Últimas do Futebol Brasileiro - 4 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Na véspera da partida contra o Bahia, nesta quinta-feira, no Engenhão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012, o técnico Dorival Júnior realizou um treino técnico de posicionamento com Hernane, Renato e Magal no time titular do Flamengo. O treinador Dorival barrou o volante Cáceres ao escalar Renato no meio de campo, além de colocar Hernane no ataque e Magal na lateral. Os dois substituem Vagner Love e Ramon, suspensos. O provável time que encara o Bahia é Felipe, Wellington Silva, Frauches, González e Magal; Renato, Ibson, Léo Moura e Cleber Santana; Hernane e Liedson. O zagueiro Renato Santos que estava no departamento médico esteve presente na ultima atividade. Os volantes Muralha, Airton e Maldonado treinaram à parte, na caixa de areia e ainda aprimoram a parte física para voltar aos trabalhos nos gramados.

Fluminense Líder do Campeonato Brasileiro e dono da defesa menos vazada, o Fluminense caminha a passos largos para o tetracampeonato nacional. E quem acompanha os jogos do Flu sabe que o zagueiro Gum é um dos pilares da campanha tricolor no torneio. O camisa 3 acredita que está vivendo a melhor fase da sua carreira. Empolgado com o momento, Gum recebeu elogios do atacante Fred na última terça-feira. Para o atacante, ele é o melhor zagueiro do campeonato. Tantos elogios fazem o defensor sonhar com uma possível convocação para a Seleção Brasileira. Segundo as palavras do zagueiro do Flu: Primeiro quero continuar com o trabalho no Fluminense. Manter o foco, que o campeonato não acabou. Manter até o final. Objetivo de novamente ser campeão, novamente ter a defesa menos vazada. O Fred tem todas as condições para ser artilheiro também. Temos tudo para fazer um grande campeonato. Somado com o título carioca, seria um grande ano para o Fluminense. Chegar à Seleção Brasileira também. Tenho todas as condições de chegar lá. Como pode chegar para o Diego Cavalieri, que todos estão pedindo, também pode chegar para mim.

Botafogo O lateral-esquerdo Márcio Azevedo deu um susto na comissão técnica do Botafogo no ultimo treino em Saquarema. Após dividida forte, o jogador ficou caído no chão reclamando sentir muitas dores. Após o ocorrido, o lateral continuou a participar da atividade comandada por Oswaldo de Oliveira. Entretanto, aparentou dificuldade todas as vezes que recebia ou executava um passe. Assim que o treino acabou, o jogador fez um tratamento com gelo durante 15 minutos e deixou o local ainda mancando. A expectativa é que o jogador continue treinando normalmente e não há nenhuma grande preocupação para a sua presença no clássico do próximo sábado, contra o Fluminense. Com 26 anos, o lateral esquerdo Márcio Azevedo já atuou 24 vezes com a camisa do Fogão nesse Campeonato Brasileiro, sendo todas elas como titular. Contra o Náutico, na quarta rodada da competição nacional, até chegou a marcar um gol.

Vasco O técnico Marcelo Oliveira deu mostras da provável equipe que colocará em campo na partida deste próximo sábado, contra o Atlético-GO, em Goiânia (GO). O treinador comandou um treino tático na ultima atividade e a principal novidade foi a entrada do apoiador Carlos Alberto na vaga de Felipe. O Maestro, inclusive, com cerca de 20 minutos de atividade deixou o campo sentindo dores no joelho direito após ter dado um carrinho na linha de fundo e não voltou mais, iniciando um tratamento com gelo. O lateral-direito Jonas, que estava suspenso na vitória sobre o Figueirense, voltou ao time titular, assim como o atacante Eder Luis, que vinha sendo reserva e entrou no lugar do equatoriano Tenório, que está lesionado. Num primeiro momento, o treinador teve o intuito de treinar as jogadas de ataque, com isso, os zagueiros não participaram. Depois, Marcelo Oliveira inverteu a atividade, dando atenção ao sistema defensivo.

