Últimas do Futebol Brasileiro - 28 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O volante Renato participou do coletivo realizado na reapresentação do Flamengo, no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Fora dos gramados desde o dia 26 de agosto, quando realizou uma cirurgia no joelho esquerdo, o jogador virou uma das opções do técnico Dorival Júnior para substituir Cáceres, suspenso, no clássico contra o Fluminense, neste próximo domingo, no Engenhão. Luiz Antonio é outro que briga pela vaga. Durante a atividade, Renato chegou a ter a chance de marcar um gol de pênalti, mas o goleiro Paulo Victor defendeu. As duas equipes do treinamento foram formadas por reservas, jogadores não relacionados no jogo contra o Atlético-MG e alguns oriundos das categorias de base. Negueba, Hernane, Adryan, Bottinelli, Marllon e Luiz Antonio foram alguns dos jogadores que ficaram entre os titulares no coletivo. Os titulares que entraram em campo no jogo contra o Atlético-MG, na noite da última quarta-feira, fizeram apenas um treino regenerativo na academia do CT. Alguns jogadores que estão no departamento médico do Flamengo deram voltas pelo campo cinco do CT. O volante Ibson, com dores na coxa direita, foi um deles.

Fluminense Convocado pelo técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira pouco tempo antes do treino do Fluminense, na Escola de Educação Fisica do Exército, o meia Thiago Neves parece ter entrado no coletivo comandado pelo treinador Abel Braga mais motivado do que o normal. Ele foi o grande destaque da atividade ao marcar três gols. Um dos tentos do camisa 10 foi com um bonito peixinho. Além do belo gol, ele marcou mais duas vezes em excelentes finalizações, sem chances para o goleiro adversário. Além dos gols, Thiago Neves se movimentou bastante, criou muitas jogadas de ataque e foi elogiado até pelos próprios companheiros. Mas o apoiador não parou por aí. Nas jogadas de bolas paradas treinadas durante o coletivo, ele também teve bom aproveitamento. Após brilhar no clássico contra o Vasco, Thiago declarou que em semanas de clássicos ele vai para os treinamentos mais concentrado e focado.

Botafogo O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, afirmou que não se surpreende com o bom número de gols que Seedorf tem no Campeonato Brasileiro. De acordo com o treinador, o camisa 10 tem muita qualidade, e o seu posicionamento mais ofensivo, é o que tem feito a diferença em suas apresentações no futebol brasileiro. Segundo as palavras do treinador do Botafogo: O Seedorf está próximo do gol. No Milan ele não jogava assim porque tinham outros jogadores que faziam essa função, como Kaká, Ronaldinho... Aqui nós o aproximamos mais do gol e isso deu margem para ele executar o que ele sabe fazer. Com 13 jogos no Campeonato Brasileiro pelo Botafogo, o craque holandês marcou seis gols. O treinador lembrou a estreia do apoiador contra o Grêmio, no dia 22 de julho, quando segundo ele, muitos o criticaram pelo posicionamento mais ofensivo que ele deu ao jogador. O Botafogo volta a campo no próximo domingo, contra o Bahia, em Salvador.

Vasco Fora dos gramados desde o último dia 15 de julho, o lateral-esquerdo Thiago Feltri treinou entre os titulares do Vasco e foi um dos destaques da atividade. O jogador deve ser escalado pelo técnico Marcelo Oliveira para a partida contra o Figueirense neste próximo sábado, em São Januário. Sobre o período sem jogos, Feltri disse que superou o momento complicado e espera aproveitar a chance. O lateral, que trabalhou com o técnico Marcelo Oliveira no Atlético-MG, contou que apesar de ter a confiança do treinador, precisa mostrar em campo que merece estar entre os 11 titulares. Feltri acredita que o pensamento do Vasco deve ser a vaga na Libertadores, mas que uma sequência de vitórias e derrotas dos rivais pode colocar o time de volta na briga pelo título.

