Últimas do Futebol Brasileiro - 6 de novembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Em uma situação praticamente insustentável no Flamengo, após as duas faltas na semana passada, Adriano manifestou-se oficialmente e comunicou, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que se afasta e só volta a jogar em 2013 e não sabe se pelo Rubro-Negro. No comunicado estavam as seguintes palavras "Pensei muito, conversei com amigos e minha família e cheguei à conclusão que a melhor coisa a ser feita é voltar em 2013. Ainda não sei se será no Rio de Janeiro, mas posso afirmar que em 2013 estarei pronto para entrar nos campos. O atacante Adriano Imperador completará o ano sem ter atuado um minuto sequer, após a terceira falta, ele teve o contrato de imagem rescindido pelo Flamengo, que rendia ao atacante R$ 50 mil mensais até o fim do ano, o clube ainda não divulgou se o Imperador recebia algum tipo de salário após os últimos acontecimentos.

Fluminense Um jogador que não aparece tanto na partida, mas é fundamental para a ótima campanha do Fluminense no Campeonato Brasileiro, Jean se destaca pela serenidade e a eficiência dentro de campo, o técnico Abel Braga sabe muito bem disto, tanto que após o empate com o São Paulo o colocou como o melhor jogador de toda a competição. Segundo as palavras do treinador do Flu: O craque do Campeonato Brasileiro, na média, é o Jean. Um jogador de um caráter extraordinário e de um profissionalismo que há muito tempo eu não vejo, tudo o que está acontecendo, ele faz jus pelas atitudes que tem. O jogo na capital paulista marcou o reencontro dele com o clube e o estádio que o revelaram para o futebol. Apesar do respeito, dentro de campo ele esqueceu todo o passado e foi um dos melhores do Fluminense. O Flu segue na liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 73 pontos. A distância para o Atlético-MG, segundo colocado, é de nove pontos e restam 12 para disputar.

Botafogo Mesmo com a maioria dos jogadores do Botafogo de folga, após o empate com o Palmeiras, para o meia Clarence Seedorf o dia foi de trabalho, recuperando-se de uma lesão na coxa direita, o camisa 10 alvinegro realizou uma atividade na academia do clube, em General Severiano. O holandês não joga desde a vitória alvinegra sobre o Atlético-GO, no último dia 27, quando sentiu a lesão pouco depois do gol que marcou, o primeiro do triunfo por 4 a 0 sobre os goianos. O jogador deverá realizar novos exames para ter maior precisão sobre a gravidade de sua lesão e sua previsão de retorno ao time. Seedorf esteve em Araraquara, onde o Botafogo empatou em 2 a 2 com o Palmeiras, no ultimo domingo, mesmo sem ter condições de entrar em campo, o jogador viajou ao interior paulista para ficar junto dos companheiros.

Vasco Por meio de seu site oficial, o Vasco anunciou a saída do técnico Marcelo Oliveira do cargo, em comum acordo, o treinador não resistiu à sexta derrota seguida no último domingo, e já dava sinais de que entregaria o cargo. Gaúcho, auxiliar técnico, comandará o time nos quatro jogos que restam para o fim do Campeonato Brasileiro. Marcelo Oliveira chegou ao Vasco em meados de setembro, após a saída de Cristovão Borges, o treinador fez a sua estreia à frente do time no confronto com o Cruzeiro, no segundo turno, com menos de dois meses no cargo e sem receber salários, Marcelo Oliveira treinou o Vasco em dez jogos, com duas vitórias, dois empates e seis derrotas. Para o lugar de Marcelo Oliveira, o Vasco planeja o retorno de Ricardo Gomes, afastado dos gramados desde que sofreu um AVC quando dirigia o time em agosto de 2011.

Corinthians Em recuperação de estiramento no ligamento do joelho direito, o atacante Emerson Sheik voltou a campo, ele realizou um trabalho físico com o preparador, no entanto, sua participação no jogo do próximo sábado, contra o Coritiba, no Pacaembu, já está descartada. A ideia da comissão técnica é que ele complete quatro semanas exatas de recuperação antes de ser liberado, o jogador só deve ser integrado ao grupo no fim da semana. O camisa 11 ficará à disposição dos últimos três jogos do Brasileirão, contra Internacional, Santos e São Paulo, o técnico Tite esperava utilizá-lo nos jogos diante de Vasco e Atlético-GO, quando voltou a escalar força máxima para preparar a equipe para o Mundial de Clubes. A boa notícia é o retorno do meia Danilo, que havia sofrido um corte na região do tornozelo direito, o camisa 20 já treinou com o grupo nos últimos dias e está liberado. Assim como ele, o zagueiro Wallace, que se recuperou de lesão muscular na coxa direita, voltar a ficar à disposição.

