Últimas do Futebol Brasileiro - 4 de setembro

Por Mano Thiago

vasco

Vasco O meia Montoya chegou a Recife, apresentando uma forte irritação nos olhos e chegou a ser isolado em um quarto de hotel dos demais companheiros pelo departamento médico do Vasco, mas o colombiano apresentou melhora e treinou normalmente com o grupo na ultima atividade do time carioca. Segundo Albino Pinto médico do clube, o jogador deixará o isolamento e vai voltar a dividir os espaços comuns com o restante do grupo, apesar de não ser a maior suspeita do departamento médico, existia a possibilidade de conjuntivite, por isso Montoya foi isolado como medida de precaução para evitar qualquer risco de contágio aos demais atletas. Com a melhora o jogador deve participar dos próximos treinamentos normalmente com os demais companheiros na Ilha do Retiro e estará à disposição do técnico Dorival Júnior para a partida da próxima quinta-feira contra o Náutico na Arena Pernambuco.

Flamengo Flamengo e Vitória fazem um duelo de rubro-negros nesta quarta-feira no Maracanã pela 18ª rodada do Brasileirão, na 15ª posição e sem vencer há quatro jogos, a equipe carioca vem de uma goleada sofrida para o Corinthians, precisa vencer para se afastar da zona de rebaixamento. A equipe titular do Flamengo para o jogo é um verdadeiro mistério, obrigado a fazer algumas mudanças por conta de desfalques, o treinador Mano Menezes comandou o ultimo treinamento fechado para a imprensa no Ninho do Urubu, a única certeza é o retorno de Léo Moura à lateral, já que se recuperou de um estiramento na coxa. No ataque Marcelo Moreno convocado para a seleção boliviana, não está à disposição para a partida, Hernane deve ocupar a vaga, mas o parceiro de ataque é incerto. Outros problemas são o volante Cáceres que ainda se recupera de um problema nas costas e o lateral-esquerdo João Paulo que segue como dúvida, devido a um problema muscular na coxa, se não tiver condições de atuar, o zagueiro Samir deve ser improvisado na posição.

Fluminense Na última atividade de preparação em Belo Horizonte, o Fluminense treinou com os portões fechados na Toca da Raposa II, o trabalho só foi liberada à imprensa nos últimos 15 minutos de treinamento. No final da atividade os tricolores realizaram treinos de finalização, em momentos totalmente diferentes que o encontro do ano passado, Flu e Galo voltam a se encontrar nesta quarta-feira, visando melhores posições na tabela de classificação. A partir desta partida contra o Atlético-MG, o Fluminense não irá contar com o atacante Fred, o jogador que iria servir a seleção brasileira, teve uma lesão na coxa e deverá ficar de fora dos gramados até o final do ano. Outros atletas como Digão, Leandro Euzébio e Jean também estão de molho e não pegam o Galo, o jovem atacante Samuel é o provável nome para substituir o camisa 9, na lista de relacionados, contudo o garoto Robert de apenas 16 anos é uma das principais novidades.

Botafogo Por causa da grande sequência de jogos desta temporada de 2013, os jogadores titulares e os reservas que enfrentaram o Olaria em jogo-treino na ultima segunda-feira ficaram apenas na academia do Botafogo no Engenhão na ultima atividade, apenas alguns foram ao campo anexo para participar de um trabalho em campo reduzido. O treinador Oswaldo de Oliveira que não comandou o time na atividade de segunda-feira, também apenas observou neste ultimo treinamento, ao lado do ex-jogador Ramon Menezes que faz estágio para treinador com o comandante alvinegro, ele tomou nota do treinamento com bastante atenção. Com isso a dúvida na escalação do Botafogo persiste, sem o meia Lodeiro convocado para a seleção do Uruguai, o Glorioso tem Lima, Renato, Gegê e Hyuri como opções para a vaga, vale lembrar que o último recém-chegado do Audax, tem treinado muito bem e já foi até citado por Oswaldo de Oliveira.

