Últimas do Futebol Brasileiro - 6 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O time do Flamengo voltou a jogar mal, desta vez como mandante, nesta ultima quarta-feira, em Volta Redonda, e foi derrotado pela Ponte Preta por 1 a 0. Esta foi a primeira vitória do time paulista sobre o Rubro-Negro como visitante na história do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a Ponte Preta chega à quarta rodada sem saber o que é perder e pula para nona posição na tabela de classificação, com 30 pontos conquistados. Já o time Rubro-Negro, que não vence há quatro jogos, desde o clássico contra o Vasco, segue com seus 27 pontos ganhos e cai para 13º lugar na tabela. O clube carioca tem um jogo a menos, contra o Atlético-MG, que será disputado no próximo dia 15, no Engenhão. As duas equipes voltam a campo no próximo sábado. Enquanto o Flamengo visita o Coritiba no Couto Pereira, a Macaca recebe o Figueirense no Moisés Lucarelli.

Fluminense A confiança do Fluminense é grande para o jogo desta quinta-feira contra o Santos, no Engenhão. Um dos líderes do Brasileirão, com 44 pontos, o Tricolor irá enfrentar a equipe paulista sem Ganso, Arouca e Neymar, estes dois últimos a serviço da Seleção Brasileira. Na véspera da partida, o técnico Abel Braga teve uma tarde bem tranquila, na qual dispensou cerca de meia hora do treino para ensaiar jogadas de bola parada. Os principais cobradores foram Thiago Neves, Wágner e Jean. Foram praticados tanto lances com apenas um desvio na bola como dois, sempre com a participação dos zagueiros. Vale lembrar que essa tem sido uma das principais armas do Fluminense no campeonato. Depois disso, o treinador do Flu organizou um rachão, que contou inclusive com a presença do atacante Fred. O time já está definido para o confronto contra o Santos com no gol Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean e Wágner; Thiago Neves, Wellington Nem e Samuel.

Botafogo Quando a coisa não está boa para o Botafogo, é só dar em Seedorf que ele resolve. Essa foi a tônica da vitória desta ultima quarta sobre o Cruzeiro por 3 a 1, no Independência, em Belo Horizonte. O Glorioso não fez uma excelente partida, mas quando precisou do seu camisa 10, ele correspondeu, marcou duas vezes e deu uma linda assistência. Já o Cruzeiro, não conseguiu repetir a boa atuação que fez contra o Náutico e sucumbiu em casa. Com a vitória, o Botafogo chegou aos 34 pontos, ultrapassou o Cruzeiro e agora ocupa a 7ª posição do Brasileirão. A Raposa, em 8º lugar, tem os mesmos pontos do Alvinegro, mas fica atrás por ter melhor saldo de gols que o Alvinegro. Os dois times voltam a campo no próximo domingo. O Botafogo joga contra o Náutico, no Engenhão. Já o Cruzeiro, entra em campo para enfrentar o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife.

Vasco Após sofrer na primeira etapa da partida, com quatro volantes em campo, o Vasco reagiu com as substituições feitas pelo técnico Cristovão Borges e conseguiu empatar em 1 a 1 com o Náutico, nos Aflitos. O atacante Kieza fez o gol do Timbu, aproveitando falha da zaga cruz-maltina. O meia Fellipe Bastos empatou para a equipe carioca com uma bomba de fora da área. Com o empate desta ultima quarta-feira, o time pernambucano chega aos 28 pontos conquistados. O time do Vasco continua no G4 do Campeonato Nacional e soma 39 pontos ganhos. Na próxima rodada, ambas as equipes jogam no próximo domingo. O Vasco encara o Bahia, em São Januário. Já o Náutico joga fora de casa contra o Botafogo, no Engenhão

Corinthians Depois de tumultuar a parte de cima da tabela de classificação do campeonato Brasileiro, tirando pontos dos líderes, um desfigurado Corinthians se deu mal nesta ultima quarta-feira diante do Figueirense, no Orlando Scarpelli. O Timão foi derrotado por 1 a 0, graças a um gol de Caio, pela 22ª rodada do Brasileiro. Menos mal que a derrota serviu para atrapalhar o rival Palmeiras, ultrapassado temporariamente pelo Figueira, que chegou aos 18 pontos e agora é o 18º colocado. O Corinthians estacionou nos seus 28 pontos. Precisando muito da vitória para escalar tabela acima, o Figueirense tratou de abrir o placar logo no primeiro minuto do segundo tempo. Caio fez o gol, escorando ótimo cruzamento de Hélder. Na próxima rodada, o Figueira visita a Ponte Preta, no próximo sábado, no Moisés Lucarelli. O Corinthians entra em campo, recebendo o Grêmio no Pacaembu, que assumiu a vice-liderança.

Palmeiras O elenco palmeirense treinou na Academia de Futebol. O técnico Luiz Felipe Scolari manteve a dúvida em relação ao time titular para a partida contra o Sport, nesta quinta, no Pacaembu. O comandante palmeirense não definiu quem vai atuar no meio e se vai escalar o time com três atacantes. Enquanto os atletas disputavam um rachão, Felipão fez um rápido trabalho de posicionamento e saída de bola. Após o rachão, o meia Tiago Real, o volante Correa e o atacante Mazinho treinaram cobranças de falta. Sem Marcos Assunção, o treinador trabalhou algumas jogadas ensaiadas. Ele cobrou que os jogadores colocassem a bola em determinados locais dentro da área. Do outro lado de campo, outros palmeirenses aproveitaram para treinar cobranças de pênalti. O meia Daniel Carvalho segue o trabalho de recuperação após uma lesão muscular na coxa esquerda. O jogador fez um trabalho físico separado e, em seguida, entrou no rachão. Mesmo assim, ele não vai ser relacionado para encarar o Sport, nesta quinta.

