Últimas do Futebol Brasileiro - 28 de junho

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O elenco do Flamengo voltou aos treinamentos em Pinheiral (RJ) onde tem se preparado desde o início desta semana para o amistoso com o São Paulo, na ultima atividade tática o técnico Mano Menezes repetiu a equipe que tem sido titular desde a sua chegada. Com no gol Felipe, na defesa Léo Moura, Wallace, González e João Paulo, no meio Cáceres, Elias e Gabriel, no ataque Paulinho, Carlos Eduardo e Marcelo Moreno. Na ultima atividade tática que durou cerca de 50 minutos, o técnico rubro-negro posicionou o time titular para se defender dos escanteios cobrados pelos reservas, quando conseguiam ter a posse de bola os titulares podiam ir ao ataque. Durante o ultimo treino ficou fácil de perceber que Mano Menezes não está tratando o jogo contra o São Paulo como um simples amistoso. Quando o time reserva ia passar a cobrar escanteios pelo lado esquerdo de ataque, Mano pediu para que Rodolfo fosse o cobrador, já que o jovem é canhoto assim como Paulo Henrique Ganso que costuma efetuar as cobranças pelo Tricolor paulista. Esse foi último treino do Flamengo antes de deixar Pinheiral (RJ), o elenco viaja para Uberlândia onde irá enfrentar o São Paulo.

Fluminense O Fluminense se reapresentou depois de dias de folga, os jogadores foram submetidos a diversas atividades físicas nas Laranjeiras, o volante Edinho chegou uma hora após o início das atividades, mas trabalhou normalmente. O grupo realizou uma série de exercícios físicos como alongamento e abdominal, depois os jogadores foram separados em grupos e realizaram um trabalho de resistência no gramado. Perto de acertar a transferência para um clube da Arábia Saudita, o meia Thiago Neves não apareceu no gramado, com um problema na panturrilha o camisa 10 segue o tratamento da lesão, os outros lesionados do grupo Wellington Silva, Rafinha e Kenedy também não apareceram no campo. Agora o técnico Abel Braga terá mais alguns dias para trabalhar o time até voltar a campo pelo Campeonato Brasileiro contra o Botafogo no dia 7 de julho.

Botafogo De volta ao Botafogo após empréstimos ao Joinville e Dibba dos Emirados Árabes, o atacante Alex foi submetido a uma cirurgia no coração para correção de arritmia cardíaca, a operação foi comandada pelo coordenador de serviços de arritmias cardíacas Eduardo Saad. O departamento médico e a fisiologia do clube acompanharam todo o processo e seguirão dando o suporte necessário ao atleta, o jogador já está participando de algumas atividades físicas. Segundo as palavras do coordenador de serviços de arritmias: Alex teve queixas em testes de esteira e o diagnóstico apontou que havia uma arritmia cardíaca. Assim, necessitou de um procedimento médico chamado de ablação por catéter, o mesmo realizado pelo Renato Abreu. O problema está resolvido e ele pôde voltar normalmente às atividades nesta semana. Na cirurgia para a correção da arritmia foi introduzido um catéter pela virilha para localizar o problema elétrico e depois fazer a cauterização.

Vasco O Vasco voltará a utilizar o CFZ para alguns treinos, na semana passada o diretor de futebol do clube Ricardo Gomes se reuniu com Zico para reativar o acordo que havia sido firmado no ano passado, a estrutura poderá ser explorada pelo clube até o fim de 2014. Com isso a partir das próximas semanas o Cruz-Maltino vai dividir suas atividades entre São Januário e o CFZ, o estádio não vinha sendo utilizado no último mês pela equipe por ter sido cedido à Fifa para a Copa das Confederações. Para preservar o gramado de São Januário o Vasco fechou um acordo para passar a usar o CFZ no ano passado, o clube chegou até a fazer algumas melhorias no local, no início deste ano mesmo com contrato em vigência a diretoria cruz-maltina optou por voltar a treinar no Cefan. O novo acordo com o CFZ será válido até o fim de 2014 prazo que a diretoria do Vasco sonha ter um centro de treinamento próprio, o local vai voltar a receber o Cruz-Maltino somente a partir do dia 8 na semana que vem.

