Últimas do Futebol Brasileiro - 29 de agosto

Por Mano Thiago

futebol

FLAMENGO Promovendo constante rodízio entre os jovens criados na Gávea, Dorival Júnior, desta vez, relacionou o atacante Nixon para o jogo contra o Sport, nesta quinta-feira. Aos 20 anos de idade, o jogador, que coleciona muitos gols pelos juniores, é mais um garoto que integrará o grupo que viaja para Volta Redonda, para a primeira rodada do returno do Brasileirão. Desde que chegou ao Rubro-Negro, o atual treinador tem dado sucessivas chances aos garotos promovidos ao profissional. Antes de Nixon, Dorival já havia surpreendido a todos com a convocação de Fernandinho para o jogo contra o Palmeiras, quando, inclusive, entrou no segundo tempo. Na ocasião, o técnico relacionou 12 jogadores formados no Flamengo, em um grupo de 18 atletas. Em meio à promoção dos jogadores revelados pelo clube, quem trilha o caminho inverso é o atacante Deivid. Sem sequer ter sido relacionado para o jogo contra o Botafogo, o experiente jogador, que tem sofrido sondagem do Coritiba, parece estar com seus dias contados na Gávea.

FLUMINENSE Ciente das dificuldades que terá no jogo contra o atual campeão da Copa Libertadores, o Fluminense procurou acertar todos os detalhes possíveis antes do confronto contra o Corinthians. O técnico Abel Braga comandou um intenso treino tático, com o objetivo de mostrar ao time titular como superar a forte marcação da equipe paulista e também neutralizar seu sistema de jogo, baseado na velocidade e na troca de passes rápidos. Depois de conversar durante alguns minutos com Fred, Thiago Neves e Carlinhos, Abelão iniciou a atividade tática. O técnico parou o treino em vários momentos, procurando explicar cada instante das jogadas. Em seguida, o Tricolor praticou alguns lances de bola parada, com Thiago Neves e Jean responsáveis pelas execuções. Pouco depois, foi a vez do grupo exercitar lançamentos de laterais e cobranças de falta da intermediária. Enquanto isso, o atacante Samuel realizou algumas atividades com bola à beira do gramado. Como ele está suspenso, por conta do terceiro cartão amarelo, ele não poderá enfrentar o Corinthians.

BOTAFOGO Andrezinho vai desfalcar o Botafogo por pelo menos mais vinte dias. O jogador torceu o tornozelo direito no clássico do último domingo contra o Flamengo e deixou o Engenhão de muletas. O apoiador é o artilheiro do Glorioso no Brasileirão, com 7 gols marcados em 17 jogos. Segundo o chefe do departamento médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros, Andrezinho fez uma ressonância magnética e constatou uma lesão ligamentar. Segundo as palavras do medico do Fogão: O André teve uma lesão grave. Fizemos exames e graças a Deus constatamos que ele não teve uma fratura. Foi uma lesão ligamentar que deve afastá-lo por mais ou menos mais vinte dias. Por outro lado, Oswaldo de Oliveira pode ter um retorno na próxima semana. Vitor Júnior, que está lesionado desde o último dia 12, quando enfrentou a Portuguesa, deve voltar a treinar com bola até o fim da semana. Entretanto, o médico enfatizou que o meia praticamente não tem chances de atuar contra o São Paulo, na próxima quinta-feira.

VASCO Nesta quarta-feira, o Vasco tem a chance de recuperar a terceira posição e devolver a última vaga do G4 aos gaúchos do time do Grêmio. Cabe aos cariocas conquistar uma vitória fora de casa, o que não ocorre desde o início de agosto, quando venceu o Sport por 2 a 0 na Ilha do Retiro. O Grêmio vem em boa fase. Triunfante no clássico diante do rival Internacional, os tricolores almejam se aproximar dos líderes Galo e Fluminense. Próximo de completar um ano no comando do Gigante da Colina, Cristovão Borges terá dificuldades para escalar o Vasco visando o próximo confronto. Dentre os titulares, Juninho, suspenso, e Eder Luis, lesionado, desfalcarão o time. Felipe, que ficou no banco na partida contra o Fluminense, no ultimo domingo, é uma alternativa para começar jogando. Derrotado nas duas últimas rodadas, o Vasco precisa vencer para se manter na briga pelo título. Apesar dos recentes resultados negativos, o técnico Cristovão Borges reconhece a dedicação dos jogadores e afirma que não faltará dedicação para as próximas partidas.

