Últimas do Futebol Brasileiro - 30 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Após o ultimo final de semana de folga, o elenco do Flamengo se reapresentou no CT do Ninho do Urubu e treinou visando o confronto contra o Atlético-MG, que ocorre na quarta-feira, no Independência. Na primeira parte do treinamento, Dorival Júnior comandou um coletivo, que durou cerca de 40 minutos. O técnico esboçou o time que enfrenta o Galo com três volantes. A novidade da atividade, que terminou em 0 a 0, foi Cáceres, que após reclamar de dores no quadril no ultimo treinamento participou de todo o coletivo, integrando a equipe titular. Ao fim do coletivo, o técnico Dorival Júnior comandou um treinamento de bolas aéreas, cobrando eficiência do ataque rubro-negro, que fez apenas três gols durante a atividade. Enquanto alguns jogadores titulares realizavam esse treino técnico, Cáceres e Wellington Bruno realizavam um trabalho físico, à beira do gramado. O atacante Adriano Imperador que não participou das atividades com os demais companheiros, correu por alguns minutos em volta do gramado.

Fluminense Depois de uma longa folga, os jogadores do Fluminense se reapresentaram nas Laranjeiras, a grande ausência ficou por conta do apoiador Wágner, que se recupera de um estiramento na coxa direita. Nos últimos dias, Wágner iniciou o tratamento e apresentou uma evolução, mas ainda sente dores no local e segue como dúvida para a partida do próximo domingo, contra o São Paulo, no Morumbi. Quem está praticamente descartado do duelo contra o Tricolor Paulista é o armador Deco. Ele também sofreu um estiramento na coxa direita, iniciou o tratamento e realizou um exame específico, onde foi confirmada a lesão no músculo da coxa direita. Os jogadores que estiveram no gramado das Laranjeiras fizeram um longo trabalho físico. Vale lembrar que os titulares na partida contra o Coritiba, na última quinta-feira, ganharam três dias de folga.

Botafogo Com lesão muscular na coxa direita, Seedorf está fora da partida contra o Palmeiras, no próximo domingo, em Araraquara. O Botafogo divulgou por meio do site oficial do clube, que o camisa 10 precisará passar por novos exames na semana e que estes definirão o tempo de recuperação do meia de 36 anos. Porém, o clube não informou a gravidade do problema e o mistério colocado no ar ainda deixa em xeque o futuro do holandês na atual temporada. Após o duelo contra o Palmeiras, ainda restarão quatro jogos para o Glorioso até o fim da competição. O meia de 36 anos sofreu a lesão na coxa direita ao bater um escanteio durante o primeiro tempo da vitória alvinegra por 4 a 0 sobre o Atlético-GO, no último sábado, e deixou o campo do Engenhão chorando. O jogador iniciou tratamento com gelo no local da lesão já no vestiário do estádio, no momento da partida.

Vasco Uma boa notícia chegou aos torcedores do Vasco após a quinta derrota consecutiva no Brasileiro. Os atacantes Alecsandro e Tenório trabalharam a parte física e devem estar à disposição do técnico Marcelo Oliveira no meio da semana. O médico do Vascão também informou que os jogadores não sentiram dores no local das lesões que os tiraram de campo. No entanto, Alecsandro sentiu um leve incômodo no joelho esquerdo, mas não preocupa. Segundo as palavras do medico do clube: Tenório foi bem. O Alecsandro, em relação à dor antiga ele não sentiu nada, só um incômodo no joelho da outra perna, mas não foi nada. Alecsandro já desfalcou o Vasco por três rodadas, Tenório não joga há seis partidas. Sem os centroavantes, Marcelo Oliveira optou por escalar Carlos Alberto improvisado na posição.

Corinthians O treinador do Corinthians tem apenas uma dúvida na equipe que escalará no Mundial de clubes, qual esquema usar, o campeão brasileiro com centroavante fixo ou o campeão da Libertadores sem referência. Em ambos, porém, Emerson Sheik é quase unanimidade. Recuperando-se de uma lesão no joelho direito, o atacante foi o herói da conquista continental ao marcar dois gols na final contra o Boca Juniors (ARG). Desde então, lesões e suspensões vêm o atrapalhando a ter uma sequência. O camisa 11 negou que tenha uma vaga garantida na equipe para o torneio no Japão. Segundo as palavras do atacante do Coringão: Está brincando, né? Não, foi assim no Brasileiro e na Libertadores. Ninguém tem sua vaga assegurada. O Tite deixa bem claro que quem estiver melhor vai jogar. É assim, estou no Corinthians já há bastante tempo e o Tite sempre com essa postura. Após a folga do fim de semana, os jogadores se reapresentaram e treinaram no CT. Ainda em fase final de recuperação, o atacante só foi a campo para uma leve corrida.

Palmeiras Poucos minutos depois de a Confederação Brasileira de Futebol divulgar a súmula da partida entre Internacional e Palmeiras, no último sábado, a diretoria do Palmeiras já entrou com o pedido de impugnação da partida e alega "ingerência externa" para anulação do gol de mão do atacante argentino Barcos. Em reunião com diretores, o presidente Arnaldo Tirone optou por enviar o documento à entidade máxima do futebol brasileiro. De acordo com uma pessoa próxima ao mandatário, a principal prova a ser utilizada pelo Verdão será o depoimento de uma repórter da TV Bandeirantes durante a transmissão da partida. A jornalista revelou que foi consultado sobre a jogada e, então, repassou a informação para a arbitragem. O Verdão questiona a anulação do gol de mão de Barcos, que teria acontecido depois da ajuda do delegado Gerson Baluta, o que não é permitido pela Fifa. Diretores palmeirenses prometem pressionar Tirone a acompanhar de perto o desenrolar da história, é o Palmeiras lutando de todo jeito contra o rebaixamento.

