Últimas do Futebol Brasileiro - 28 de novembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O treinador Dorival Júnior assumiu a equipe na décima colocação e deu espaço aos jogadores mais jovens, Negueba e Thomás, por exemplo foram intocáveis no ataque durante oito rodadas e o meia Adryan era uma opção bastante utilizada. A saída gradual dos garotos do time, por sua vez coincidiu com a falta de resultados e a aproximação do time da zona do rebaixamento, na 29ª rodada, quando os rubro-negros tinham apenas o Bahia à frente do Sport, primeiro dentro do Z4, somente Adryan foi utilizado no confronto contra o Corinthians. O meia inclusive foi o jogador que teve mais oportunidades com Dorival, tendo disputado 17 partidas sob o comando do treinador, não há ainda certeza de que o comandante do Flamengo irá colocar um time mais jovem contra o Botafogo no próximo jogo, até mesmo em função do desempenho ruim dos titulares, no ultimo sábado. Dorival Júnior sabe que os resultados à frente do Flamengo deixaram a desejar, com 44% de aproveitamento nas 26 rodadas disputadas, o treinador não conseguiu superar os 45,5% de Joel Santana no clube no primeiro semestre.

Fluminense Nas Laranjeiras em atividade que contou apenas com os reservas e não relacionados do ultimo jogo, a atividade foi comandada pelo preparador físico Cristiano Nunes, isso porque o treinador Abel Braga e os titulares ainda estão de folga. A única exceção foi o goleiro Diego Cavalieri que abriu mão do descanso e fez questão de treinar com o grupo. O zagueiro Anderson que está fazendo a transição do departamento médico para os gramados após quatro meses lesionado por conta de um estiramento na coxa, correu em volta do campo, mas ainda assim não deve ter condições de jogo na última rodada. Campeão com três rodadas de antecedência, o Fluminense encerra o Brasileirão contra o Vasco, no próximo domingo, no Engenhão, o técnico Abel Braga ainda não confirmou se vai antecipar as férias de algum jogador, o que deve acontecer apenas nos próximos dias desta semana.

Botafogo Oswaldo de Oliveira será o treinador do Botafogo para 2013, o contrato oferecido pelo Glorioso até dezembro do ano que vem, que se encontra nas mãos do advogado do técnico está aprovado pelo representante do comandante alvinegro após análise detalhada e agora faltam apenas as assinaturas das partes envolvidas para que o acordo seja selado. Oswaldo e a diretoria do Botafogo estão em concordância plena em todos os termos, os moldes do vínculo são iguais aos firmados no contrato feito em 2011, quando o técnico assumiu o comando do time, em dezembro. Pelo Botafogo, Oswaldo de Oliveira conquistou a Taça Rio-2012 e ficou com o vice no Campeonato Carioca, perdendo a decisão contra o Fluminense, com o trabalho apoiado pelo presidente alvinegro Mauricio Assumpção, o técnico enfrentou a desconfiança de parte da torcida ao longo do segundo semestre, mas conseguiu se manter no cargo.

Vasco O Vasco voltou aos treinos em São Januário, visando o jogo da última rodada do Brasileirão, contra o Fluminense, Felipe não foi a campo com o elenco na volta às atividades, o meia realizou exercícios na academia do clube e foi liberado logo depois. O camisa 6 não atuou no empate com o Flamengo, no último sábado, pois estava no Qatar, procurando investimentos para o clube, como consequência ficou uma semana sem treinar. Apenas os reservas treinaram no gramado da Colina, observados pelo técnico Gaúcho, à beira do campo, o atacante Alecsandro e o volante Wendel também trabalharam a parte física na academia.

