Últimas do Futebol Brasileiro - 3 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Recuperação. Essa é a palavra de ordem no Flamengo depois do anúncio da permanência do atacante Adriano no Rubro-Negro. O Imperador chegou cedo ao Ninho do Urubu cedo e realizou apenas trabalhos de fisioterapia, longe dos outros companheiro, que fizeram um treino de finalizações no campo 5. Para o lateral-direito Léo Moura, o mais importante não é que todos o apoiem, mas sim que ele mesmo queira ser ajudado nesta fase conturbada. Segundo as palavras do lateral do Fla: Nós estamos aqui para ajudá-lo. Sempre fui companheiro, mesmo quando estava longe daqui eu ligava direto para ele. O grupo torce para que ele possa ficar junto da equipe. Ele é um cara de coração e merece voltar a jogar em alto nível, mas ele tem que querer ser ajudado. Quando voltar a treinar com o grupo, ele vai voltar a fazer o que sabe. Frequentes assíduo da noite carioca, Adriano já se envolveu em diversas polêmicas fora de campo. Para Léo Moura, alguns jogadores têm dificuldades quando estão fora do ambiente do clube. Mesmo após a terceira falta em treinos, Adriano deve ser reintegrado ao elenco este mês. O atleta tem contato até o final de 2012 e restam apenas 11 rodadas para o término do Campeonato Brasileiro.

Fluminense Depois de uma folga no começo da semana, os jogadores titulares do Fluminense retornaram aos trabalhos nas Laranjeiras. Eles deram algumas voltas em torno do gramado, num ritmo leve, e realizaram em seguida uma série de alongamentos. Enquanto fizeram essa segunda atividade, eles conversaram com o técnico Abel Braga. Sem o tradicional uniforme, o treinador falou bastante com os titulares, provavelmente comentando sobre o clássico do último domingo, contra o Flamengo. Após esse papo, os titulares foram para as dependências internas do clube, para dar sequência ao trabalho regenerativo pós-jogo. Depois de também correr algumas vezes em torno do campo, o goleiro Diego Cavalieri foi poupado dos exercícios com bola, com os outros jogadores da posição. Enquanto isso, os outros nomes do elenco treinaram normalmente e disputaram um coletivo, que contou com a presença de alguns atletas das categorias de base.

Botafogo Desfalque contra o Bahia, no último domingo, o volante Renato segue em busca de recuperação total de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Lesionado contra o Coritiba, há exatamente um mês, o camisa 8 realizou um treino físico em campo na ultima atividade. Com isso, existe a possibilidade de que o jogador volte ao time titular no clássico contra o Fluminense, no próximo sábado à noite. Antes de ir a campo, Renato esteve na academia do Engenhão e fez trabalhos musculares para recuperar suas melhores condições. Em seguida, o meio-campista subiu para o campo anexo e correu em volta do campo por alguns minutos, sendo monitorado pelos preparadores físicos do Alvinegro. Renato vem desfalcando a equipe alvinegra há seis partidas. Havia a expectativa de que o meio-campista voltasse contra o Bahia, o que não se realizou. O técnico Oswaldo de Oliveira já havia manifestado o desejo de voltar a contar com o volante no "Clássico-Vovô" deste sábado que vem.

Vasco O atacante Tenório ficará fora dos gramados por pelo menos três semanas, por conta de uma lesão na coxa direita. Se não conseguir voltar antes, o equatoriano estará livre apenas no jogo contra o Corinthians, no próximo dia 27 de outubro, em São Paulo. Segundo as palavras de Albino Pinto, médico do Vasco: Acredito que em menos de três semanas ele não volta. Ele machucou o músculo posterior da coxa, uma lesão de grau um para a dois. Mais ou menos o que esperávamos. Questionado sobre a sequência de lesões do equatoriano, o médico disse que isso se dá porque Tenório é um jogador de muita vontade. Ainda nas palavras do médico do clube: O Tenório é um jogador que se esforça muito. E por isso ele acaba se contundido mais. É um cara que se entrega. E essas lesões muita gente acha que o problema é no departamento médico, mas não é. É uma coisa normal na vida do atleta. Tenório deixou o jogo do último sábado, contra o Figueirense, com dores na coxa direita. Sem o equatoriano, a tendência é a entrada de Eder Luis no time do Vasco que enfrenta o Atlético-GO, no próximo sábado, em Goiânia.

