Últimas do Futebol Brasileiro - 5 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O Flamengo chega para o próximo jogo contra a Ponte Preta querendo dar a volta por cima. A equipe não atravessa um bom momento na competição, empatou em casa com o Sport e foi goleado pelo Internacional fora de casa e encara o jogo desta quarta-feira como fundamental. Durante a semana, o técnico Dorival Júnior não teve muito tempo para trabalhar. Desde que os jogadores retornaram de Porto Alegre, o Flamengo vive em um momento conturbado devido à falta de Adriano na reapresentação, devido a uma visita do atacante à Vila Cruzeiro. Devido a isso, o treinador rubro-negro deve repetir a escalação da partida passada, promovendo duas alterações por força maior, na zaga, González está suspenso e Thiago Medeiros deve assumir a posição. No meio, o volante Cáceres está a serviço da seleção paraguaia e deve ser substituído por Muralha. O lateral-direito Léo Moura falou que o Flamengo tem que pensar em subir e não olhar para trás. Segundo o jogador, a Ponte Preta é um adversário difícil e será necessário tranquilidade para sair de campo com os três pontos.

Fluminense Nos dias 19 de setembro e 03 de outubro, Brasil e Argentina fazem os jogos de ida e volta do Superclássico das Américas 2012. Nos dois amistosos, as equipes poderão convocar apenas jogadores que atuam nos dois países. Essa é a esperança do atacante Weelington Nem, do Fluminense, de ser convocado para o time de Mano Menezes. Com o Fluminense na vice-liderança do Brasileirão, o jogador sabe da visibilidade, mas também teme que sua lesão tenha colocado alguns concorrentes à sua frente na chance de vestir amarelinha. Wellington Nem viveu a expectativa de ser chamado para as Olimpíadas de Londres e chegou a ir bem longe na lista de Mano Meneses, mas ficou de fora da convocação final para os Jogos. Recentemente, Fred e Diego Cavalieri, companheiros de Nem no Fluminense, também viveram a expectativa de serem convocados, o que acabou não acontecendo. O confronto de ida do Superclássico, no Brasil, deverá acontecer no Serra Dourada, em Goiânia (GO), diferente do ano passado, quando o confronto foi no Mangueirão, em Belém (PA).O confronto na Argentina ainda não tem local definido.

Botafogo As negociações para Túlio Maravilha retornar ao Botafogo para marcar seu milésimo gol já vinham acontecendo há um bom tempo. Por isso, o atacante já afirmou estar com a comemoração totalmente ensaiada para o momento exato. Conhecido por sua irreverência e bom humor, Túlio disse que está preparando um momento épico, que ficará marcado. O jogador ficou conhecido por comemorações marcantes, normalmente em homenagens a outros jogadores, como o soco no ar de Pelé e a pantera de Donizete. Entretanto, Túlio Maravilha fez questão de não colocar mais pressão no tão esperado gol. Para ele, o mais importante é marcar um tento após o outro, já que faltam sete para o mil.

Vasco Apesar do Náutico vir em uma boa sequência jogando em sua casa neste Brasileirão, com quatro vitórias nos últimos quatro jogos, o time pernambucano deve começar a ligar o sinal de alerta para o duelo desta quarta-feira, às 19h30, frente ao Vasco. O Cruz-Maltino, quarto colocado, vê no rival desta noite um adversário que costumar dar sorte. No temido Estádio dos Aflitos, o time do técnico Cristovão Borges pode usar o retrospecto dos últimos anos para mostrar que a pressão está longe de atrapalhar o time da Colina Histórica. Há 26 anos, o Vasco não sai derrotado pelo Náutico jogando na capital pernambucana. Para se ter uma ideia, o tabu que envolve o confronto e o local da partida é a maior invencibilidade do Vasco diante de todos os times do Brasileirão, exceto os rivais cariocas. Desde então, quatro jogos por Brasileiros e um confronto pela Copa do Brasil. Este último, de ótima lembrança para a torcida vascaína. Vitória por 3 a 0 e time embalado para o futuro título inédito da competição. O técnico Cristovão Borges, preferindo analisar o atual momento do rival no Brasileirão, lembrou que os últimos resultados mostram que a partida desta quarta não será nada fácil para o Vasco.