Corinthians O técnico Tite começou a esboçar a equipe que enfrenta o Sport neste próximo domingo, no Pacaembu. E como ainda não sabe se poderá contar com o zagueiro Wallace, que será julgado, treinou um tempo com ele e outro com Anderson Polga. O camisa 4 passará pelo tribunal por conta de um pisão que deu em Barcos no clássico do dia 16 de setembro, na vitória do Timão por 2 a 0 contra o Palmeiras. Na ocasião, o jogador sequer foi advertido, mas imagens da partida acabaram formalizando a denúncia. Se punido, o jogador corre risco de desfalcar o time de Tite por até três jogos. Seria a brecha para a entrada do recém-contratado Anderson Polga no time. O gaúcho de 33 anos, que acertou contrato até o final do ano, tem agradado e pode entrar na vaga, já que Chicão ainda se recupera de uma cirurgia de hérnia inguinal. Fora do próximo jogo contra o Sport, Emerson Sheik foi liberado pela comissão técnica e diretoria para tirar folga até a próxima segunda-feira.

Palmeiras O técnico Gilson Kleina teve uma boa notícia, o meia chileno Valdivia mostrou evolução em relação a uma lesão na coxa direita, foi a campo e realizou o primeiro trabalho com bola na semana. Assim, tem chances de enfrentar a Ponte Preta, no próximo sábado, no Pacaembu. Na ultima atividade o chileno havia ficado em tratamento por causa do problema no músculo, que até então limitava os seus movimentos. Com uma semana de clube, o treinador Kleina já afirmou que o chileno é o diferencial do Verdão e, por isso, tem mostrado preocupação com a frequente irritação do jogador com a arbitragem. Ele está pendurado com dois cartões amarelos e se for advertido no sábado que vem, não enfrentará o São Paulo no clássico do dia 6, no Morumbi. O atacante Maikon Leite e o zagueiro Thiago Heleno também se recuperaram de problemas físicos e participaram da atividade na Academia de Futebol. Já o volante Correa ficou na fisioterapia. De olho no duelo com a Macaca, o Verdão antecipou a concentração. O elenco dorminará em hotel, treinarão no CT e voltarão para a reclusão após as atividades até o dia do jogo.

São Paulo Depois de empatar em 1 a 1 com a LDU de Loja, na noite de ultima quarta-feira, no Equador, Ney Franco espera que o São Paulo esteja mais reforçado para o jogo da volta. O confronto acontece no dia 24 de outubro e o treinador quer contar com Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano, no Morumbi. Segundo as palavras do treinador do Tricolor: Esperamos o Ganso, que foi inscrito, e esperamos o Luis Fabiano. Para que no segundo jogo a gente já tenha esses dois jogadores. Tanto o Ganso, como o Luis Fabiano são dois jogadores decisivos para o segundo jogo. Apresentado no último sábado, Paulo Henrique Ganso tem um estiramento na coxa esquerda. Os médicos do Tricolor evitam dar um prazo para o retorno, mas Renê Abdalla, médico que realizou os exames no camisa 8, acreditam em seis semanas de recuperação. O jogador tem feito tratamento em dois períodos no CT da Barra Funda. Já a lesão de Luis Fabiano é menos grave. O atacante sentiu um estiramento na coxa direita na semana passada, desfalcou o time no fim de semana e não viajou para o Equador. A previsão inicial era de, pelo menos, duas semanas de tratamento, mas Luis Fabiano acredita que terá condições de enfrentar o Coritiba, domingo que vem, no Couto Pereira.

Santos O técnico Muricy Ramalho tem dois desfalques certos para o confronto diante do Grêmio, neste próximo domingo, no Olímpico, pela 27ª rodada do Brasileirão. Com dores musculares, os laterais Bruno Peres e Léo foram vetados pelo departamento médico alvinegro. O ala Bruno Peres, que foi substituído no segundo tempo da vitória sobre La U (CHI), na última quarta-feira, voltou a sentir lesão muscular na coxa esquerda, que o afastou do duelo contra a Lusa, no último sábado. Ele realizará exames médicos nos próximos dias e deve voltar a treinar com bola só na próxima semana. Já o lateral-esquerdo Léo teve lesão de grau um diagnosticada na panturrilha esquerda, após exame de ressonância magnética. Assim como Bruno Peres, ele sentiu lesão e foi substituído no segundo tempo do confronto contra os chilenos e deve retornar ao Peixe só na próxima semana. Para o duelo contra o Grêmio, neste final de semana, o técnico Muricy deve optar pelas entradas dos laterais Juan e Douglas.

