Últimas do Futebol Brasileiro - 5 de agosto

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O campeão da Libertadores não tinha Ronaldinho, Bernard e Jô, mas mesmo que eles atuassem no ultimo domingo no Mané Garrincha em Brasília, não seriam capazes de segurar o Flamengo, a vitória por 3 a 0 bastou para tirar os cariocas da zona de rebaixamento e empurrar os mineiros para o mesmo destino. O atual time do Atlético-MG em nada tem a ver com aquele que conquistou a América, com menos de 15 minutos o Galo já perdia por 2 a 0 sem ver a cor da bola. Na jogada que originou o primeiro gol, Marcelo Moreno sentiu a coxa ao tocar para Nixon empurrar para a rede, já sem Moreno em campo o Flamengo aumentou logo depois em bonito chute de Elias. Nixon um dos melhores em campo acertou o travessão um minuto antes de Rafinha deixar Paulinho na cara de Victor para sepultar as chances do Galo e festa da nação flamenguista com a goleada.

Fluminense Por pouquíssimo o Fluminense não embalou a segunda vitória consecutiva com Vanderlei Luxemburgo no comando, o atacante Fred perdeu um pênalti na primeira etapa, no segundo tempoo zagueiro Gum abriu o marcador em Campinas, mas aos 42 do segundo tempo uma escapada da Ponte Preta foi fatal. Gol de William e tudo igual no Moisés Lucarelli, empate por 1 a 1 com a Macaca. O chamado projeto de Luxemburgo emperrou no fim e o Tricolor segue com um péssimo aproveitamento longe do Rio de Janeiro, em cinco jogos, quatro derrotas e um empate. Com o resultado o Fluminense perdeu a chance de encostar na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro, em 11 jogos o Tricolor chega aos 13 pontos conquistados. Agora, é tentar vencer a primeira fora de casa contra o Vitória na próxima quarta-feira em Salvador, já a Macaca viaja ao Rio de Janeiro para encarar o Vasco em São Januário na quinta-feira que vem.

Botafogo O líder do Campeonato Brasileiro e um time em formação mediram forças em clássico carioca no Maracanã, o resultado foi previsível, mas com direito a golaço para ambos os lados, o jogo foi mais emocionante do que se desenhava. Vitorioso o Botafogo deixou o campo ainda mais líder do Nacional, enquanto o Vasco apenas com a certeza de que ainda tem pontos na equipe a corrigir. Com o triunfo por 3 a 2, o time de Oswaldo de Oliveira chegou aos 23 pontos conquistados, passou o Cruzeiro e reassumiu a ponta da tabela de classificação, já o Vasco permaneceu com 14 pontos somados e viu o objetivo de encostar no G4 se distanciar momentaneamente. Agora o Botafogo encara o Atlético-MG no Estádio Independência na próxima quarta-feira, já os comandados de Dorival Júnior vão entrar em campo na quinta-feira que vem contra a Ponte Preta em São Januário.

Vasco O maestro Juninho e o argentino Guiñazú são os dois jogadores mais esperados pela torcida para o clássico do próximo domingo contra o Botafogo no Maracanã, sentiram lesões ao longo da ultima partida. O Reizinho não preocupa e deve enfrentar a Ponte Preta na próxima quinta-feira em São Januário, já o argentino não vai ficar à disposição do treinador Dorival Júnior. Segundo as palavras do comandante do Vasco: Com certeza o Guiñazú estará fora. Ele não sairia por qualquer situação. Tanto é que tentou ficar. De repente tenha sido a até prejudicial. Não tenho essa certeza. Ele sentiu, saiu, tentou novamente e infelizmente teve que sair de vez. Depois de dois grandes jogos contra Fluminense e Criciúma, o Reizinho foi poupado da partida contra o Goiás, jogo que Gunãazú poderia ter estreado se não fosse um atraso na sua regularização. Outra expectativa vivida pela torcida cruz-maltina é a estreia do meia Montoya, sobre a presença do jogador na partida contra a Ponte, o técnico limitou-se a dizer que ainda não seria possível por conta das questões burocráticas.

Corinthians Com muita tranquilidade o Corinthians venceu o Cricíuma por 2 a 0 no Heriberto Hulse em Santa Catarina na tarde do ultimo domingo com gols do meia Renato Augusta e do atacante peruano Guerrero, o resultado deixou o Timão que venceu a segunda seguida e ameaça embalar no Campeonato Brasileiro com 17 pontos conquistados. O G4 do torneio nacional está cada vez mais perto, a equipe catarinense por sua vez ficou estacionada nos 11 pontos somados e segue com a ameaça de rebaixamento. Mesmo jogando em casa o Tigre não cumpriu a promessa do técnico Vadão, não conseguiu acuar o Corinthians e colocar pressão, com o sistema defensivo característico de Tite funcionando bem, Danilo e Renato Augusto controlando a bola no meio de campo e Guerrero se movimentando muito, o Timão controlou o jogo desde o começo. Na próxima quarta-feira, o Corinthians vai à Vila Belmiro para disputar o clássico contra o Santos, às 21h50. Já o Criciúma recebe o Cruceiro, no Heriberto Hulse, às 19h30.