Corinthians O Corinthians voltou aos trabalhos no CT Joaquim Grava. Sem poder contar com 14 jogadores na atividade técnica, Tite teve de escalar o seu auxiliar Fabio Carille como lateral-esquerdo. Com a semana vazia após a vitória por 3 a 0 sobre o Sport, no último domingo, a comissão técnica preferiu recuperar e preservar alguns atletas. Apesar de todos os "desfalques", o único que segue no departamento médico é Jorge Henrique. Com dores musculares na coxa esquerda, o atacante segue fora de combate. Já Emerson Sheik, que voltou da folga que ganhou desde ultima quinta-feira, trabalhou apenas a parte física. O camisa 11 ainda tem duas partidas de gancho do STJD para cumprir. Titulares da defesa alvinegra, Paulo André e Alessandro foram outros preservados. O zagueiro fez trabalhos específicos na academia do clube e o lateral apenas correu em volta do gramado. A lista de ausentes também conta com Cássio, Fábio Santos, Paulinho e Ralf, com a Seleção Brasileira, e Martínez, que representará a Argentina, no Superclássico das Américas. A equipe alvinegra volta a campo no próximo sábado. O compromisso pelo Campeonato Brasileiro será contra o Náutico, no estádio dos Aflitos.

Palmeiras Com um time misto, o Palmeiras contou com a boa atuação de Daniel Carvalho para vencer o Millonarios (COL) por 3 a 1, nesta ultima terça-feira, no Pacaembu, para um público de mais de seis mil torcedores, pela Copa Sul-Americana. Invicto no comando do Alviverde e estreando em partidas internacionais, o treinador Gilson Kleina contou com gols de Obina, Tiago Real e Luan para bater os colombianos. Pelo lado do rival, o gol contra de Artur diminuiu a diferença. Com o resultado, o Verdão pode até perder por um gol de diferença, na Colômbia, no próximo dia 23, que avançará às quartas de final da Copa. Caso passe de fase, o clube pega o vencedor do confronto entre Barcelona (ECU) e Grêmio. Na primeira partida, fora de casa, o Tricolor gaúcho venceu por 1 a 0. Agora, mudando o foco, o clube volta as atenções para o clássico do próximo sábado, contra o São Paulo, pelo Brasileiro.

São Paulo A programação feita pelo departamento médico do São Paulo é para que Luis Fabiano volte a treinar no gramado, o atacante faz tratamento em dois períodos. A tendência é a de que ele esteja em campo no próximo sábado, diante do Palmeiras, no Morumbi. Há duas semanas, o camisa 9 sofreu um estiramento na coxa direita quando defendia a Seleção Brasileira, no Superclássico das Américas. O chefe do departamento médico do Tricolor não se disse preocupado com a sequência de lesões do artilheiro do time. Sanchez ressaltou que lesões musculares acontecem com jogadores de todos os clubes. Segundo as palavras do chefe do departamento médico: Não me assusta isso. Ele teve o ano passado bastante agitado, o que acaba propiciando esse tipo de problema, mas eu não acho nada absurdo e acredito que ele estará à disposição para o sábado que vem. Eu só não falo por uma questão ética, mas eu posso enumerar cinco atletas de outros clubes com lesões semelhantes a dele e estão jogando. Mas por ele ser o Luis Fabiano, é mais falado, até porque foi convocado. Não dá para dizer que é por esse ou aquele motivo, apenas acontece.

Santos A atual campanha do Santos no Brasileirão é a segunda pior do clube no sistema de pontos corridos, implementado em 2003. O Peixe só teve pior aproveitamento em 2008, quando brigou até as últimas rodadas para não cair. A situação, porém, não era muito diferente da vivida agora. Na ocasião, após 27 rodadas, o time ocupava a 14ª colocação, com 30 pontos. Mesmo ano passado, quando “abandonou” o campeonato para se preparar para o Mundial, o Alvinegro foi melhor do que neste ano. A essa mesma altura da competição a equipe tinha 46,6% dos pontos disputados, contra os atuais 42%. O principal motivo encontrado pelos santistas para justificar o mal desempenho é a ausência do craque Neymar em 17 rodadas do torneio. Sem a Joia, o time venceu apenas duas vezes, empatou sete e perdeu oito, tendo aproveitamento de 24,5%, pior do que o lanterna Atlético-GO, que tem 26,7%. Com o craque em campo o aproveitamento salta para 70%, pouco abaixo do líder Fluminense, que tem 72,8%.

