Últimas do Futebol Brasileiro - 5 de junho

Por Mano Thiago

Flamengo O Flamengo enfrenta o Náutico nesta quarta-feira no Estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis querendo a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, em três jogos perdeu para a Ponte Preta e empatou com o Santos e o Atlético-PR. Para a próxima partida como mandante fora do Rio de Janeiro, o Rubro-Negro terá desfalques importantes que dificultarão o objetivo de sair com os três pontos. O atacante boliviano Marcelo Moreno que marcou o primeiro gol pelo Flamengo diante do Atlético-PR e o zagueiro González foram convocados pelas seleções boliviana e chilena e desfalcam o Rubro-Negro, ambos retornam ao time apenas após a Copa das Confederações. Outra ausência é o lateral-esquerdo Ramon que se recupera de uma lesão no tornozelo. Testado como lateral-direito na última partida o centroavante Paulinho deve ser titular contra o Náutico, formando dupla de ataque com Hernane, o jogador falou que o importante não é a posição em que for jogar e sim ajudar o Flamengo na busca das vitórias. Fluminense Com a saída praticamente confirmada do atacante Wellington Nem, o reserva imediato Rafael Sobis assegurou a vaga de titular na equipe, no que depender do desempenho do camisa 23 no ultimo treinamento nas Laranjeiras, o torcedor pode ficar confiante. Na ultima atividade o técnico Abel Braga dividiu o elenco em três grupos de seis jogadores, Com grande desenvoltura Sobis se movimentou bastante e marcou um golaço. A nota negativa da atividade ficou por conta do volante Rafinha, o jogador machucou o tornozelo sozinho e deixou o treino carregado pelos médicos, os companheiros mostraram muita preocupação com a situação do jogador. Após vencer o Criciúma por 3 a 0 no Moacyrzão, o Flu chegou a seis pontos conquistados em dois jogos disputados no Brasileirão, cabe lembrar que em razão da disputa da Copa Libertadores, o Tricolor teve o jogo contra a Portuguesa válido pela segunda rodada adiado para o dia 12 de junho, o Fluminense volta a campo pelo Brasileiro na próxima quinta-feira quando enfrenta o Coritiba no Couto Pereira.

Botafogo Apesar de o Campeonato Brasileiro estar apenas no começo, Botafogo e Bahia são candidatos a ocupar posições bem distantes no final da competição e nesta quarta-feira, mesmo com realidades diferentes os dois times se colocam frente a frente e medem forças em Aracaju. Embalado pela vitória contra o Internacional na última rodada, o Tricolor Baiano quer surpreender o Glorioso para ter paz, enquanto isso o time carioca terá o retorno de Fellype Gabriel para continuar em alta. Enquanto o técnico Oswaldo de Oliveira terá o retorno do meia Fellype Gabriel recuperado de dores na coxa, terá a ausência do uruguaio Lodeiro que já está no Uruguai para defender a seleção, desta maneira o jovem Vitinho permanece entre os titulares trocando apenas de posição no esquema tático. Além das alterações o treinador Oswaldo de Oliveira terá de tentar fazer de tudo para manter o bom momento do Glorioso, com duas vitórias em três jogos o time já começa a se candidatar a uma lugar no topo da tabela.

Vasco O Vasco recebe o Atlético-MG nesta quarta-feira em Volta Redonda em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, precisando vencer após duas derrotas seguidas o time Cruz-Maltino ainda não poderá contar com o atacante André, que por conta de uma cláusula contratual não pode jogar contra o Galo que detém seus direitos econômicos. Do lado mineiro o técnico Cuca optou por poupar algumas peças importantes do time como Ronaldinho e Diego Tardelli. Apesar de não poder contar ainda com o atacante André, o Vasco terá um grande reforço para a partida, o meia Carlos Alberto retorna a equipe após ser absolvido do caso de doping, resta saber quem dará lugar ao jogador, Alisson e Dakson disputam uma vaga. As baixas da equipe ficam por conta do volante Fillipe Soutto que também por questões de contrato não pode enfrentar o Galo, além do atacante Eder Luis que está com uma lesão no joelho e está fora da partida desta quarta. O técnico Paulo Autuori cobrou mais atenção do seu time para que não haja um "apagão" como ocorreu na goleada contra o São Paulo no ultimo jogo.

