Últimas do Futebol Brasileiro - 30 de agosto

Por Mano Thiago

flamengo

Flamengo O lateral-direito Léo Moura foi entregue à preparação física e voltou aos treinamentos no Ninho do Urubu, o camisa 2 do Flamengo não entra em campo há quatro jogos por conta de um estiramento na coxa e foi ao gramado do CT durante a reapresentação do elenco para fazer uma atividade física com bola. Com isto a presença dele na partida contra o Corinthians, no próximo domingo pelo Campeonato Brasileiro, fica a critério do treinador Mano Menezes. Os titulares que entraram em campo na vitória sobre o Cruzeiro na última quarta-feira pela Copa do Brasil, fizeram atividades apenas na academia do Ninho do Urubu, já os reservas foram ao campo e participaram de um treinamento físico, os goleiros reservas fizeram trabalhos específicos também no campo um do CT. O volante Cáceres que saiu no intervalo da partida contra o Cruzeiro, foi reavaliado pelo departamento médico durante a reapresentação e não é dúvida para a próxima partida do Flamengo.

Fluminense Depois da eliminação na Copa do Brasil, o treinador Vanderlei Luxemburgo tem mais um problema no Fluminense, o volante Jean que deixou o jogo contra o São Paulo no último final de semana com dores na coxa e não atuou na ultima quarta-feira contra o Goiás no Serra Dourada, teve diagnosticado um estiramento grau 2 na região, dessa maneira deve desfalcar o Tricolor por cerca de 30 dias. Jean pode perder os próximos oito jogos do Fluminense no Campeonato Brasileiro, vale lembrar que após a partida contra o Santos no próximo sábado, o atacante Fred também se ausentará de três jogos do Flu em razão de amistosos da Seleção Brasileira. O substituto natural para o camisa 7 é Diguinho, mas o atleta deixou o campo contra o Esmeraldino sentindo dores e ainda não teve a situação esclarecida, outra opção é a escalação do jovem Willian ao lado de Edinho,outro que disputa a posição, Valencia está em fase de transição do departamento médico para a preparação e em breve estará à disposição.

Botafogo Com festa dos torcedores que compareceram ao Aeroporto Santos Dumont, o Botafogo chegou ao Rio, após a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, conseguida com o empate em 2 a 2 com o Atlético-MG no Independência. Os jogadores foram muito festejados, o camisa 10 Seedorf teve seu nome gritado, tirou fotos e distribuiu autógrafos, alguns fãs tiveram dificuldade de se aproximar do astro da equipe que na próxima fase da competição enfrenta o Flamengo. Autor de um dos gols do empate que garantiu a classificação, Rafael Marques foi muito festejado, o atacante tirou fotos até a entrada do ônibus do Botafogo, um torcedor vestido com a camisa do Flamengo também cumprimentou o atacante alvinegro que o atendeu com muita receptividade, Lodeiro e Gabriel foram outros atletas muito assediados. Os jogadores ficam de folga até quando se reapresentam e iniciam a preparação para o jogo contra o São Paulo no próximo domingo pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo é o vice-líder da competição com 29 pontos, dois a menos que o líder Cruzeiro.

Vasco Com a vantagem conquistada no primeiro jogo, o Vasco não teve dificuldades para avançar às quartas de final da Copa do Brasil na noite da ultima quarta-feira em São Januário. O Gigante fez o dever de casa e venceu o Nacional-AM por 2 a 1, logo aos sete minutos do primeiro tempo, os visitantes aprontaram com o gol de Danilo Rios, depois de rebote em cobrança de pênalti, mas as pretensões do rival não foram além, ainda na primeira etapa o jovem Marlone que teve ótima atuação, deixou tudo igual. No fim da partida Dakson aumentou e deu números finais na virada vascaína. Agora o Cruz-Maltino vai enfrentar o Goiás nas semifinais e espera a definição da data e da ordem de mando do confronto, antes terá o Cruzeiro pela frente em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo no Mineirão.

Corinthians Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Luverdense na última quarta-feira pela Copa do Brasil, os titulares do Corinthians ficaram apenas na academia e na piscina do CT Joaquim Grava. Os reservas comandados pelo auxiliar-técnico Cleber Xavier, disputaram um jogo-treino diante da equipe sub-20 que terminou empatado em 1 a 1, o treinador Tite apenas observou a atividade, sentado em um dos bancos fora do campo. O meia-atacante chinês Zizao e o goleiro Danilo Fernandes completaram o time da base, os reservas do Corinthians atuaram com no gol Julio Cesar, na defesa Alessandro, Cleber, Felipe e Igor, no meio Maldonado, Jocinei, Romarinho, Léo e Emerson Sheik, no ataque Paulo Victor. A equipe sub-20 deu canseira e em vários momentos jogadores caíram nas costas de Alessandro e Cleber, o destaque dos reservas do Timão foi o volante Jocinei com bons desarmes e eficiente saída de jogo, no ataque, Romarinho e Sheik mostravam pouca vontade, em um dos raros lances bons, o atacante Sheik fez o gol, o time da base empatou após um rebote que o meia Matheus, que já treinou com a equipe titular no ano passado, aproveitou.

