Últimas do Futebol Brasileiro - 4 de setembro

Por Mano Thiago

futebol20-305x206

Flamengo O atacante Adriano não apareceu no Ninho do Urubu, quando o Flamengo se reapresentou após a derrota para o Internacional no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A assessoria do clube não soube informar o motivo da ausência do jogador, afirmando que o atacante teria faltado e ele seria passível de punição quando se reapresentar. Sem Adriano, a reapresentação contou com a presença dos ex-atacantes do Flamengo Deivid e Diego Maurício. Deivid foi ao CT se despedir dos companheiros, já que rompeu o contrato com o Flamengo na última semana. Já Diego Maurício, que jogou no último sábado pelo Alania, da Rússia, veio ao Rio de Janeiro acertar alguns detalhes da mudança de país e aproveitou para visitar os antigos companheiros. A atividade foi marcada por um treino regenerativo para os jogadores que atuaram durante os 90 minutos no jogo contra o Internacional. Os demais foram ao campo 1 do CT para realizar um leve treino físico e um segundo treino, onde foram priorizadas as finalizações e ataque contra defesa. O volante Cáceres não se reapresentou devido à viagem para o Paraguai, onde defenderá a seleção pelos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Fluminense Após dia de folga depois do empate em 2 a 2 com o Figueirense, no ultimo sábado, em Florianópolis, os jogadores do Fluminense realizaram trabalhos leves na reapresentação nas Laranjeiras. Os atletas deram apenas voltas em torno do gramado e, depois disso, somente os titulares ficaram em campo para realizar trabalhos fisicos com bolas de pilates e alongamento. Os demais jogadores foram para a academia do clube realizar trabalho de reforço muscular. Por fim, todos os jogadores do elenco retornaram ao gramado para realizar treinos físicos. Os reservas com corridas pelo campo e os titulares com piques. Antes da atividade, os atletas ficaram cerca de 15 minutos em conversa com Abel Braga e o restante da comissão técnica.

Botafogo Apesar dos seis gols marcados por Elkeson no Campeonato Brasileiro deste ano, o jogador não é um atacante de ofício. Até por isso, o Botafogo segue procurando alternativas para o ataque. Para Elkeson, isso é normal e não há nenhuma pressão adicional. Segundo ele, o torcedor botafoguense reconhece as dificuldades de jogar em uma posição diferente. Segundo as palavras do jogador do Botafogo: Não me incomoda. Eu vejo o time do Botafogo pensando alto, querendo contar com grandes jogadores. Essa procura por atacantes é normal, devido aos que sairam. Eu não era um atacante de referência, mas hoje isso já mudou. O torcedor do Fogão sabe que sou um meia de origem, vai entender.

Vasco O fantasma dos desfalques voltou a assombrar o Vasco no Campeonato Brasileiro. Desta vez, o problema pode ser em dose tripla, Juninho, Felipe e Eduardo Costa. Desfalque certo, só Juninho. O meia sentiu dores na coxa direita no final da partida do ultimo sábado, contra a Portuguesa, e evitou as cobranças de bola parada devido ao incômodo. O Reizinho passou um exame clínico, que não constatou nada. Na ultima avaliação medica, um exame de imagem apontou estiramento grau 1. Segundo o doutor Albino Pinto, o jogador não viaja com o elenco para o duelo com o Náutico e é dúvida para a partida do próximo domingo, contra o Bahia. Felipe e Eduardo Costa seguem com situação indefinida e serão reavaliados. O primeiro reclamou de dores no joelho esquerdo durante o ultimo treinamento e encerrou os exercícios mais cedo. No final do dia, o armador alegou melhoras e tem pequenas chances de viajar. Já Eduardo Costa sentiu dores no pé direito, mas é provável que embarque para Pernambuco com o resto do elenco. Náutico e Vasco se enfrentam na próxima quarta-feira, no Estádio dos Aflitos. A partida é válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Corinthians O Corinthians já tem seus dois primeiros jogadores titulares escolhidos para serem poupados. Desgastados fisicamente, o lateral Alessandro e o meia Danilo não enfrentarão o Figueirense, nesta próxima quarta-feira, no Orlando Scarpelli. Outros nomes ainda serão discutidos para entrar no rodízio. O técnico Tite começará a segurar um pouco a sequência de jogos de seus atletas titulares. Com partidas de quarta e domingo, o comandante está com receio de "estourar" seus atletas. Com uma média alta de idade na equipe, a tendência é que os mais velhos comecem a ganhar uma folga das partidas primeiro. Além destas duas baixas, o Timão não poderá contar com a dupla de peruanos Ramírez e Guerrero, que estão na seleção peruana, o goleiro Cássio e o volante Paulinho, com a Seleção Brasileira, e o atacante Emerson Sheik, expulso na vitória sobre o Atlético-MG, no último domingo.

