Últimas do Futebol Brasileiro - 31 de agosto

Por Mano Thiago

futebol20-305x206

FLAMENGO Sem apresentar um bom futebol, Flamengo e Sport abriram o segundo turno do Campeonato Brasileiro na noite desta ultima quinta-feira, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Com dois gols rápidos, o duelo terminou em 1 a 1, mesmo placar do jogo do turno, em Recife, no mês de maio. Com o empate, o Flamengo com um jogo a menos chegou aos 27 pontos, ocupando a décima posição. Por sua vez, o Sport está com 16 pontos, no 18º lugar na tabela de classificação. O Flamengo volta a campo diante do Internacional, no Beira-Rio. Já o Sport recebe o Santos na Ilha do Retiro. Ambas as partidas acontecerão neste próximo domingo.

FLUMINENSE No ultimo treinamento nas Laranjeiras, o técnico Abel Braga comandou um jogo-treino entre os juniores do Fluminense e os jogadores que não foram relacionados para o empate em 1 a 1 contra o Corinthians, na última quarta-feira. Na atividade, um dos objetivos do técnico Abelão foi avaliar o desempenho da garotada e ainda escolher alguns para levar junto com a delegação do Tricolor para Florianópolis, onde o time enfrenta o Figueirense, no próximo sábado. Em entrevista coletiva concedida após o jogo contra o atual campeão da Libertadores, o treinador revelou que os favoritos são os atacantes Biro-Biro e Caio.

BOTAFOGO Não bastasse a goleada sofrida para o São Paulo, nesta ultima quinta-feira, o Botafogo ainda tem mais uma preocupação na questão física. O meia Seedorf deixou o campo no meio da segunda etapa, com dores na coxa esquerda. Ele foi substituído pelo jovem Jeferson. O camisa 10 deverá passar por uma reavaliação médica nesta sexta-feira pela parte da noite, após a chegada ao Rio de Janeiro para saber se existe alguma lesão grave na região. Desde sua chegada ao Alvinegro, Seedorf não enfrentou problemas com lesões até o jogo desta ultima quinta-feira. O Alvinegro já tem nove jogadores entregues ao departamento médico, os zagueiros Antônio Carlos e Matheus Menezes, os volantes Marcelo Mattos e Lucas Zen, os meias Fellype Gabriel, Vitor Júnior e Andrezinho e o atacante Rafael Marques.

VASCO O desconforto com a situação vivida pelo Vasco estava estampado nos semblantes dos jogadores e comissão técnica no desembarque do elenco profissional no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio. Após somar a terceira derrota seguida no Brasileiro nesta ultima quarta contra o Grêmio, em Porto Alegre, o discurso dos atletas foi de união perante às dificuldades. O zagueiro Dedé, deixando clara a tristeza por mais um revés, lembrou que a hora exige a manutenção da confiança de todos na qualidade do plantel, sem desconfiar do potencial de determinadas peças. Já o meia Carlos Alberto, novamente titular frente ao Tricolor gaúcho, lembrou que a vitória contra a Portuguesa é de fundamental importância para mudar as perspectivas da equipe neste Brasileirão. Na saída do técnico Cristovão Borges, alguns taxistas reclamaram das decisões do treinador e não perderam a chance de o chamar de burro. Além disso, outros vascaínos demonstraram seu apoio a alguns jogadores. O elenco volta aos trabalhos na tarde desta sexta na Colina Histórica, visando à partida do próximo sábado, frente a Lusa, em São Januário.

CORINTHIANS O técnico Tite ainda vai demorar para contar com Jorge Henrique no Corinthians. Apesar da melhora em seu quadro clínico, o atacante ainda ficará fora de combate por cerca de duas semanas. Caso siga sem reclamar de incômodo, iniciará trabalhos físicos na próxima semana. Só aí, quando estiver pronto e apto fisicamente, voltará a jogar. Por conta do problema muscular, o jogador já perdeu as partidas diante de Internacional, Santos, São Paulo e Fluminense. Inicialmente, seu retorno era previsto para o jogo diante do Tricolor carioca, mas a lesão foi mais séria. Nesta semana, o camisa 23 será submetido a novos exames. Fora do duelo diante do Fluminense, Paolo Guerrero e Martínez trabalharam no CT do Timão, e podem até ser liberados para o duelo do próximo domingo, contra o líder Atlético-MG. Além do jogo contra o Flu, o peruano ficou fora do clássico contra o São Paulo na derrota por 2 a 1. O camisa 9 sofreu um entorse no tornozelo esquerdo. Já o argentino reclamou de dores musculares e não foi para o Rio de Janeiro.

PALMEIRAS Após a derrota para a Portuguesa, por 3 a 0, na última quarta-feira, o Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol. O técnico Luiz Felipe Scolari comandou um treinamento coletivo com os atletas reservas contra o sub-20. A novidade foi a presença de Tiago Real, recém-contratado, em campo. O zagueiro Román, o meia Patrik e o atacante Daniel Carvalho, que se recuperam de lesões musculares, continuam fazendo trabalhos de fisioterapia, fortalecimento muscular e corridas no gramado. Para a próxima partida contra o Grêmio, o técnico Felipão não poderá contar com o meia chileno Valdivia, suspenso. Por outro lado, o zagueiro Maurício Ramos retorna após cumprir suspensão e há chances até de o atacante Luan ser relacionado.