Palmeiras O meia chileno Valdivia desfalque nos últimos cinco jogos do Palmeiras por causa de um edema na coxa, participou normalmente no ultimo treinamento sem problemas ao lado dos reservas e deve estar à disposição no próximo sábado contra o Ceará no Castelão. O novo problema muscular impediu que o chileno participasse das partidas decisivas contra o Atlético-PR, o mesmo já havia acontecido nos outros dois mata-matas desta temporada contra o Santos no Campeonato Paulistão e diante do Tijuana (MEX) pela Copa Libertadores, ele viaja no sábado, depois de encarar o Ceará para defender a seleção chilena. Os titulares da derrota por 3 a 0 para o Atlético-PR foram à Academia de Futebol após o desembarque da delegação em São Paulo, mas fizeram apenas trabalho regenerativo na parte interna do CT. Só foram a campo os reservas, entre eles de Ronny, Caio e Fernandinho que entraram durante o segundo tempo, houve atividades de marcação e aproximação, mas os jornalistas não tiveram acesso.

São Paulo O São Paulo treinou de olho no confronto do próximo domingo contra o Botafogo no Maracanã, no CT da Barra Funda o treinador Paulo Autuori comandou um trabalho técnico e tático em campo reduzido e mandou a campo o time que pode ser o titular diante do Botafogo. Na ultima atividade o comandante são-paulino testou um 4-2-3-1 e o zagueiro Antônio Carlos que estreou pela equipe no último domingo na vitória sobre o Fluminense, jogou a maior parte do tempo ao lado de Rodrigo Caio na zaga titular, revezando com Rafael Toloi. Os 11 que foram com no gol Rogério Ceni, na defesa Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo, no meio de campo Wellington, Fabrício, Ganso e Jadson, no ataque Lucas Evangelista e Osvaldo. O atacante Welliton reforço do clube para o Campeonato Brasileiro e que foi regularizado na CBF, treinou o tempo todo entre os reservas e pode fazer sua estreia pelo Tricolor contra o Botafogo, os atacantes Luis Fabiano e Aloísio estão suspensos para domingo.

Santos O Santos completou um ano de invencibilidade na Vila Belmiro, a última derrota aconteceu para o Bahia no jogo de despedida do meia Ganso antes de se transferir para o São Paulo no dia 29 de agosto de 2012. De lá pra cá foram 28 partidas realizadas com 15 vitórias e 13 empates, esta é a sexta maior invencibilidade do Peixe em seu estádio em toda a história, no topo do ranking está o desempenho entre 02/06/1929 e 21/12/1930, pouco mais de um ano e meio quando o clube ficou 35 jogos sem perder. Na última partida realizada no estádio, o Peixe conquistou triunfo sobre Vitória por 2 a 0 no último sábado pela 16ª rodada do Brasileirão, a equipe do treinador Claudinei Oliveira vinha de uma série de três empates em casa, contra Coritiba, Corinthians e Vasco. Na atual temporada são 19 jogos em casa, tendo dez vitórias e nove empates, o aproveitamento do Peixe na Vila Belmiro é de 68,42% no ano de 2013. A equipe volta atuar em seus domínios no confronto com o Goiás no dia 07 de setembro pela última rodada do primeiro turno do Brasileiro, antes enfrenta o Fluminense no Maracanã no Rio de Janeiro e Atlético Paranaense no Durival de Birtto em Curitiba.

Portuguesa O elenco da Portuguesa se reapresentou após a eliminação na Copa Sul-americana em Salvador e agora foca totalmente no Campeonato Brasileiro, o treinador Guto Ferreira inclusive ficou em São Paulo preparando a equipe para as próximas partidas. No treinamento, o técnico contou com os jogadores que ficaram em São Paulo, os que ficaram no banco de reserva e os que entraram no decorrer da ultima partida contra o Bahia, os jogadores que começaram jogando tiveram folga. Sobre o time que entrará em campo no final de semana, a dúvida é sobre o esquema se vai com dois ou apenas um atacante, caso jogue com um atacante deve ser apenas Diogo, municiado por uma linha com três meias com Moisés, Souza e Cañete, caso joguem dois no ataque, Gilberto entrará na vaga de um dos meias. No resto Ferdinando deve compor a cabeça de área com Bruno Henrique e a defesa será composta por Lauro, Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério. Bruninho e Lucas Silva recuperados de lesão, já estão à disposição, assim como Ivan que até jogou contra o Bahia, já Washington, Henrique, Romão e Diego Viana seguem entregues ao Departamento Médico, sendo que fora Washington, os outros só voltam a atuar em 2014. Em situação complicada a Lusa segue com apenas 13 pontos e na penúltima posição da tabela.