Últimas do Futebol Brasileiro - 29 de novembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo As últimas semanas de treino no Flamengo tem sido marcado pela descontração, na ultima atividade o técnico Dorival Júnior colocou os jogadores para trabalhar, os atletas realizaram um treino técnico no Ninho do Urubu, que foi observado pelo diretor de futebol, Zinho. A nota ruim ficou por conta do lateral Leonardo Moura que voltou a sentir dores na panturrilha e saiu de campo junto com o médico Marcelo Soares, Maldonado e Liedson, recuperados de lesão treinaram normalmente com o restante do elenco. O elenco foi dividido em três equipes, onde duas se enfrentam em campo reduzido, enquanto a terceira aguarda na outra metade, um time ataca e tem cinco minutos para marcar o gol, os defensores por sua vez tem o mesmo tempo para evitar o feito adversário e passar pela linha do meio de campo. Quando um dos objetivos é bem sucedido, o jogo se repete na outra metade do campo, entre o vencedor e o que estava esperando. O Rubro-Negro volta a campo para enfrenta o Botafogo, no próximo sábado, no Engenhão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Fluminense Os titulares do Fluminense contra o Sport finalmente voltaram a treinar, menos um deles, o atacante Fred foi liberado para resolver problemas particulares. Outro que não apareceu no gramado foi Samuel, reserva imediato de Fred, ele ficou na academia das Laranjeiras realizando uma série de exercícios de reforço muscular, caso Fred realmente não atue no próximo domingo, contra o Vasco, o jovem será o titular do ataque tricolor. Se o artilheiro do Fluminense no Campeonato Brasileiro não apareceu, quem esteve nas arquibancadas da sede tricolor na ultima atividade foi o ex-atacante Waldo, maior goleador da História do clube, com 319 gols. Waldo estava divulgando um livro sobre a sua história que será lançado nas Laranjeiras, no próximo sábado, ele esbanjou simpatia, lembrou os áureos tempos em que vestiu a camisa do Flu ao lado de ídolos como Castilho e aproveitou para desejar sorte ao atual artilheiro Fred.

Botafogo Já sem nenhuma chance de ir à Libertadores, o técnico Oswaldo de Oliveira vai utilizar a partida contra o Flamengo, no próximo sábado, como uma espécie de laboratório para a próxima temporada, com cinco desfalques, o treinador esboçou o time no ultimo treino coletivo no campo anexo do Engenhão. A defesa foi formada apenas por jogadores reservas, o titular Dória que está suspenso e se apresenta na Seleção sub-20 no dia 9 de dezembro, foi liberado pela diretoria e está de férias, Márcio Azevedo realizou uma cirurgia e não deve disputar o clássico no final de semana, com todos os jogadores titulares comprometidos do setor, Oswaldo colocou no time titular a defesa com Lennon, Brinner, Fábio Ferreira e Lima. Andrezinho está fora da partida também suspenso, Renato com dores lombares, foi poupado, com isso o setor de meio de campo foi escalado com Gabriel, Jadson, Fellype Gabriel, Lodeiro e Seedorf. No ataque Bruno Mendes está fora da partida, mesmo que o Botafogo consiga a aprovação no mandado de segurança que o permita jogar, a diretoria preferiu usar a cautela no caso e Elkeson treinou entre os titulares.

Vasco Desta vez com a presença do meia Juninho, o Vasco realizou trabalhos físicos e táticos em São Januário, poupado da última rodada por conta de uma fadiga muscular, o camisa 8 participou de um coletivo com campo reduzido que mesclou titulares e reservas. Quando o Reizinho da Colina chegou ao campo, outros jogadores do elenco cruz-maltino já faziam um trabalho físico leve, entre eles estava Carlos Alberto que por conta de uma lesão no púbis, ficou fora de algumas rodadas. Alguns titulares como Nilton, Wendel e Fernando Prass foram poupados, assim como Felipe, o atacante Alecsandro que se recupera de uma contusão, também não apareceu no gramado. A ultima partida do Cruz-Maltino no ano será contra o Fluminense, no próximo domingo, no Engenhão, se vencer o clássico, o Gigante da Colina pode impedir que o rival Tricolor quebre o recorde do São Paulo de 2006, que somou 79 pontos e é o maior pontuador da história dos pontos corridos.