Corinthians O Corinthians está confirmado para pegar o Internacional nesta quarta-feira em Novo Hamburgo (RS), sem Alexandre Pato e Guerrero, convocados para a Seleção Brasileira e peruana, o treinador Tite promoveu a volta de Emerson Sheik ao time titular. O camisa 11 será o atacante mais avançado no duelo contra o Colorado, com Romarinho na esquerda, Danilo na direita e Douglas centralizado, apesar de algumas modificações nas peças que começarão a partida, o comandante alvinegro não trocará o esquema tático que segue o 4-2-3-1. Durante a ultima atividade tática, o treinador conversou muito com Sheik, no fim dos trabalhos o jogador chegou a treinar finalizações a gol e teve um desempenho satisfatório. A equipe que pega o Inter será formada com no gol Cássio, na defesa Edenilson, Gil, Paulo André e Fábio Santos, no meio de campo Ralf, Ibson, Danilo, Douglas e Romarinho, no ataque Emerson. As novidades também ficam por conta de Paulo André e Danilo, suspensos na última partida, eles estão confirmados entre os 11, na quinta posição neste Campeonato Brasileiro, o Corinthians tem a chance de entrar no G4 após a partida no Rio Grande do Sul.

Palmeiras O Palmeiras conquistou o título simbólico de campeão do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro, em jogo no Pacaembu válido pela 19ª rodada da competição, o Verdão ficou no 0 a 0 com a Chapecoense, vice-líder do torneio e manteve a diferença de dois pontos. O resultado aumentou para quatro o número de jogos sem vitória da equipe de Gilson Kleina que já acumulava um empate com o Ceará e derrotas para o Boa Esporte Clube e para o Atlético-PR, essa última pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Antes do jogo, torcedores protestaram contra o presidente Paulo Nobre e contra o meia chileno Valdivia ausente na ultima partida. Os times voltam a campo no fim de semana, na sexta-feira a Chapecoense recebe o Boa Esporte Clube em Chapecó, já o Palmeiras joga no próximo sábado contra o Atlético-GO em Itumbiara.

São Paulo Se já não bastasse a maratona de jogos, mais um jogador a menos, o zagueiro Antônio Carlos foi expulso e ainda partida fora de casa, se não vai na técnica, vai na disposição. Foi assim que o São Paulo conseguiu vencer o Náutico por 1 a 0 na noite da última terça-feira, na Arena Pernambuco, em duelo remarcado da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol tricolor saiu dos pés do jogador que personifica a vontade em campo, o atacante Aloísio depois de bom cruzamento do lateral-esquerdo Reinaldo, com o resultado o São Paulo chegou aos 18 pontos conquistados na competição nacional e agora está na 17ª posição, já o Náutico amarga a lanterna da competição com apenas oito pontos somados. Agora em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo recebe o Criciúma em casa nesta quinta-feira, já o Náutico que busca a reabilitação no torneio nacional, encara o Vasco no mesmo dia, também como mandante na Arena Pernambuco.

Santos O treinador Claudinei Oliveira não fez mistério em relação ao time do Santos que entrará em campo contra o Atlético-PR nesta quarta-feira no Durival de Brito. Em relação à equipe que venceu o Fluminense no último sábado, duas mudanças, Alison que retorna de suspensão no lugar de Renê Júnior, já Léo atuará na vaga de Mena que esta suspenso. O volante Arouca recuperado de lesão muscular, voltou a correr no gramado, mas ainda não tem condições de jogar, o meia argentino Montillo com dores musculares na coxa, só retorna em 15 dias, já o veterano volante Marcos Assunção que sente dores no joelho, também está fora. O meia Renato Abreu recém-chegado ao clube, pode fazer a sua estréia, na última segunda-feira ele participou de jogo-treino contra a Portuguesa Santista no CT Rei Pelé e teve boa atuação, a expectativa é que ele seja opção no banco de reservas.

Portuguesa Para o jogo desta quarta-feira contra a Ponte Preta, o comandante Guto Ferreira não poderá contar com o volante Ferdinando que levou o terceiro cartão e está suspenso, no lugar dele entrará Bruninho de 21 anos que fará a dupla de volantes com Bruno Henrique. E não é só o nome que esses jogadores têm em comum, ambos vêm sendo aplaudidos pela torcida da Lusa, enquanto Bruno Henrique é titular desde que chegou do Londrina, Bruninho surge como grata promessa da base e foi bem nos dois jogos que entrou no Campeonato Brasileiro, também substituindo Ferdinando contra o Fluminense e o Corinthians. Ambas as equipes estão na zona de rebaixamento, enquanto a Portuguesa está na 17ª colocação na tabela classificação do Nacional com 16 pontos conquistados, a Ponte Preta está na 18ª posição com 15 pontos somados.