Palmeiras O zagueiro Thiago Heleno foi julgado por conta da expulsão contra o Náutico, em partida no último mês e o STJD, por maioria de votos, decidiu absolver o jogador. Dessa forma, ele está livre para enfrentar o Fluminense, no próximo domingo. O problema do camisa 4, porém, é outro. Ele ficou fora dos últimos três confrontos do time por conta de dores no lado direito do quadril. Na última semana, só fez trabalhos físicos e ainda não conseguiu voltar a treinar com o resto do time em atividades no gramado.

São Paulo O elenco do São Paulo se reapresentou no CT da Barra Funda e a grande novidade foi a presença do meia Paulo Henrique Ganso. O novo camisa 8 do Tricolor participou de atividades entre os jogadores que não atuaram os 90 minutos diante do Fluminense, no ultimo domingo. Em um treino com dois minigols, em uma faixa lateral do campo, Ganso participou da atividade ao lado de Willian José e Henrique Miranda. Sem apresentar cansaço, Ganso exibiu um bom repertório com dribles rápidos, passes precisos e a técnica apurada, o camisa 8 deu um "rolinho" e até marcou um gol contra, ao tentar afastar uma jogada aérea. Depois de mais de uma hora em atividades, Ganso fez um trabalho físico em separado, com corridas na lateral do campo por pouco mais de 30 minutos. A comissão técnica e os médicos do clube não definiram a data para a estreia do meio-campista. Pela evolução nos exercícios, a expectativa é a de que o camisa 8 atue ainda nesta temporada.

Santos Mesmo após chuva de gols sobre o Cruzeiro no último sábado, em Belo Horizonte e boa atuação dos atacantes santistas, o técnico Muricy Ramalho mostra preocupação para a próxima temporada e trabalha nos bastidores para a contratação de jogadores para o setor ofensivo. Ao contrário do setor ofensivo, a zaga não deve passar por grandes mudanças para 2013. A intenção é renovar o contrato do zagueiro Bruno Rodrigo, que se encerra em dezembro, e esperar o retorno de Edu Dracena, em fase final de recuperação de lesão no joelho direito. Nesta temporada, a equipe balançou as redes 126 vezes em 71 jogos, tendo média de 1,77 por jogo. Já a defesa sofreu 71 gols, com média de apenas 1 gol por partida. O artilheiro do Santos é o atacante Neymar, com 41 gols marcados em 44 realizados.

Cruzeiro Após a derrota para o Santos, no ultimo sábado, os jogadores do Cruzeiro se reapresentaram na Toca da Raposa II, para iniciarem os trabalhos da semana. No próximo domingo, o time celeste terá uma nova chance de se reerguer, em partida contra o Bahia, no Independência. A novidade ficou por conta da volta de Tinga, o volante voltou do departamento médico e já iniciou os trabalhos físicos para entrar novamente em forma após o tempo parado. Tinga poderá retornar ao meio de campo, que perdeu o volante Charles, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O lateral-direito Ceará e o meia Montillo são outros desfalques pelo terceiro amarelo. No ultimo treinamento, os jogadores realizaram atividades técnicas em meio campo, a equipe segue a preparação para a próxima partida até o sábado quando se concentra.

Atlético Mineiro Pelo segundo jogo consecutivo, o Atlético-MG terá que jogar sem a dupla titular protegendo os zagueiros Réver e Leonardo Silva. Leandro Donizete recebeu o terceiro amarelo e cumprirá suspensão automática, já Pierre volta ao time contra o Vasco, mas deve compor o setor com Felipe Soutto ou Serginho. Além do camisa 8, outro que está suspenso para o próximo compromisso é o atacante Jô, que recebeu seu terceiro cartão amarelo ao tentar cavar um pênalti ainda no primeiro tempo. Ronaldinho não foi advertido na derrota para o Coritiba, no estádio do Couto Pereira, e segue com condições de jogo. Carlos César, que foi expulso contra o Flamengo ainda no banco de reservas, e Rafael Marques, que não jogou contra o Coxa, são outros pendurados da equipe do Atlético-MG.