Palmeiras O que mais irritou o técnico Felipão e a torcida do Palmeiras após o empate com o time do Grêmio, no último sábado, não foi o resultado. Foi o motivo para ele, a falta de produtividade do setor ofensivo do time, sobretudo por ter um jogador a mais desde o início do confronto e ainda por cima jogando em casa. O problema, porém, não foi uma exclusividade do duelo contra o Tricolor e vem atormentando o Verdão no Campeonato Brasileiro. O Alviverde tem o segundo pior ataque da competição, com 18 gols feitos em 22 partidas. A média é de apenas 0,81 por confronto. A última vez que um atacante que não fosse o argentino Barcos fez gol foi no dia 22 de julho, contra o Náutico, quando Mazinho e Obina marcaram. A péssima fase do ataque alviverde é responsável direta pela campanha vexatória do time no Brasileirão. Em 22 partidas disputadas, o Alviverde fez mais de um gol em apenas três jogos, todas vitórias. Agora nas próximas rodadas, o Verdão pegará o concorrente Sport, os candidatos ao título nacional Atlético-MG e Vasco, e o rival Corinthians. A torcida espera não ter um ataque de nervos com os atacantes.

São Paulo Artilheiro do Campeonato Brasileiro, Luis Fabiano voltará ao time do São Paulo na partida da próxima quarta-feira, contra o Internacional, no Morumbi. Na reapresentação do elenco, ele realizou atividade no gramado com os reservas. O atacante, que tem dez gols e divide o posto de goleador máximo com Fred e Vagner Love, não participou da derrota para o Bahia no último domingo porque estava suspenso. Enquanto os titulares fizeram um trabalho regenerativo no Reffis, Éder Bastos, auxiliar de Ney Franco, comandou uma atividade técnica dinâmica no campo. Os jogadores foram divididos em duas equipes e havia linhas para limitar a ação e a quantidade de toques na bola dos atletas. O terceiro cartão amarelo recebido por Luis Fabiano diante do Botafogo já estava previsto. Para tentar ter uma sequência sem lesões, o atacante será poupado de algumas partidas. Como estava pendurado e já não viajaria a Salvador, ele forçou a advertência e agora retornará zerado. O meia Lucas já se apresentou à Seleção Brasileira e é desfalque para os próximos dois jogos do Tricolor. O atacante Osvaldo deve ser o substituto.

Santos Após a derrota por 2 a 1 para o Sport, no último domingo, apenas os jogadores reservas e lesionados se reapresentaram no CT Rei Pelé. O grupo não foi a campo e ficou na academia realizando reforço muscular e outros exercícios físicos. A atividade deste início de semana serviu, principalmente, para intensificar os treinamentos dos jogadores lesionados da equipe santista. Henrique, Léo, Galhardo e Fucile fizeram treinamento regenativo na academia, sob o comando do preparador físico Ricardo Rosa. O capitão Edu Dracena, que realizou cirurgia no joelho direito no mês passado e deve retornar só na próxima temporada, fez trabalho separado do grupo, na piscina do hotel. Destes lesionados, Léo é o mais próximo do retorno aos gramados. O volante Henrique, que não atua há oito rodadas por conta de dores no púbis, deve voltar a ficar à disposição daqui a 15 dias. Os laterais Fucile, que se recupera de lesão no tornozelo, e Galhardo, que lesionou o quinto metatarso do pé esquerdo, estão em fase final de recuperação e devem retornar ao Peixe no próximo mês.

Cruzeiro O torcedor do Cruzeiro tem uma boa noticia para a partida desta próxima quarta-feira, contra o Botafogo, no Estádio Independência, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia Montillo recuperado de dores na coxa esquerda treinou normalmente na ultima atividade, na Toca da Raposa 2, e deve entrar em campo no meio de semana. O argentino treinou finalizações com os jogadores que não participaram da vitória sobre o Náutico, no domingo passado, no Campo do Horto. Os titulares no fim de semana fizeram um trabalho regenerativo na academia do centro de treinamento estrelado. Ceará, que sofreu uma entorse no tornozelo direito, ainda não foi liberado para treinar com o elenco. O jogador segue fazendo um trabalho de recuperação em separado. A possibilidade de o jogador não entrar em campo no duelo com o Alvinegro Carioca é muito grande. Com isso, o zagueiro Léo deve permanecer improvisado na lateral direita.

Atlético Mineiro O volante Pierre saiu de campo contrariado com o companheiro o lateral Júnior César que foi expulso no fim do jogo por reclamação, o que prejudicou o time. Outra contrariedade de Pierre é a perda da ‘gordura’ que o Galo tinha em relação aos adversários. O Fluminense já alcançou o alvinegro na pontuação e o time mineiro está à frente na tabela por ter uma vitória a mais. Pierre espera que esse momento de instabilidade do Atlético seja superado com paciência e calma para as próximas rodadas, a começar pelo jogo contra o Bahia, na próxima quarta-feira, no Independência. Segundo as palavras do volante: Essas coisas acontecem, mas não podem se repetir. Temos de ter tranquilidade e calma para lidar com esses tropeços da equipe. A gordurinha que tínhamos foi embora e temos de ter tranquilidade para o próximo jogo contra o Bahia e recuperar os pontos que perdemos aqui.