Palmeiras Após vencer o Bragantino o elenco do Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol, os titulares do triunfo por 2 a 1 fizeram uma atividade mais leve e realizaram apenas um trabalho de fortalecimento muscular, enquanto os reservas disputaram um jogo-treino contra a equipe sub-17 e venceram os dois tempos. Curiosamente naquela que teoricamente é a "terceira equipe", estão Ayrton, Fernandinho que recentemente renovou até o fim do ano, Ronny opção que vinha sendo utilizada por Kleina no segundo tempo, até ser suspenso por dois jogos pelo terceiro amarelo e o vermelho que recebeu diante do Guaratinguetá. Léo Gago que passou por cirurgia no tornozelo, seguiu seu processo de recuperação e fez trabalhos específicos com o preparador Marco Aurélio Schiavo. Após a ultima atividade, o Verdão volta aos treinamentos já visando o próximo jogo na terça-feira diante do São Caetano no Anacleto Campanella.

São Paulo A partida entre Portuguesa e São Paulo que aconteceria no próximo dia 10 no Canindé válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi adiada pela Confederação Brasileira de Futebol em um dia. A diretoria Tricolor já havia solicitado o adiamento do duelo por conta da data da chegada da excursão por Europa e Ásia, o São Paulo disputou a Copa Audi na Alemanha, conquistou a Copa Eusébio no ultimo sábado em Portugal e irá disputar a Copa Suruga no Japão. O São Paulo retorna ao Brasil no dia 9, mas quatro jogadores foram poupados da Copa Suruga no Japão pelo treinador Paulo Autuori, são eles o atacante Osvaldo, o meia Jadson, o volante Fabrício e o zagueiro Rafael Toloi que retornam ao Brasil antes da delegação. No site da CBF a mudança da partida já foi confirmada, Portuguesa e Tricolor se enfrentam no próximo dia 11 no Canindé.

Santos Em meio a turbulência por conta da goleada de 8 a 0 para o Barcelona, o Santos deve contar com duas novidades para o clássico com o Corinthians na próxima quarta-feira na Vila Belmiro, os volantes Marcos Assunção e Renê Júnior. A dupla não foi relacionada para o amistoso com os catalães, mas já está recuperada e à disposição do técnico Claudinei Oliveira. O primeiro a retornar nas atividades no gramado do CT Rei Pelé foi o volante Renê Júnior, ele está recuperado de uma inflamação no púbis que o afastou da equipe por mais de um mês, ele deve ficar no banco de reservas. O veterano Assunção também não deve figurar entre os titulares, o jogador que atuou em apenas sete partidas nesta temporada, está recuperado de lesão muscular na coxa, ele não atua pelo Alvinegro desde a vitória sobre o Atlético-MG no dia 12 de junho. Com o retorno de ambos o Santos esvaziou o departamento médico, o único que realiza atividades no Cepraf é o zagueiro Rafael Caldeira, mas ele está afastado e não faz parte dos planos de Claudinei.

Portuguesa A Portuguesa perdeu muitos gols e foi castigada com a derrota por 2 a 1 para o Vitória no Barradão, resultado que manteve a Lusa na penúltima posição do Campeonato Brasileiro com oito pontos conquistados. No primeiro tempo o Vitória apenas assistiu à Portuguesa, as chances de perigo foram da equipe paulista e se tivesse caprichado nas finalizações a Portuguesa teria descido para o vestiário com o jogo já definido. O segundo tempo começou idêntico ao que foi toda a primeira etapa com a Portuguesa desperdiçando as chances que criava, o Vitória melhorou um pouco na partida, mas na sequencia aos 18 minutos a Lusa achou seu gol, Moisés chutou, o goleiro deu rebote e o argentino Cañete não desperdiçou. A vantagem não durou muito tempo, Maxi Biancucchi fez boa jogada pela direita e cruzou, o lateral-esquerdo Tarracha pegou um belo chute de primeira e a bola entrou no ângulo. O Vitória melhorou e se empenhou na busca pelos três pontos, os gols perdidos pelos lusitanos no primeiro tempo fizeram muita falta, o castigo chegou aos 40 minutos do segundo tempo, Fabrício cobrou falta próxima à grande área e venceu o goleiro da Lusa. Na próxima rodada a Portuguesa vai enfrentar o Flamengo no Mané Garrincha em Brasília na quarta-feira que vem.