Cruzeiro O volante Charles e o atacante Wellington Paulista, desfalques do Cruzeiro no empate com o Internacional, no fim de semana passado, estão liberados pelo departamento médico para o confronto diante do Grêmio, neste próximo sábado, no Estádio Olímpico. Na ultima atividade, ambos fizeram um trabalho acompanhado do preparado físico do clube, Flávio de Oliveira. Na última semana, o meio-campista queixou-se de dores no tornozelo direito. Já o centroavante sentiu um desconforto muscular na coxa direita. A dupla realizou exames médicos, mas nenhuma contusão foi diagnosticada. A expectativa é que, no compromisso frente ao terceiro colocado, ambos estejam pelo menos entre os relacionados. Com os retornos de Charles e Wellington Paulista, o técnico Celso Roth ganha novas dúvidas para armar a equipe. O treinador terá sete volantes disponíveis para o confronto Charles, Leandro Guerreiro, Tinga, Lucas Silva, Diego Arias, Marcelo Oliveira e Everton. No ataque, a situação é pouco pior. Fabinho e Wallyson, lesionados, desfalcarão o setor. Além de Wellington Paulista, Anselmo Ramon e Borges poderão entrar em campo no compromisso.

Atlético Mineiro No dia que marcou a reapresentação do Atlético-MG, após longa folga no começo da semana, o técnico Cuca começou um trabalho que irá durar até o fim desta semana, quando o Galo encerra a preparação na sexta e joga no próximo sábado, contra o Figueirense. Após um trabalho físico, o comandante levou os jogadores ao campo e fez um trabalho técnico/tático entre o ataque titular e a defesa titular. Com Bernard, Marcos Rocha e Réver na Seleção Brasileira e Leandro Donizete e Pierre lesionados, além de Leonardo Silva supenso, Cuca teve que fazer algumas modificações. No ataque titular que enfrentou a defesa titular, Guilherme atuou ao lado de Ronaldinho e Jô e Escudero substituiu Bernard. A zaga foi formada por Carlos César, Rafael Marques, Luiz Eduardo e Junior Cesar.

Internacional O esperado se confirmou. D'Alessandro e Índio treinaram no Internacional e não preocupam para o confronto com o Santos, no próximo sábado, na Vila Belmiro. Além deles, Dagoberto e Rafael Moura também devem ser novidades. Depois de causarem apreensão no torcedor colorado, ambos participaram do trabalho físico realizado no CT do Parque Gigante. Sem limitações, estavam normalmente integrados ao grupo de jogadores, que foi dividido em dois. A primeira parte treinava na academia, enquanto o restante corria nos gramados. O mesmo não aconteceu com os atacantes reservas. Ambos estiveram sob o comando do preparador físico Élio Carravetta, responsável pela recuperação física após lesões. Assim, Fernandão terá o grupo completo para o confronto. Guiñazú e Leandro Damião retornam do Superclássico e não são problema. Kleber pode entrar na lateral esquerda, embora Fabrício tenha sido mantido no fim de semana mesmo com o camisa 6 em condições.

Grêmio No Brasileirão, era rotina o ataque do Grêmio marcava, o time saía vencedor. Apesar de o ‘tabu’ ter sido quebrado ao final do primeiro turno, com gol de Elano no Gre-Nal, o setor segue sendo determinante, os atacantes marcaram apenas uma vez em três jogos na competição. Os últimos resultados gremistas são de empate. Além disso, há ainda o jogo pela Copa Sul-Americana. Kleber e Marcelo Moreno passaram em branco, embora o Tricolor tenha vencido, com gol de cabeça de Werley. Com boa participação da dupla de frente contra o Santos, no ultimo domingo, Vanderlei Luxemburgo minimiza a pequena seca de ambos. Contra o Flamengo, Moreno abriu o placar, mas os cariocas conseguiram empatar. No duelo com o Atlético-MG, as duas equipes passaram em branco. Já diante do Santos, o gol saiu da cabeça de Werley, o que já tinha acontecido diante do Barcelona, pela Sul-Americana. Moreno e Kleber são os artilheiros gremistas na competição. O camisa 9 tem oito gols marcados, enquanto o Gladiador foi às redes cinco vezes. No ano, o centroavante tem 19 gols em 46 partidas, enquanto o camisa 30 conta com 14 tentos em 42 jogos.