Sport O técnico Waldemar Lemos terá poucos dias para pensar como escalar a equipe do Sport para enfrentar o Palmeiras, na próxima quinta-feira, no Pacamebu. As mudanças serão, principalmente, na zaga e no meio de campo. Os volantes Rithelly e Naldinho, que receberam cartão amarelo, e o zagueiro Edcarlos, que foi expulso, cumprirão suspensão automática. Além deles, os volantes Renan e Rivaldo, o lateral-esquerdo Reinaldo e o atacante Gilberto também não tem condições de jogo. Em contra partida aos desfalques, o técnico Waldemar Lemos terá a volta de William Rocha, que cumpriu suspensão contra o Santos, o zagueiro Aílson e o atacante Marquinhos Gabriel, que estavam contundidos. O confronto entre Sport e Palmeiras é decisivo para as duas equipes que lutam contra o rebaixamento. O Rubro-Negro está na 17ª posição com 19 pontos, dois a mais que o Alvi-Verde.

Náutico O Santos acertou o empréstimo do atacante Dimba e do volante Alan Santos para o Náutico até o fim deste Brasileirão 2012. A dupla já viajou rumo à Recife. A proposta do Timbu foi realizada nos últimos dias e o técnico Muricy Ramalho aceitou liberar os jogadores, já que pretende "enxugar" o elenco santista, que hoje conta com 36 jogadores em seu plantel. Nesta temporada, Dimba e Alan Santos pouco atuaram com as cores do Peixe. Quem teve mais oportunidades foi o atacante Dimba, que jogou em 15 partidas e marcou três gols. Já Alan Santos foi opção do técnico Muricy Ramalho apenas em quatro partidas. Após o término da competição nacional, ambos retornam à equipe santista. O volante, que foi revelado no Vitória (BA) tem contrato com o Peixe até maio de 2013. Já Dimba tem vínculo até o fim de 2014. Na equipe pernambucana, a dupla terá a companhia do meia Breitner, que também tem vínculo com o Santos e foi emprestado até o fim do Campeonato Brasileiro.

NOTíCIAS EXTRAS

Português está na Bronca com os Espanhóis

A revelação de Cristiano Ronaldo, que disse estar infeliz no Real Madrid caiu como uma bomba na imprensa espanhola. Os diversos veículos repercutiram as declarações do jogador. De acordo com o programa "El Larguero", Ronaldo teria se reunido com o presidente Florentino Pérez e o diretor José Ángel Sánchez e pedido para sair do Real Madrid, por não estar feliz no clube. Ainda de acordo com a atração, o português não tem boa relação com alguns jogadores, mais notadamente o brasileiro Marcelo. O diário espanhol "As", porém, colocou em suas páginas que a insatisfação de Cristiano Ronaldo se deve ao fato de ele ter pedido um novo contrato já há algums semanas e as negociações ainda não teriam sido abertas pelos diretores do clube.

Ae To Querendo Subi

Na continuação da 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o grande vencedor foi o Goiás, que com o triunfo fora de casa sobre o Paraná por 3 a 1, assumiu a terceira colocação na tabela e ainda viu a distância de 11 pontos para o líder Vitória diminuir para nove. O time baiano visitou o América-RN e empatou em 2 a 2. Com essa vitória, o Goiás assumiu a terceira colocação na tabela com 39 pontos, ultrapassando o Joinville, que mesmo jogando em casa, ficou no empate sem gols com o ABC. O time potiguar é o 16º colocado. No Nazarenão, em Goianinha (RN), o líder Vitória teve que se conformar com um 2 a 2 diante do América-RN. O time rubro abriu o marcador com Lúcio Curió. O time baiano chegou ao empate em cabeçada de Victor Ramos, após escanteio, aos 33 minutos. E virou logo aos sete minutos do segundo tempo, quando William deu passe na medida para Willie bater de primeira. Porém, cinco minutos depois, veio o empate potiguar com Cléber. Com o resultado, o time de Carpegiani chega aos 48 pontos, contra 32 do time da casa. Outro que subiu na tabela foi o São Caetano, ao bater o Avaí por 1 a 0 no Anacleto Campanella, graças a um bonito gol de Vandinho, aos 16 minutos de jogo. O time do ABC agora é o quinto colocado, com 37 pontos. O Leão catarinense é o sétimo, com 33.

Adriano Ramela de novo! Adriano até tentou se encaixar nos primeiros dias para aproveitar a sua última chance no futebol, mas mais uma vez cometeu uma indisciplina e corre o risco de ter o contrato com o Flamengo rescindido antes mesmo de entrar em campo. Ao deixar de comparecer à reapresentação do elenco rubro-negro sem dar justificativa, o Imperador receberá a segunda advertência e fica a uma de ter o vínculo quebrado, conforme foi estipulado no documento assinado até o fim de 2012. Adriano foi visto na tarde de segunda-feira por policiais militares na comunidade de Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com uma sacola com garrafas de bebida alcoólica. Ele chegou a reconhecer em determinado tempo da carreira que tinha problemas com o álcool, mas afirmou recentemente que estava curado e pronto para se dedicar e voltar a jogar em alto nível.