Cruzeiro No ultimo coletivo da semana no Cruzeiro, visando a partida contra o Internacional, neste próximo sábado, em Varginha, o treinador Celso Roth testou uma formação diferente. Ao invés do usual 4-4-2, o técnico colocou em campo um 4-5-1, esquema ao qual já recorreu algumas vezes neste Brasileirão. A defesa foi a mesma que começou a partida contra o São Paulo, domingo passado, mas com diversas alterações no meio de campo e no ataque. O time reserva contou com as presenças do lateral-direito Ceará, em fase final de recuperação de uma lesão no tornozelo direito, do volante Diego Arias e do atacante Martinuccio. Durante a atividade, o técnico retornou ao esquema tradicional. Ele sacou Victorino para a entrada de Ceará, fazendo Léo voltar à zaga. Diego Renan deixou o time para a entrada de Arias, fazendo Everton voltar à esquerda. Por fim, Anselmo Ramon entrou na equipe, no lugar de Souza. Charles, com dores no tornozelo, e Wellington Paulista, com dores na parte posterior da coxa direita, não participaram da atividade.

Atlético Mineiro Depois de deixar a partida contra o Flamengo ainda no primeiro tempo, nesta ultima quarta-feira, o volante Leandro Donizete, do Atlético-MG, acabou vetado para o jogo deste próximo sábado, quando o Galo enfrenta a Portuguesa. Isso porque o jogador sentiu dores na coxa direita. Donizete deixou o campo de jogo aos 37 minutos do primeiro tempo, dando lugar a Carlos César. Ele solicitou a substituição após sentir dores na parte posterior da coxa. Nesta próximo final de semana, ele passará por exames de imagem para saber a gravidade da lesão. Além de Donizete, também estão vetados para o próximo duelo o zagueiro Réver e o volante Richarlyson, ambos suspensos para o jogo contra a Lusa. O capitão recebeu cartão vermelho direto ao agredir González, do Flamengo, no segundo tempo do ultimo jogo. Richarlyson, por sua vez, recebeu o terceiro amarelo.

Sport O artilheiro e melhor jogador do Mundial Sub-20 de 2011 com a Seleção Brasileira, o atacante Henrique treinou no time C na reapresentação do Leão na Ilha do Retiro. O jogador, titular do Sport durante boa parte do primeiro turno, vem perdendo espaço com o treinador Waldemar Lemos. Na reapresentação da equipe após a vitória contra o Coritiba, no ultimo domingo, os jogadores que atuaram 90 minutos fizeram um treino regenerativo, enquanto que o resto participou de um coletivo. No time 'titular' estava o atacante Gilberto, autor do gol da vitória contra o Coxa. Além de Henrique, o meia Felipe Menezes também apareceu no time C. Na segunda parte do treino, ambos foram deslocados para a equipe principal e tiveram boa participação. Henrique, inclusive, marcou um gol e Felipe Menezes cobrou uma falta na trave.

Náutico Os dirigentes de Pernambuco ainda estão à espera de uma punição para o árbitro Pablo dos Santos Alves, que não marcou um pênalti do zagueiro Gum, do Fluminense, sobre o atacante Kim, do Náutico, no confronto entre as equipes realizado no ultimo sábado, quando o Tricolor venceu por 2 a 1. Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, a CBF ainda não confirmou qualquer sanção. Segundo as palavras do presidente da Federação: Nós já questionamos este fato à Comissão de Arbitragem, mas ainda não tivemos retorno. Vamos encaminhar uma representação à CBF e vamos aguardar um posicionamento. A assessoria da CBF também negou qualquer punição. Um detalhe curioso é que o ouvidor de arbitragem da CBF, Paulo Jorge Alves, é pai do Pablo dos Santos Alves.