Corinthians O problema de não poder contar com todo o elenco nos treinamentos continua para o técnico Tite. Apesar dos retornos de jogadores como Paulo André e Alessandro, que foram preservados no começo da semana, o comandante precisou esboçar um time praticamente "genérico" na ultima atividade, no CT Joaquim Grava. Com as importantes ausências, Guilherme Andrade foi para a lateral esquerda, Guilherme e Edenilson formaram a dupla de volantes e o peruano Ramírez figurou entre os meias. No setor defensivo, a dúvida para pegar o Náutico, no próximo sábado, nos Aflitos, fica por conta de Wallace. O zagueiro será julgado pelo STJD na próxima sexta-feira e, caso pegue um gancho pelo pisão dado no atacante Barcos, do Palmeiras, poderá desfalcar a equipe. Se a baixa se confirmar, Anderson Polga pode fazer sua estreia pelo Timão. Chicão e Denner, que se recuperam de lesões, fizeram apenas um trabalho físico separado do elenco. Emerson Sheik, que retornou de uma folga de cinco dias, treinou entre os reservas. Assim como Romarinho, o camisa 11 está suspenso para o duelo contra o Náutico. Matheus Caldeira, Giovanni e Antonio Carlos, que jogaram pelo sub-20, fizeram apenas um trabalho regenerativo. A equipe que enfrentará o Timbu deverá ser decidida apenas na sexta-feira, quando o treinador terá todos no elenco para trabalhar. Até lá, a tendência é que os testes continuem.

Palmeiras O Palmeiras de Gilson Kleina tem 100% de aproveitamento e média de três gols por jogo. Nem mesmo a performance da equipe faz Valdivia apontar favoritismo alviverde no clássico com o São Paulo, que acontece no próximo sábado, no Morumbi. Pelo menos esse é o discurso. O chileno avalia que o rival tem mais chance de sair vitorioso por jogar em casa e por estar mais bem colocado. Segundo as palavras do meia chileno: Eles estão em melhores condições. Os favoritos para ganhar o clássico são eles. O jogo é no Morumbi, e eles estão lá em cima na tabela. Clássico é de momento. Estamos em uma sequência boa de vitórias. O Alviverde já pode sair da zona dos últimos quatro no próximo fim de semana. Tem de vencer o Choque-Rei e torcer por uma derrota do Coritiba que encara a Ponte, e um empate do Sport diante da Portuguesa. Ainda segundo a análise de Valdivia, o Palmeiras está próximo de deixar a zona do desconforto porque o time mudou a postura e a atitude dentro de campo com a chegada de Kleina.

São Paulo Treinando em dois períodos no dia para se recuperar totalmente de lesão, o atacante Luis Fabiano foi ao campo do CT da Barra Funda. Porém, desta vez, o camisa 9 não se limitou a correr em volta do gramado. Luis Fabiano participou da atividade técnica e trabalhou finalizações, cabeceios, mostrando bom humor durante todos os exercícios. Na segunda parte do treinamento, o atacante fez um complemento físico e técnico junto do preparador Alexandre Lopes. Desde que sentiu o incômodo na virilha direita, o atacante Luis Fabiano perdeu três partidas, contra Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, contra LDU de Loja (ECU) pela Copa Sul-Americana e contra o Coritiba também pelo campeonato Nacional. O centroavante ainda é o artilheiro do Tricolor no Brasileirão deste ano, com 11 gols marcados.

Santos Se o Santos passa por um momento delicado neste Brasileirão, o mesmo não pode ser dito ao volante Adriano. Com boas atuações, o "motorzinho" do técnico Muricy Ramalho tem se destacado. Prova disso é que, após o término do jogo contra o Grêmio, no último domingo, o jogador assumiu a liderança no ranking de desarmes certos nesta competição. Segundo os dados da Footstats, o volante alvinegro tem média de 4,6 desarmes certos por jogo nesta competição, apresentando um total de 97. No ranking, o jogador divide a liderança com o zagueiro Wellington, do Flamengo, que tem a mesma média, mas roubou menos bolas ao longo do Brasileirão. O bom desempenho nos desarmes, no entanto, acaba gerando um ponto negativo ao jogador. Nesta temporada, ele também é líder no quesito cartão amarelo. Ao todo, foram 14. Ele divide o primeiro lugar com o craque Neymar, que também foi advertido em quatorze oportunidades. Para o confronto diante do Internacional, neste próximo sábado, a primeira colocação no "ranking dos amarelos" é colocada em evidência. Adriano recebeu o terceiro cartão amarelo no último fim de semana e terá de cumprir suspensão automática.