Corinthians O Timão segue sua rotina de treinos de olho no Mundial de Clubes, sob forte chuva, os jogadores treinaram e fizeram um leve trabalho técnico, o zagueiro Paulo André e lateral Fábio Santos não apareceram no gramado. O zagueiro que sofreu constantes problemas de lesões no primeiro semestre, foi apenas preservado e ficou fazendo um trabalho físico na academia do CT Joaquim Grava. Já o lateral-esquerdo que voltou da Seleção Brasileira com um problema muscular, segue o seu tratamento, ele ainda é dúvida para o duelo contra o São Paulo, no próximo domingo, no Pacaembu. Durante a atividade técnica, nada do técnico Tite esboçar o time titular para o clássico, os jogadores foram divididos em três times e trabalharam o raciocínio na troca de passes. Caso o comandante alvinegro possa contar com Fábio Santos, o Timão terá força máxima para o clássico, a tendência é que a equipe que entre em campo no final de semana, seja a mesma que começará jogando o Mundial, na semifinal, que acontece dia 12 de dezembro.

Palmeiras Já rebaixado para a Série B do Brasileirão, o Palmeiras se prepara para seu último jogo no ano, o clássico contra o Santos no próximo sábado, na Vila Belmiro, e o técnico Gilson Kleina terá muitos problemas para escalar o time. Obina está com dores na coxa e está vetado para o confronto, o camisa 21 que deverá deixar o clube, se junta à uma lista enorme de desfalques que Kleina terá para a partida, totalizando 12 baixas. Na zaga, Wellington está suspenso e Henrique com lesão na costela, nas laterais, Leandro com lesão na coxa e Fernandinho operou o joelho esquerdo estão fora, no meio mais desfalques, Marcos Assunção com lesão no joelho, Valdivia também problema no joelho, Daniel Carvalho na coxa, João Denoni lesão na clavícula, Tiago Real lesão no ombro e Wesley lesão na coxa não jogam, entre os atacantes além de Obina, Luan com entorse no joelho é outro problema. Além de todos esses, Maurício Ramos que se recupera de lesão na coxa ainda é dúvida, por outro lado o atacante Hernán Barcos participou do ultimo treino com bola e está livre para enfrentar o Santos.

São Paulo Morumbi lotado, a vantagem de jogar pelo 0 a 0 para chegar à final da Copa Sul-Americana e o ímpeto de erguer um título na temporada, esses são os ingredientes do São Paulo para a partida desta quarta-feira, diante da Universidad Católica (CHI), pelo jogo de volta da semifinal do torneio continental. Para a decisão o técnico Ney Franco contará com o zagueiro Rhodolfo, que ficou fora de treinamentos por conta de dores musculares na panturrilha. Os jogadores do São Paulo tentam administrar o favoritismo para conquistar a classificação à final da Sul-Americana, o zagueiro Toloi e o meia Jadson durante as entrevistas coletivas, já afirmavam haver o favoritismo para o jogo, o meia-atacante Lucas que pode fazer o seu último jogo no Morumbi antes de ir para o Paris Saint-Germain (FRA), em janeiro, sabe da responsabilidade de avançar no torneio.

Santos Na última semana da temporada o técnico Muricy Ramalho ganhou duas boas novidades em treinamento realizado no CT Rei Pelé, o lateral-direito Fucile e o atacante Miralles, ausências na equipe por conta de lesões, voltaram a treinar com bola com o restante do elenco e podem ser novidades para o clássico contra o Palmeiras, no próximo sábado. O uruguaio que não atua há 227 dias, por conta de uma lesão de ligamento, participou da atividade e mostrou estar recuperado. Após longo período de inatividade, Fucile tem, diante do rival alviverde, a chance de mostrar serviço na última partida do Brasileirão e se despedir do clube. Miralles está recuperado de lesão muscular na coxa e pode voltar a campo depois de um mês, para o próximo sábado ele pode ocupar a vaga de André, que está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. O lateral Galhardo com dores musculares, segue fora da equipe, não participou do ultimo treinamento e só deve voltar ano que vem, além dele, Edu Dracena, Henrique, Léo, Alison e Paulo Henrique estão no departamento médico.