Corinthians Por conta da sequência de quatro jogos em 11 dias (contra São Paulo, Fluminense, Atlético-MG e, hoje, Figueira), Danilo, Alessandro e Paulo André foram poupados. Além deles, Cássio e Paulinho ficam fora por estarem com a Seleção Brasileira. E Sheik, expulso, cumpre a automática. Desfalques que colocarão em campo uma equipe completamente modificada. Brecha festejada pelos recém-chegados, que a aguardavam para aparecer. Dos seis reforços contratados após a Libertadores, cinco estão relacionados para a partida. Apenas Guerrero, com a seleção peruana, perderá essa chance de mostrar a Tite que eles merecem uma vaga. Dos sexteto novato, três serão titulares: Guilherme Andrade, que estreou contra o Santos e fará seu segundo jogo, Martínez, que vem agradando a torcida por seus dribles, e Guilherme, que será titular pela primeira vez após a longa batalha que o Timão travou para contratá-lo. Com foco no Mundial, onde estreia em 12/12, o clube investe no descanso dos titulares e na remontagem de um grupo rico em opções. Em noite de testes, os reforços terão de mostrar que foram boas apostas.

Palmeiras Gabriel Santoro, de 29 anos, representa na internet o sentimento de mais de 13 milhões de palmeirenses. Foi dele a iniciativa de criar o famoso vídeo "A Caminho da Glória", exibido para os jogadores antes da final da Copa do Brasil, contra o Coritiba. A ideia deu certo e agora, nesta quinta-feira, ele espera repetir o sucesso. Na noite da última terça-feira, Gabriel, que é diretor de arte em uma agência de publicidade, publicou o vídeo "A Arrancada Heróica 2012" e em apenas nove horas atingiu mais de três mil visualizações. Em apenas dois minutos, ele convoca a torcida para comparecer ao Pacaembu, nesta quinta, para a partida contra o Sport. O novo vídeo foi um pedido de dois membros da ditoria do Verdão: Luciano Henrique Silva, diretor de relações instituicionais, e Piraci Oliveira, diretor jurídico do clube. Após a edição, o vídeo foi aprovado pela diretoria, que autorizou a divulgação. Mesmo que não fosse aprovado, os dois diretores se comprometeriam a pagar do próprio bolso o trabalho do torcedor. VEJA: http://www.youtube.com/watch?v=i9F4r_ZcPTc&list=UUS4RNy3etgb3DuAhmDkV-QA&feature=player_embedded#!

São Paulo Diferentemente do ano passado, desta vez o destino não quis que Rogério Ceni completasse seu aniversário de clube com festa no Morumbi. O momento no Brasileiro é outro e a data não é nesta quarta, mas na sexta-feira, dia 7 de setembro. Em 2011, o Tricolor bateu o Atlético-MG por 2 a 1, dormiu na liderança e foi o milésimo jogo da carreira. Não terminou a rodada na ponta, pois o Corinthians venceu. Foram mais de 60 mil pessoas no Morumbi, público que não será visto nesta noite, às 22h, diante do Inter, que também disputa vaga no G4. Prestes a fazer 22 anos de sua chegada ao São Paulo, na época com 17 anos (hoje tem 39), o camisa 1 hoje está na história. Com títulos, é o maior ídolo do clube, mas sabe que está perto da hora de dizer adeus. O momento de decisão agora é outro. O São Paulo luta para se aproximar dos líderes. Com quatro pontos a menos do que o Vasco, último do G4, não conseguirá ficar entre os clubes classificados para a Libertadores do ano que vem mesmo que vença e veja os rivais tropeçarem. A alegria do capitão, em caso de vitória, será continuar vivo na competição.

Santos A promessa de Neymar de permanecer no futebol brasileiro até a Copa do Mundo de 2014 foi testada no último dia de janela de transferências da Europa. Segundo o jornal inglês "The Sun", o Manchester United fez uma proposta de 38 milhões de libras (R$ 123 milhões) pela joia santista. Ainda de acordo com a publicação, o negócio só não saiu pois o atacante da Seleção Brasileira reiterou sua posição: só sai para a Europa após a próxima Copa. A posição dos Red Devils coloca em dúvida o futuro de Wayne Rooney no clube. Antes de tentar Neymar, Sir Alex Ferguson já havia contratado Robin Van Persie para o ataque. O técnico escocês já brigou no passado com Rooney e o "Shrek" pode sair em breve do Manchester United. O rival Manchester City já havia feito consultas sobre a situação do jogador, enquanto o Chelsea já tentou sua contratação na época de José Mourinho. Mesmo com a entrada do Manchester United na lista de interessados por Neymar, o Barcelona segue sendo o favorito para levar a joia santista para a Europa. Mas só após a Copa.