CORINTHIANS Mesmo após a derrota por 2 a 1 para o São Paulo, no último domingo, o técnico Tite optou por manter praticamente a mesma equipe no treino tático no CT Joaquim Grava. Assim, a equipe que enfrentará o Fluminense no Engenhão, nesta quarta-feira, terá apenas uma mudança: Paulo André, suspenso, dá lugar a Wallace. Os trabalhos comandados por Tite incluíram um treino tático, seguido por uma atividade de bola parada colocando ataque contra defesa. A jogada pelo alto é uma das grandes armas da equipe carioca. Os atacantes Guerrero e Martinez são desfalques e não viajam com o grupo para o Rio de Janeiro. O peruano, que sentiu uma lesão no tornozelo direito, chegou a melhorar, no entanto será preservado do duelo. Já o argentino tem dores no músculo adutor da coxa direita e fez apenas tratamento durante os últimos trabalhos no CT. Com isso o Corinthians entrará em campo contra o Fluminense com a seguinte formação: Cássio, Alessandro, Chicão, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas, Danilo; Romarinho e Emerson. Com 24 pontos, o Corinthians ocupa a 12ª colocação.

PALMEIRAS Se os desfalques do Palmeiras vêm atormentando o técnico Felipão nas últimas rodadas, para o jogo desta quarta-feira, contra a Portuguesa, ele terá quatro jogadores que não enfrentaram o Santos, no último sábado, à disposição. Recuperados de lesões musculares, o atacante Maikon Leite, o volante Márcio Araújo e o lateral direito Artur foram relacionados pelo treinador. Já o zagueiro Thiago Heleno retorna após cumprir suspensão. Luan, outro que vivia a expectativa de voltar, fica fora mesmo já estando apto aos trabalhos com bola. Apesar dos retornos, Felipão não poderá contar com os operados Wesley, Marcos Assunção e Fernandinho, os lesionados Daniel Carvalho, Román e Patrik, e o suspenso Maurício Ramos. Na ultima atividade realizada no CT do Palmeiras, o técnico comandou trabalhos de posicionamento, finalizações, cobranças de falta e pênalti, e um recreativo.

SÃO PAULO Na preparação para a partida diante do Botafogo, nesta próxima quinta-feira, no Morumbi, os jogadores do São Paulo fizeram um trabalho técnico no gramado. O goleiro Rogério Ceni não participou das atividades com o grupo. Ele fez um leve trabalho de defesas e depois correu ao redor do gramado. Após uma atividade de dois toques, utilizado como aquecimento, o técnico Ney Franco dividiu o grupo em três times, com oito jogadores cada. Com somente metade do campo em uso, duas equipes por vez faziam atividades de ataque e defesa, com um goleiro na meta. Enquanto isso, o outro time ficou à parte, ora descansando ora chutando ao gol. Enquanto o treino rolava, Rogério Ceni ficou em separado. No início das atividades, ele somente defendeu alguns chutes dos preparadores técnicos e do goleiro reserva Leonardo. Depois, deu algumas voltas ao redor do gramado. A medida é preventiva, pois o camisa 1 do Tricolor faz atividades específicas para evitar lesões. Por fim, os jogadores fizeram um trabalho de finalizações. A boa notícia é a volta de Cortez, que ficou de fora do último jogo por causa de suspensão automática, e treinou normalmente.

SANTOS Os tempos mudaram no Santos. Depois de agonizar na luta contra a zona de rebaixamento por algumas rodadas, a equipe não para de vencer desde que Neymar retornou das Olimpíadas. Já são três jogos e três vitórias, desempenho que anima o time para o confronto desta quarta-feira, contra o Bahia, na Vila Belmiro. O time praiano encerrou a primeira metade do torneio na décima colocação, com 26 pontos. A distância para o Vasco, último integrante da zona de classificação à Libertadores, é de nove pontos. Para o líder Atlético-MG, que tem um jogo a menos, é de 17. No total, são seis jogos de invencibilidade, com quatro vitórias e dois empates, contando o 0 a 0 com La U, pela Recopa. Nos últimos quatro jogos, ao menos, a base do time tem sido a mesma que vai a campo contra o Tricolor Baiano. Muricy vai repetir a equipe que bateu o Palmeiras no fim de semana, com Juan no lugar de Léo, que sofre de um problema na panturrilha. Henrique, que vinha sendo titular antes de lesionar o púbis, segue fora.