SÃO PAULO Com grandes atuações do meia Lucas e do atacante Luis Fabiano, o São Paulo goleou o Botafogo nesta ultima quinta-feira, no Morumbi, pelo placar de 4 a 0, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor paulista se aproveitou de um Alvinegro combalido na defesa e conquistou um grande resultado, que deixa o time de Ney Franco na quinta posição da tabela, com 34 pontos, apenas um atrás do Vasco, o último do G4. O Botafogo, por sua vez, segue com 28 pontos, e cada vez mais longe do G4. Para piorar, Clarence Seedorf ainda saiu lesionado no segundo tempo. Na próxima rodada, a equipe treinada por Oswaldo de Oliveira enfrenta o Coritiba, no Engenhão, no próximo domingo. O São Paulo encara o Bahia no mesmo dia, em Pituaçu (BA).

SANTOS O atacante Miralles, que sentiu lesão muscular após confronto contra a La U (CHI), pela Recopa Sulamericana, e ficou de fora dos últimos dois confrontos, está próximo de retornar à equipe. Após realizar sessões de fisioterapia, argentino apareceu no gramado do CT Rei Pelé e pode ser novidade contra o Sport, neste próximo domingo, pela 21ª rodada do Brasileirão. Ao lado do preparador físico do Santos, o jogador fez treinamentos específicos por cerca de 45 minutos, visando readquirir a melhor forma física. Caso o atacante santista não consiga readquirir a melhor forma física até este fim de semana, a tendência é que ele fique à disposição na próxima semana, no confronto contra o Fluminense, na próxima quarta-feira, no Engenhão, em partida válida pela 22ª rodada. Recém-chegado à Vila Belmiro, em transação que envolveu o meia Elano, Miralles atuou em nove oportunidades com a camisa santista, tendo marcado dois gols. No início, ocupava a posição de titular, por conta das ausências na equipe. Hoje é opção no banco de reservas.

CRUZEIRO O Cruzeiro tem um desfalque certo para o compromisso deste próximo domingo, contra o Náutico, no Estádio Independência. O zagueiro Thiago Carvalho recebeu o terceiro cartão amarelo no ultimo duelo e está fora do jogo. O meia-atacante Montillo sofreu lesão na coxa esquerda e constitui uma dúvida. A sua participação, no entanto, não está descartada pela comissão técnica celeste. Ausentes do ultimo confronto, Leandro Guerreiro e Mateus suspensos retornarão à equipe azul no duelo com o Timbu. O zagueiro Victorino, o lateral-direito Ceará e o volante Willian Magrão, lesionados, também podem voltar ao time estrelado. Fabinho e Alex Silva, por outro lado, não têm previsão para retorno. O primeiro ainda deve atuar nesta temporada. Já o segundo não atuará mais pela equipe mineira. Após a conclusão de seu tratamento, o defensor retorna ao Flamengo.

ATLÉTICO – MG O Atlético-MG completou duas rodadas sem ganhar, algo raro para o time que se acostumou a passar pelos adversários e a defender a liderança com maestria. Porém, mais um empate amargo por 2 a 2, desta vez contra a Ponte Preta, em casa, é um resultado que leva parte da torcida a rever alguns conceitos, mas que não faz com que os jogadores desanimem. No fim do duelo, o discurso dos atleticanos foi unânime, dúvidas que forem criadas sobre condições do Galo seguir na briga pelo título devem ser sanadas. Já Junior Cesar mostrou estar tranquilo. O lateral-esquerdo deixou claro que é preciso ter equilíbrio para lidar com as perdas de pontos. Segundo as palavras do lateral: O trabalho continua. O time vai ter o equilíbrio de lidar com o empate da mesma maneira que estávamos lidando quando vencíamos.

CORITIBA Raça e vontade. Para o lateral-direito Ayrton, essas foram as palavras que conduziram o Coritiba na vitória sobre o Internacional, nesta ultima quarta-feira, no Couto Pereira, pela 20ª rodada do Brasileirão. O jogador exaltou o resultado e lembrou do bom desempenho da equipe paranaense quando joga em seu estádio. O resultado deixou o Coxa em uma situação mais tranquila, devido ao afastamento da zona de rebaixamento. Empolgado, o lateral deixou claro que já almeja a parte de cima da tabela do Brasileirão. Com 22 pontos e na 15ª posição, o Coritiba volta a campo neste próximo domingo, contra o Botafogo, no Engenhão.

ATLÉTICO – PR Neste fim de semana vai rolar a vigésima primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A bola começa a rolar nesta sexta-feira, com a realização de cinco jogos. O Criciúma, segundo colocado da competição com 42 pontos, recebe o desesperado Bragantino, 18º com 15 pontos. Com quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos, o Atlético-PR está chegando com tudo em busca de uma vaga no G4. Para isso, o Rubro Negro paranaense precisa vencer o Ipatinga e torcer por derrotas de Goiás e São Caetano. Atualmente, o Furacão é o sexto com 33 pontos, enquanto o Ipatinga é 19º com 14.