. Tiago tem quatro gols e duas assistências no campeonato. Tiago chega para compor o elenco do Palmeiras depois de algumas investidas frustradas da diretoria. Além de Eduardo, que optou por renovar o seu contrato com o Joinville, Guilherme deixou a Portuguesa e preferiu jogar no rival Corinthians, o Avaí não liberou Cleber Santana, que pertence ao São Paulo, e o mesmo aconteceu com Rafinha, meia-atacante do Coritiba.

SÃO PAULO Depois de seis partidas fora, Luis Fabiano voltou ao São Paulo e deixou sua marca duas vezes na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians. O atacante fez questão não só de falar do mérito de alguns jogadores na partida, mas também do técnico Ney Franco. Foi o 13º compromisso do comandante, que melhorou seu índice após três vitórias seguidas. Segundo as palavras do camisa 9 são paulino: É importante a gente ressaltar o trabalho do Ney Franco. Não era fácil, jogávamos meio desorganizado. Às vezes, nosso time era apático. Isso pesa um pouco, apesar do grupo forte. Desde que chegou ao São Paulo, Fabuloso trabalhou com outros dois treinadores. No início, foi dirigido por Adilson Batista. Depois, por Emerson Leão, que acabou demitido. Um dos motivos da saída foi por não dar padrão ao time.

SANTOS Após brilhar no clássico contra o Palmeiras no ultimo sábado, fazer a festa no aniversário do filhão Davi Lucca no último domingo, o craque Neymar, enfim pôde descansar. O comandante alvinegro concedeu folga ao craque, já que o mesmo se recupera de uma forte gripe. Segundo a assessoria do Peixe, o jogador tem se queixado desde o término do confronto diante do Verdão e por isso acabou sendo poupado das atividades. A Joia, no entanto, não será problema para o técnico Muricy Ramalho e tem presença confirmada no duelo contra o Bahia, na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro, em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão. Para o próximo treinamento no CT Rei Pelé, Neymar volta a ficar à disposição do comandante alvinegro. Ao lado de André e Patito, ele deve formar ataque titular diante da equipe de Salvador. Responsável pela reação santista nas últimas partidas, Neymar será desfalque nos dois próximos jogos após o duelo contra o Sport, pela 21ª rodada. Ao lado de Arouca, ele defenderá a Seleção nos dias 7 e 10 de setembro, primeiro contra a África do Sul, no Morumbi, e depois contra a China, no Arruda.

CRUZEIRO Celso Roth, técnico do Cruzeiro, já tem três desfalques certos para a partida da próxima quarta-feira, contra o Atlético-GO, em Goiânia. O atacante Fabinho sofreu uma ruptura parcial dos ligamentos do joelho esquerdo e ficará fora por tempo indeterminado, enquanto Mateus e Leandro Guerreiro estão suspensos. Fabinho se lesionou após uma disputa de bola aérea com Junior Cesar e Leandro Donizete. Na volta ao chão, ele recebeu uma sobrecarga no joelho esquerdo, deixando o campo em prantos. Mateus, heroi cruzeirense na partida, marcando o gol de empate aos 56 minutos do segundo tempo, foi advertido com o terceiro cartão amarelo. Roth ainda tem três outras dúvidas para escalar o time que joga em Goiânia. O lateral-direito Ceará, o zagueiro Victorino e o volante Willian Magrão, que não enfrentaram o Atlético-MG por causa de lesões, ainda não foram liberados pelo departamento médico. Em contrapartida, o comandante contará com três retornos de suspensão. O atacante Wellington Paulista, o meia Souza, que receberam o terceiro amarelo contra o Coxa, e Charles, que cumpriu dois jogos de suspensão pela expulsão contra o Fluminense, devem voltar ao time.

ATLÉTICO – MG O Atlético-MG apresentou a sua mais recente contratação. o atacante Leonardo, que estava no Coritiba. Natural de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, o jogador revelou a vontade de jogar pelo Galo, clube que enfrentava nas categorias de base, quando jogava pelo Villa Nova-MG. Chegando à equipe alvinegra para ser suplente do atacante Jô, função que era de André, emprestado ao Santos, Leonardo afirma que chegou ao clube que será campeão. Perguntado sobre o lance, no duelo entre Atlético-MG e Coritiba, em que ele deu uma cotovelada em Leonardo Silva, causando um grande sangramento no zagueiro atleticano, o atacante contou que a rixa já foi solucionada, com bom humor. Segundo as palavras do novo contratado: Foi coisa de dentro de campo, já deixamos de lado. A boleirada é difícil, já mandaram colocar as minhas coisas ao lado do armário dele. A primeira pessoa que eu vi foi o Leonardo. Mas está tudo resolvido e já conversamos.

CORITIBA Quando parecia que o Coritiba iria embalar no Campeonato Brasileiro, uma nova derrota surge para reaproximar a equipe da zona de rebaixamento. Depois do revés para o Figueirense, em Florianópolis, por 3 a 1, o meia Rafinha lamentou os erros do Coxa, principalmente em bolas aéreas. Segundo as palavras do jogador: Fizemos um gol e na hora em que o time achou que dava pra buscar o empate, eles fizeram o terceiro na bola aérea, que o professor tanto nos alertou. O lateral-direito Ayrton foi pelo mesmo caminho do companheiro de equipe, mas criticou o fato de ter levado gols em contra-ataques. Com o resultado, o Coritiba manteve-se na 15ª posição, com 19 pontos. A distância para a zona de rebaixamento agora é de quatro pontos. Na próxima rodada, a equipe enfrenta o Internacional, na próxima quarta-feira, no Couto Pereira.

ATLÉTICO – PR Agora é oficial. A partir do próximo dia quatro de setembro, diante do Boa Esporte, o Atlético-PR irá estrear a sua nova casa na Série B do Campeonato Brasileiro, o Ecoestádio. Situado na capital paranaense, o local passou por uma reforma nos últimos dias e agora irá abrigar 10 mil espectadores, número permitido pela CBF. O estádio, porém, só poderá receber jogos às 15h, já que não tem iluminação artificial. Dessa forma, o Furacão terá que mandar suas partidas neste horário até mesmo nos dias da semana, como será o caso do primeiro jogo, contra o Boa Esporte, no próximo dia quatro. Mesmo com este problema, a diretoria rubro-negra optou pela mudança, já que o estádio que a equipe está mandando seus jogos, o Gigante do Itiberê, em Paranaguá, tem recebido público muito pequeno. Depois das quatro vitórias seguidas, o Atlético assumiu a sexta posição da Série B, com 32 pontos. A distância para o G4 é de dois pontos.