Cruzeiro Recuperado de uma lesão no tornozelo direito, que o tirou de seis partidas consecutivas, o lateral-direito Ceará, do Cruzeiro, voltou a treinar entre os titulares. Ele comentou sobre sua lesão, que o impediu de jogar as duas últimas partidas em que esteve em campo, contra o Vasco e o Internacional. Segundo as palavras do lateral cruzeirense: Infelizmente, como todos já sabem, tive um problema no tornozelo que por tentativas frustradas de retornar antes do tempo, acabou agravando a contusão. E por isso não pude terminar as duas últimas partidas que disputei. Ainda que se faça o reforço muscular e bicicleta, não é a mesma coisa que treinar com o grupo. Ex-jogador do Internacional, o jogador está habituado com o estilo de jogo das equipes gaúchas. Ele espera um jogo de forte marcação contra o Tricolor Gaucho, no Olímpico, no próximo sábado, mas alerta para o poder de criação do time de Vanderlei Luxemburgo. Mesmo com o jejum de vitórias de seis partidas no Brasileirão, o Cruzeiro, na visão do lateral, tem se comportado melhor nas últimas partidas, nas quais, segundo ele, a equipe mereceu a vitória mais que os adversários.

Atlético Mineiro No primeiro turno, em um jogo emocionante, o Atlético-MG derrotou o Figueirense por 4 a 3, após estar perdendo por 3 a 1, em Santa Catarina. Agora, o mesmo adversário vai até Belo Horizonte e o Galo espera ter, no próximo sábado, o mesmo espírito que o levou à virada naquela partida. Pelo menos é o que recomenda o goleiro Victor. Segundo as palavras do goleiro Atleticano: Devemos tomar como referência o espírito daquele jogo, principalmente pelo segundo tempo. Espero não passar por aquela emoção novamente. Mas será um jogo difícil, perigoso, temos que fazer de tudo para buscar vencer esse jogo. O Figueirense quer sair daquela situação desconfortável no campeonato. Vamos analisar e estudar o adversário. Perguntado sobre a queda de rendimento da equipe no segundo turno do campeonato, o goleiro disse que seria difícil manter o excelente aproveitamento que o time teve na primeira metade do campeonato, o melhor da história dos pontos corridos. Ele espera que o Atlético-MG saiba usar sua principal arma no campeonato, que têm sido as partidas realizadas em casa. O time é o melhor mandante da competição, sem ainda ter perdido sequer uma partida na Arena Independência.

Coritiba As expressões 'controle emocional' e 'equilíbrio' foram novamente usadas por Marquinhos Santos na coletiva após o empate do Coritiba por 1 a 1 com o São Paulo, neste ultimo sábado. De acordo com o treinador, a ansiedade atrapalhou a equipe a definir a partida quando estava em vantagem. Marquinhos Santos lamentou o fato do Coritiba ter novamente uma atuação satisfatória, mas um resultado que não serve à equipe no momento. Segundo as palavras do treinador do Coxa: Controle emocional e concentração são dois aspectos que refletem nos resultados e acontecem no final do jogo. O tempo todo jogando em cima do São Paulo. Fizemos o gol, tivemos até oportunidade de matar o jogo e um descuido novamente nos tira dois pontos. O treinador esclareceu que continuará um trabalho com foco na parte psicológica dos jogadores. Segundo Marquinhos Santos, situações como perder jogadas em contra-ataque mesmo estando em superioridade numérica são de caráter emocional. O Coritiba volta a campo na próxima quinta-feira, contra a Ponte Preta, também no Couto Pereira.

Atlético Paranaense O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou na tarde desta sexta-feira que pode reduzir a pena do goleiro Rodolfo, do Atlético-PR, condenado a dois anos por uso de cocaína. Caso o jogador comprove, em exames de sangue e urina realizados mensalmente, que não está mais fazendo uso de drogas, seu retorno aos gramados acontecerá dentro de um ano, segundo o relator Ronaldo Botelho. Neste julgamento, Rodolfo tentava, por meio de um recurso, conseguir uma mudança completa na sentença final de sua condenação. O relator Ronaldo Botelho negou o provimento do recurso, mas concordou em reduzir a pena desde que o jogador comprove, durante 12 meses, seu desejo de se recuperar da dependência das drogas. O goleiro do Atlético-PR foi flagrado no exame de doping no início de agosto. Após admitir o vício em cocaína, Rodolfo passou por um julgamento no qual foi condenado a ficar dois anos longe dos gramados.