CRUZEIRO Com seis desfalques, a delegação do Cruzeiro viajou para Goiânia. O técnico Celso Roth comandou o ultimo treinamento e, em seguida, relacionou 19 atletas para a viagem. Na relação pôde-se perceber as ausências dos desfalques. Victorino, Ceará, Willian Magrão e Fabinho, contundidos, permanecem em tratamento, sem previsão exata de retorno. Já Mateus e Leandro Guerreiro cumprirão suspensão contra o Dragão. Roth não sanou as dúvidas que tem para a escalação, devendo fazer mudanças em todos os setores da equipe. Na defesa, não é certo que Léo continue atuando na lateral direita, podendo retornar à zaga e Diego Renan jogando na lateral direita. A outra possibilidade é manter Léo na lateral e escalar Rafael Donato na zaga, no lugar de Mateus. No meio, com a suspensão de Leandro Guerreiro, Sandro Silva deverá ser o substituto natural. Charles, suspenso nas duas últimas partidas, retorna ao time e deve formar o meio-campo com Sandro Silva, Lucas Silva e Montillo. E, no ataque, a grande dúvida fica entre Wallyson e Wellington Paulista, para jogar ao lado de Borges.

ATLÉTICO – MG O líder Atlético-MG volta a campo nesta quarta-feira, no Indepedência, para começar sua trajetória no segundo turno do Campeonato diante da Ponte Preta. Mas o Galo não está para brincadeira e, após sofrer um empate amargo no clássico contra a Raposa, quer mostrar sua força dentro de casa, onde não perde há um ano. Depois, o objetivo é torcer para o Timão vencer o Flu, que está com um ponto a menos que o Galo. O clássico diante do Cruzeiro deixou um grande prejuízo no time titular do Atlético-MG. Na partida, Bernard e Pierre receberam o vermelho e, por isso, não jogarão diante da Ponte Preta. Mas o problema para o treinador é o excesso de peças. Para jogar como volante ao lado de Donizete, Serginho e Fillipe Soutto são os principais candidatos, com Richarlyson correndo por fora. Já a ponta esquerda será um abacaxi novo para Cuca descascar. Desde que começou o Brasileiro, o jovem Bernard não desfalcou o Atlético. Agora, sem o camisa 11, o comandante poderá colocar Escudero, Neto Berola ou até mesmo Guilherme para fazer a função. O atacante Leonardo, recém-contratado para ser reserva de Jô, foi regularizado e será a grande novidade para o confronto.

SPORT Após mais um jogo sem vitória e sem gols, o Sport vive seu pior momento no Campeonato Brasileiro. Mesmo com o empate sem gols, neste ultimo domingo, contra o maior rival, Náutico, na Ilha do Retiro, a torcida do Leão aplaudiu o time. Na estreia de Waldemar Lemos, o time foi o melhor em campo e teve as melhores chances, mas esbarrou na atuação impecável do goleiro Gideão. O volante do Sport, Rithely, que mandou uma bola na trave no primeiro tempo, lamentou as chances perdidas e crê que as bolas vão começar a entrar para o Sport sair da vice-lanterna. Segundo as palavras do volante: Vamos trabalhar. Acabei errando, mas vamos trabalhar. Nas outras partidas a gente vem tendo chances de gol, mas acaba não aproveitando, que é o principal, e de novo não fizemos o gol, mas vamos melhorar e sair dessa situação incômoda.

NÁUTICO O atacante Kieza, artilheiro do Náutico no Campeonato Brasileiro ao lado de Araújo com seis gols, desfalcará o Timbu diante do Figueirense, nesta quarta-feira, nos Aflitos, em jogo da 20ª rodada da competição. Ele foi vetado pelo departamento médico, em razão de um estiramento na coxa esquerda. Kieza havia sido substituído no segundo tempo do clássico diante do Sport, no último domingo, após sentir dores no local. Um exame de imagem confirmou a lesão e a sua presença contra o Cruzeiro, no próximo domingo, é uma incógnita. A tendência é que Araújo tenha Kim ao seu lado no ataque do Náutico contra o Figueirense. O Náutico ocupa a 11ª posição no Brasileirão com 24 pontos e vem de três jogos sem derrotas. Foram duas vitórias e o empate diante do rival Sport. Nesses três jogos, o Timbu deixou o campo sem sofrer um gol sequer.