São Paulo Luis Fabiano deixou o gramado do Morumbi, na noite desta ultima quarta-feira, insatisfeito por não ter conseguido marcar o gol da vitória do São Paulo sobre o Internacional, que teve D'Alessandro expulso aos 27 minutos do segundo tempo. Para o atacante, a criatividade do time deixou a desejar no empate por 1 a 1. Ele teve pelo menos quatro chances boas para balançar as redes. No primeiro tempo, furou de maneira inacreditável frente a frente com Muriel e depois obrigou o goleiro a fazer grande defesa em um chute forte de longe. Na etapa final, conseguiu passar pelo arqueiro, mas foi desarmado na sequência e ainda disparou chute cruzado que raspou a trave no final. Quinto colocado com 35 pontos, quatro a menos que o Vasco, quarto colocado, e dez a menos que o Atlético-MG, líder, o São Paulo volta a campo no próximo domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro.

Santos O Santos viajou ao Rio de Janeiro sem os lesionados Ganso, Léo e Miralles, além de Neymar e Arouca, convocados para a Seleção Brasileira. Para piorar, quase toda a defesa alvinegra está pendurada com dois cartões amarelos. Ou seja se Bruno Peres, Bruno Rodrigo e Durval forem advertidos, não poderão disputar o clássico com o São Paulo, no próximo domingo. Por outro lado, Muricy Ramalho poderá escalar o meia Bernardo, recuperado de contusão que o afastou por quase 100 dias, no lugar de Neymar. O substituto de Ganso será Felipe Anderson. Já na lateral-esquerda, Juan segue ocupando o posto de Léo, enquanto Gérson Magrão, antes encostado, ganha a vaga de Arouca. Vindo de duas derrotas seguidas, para Bahia e Sport, o Peixe tenta se reaproximar do G4. Para isso, precisa começar a melhorar o aproveitamento como visitante, até o momento, foram 11 jogos, com seis derrotas, três empates e só duas vitórias.

Cruzeiro O lateral cruzeirense Everton saiu de campo chateado não só pela ultima derrota, mas pelos dois gols perdidos durante a partida contra o Botafogo. Ao ser indagado sobre o resultado e o que havia acontecido com o time Cruzeiro, que teve bom início de jogo no primeiro, abrindo o placar e fazendo boa partida, o jogador da Raposa citou os gols perdidos sem fazer um mea culpa, mas foi enfático ao dizer que a sua equipe não pode desanimar com esse revés. Segundo as palavras do atleta cruzeirense: Perdemos muitos gols. O que atrapalhou demais a equipe, mas não podemos desanimar com este resultado negativo. Temos de levantar a cabeça e buscar a vitória no próximo jogo.

Atlético Mineiro O Atlético-MG, com cinco desfalques em campo, empatou com o Bahia em Salvador, por 0 a 0, e completou a quarta partida consecutiva sem vencer no Brasileirão. Chegando aos 45 pontos ganhos, o Galo, que tem um jogo a menos, pode ser ultrapassado pelo Fluminense, caso o time carioca vença o Santos, nesta quinta-feira. O Bahia segue fora da zona de rebaixamento, chegando aos 24 pontos. Insistente, o Atlético-MG tentou o levantamento de bolas na área nos minutos finais, em cobranças de falta de Neto Berola, mas como ocorreu durante todo o jogo, a defesa Tricolor conseguiu afastar e, assim, segurou o empate. Na próxima rodada, o Atlético-MG recebe o Palmeiras na Arena Independência, no próximo domingo. No mesmo dia, o Tricolor de Aço viaja até o Rio de Janeiro, onde visita o Vasco da Gama, em São Januário.

Internacional O São Paulo jogou com um homem a mais desde os 27 minutos do segundo tempo, quando D'Alessandro foi expulso por simular pênalti, mas não conseguiu sair do 1 a 1 com o Internacional, nesta ultima quarta-feira, no Morumbi. Em jogo marcado pelo reencontro de Dagoberto com o ex-clube, o Tricolor foi superior durante a maior parte do tempo. Desde que Maicon empatou, aos 17, a equipe mandante dominou a posse de bola. Mas faltou o gol. Com a igualdade, tricolores e colorados seguem estacionados. Ambos acumulam 35 pontos, mas os paulistas têm mais vitórias e estão em quinto, enquanto os gaúchos vêm logo atrás. As duas equipes voltam a campo no domingo que vem, pela 23ª rodada. Enquanto o São Paulo vai à Vila Belmiro visitar o Santos, o Inter recebe o Fluminense, no Beira-Rio.

Grêmio A torcida do Grêmio fez a festa no Olímpico nesta ultima quarta-feira. Mesmo jogando com o ataque reserva, a torcida tricolor lotou o estádio, batendo o recorde de público do Campeonato Brasileiro desde ano, mais de 46 mil presentes e viu o Tricolor Gaúcho vencer o Atlético-GO por 2 a 1. O meia atacante Elano foi o nome do jogo, tendo feito os dois gols do Grêmio. O lateral-direito Marino diminuiu, em jogada com participação do goleiro-artilheiro Márcio. Além de ultrapassar o Fluminense provisoriamente, os gremistas diminuiram a vantagem para o líder Atlético-MG para apenas um ponto na tabela de classificação. Já o Dragão segue na zona do rebaixamento, com apenas 16 pontos conquistados. Na próxima rodada, o Grêmio viaja para São Paulo para enfrentar o Corinthians, no próximo sábado. Já o Atlético-GO recebe a Portuguesa, no Serra Dourada, no domingo que vem.