Corinthians Desejando posições mais altas na tabela do Brasileirão 2013, Cruzeiro e Corinthians entram em campo nesta quarta-feira na Arena do Jacaré em Sete Lagoas (MG), com três rodadas disputadas até então os mineiros têm quatro pontos, enquanto os paulistas somam cinco. O técnico Tite praticamente definiu a equipe que enfrentará a Raposa no ultimo treinamento, a única dúvida do treinador é na zaga já que Paulo André passará por testes antes da partida, caso o camisa 13 não jogue por lesão muscular, Felipe começa entre os titulares. Chicão que vinha sendo titular nas últimas rodadas sofreu uma lesão muscular e não joga, Edenilson que fazia a lateral direita também deixa a equipe por conta de um problema no joelho, assim Alessandro que era dono da posição e está recuperado de lesão, retorna ao time. A grande mudança fica do meio para frente, Romarinho foi sacado do time e deu lugar a Douglas, Guerrero que está com a seleção peruana também está fora, Emerson Sheik fica com o seu lugar ao lado de Pato. Paulinho que está na Seleção Brasileira continuará sendo substituído por Guilherme que jogou os últimos dois jogos entre os titulares.

Palmeiras Os palmeirenses estavam querendo muito a volta para o G4, com a derrota para o América-MG no ultimo sábado o time ficou uma rodada fora da zona de acesso, mas na ultima terça-feira o Verdão voltou ao lugar que espera ficar até o final da competição. Em jogo de dois golaços e com o "iluminado" Ronny, o Alviverde venceu o Avaí por 2 a 1 no estádio Novelli Júnior em Itu pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Verdão chegou aos nove pontos conquistados na competição, ultrapassou o Avaí e assumiu a quarta colocação na tabela de classificação do campeonato. Agora o Palmeiras tem dois compromissos fora de casa, na próxima rodada viaja até Recife para encarar o Sport na Ilha do Retiro, a partida está marcada para o próximo sábado, depois na última rodada antes da pausa para a Copa das Confederações, o Verdão enfrenta o América-RN.

São Paulo Para manter a liderança do Campeonato Brasileiro 2013, o São Paulo recebe nesta quarta-feira o Goiás no Morumbi em jogo válido pela quarta rodada do Nacional, com sete pontos conquistados o Tricolor divide a primeira colocação com o Vitória e o Botafogo. Diante dos esmeraldinos o técnico Ney Franco contará com o retorno do meia Paulo Henrique Ganso ao time, o camisa 8 está recuperado de um estiramento na coxa e terá a missão de reger o meio campo são-paulino, que não terá Jadson que serve a Seleção Brasileira para a Copa das Confederações. Além do Maestro, outro atleta que volta a ficar à disposição do comandante é Luis Fabiano, o camisa 9 perdeu o confronto com o Galo no último domingo em decorrência de uma lesão na coxa e retorna nesta quarta, o atacante já marcou dois gols neste Nacional e é o artilheiro da equipe na competição. Contente com a volta da dupla o lateral-direito Douglas revelado no Goiás, exalta o poder de decisão de ambos os companheiros e prega concentração para deixar o Morumbi com mais uma vitória.

Santos Nesta quarta-feira no Heriberto Hulse o Alvinegro encara o Criciúma pela 4ª rodada do Brasileirão e tenta conquistar a sua primeira vitória na competição nacional. Até o momento foram dois empates contra Grêmio e contra Flamengo e uma derrota para Botafogo, ao todo nos últimos jogos o jejum chega até a seis partidas sem vitórias, preocupação esta que o Peixe quer acabar neste meio de semana. Para reverter a situação o Peixe terá de superar um importante desfalque, o meia Montillo que defenderá a Argentina contra Colômbia e Equador, nos dias 7 e 11 de junho pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. No seu lugar o técnico Claudinei Oliveira promoverá a entrada do meia Felipe Anderson, o restante da equipe não terá mudanças e será a mesma que empatou com o Grêmio por 1 a 1 no último sábado na Vila Belmiro.