Corinthians O elenco corintiano foi aos últimos treinamentos no CT Dr. Joaquim Grava, sob tempo nublado os jogadores alternaram atividades na academia e trabalhos físicos no campo 2. Sob comando do preparador físico Fábio Mahseredjian os atletas fizeram corridas com obstáculos, revezando movimentos de forma mais acelerada e outros com intensidades menores, enquanto isso os goleiros realizaram atividades específicas com o preparador Mauri Lima. Em recuperação de uma lesão muscular na coxa, o zagueiro Paulo André deu algumas voltas ao redor do campo, após o ultimo treinamento o jogador fez questão de conversar com o preparador físico do clube por mais de dez minutos. O defensor tem a possibilidade de reforçar o Timão contra o São Paulo no próximo dia 3 pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana no estádio do Morumbi.

Palmeiras O atacante Kleber deu mais um passo rumo à recuperação em seu joelho, enquanto a maioria dos jogadores do Palmeiras disputava um jogo-treino com a Portuguesa na Academia, o atacante fazia um trabalho com bola ao lado de Maikon Leite, Mauricio Ramos, Renato e Vilson. O jogador que não joga desde 28 de maio deve ter condições clínicas para atuar no dia 6 de julho quando o Alviverde duela com o Oeste em Presidente Prudente, mas seu futuro é incerto. Como a diretoria estava enfrentando dificuldades para encontrar um centroavante no mercado, a comissão técnica solicitou a permanência do camisa 9, mesmo que ele tenha feito somente dois gols em 11 jogos desde que chegou, graças a constantes passagens pelo departamento médico. O Verdão acertou com o Benfica (POR) o empréstimo de Alan Kardec, ex-Vasco e Santos e pode liberar Kleber para diminuir os gastos, o centroavante chegou a recusar algumas ofertas para permanecer, mas ninguém do clube se posicionou sobre o assunto até o momento. O agente Carlos Neto viajou a Portugal dizendo que tentaria convencer o Porto a deixar seu cliente no Palmeiras, o que não é missão das mais difíceis, se ficar ele deve trabalhar normalmente com os companheiros na próxima semana já sem limitações físicas.

São Paulo O São Paulo fez em Cotia seu primeiro treino coletivo depois das férias que o elenco ganhou em função da pausa para a Copa das Confederações, a ultima atividade terminou 1 a 0 a favor dos titulares, gol marcado pelo atacante Osvaldo com assistência do lateral Juan. O técnico Ney Franco armou a equipe titular com no gol Rogério Ceni, na defesa Douglas, Lúcio, Paulo Miranda e Juan, no meio de campo Rodrigo Caio, Denilson e Ganso, no ataque Aloísio, Osvaldo e Luis Fabiano. Já no fim do coletivo Paulo Miranda se chocou com Denilson e ficou caído no gramado, com fortes dores na mão, saiu e foi para o departamento médico acompanhado do médico José Sanchez, dessa forma Toloi passou a formar dupla de zaga com Lúcio nos titulares e Edson Silva foi chamado para recompor a defesa reserva. Em outro campo o restante do grupo participou de uma atividade técnica em espaço reduzido, a novidade entre esses são-paulinos foi a presença de Negueba que trabalhou pela primeira vez junto dos companheiros após recuperar-se da lesão no joelho.

Santos O meia Leandrinho de 19 anos foi o principal destaque dos titulares do Santos na goleada por 7 a 0 sobre o Jabaquara em jogo-treino realizado no CT Rei Pelé. Na primeira etapa quando o Peixe venceu por 2 a 0, ele deu assistência para o gol de Willian José e ainda participou do tento marcado por Galhardo, ele teve poucas oportunidades com Muricy Ramalho, mas era visto pelo ex-treinador como um dos principais nomes da nova safra dos Meninos da Vila. Quem também foi destaque, mas na segunda etapa foi o atacante Gabriel de 16 anos que fez dois gols, um deles um golaço quando fez fila pela direita e chutou colocado, os outros tentos foram marcados por Giva, Henrique e Jubal. A formação inicial do Peixe foi no gol Rafael, na defesa Galhardo, Gustavo Henrique, Durval e Léo, no meio de campo Arouca, Cícero, Leandrinho e Montillo, no ataque Neilton e Willian José.