Cruzeiro Começar vencendo é um dos trunfos do Cruzeiro no Brasileirão desta temporada. Sempre que fez o primeiro gol de suas partidas, o time estrelado conquistou, no mínimo, um ponto. Nesta quarta-feira, às 22h, no confronto diante do Botafogo, no Estádio Independência, a Raposa planeja sair na frente e, de preferência, conquistar um resultado positivo, o que vai aproximá-la do G4. A equipe de Belo Horizonte saiu na frente em 11 oportunidades. Em apenas duas delas, a vitória não foi sacramentada ao apito do árbitro. Coincidentemente, os jogos foram contra os líderes do Brasileirão, Fluminense e Atlético, respectivamente. Além dos empates, os mineiros conquistaram nove triunfos, o que culminou em 29 pontos do clube no torneio, marca que representa 85,2% da pontuação total estrelada. O técnico Celso Roth destaca a importância de começar vencendo no compromisso com o Alvinegro.

Atlético Mineiro Pela primeira vez desde que estreou pelo Atlético-MG, no dia 9 de julho, Ronaldinho Gaúcho não estará presente em uma rodada deste Campeonato Brasileiro, já que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Corinthians. A ausência de seu maestro colocará o Galo em uma outra realidade, já que disputou as últimas 17 partidas tendo o camisa 49 no centro do gramado liderando o ataque do ainda líder da competição. Agora, é Guilherme quem surge para substituir o meia-atacante. Essa modificação ocorre em um momento delicado do Atlético, já que o clube não vence há três rodadas e buscará a reabilitação na competição contra o Bahia, nesta quarta-feira, às 19h30, no Estádio Pituaçu.

Internacional A promessa é de um Internacional diferente. Para o clube gaúcho, o segundo turno começou com vitória sobre o Flamengo. E é nesta mesma toada que deve continuar para o restante das próximas rodadas. Com mais possibilidades ofensivas, o técnico Fernandão se permite 'sonhar' e quer um time que arrisque mais em campo. O esquema com três volantes só voltará se uma nova 'miudinha' se abatar no elenco colorado. Do contrário, serão dois meias e dois atacantes, dispostos em um 4-2-3-1 como foi contra o Flamengo e deve se repetir contra o São Paulo, às 22h desta quarta-feira, no Morumbi. Outro ponto importante para um esperado crescimento do Inter no Brasileirão é o retorno de seu líder. D'Alessandro voltou a jogar no domingo. Segundo o comandante, não há jogador no elenco vermelho que se assemelhe ao gringo.

Grêmio O Grêmio não terá Kleber e Marcelo Moreno, a sua dupla de ataque titular, para o duelo da noite desta quarta-feira, diante do Atlético-GO, no Olímpico, válido pela 22ª rodada do Campeonato. No entanto, o torcedor gremista não precisa se preocupar, pois Leandro e André Lima, os reservas de luxo do Tricolor, estarão em campo logo mais. Leandro soma os mesmos quatro gols que o Gladiador em apenas sete jogos. O camisa 21 terá nova chance entre os titulares, já que Kleber, expulso contra o Palmeiras, terá de cumprir suspensão automática. E atuar no Olímpico faz muito bem ao jogador: todos os seus gols foram diante dos gremistas: foram dois contra o Sport, quando foi decisivo para a virada gremista, e dois diante do Figueirense. Já André Lima balançou as redes adversárias cinco vezes em 14 partidas. O camisa 99 terá a responsabilidade de substituir ninguém menos que Marcelo Moreno, o artilheiro do Grêmio no Brasileirão com sete gols. E o "novo" centroavante de Luxemburgo terá uma sequência entre os 11, já que Moreno está defendendo a seleção da Bolívia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Com isso, ele também será titular diante do Corinthians no sábado - a Bolívia entra em campo um dia antes contra o Equador. Para exemplificar em números a importância de Leandro e André Lima para a boa campanha do Grêmio no Brasileirão, a dupla soma nove gols, apenas dois a menos que os titulares Kleber e Marcelo Moreno.