São Paulo O torcedor são-paulino ganhou uma boa notícia, liberado para fazer trabalhos físicos, Paulo Henrique Ganso foi a campo com o elenco pela primeira vez desde que chegou ao São Paulo. No entanto, o camisa 8 realizou apenas o aquecimento e o alongamento com o restante dos atletas. Na sequência, o Maestro realizou uma atividade separadamente com o preparador físico Sérgio Rocha. O atacante Osvaldo, que não jogou contra o Sport em razão de dores musculares, também acompanhou o meia. Segundo as palavras de Alexandre Lopes, chefe da preparação física do tricolor: Não dá para falar em prazo ainda. É a primeira semana de trabalho físico dele. Primeiro vamos observar a estruturação do jogador, como ele se desenvolve para ter uma noção de como será a sequência. Ele fará trabalhos técnicos, alguns com o grupo, mas sempre entregue mais à preparação física.

Santos Depois de ganhar folga no ultimo final de semana, os jogadores do Santos retornaram às atividades no CT Rei Pelé, por cerca de 25 minutos os jogadores fizeram trabalho de reforço muscular na academia e logo depois realizaram treino que consiste em intensa sessões de corrida. A atividade aconteceu por 40 minutos, sob comando do preparador físico Ricardo Rosa. O zagueiro Edu Dracena, o volante Alison e o lateral Paulo Henrique que se recuperam de lesões, correram em torno do gramado por cerca de 35 minutos e avançaram na recuperação rumo à volta aos gramados. Eles, no entanto, devem retornar à equipe somente na próxima temporada. O volante Adriano, com virose, o lateral Léo, se queixando de dores na virilha, e o atacante Miralles, com tendinite, ficaram apenas na academia. O trio não tem presença confirmada contra o Cruzeiro, em Minas Gerais, no próximo sábado, pela 34ª rodada do Brasileirão.

Cruzeiro O argentino Montillo deve voltar à equipe do Cruzeiro na partida contra o Santos, no próximo sábado, no Estádio Independência. O meia-atacante recuperou-se de uma lesão muscular na coxa esquerda e começou a fazer um trabalho físico na Toca da Raposa 2. O argentino se ausentou de duas partidas consecutivas da Raposa, ele se contundiu na vitória celeste sobre o Corinthians por 2 a 0, na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Caso esteja apto para atuar no fim de semana, o camisa 10 formará o meio de campo cruzeirense ao lado de Leandro Guerreiro, Charles e Marcelo Oliveira. Junto com Martinuccio, ele ficará responsável por municiar o atacante Anselmo Ramon. Cinco atletas ainda seguem no departamento médico cruzeirense, os zagueiros Alex Silva, Léo e Victor, o volante Tinga e o centroavante Borges.

Atlético Mineiro O reencontro de Ronaldinho com o Flamengo, desta vez em Belo Horizonte, é uma grande chance do craque retribuir o tratamento de hostilidade que teve na derrota do Galo para o Rubro-Negro, no Engenhão, por 2 a 1. E o volante Leandro Donizete, contrariando o discurso do elenco, revelou que R49 entrará "mordido" para essa partida. Segundo as palavras do volante: Lá foi difícil para ele, pessoal pegando no pé dele, pode ter certeza que ele está mordido sim, vai com força total para buscar esta vitória para a gente, ele veio para cá e ninguém dava nada para ele, estava parando, a gente sempre joga para ele, ele saiu brigado de lá, com tudo o que aconteceu, ele vai dar um algo a mais para este jogo, vai estar mordido sim.

Internacional Depois da notícia ruim de que não poderia contar com o atacante Dagoberto para o duelo com o Náutico, o técnico Fernandão teve, ao menos, uma boa novidade para balancear, o artilheiro Leandro Damião esta de volta. O centroavante voltou a treinar com o grupo colorado e fica livre para jogar no próximo domingo, contra o Náutico. Damião participou do trabalho com bola no CT do Parque Gigante, reservas e titulares participaram normalmente da atividade, um treino técnico em campo reduzido, com três times. O atacante soma 23 gols em 38 jogos disputados nesta temporada. No Brasileirão, é o artilheiro do time, com sete gols em 17 partidas. Fred, D'Alessandro e Forlán, todos suspensos, estão fora da partida, assim como Dagoberto, que sofreu lesão e para por aproximadamente um mês. Em contrapartida, o volante Ygor volta a ficar à disposição depois de cumprir suspensão automática

Grêmio O Grêmio começa sua briga nas quartas de final da Copa Sul-Americana nesta terça-feira, no Estádio Olímpico. O Millonarios (COL) será o adversário que tenta frear a briga por Libertadores e título em 2012. O Tricolor, porém, está cansado. O próprio Vanderlei Luxemburgo admite a situação. Após o treinamento, o grupo será liberado para ficar com a família antes de se reunir para a partida no hotel. Elano e Kleber são dúvidas. Saíram muito desgastados do empate com o Bahia. Além deles, Werley também podia ficar de fora. Por outro lado, Zé Roberto reforça a equipe. Gilberto Silva, recuperando-se de desconforto muscular, também pode aparecer. Todos, mesmo com participações indefinidas, concentram. A partida será a primeira das quartas. O Tricolor enfrenta os colombianos no jogo de volta no dia 15, no El Campín, em Bogotá.