Corinthians O Corinthians devera ter dois desfalques para o duelo contra o São Paulo, no próximo domingo, o zagueiro Paulo André e o lateral Fábio Santos, ambos com lesões musculares, as vésperas do Mundial de Clubes, a comissão técnica tem preferido não se arriscar com jogadores recém-saídos do departamento médico. Com um problema no músculo da coxa, o lateral-esquerdo deve retornar aos treinos ainda essa semana, resta saber se a comissão técnica vai arriscar usá-lo, já o zagueiro que teve um histórico grande de lesões no primeiro semestre, sentiu um incomodo na panturrilha e deverá mesmo ser preservado. Enquanto o tão esperado torneio no Japão não chega, o Timão segue sua rotina de treinos no CT Joaquim Grava, durante a ultima atividade, jogadores fizeram uma movimentação no campo, desta vez com portões fechados para a imprensa, a tendência é que o técnico Tite já comece a esboçar os titulares que enfrenta o São Paulo.

Palmeiras Depois de criticar o presidente Arnaldo Tirone por ter garantido a sua permanência no Palmeiras, o atacante Barcos divulgou um vídeo e afirmou que ficará no clube na próxima temporada. Segundo as palavras do atacante palmeirense no vídeo: O amor e o carinho que eu tenho hoje pelo Palmeiras não troco por nenhum clube. Vou ficar no Palmeiras por amor e por tudo que sinto pelo clube. Estamos juntos. O ano de 2013 é nosso, eu acredito! O principal receio do Pirata é perder espaço na seleção argentina ao disputar a Série B do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Atualmente ele é reserva da equipe comandada por Alejandro Sabella e tem grande concorrência com os hermanos no setor ofensivo. De acordo com o camisa 9, o próprio treinador argentino cogitou a possibilidade de Barcos perder espaço na seleção, por disputar uma competição inferior tecnicamente no Brasil em 2013, ano em que também terá a Copa Libertadores pela frente.

São Paulo Desde que perdeu a Copa Libertadores para o Internacional em 2006, foram anos batendo à porta das decisões e sendo rejeitado. E mesmo não empolgando ao empatar sem gols com a Universidad Católica (CHI), no Morumbi, o São Paulo conseguiu chegar à final da Copa Sul-Americana encerrando o calvário das semifinais dos últimos anos, graças ao gol de Rafael Toloi no empate em 1 a 1 na primeira partida. O Tricolor aguarda agora o vencedor da outra semifinal entre Tigre (ARG) e Milionários (COL), lembrando o torcedor são paulino, no primeiro jogo, empate em 0 a 0 na Argentina. No próximo domingo, o São Paulo volta a jogar pelo Brasileirão, o Tricolor enfrenta o Corinthians, no Pacaembu, na última rodada do Campeonato Nacional.

Santos De folga dos treinamentos, o elenco do Santos subiu a Serra e passou por uma bateria de exames clínicos e cardiológicos no Hospital do Coração, em São Paulo, já visando o início da preparação para a temporada 2013. O teste realizados com os jogadores foram o eletrocardiograma, além de exames clínicos, capazes de analisar o nível de cansaço dos jogadores, a ideia é que com o resultado, os mais "desgastados" sejam poupados na última rodada do Brasileirão. As avaliações foram realizadas em atletas como Neymar, André, Miralles, Victor Andrade, entre outros, os santistas retornam às atividades no CT Rei Pelé para realizam o penúltimo treino antes do duelo diante do Palmeiras, no próximo sábado, pela ultima rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro.