Últimas do Futebol Brasileiro - 6 de dezembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O técnico do Flamengo Dorival Júnior revelou que recebeu um telefonema do presidente eleito do clube, Eduardo Bandeira de Mello, garantindo sua permanência e a do diretor Zinho na próxima temporada. Para o treinador, a permanência dos dois dá tranquilidade para que o planejamento montado por ambos tenha continuidade. Bandeira de Mello, entretanto não garantiu a permanência do treinador e do diretor na próxima temporada, ele revelou ter ligado para Dorival e Zinho, assim como o novo diretor geral, Wallim Vasconcellos. Porém, as ligações foram apenas para apresentações e elogios sobre o trabalho, sem a garantia de permanência dos dois na nova gestão. Segundo as palavras do atual presidente do Fla: Realmente liguei para o Dorival Júnior e Zinho, mas foi apenas para me apresentar e elogiar o trabalho feito até agora. Porém, não garanti a permanência de ambos. Esperarei para decidir após discutir o assunto com o executivo e o vice de futebol. Dorival Júnior tem contrato com o Rubro-Negro até o fim de 2013, já Zinho teria de renovar seu contrato com o clube, já que o atual se encerra ao fim desta temporada.

Fluminense Os nomes de Diego Cavalieri, Fred, Deco e até Wellington Nem foram os mais gritados pela torcida do Fluminense durante o ano de 2012, quando o clube das Laranjeiras conquistou o Campeonato Carioca e o Brasileirão, no entanto o antes idolatrado Thiago Neves acabou um pouco esquecido e por vezes contestado pelos torcedores. Contudo, o jogador foi de suma importância para a boa campanha da equipe, em números obscuros a olho nu, mas com certeza, significativos. No quarteto de ataque, formado por Deco, Thiago Neves, Fred e Wellington Nem, somente o camisa 10 não era constantemente festejado, mas no que diz respeito à participação em gols, englobando assistências e os próprios gols, o jogador participou de 23 durante toda a temporada 2012, com 14 assistências, ficando atrás apenas do artilheiro Fred, que participou de 38 lances que terminaram com bolas na rede, com 31 marcados e sete assistências.

Botafogo O técnico do Botafogo Oswaldo de Oliveira mudou seu discurso em relação ao retorno de Loco Abreu ao Alvinegro, após o fim de seu empréstimo ao Figueirense, o comandante abriu as portas ao camisa 13 e afirmou que gostaria de vê-lo de volta ao Alvinegro. Segundo as palavras do treinador do Fogão: O Loco Abreu é um jogador muito inteligente, é um ídolo. Se ele estiver disposto a nos ajudar, vai ser muito bem-vindo. É claro que eu quero que ele retorne. Caso realmente permaneça no Botafogo, Loco Abreu deverá encontrar uma concorrência à altura, o jovem Bruno Mendes de 18 anos, brilhou na reta final do Campeonato Brasileiro e conquistou a vaga de titular absoluto do setor de ataque, por ambos terem a mesma característica de centroavante, Oswaldo de Oliveira não vê os dois juntos no ataque. Apesar de afirmar que é difícil imaginar os dois começando jogos juntos, o técnico ressaltou que ambos podem se alternar de maneira bastante positiva no ataque.

Vasco O atacante Romarinho, filho do ídolo vascaíno Romário, usou seu Twitter para informar que está rescindindo seu contrato com o Gigante da Colina, o jogador que desde pequeno atuava na base cruz-maltina, demonstrou gratidão e carinho com o clube, mas revelou mágoa com pessoas que trabalham por lá. Segundo as palavras de Romarinho na rede social: Estou rescindindo com o Vasco. Triste por deixar amigos e por estar deixando o clube que eu comecei no futebol e passei a minha vida inteira. O clube que eu tinha o sonho de ser revelado e fazer História, mas sei que quem está lá dentro não quer ver meu sucesso. Tenho que procurar outro lugar para fazer o que mais gosto. Mas mesmo assim, obrigado, Vasco! Por todos esses anos em que a maioria dos momentos eu fui muito feliz. Romarinho não vinha sendo aproveitado pelo técnico Sorato e nem sequer vinha sendo relacionado para as partidas, Romário o pai já havia declarado publicamente sua insatisfação com a situação do filho, considerando o que estava acontecendo "uma sacanagem".

Corinthians Paolo Guerrero foi a grande novidade no único treinamento do Corinthians na cidade de Dubai antes do embarque para o Japão, o peruano correu em volta do gramado e até chutou a bola, algo que não estava programado para acontecer na parada antes da ida para o palco do Mundial de Clubes. Enquanto seus companheiros participavam de uma atividade tática e depois do rachão, o centroavante ficou isolado, acompanhado pelo fisiologista, depois de algumas corridas em volta do gramado, o imprevisto contato com a bola, a expectativa na verdade era de o camisa 9 do Timão nem treinasse. O peruano, que sofreu um estiramento no ligamento do joelho no clássico contra o São Paulo, viajou sem dores, a equipe médica do Corinthians informou que ele tomou infiltração para encarar as cerca de 14 horas no avião do Aeroporto de Guarulhos até Dubai. Antes do embarque, o técnico Tite afirmou que espera contar com o centroavante e acredita que ele terá condições, caso não tenha o esquema de jogo do time deverá ser alterado, já que Guerrero é o único homem de referência do elenco.

Palmeiras Sem férias, o técnico Gilson Kleina tem trabalhado intensamente no planejamento para a temporada de 2013 do Palmeiras, e um dos desejos do treinador é contar com o meia Valdivia em boas condições para o próximo ano, até por isso, ele quer "resgatar o futebol" do chileno. Segundo as palavras do treinador do Palmeiras: Valdivia tem contrato até 2015. O problema dele é de lesão. Esse ano foi muito ruim. Temos de resgatar o futebol do Valdivia e isso cabe a mim. Tenho de ver o comprometimento desse atleta. A palavra chave para 2013 é comprometimento. Apesar de a diretoria estar em busca de um meia, Kleina espera contar com o Mago, pelo menos nesse momento, ele descarta uma negociação. O que não é o mesmo pensamento dos dirigentes, nas últimas semanas o Alviverde recebeu uma sondagem do futebol espanhol pelo camisa 10.

São Paulo Ele sabia que haveria provocação, embarcou para Buenos Aires se dizendo tranquilo e preparado para enfrentar os zagueiros argentinos, mas não foi bem isso que pudemos ver de Luis Fabiano no empate em 0 a 0 entre Tigre e São Paulo, na Bombonera, no primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Após uma confusão entre atletas das duas equipes, o camisa 9 são-paulino deu um chute em um defensor adversário e de forma extremamente infantil, deixou o gramado expulso, prejudicando o Tricolor, que fazia um bom princípio de partida. A definição do campeão do torneio continental fica para a próxima quarta-feira, no Morumbi, um novo empate, independentemente do número de gols, leva a decisão à prorrogação e depois aos pênaltis.

Santos O consagrado meia argentino Juan Román Riquelme, de 34 anos, pode atuar no Brasil na temporada 2013, com seu contrato com o Boca Juniors (ARG) suspenso desde setembro, o próprio craque levantou a possibilidade em visita ao país, Riquelme inclusive disse que recebeu uma ligação do Santos interessado em seu futebol, mas não especificou quando. Segundo as palavras do astro argentino: Existe a possibilidade de eu atuar no futebol brasileiro. Na Argentina falaram muito de eu jogar Santos depois da saída do Ganso. Eles me ligaram, mas nada demais. Tem de esperar e ver se algum clube me atrai. O argentino ainda falou mais: Seria muito bom para mim jogar no futebol brasileiro. Em junho, fiquei perto do Cruzeiro, mas não aconteceu. Meu filho é fã do Neymar. De fato, por duas oportunidades o Santos cogitou a contratação do argentino. Na primeira vez, o fim da janela de transferência impediu qualquer acordo e, depois, em setembro, o nome chegou a ganhar força com a saída de Ganso, mas as negociações não evoluíram.