Últimas do Futebol Brasileiro - 7 de setembro

Por Mano Thiago

futebol1-305x206

Flamengo O goleiro Felipe vive a sua pior fase desde que retornou à titularidade na meta do Flamengo. Nos últimos três jogos, foram seis gols sofridos e apenas um ponto conquistado pela equipe rubro negra. Após a ultima derrota para a Ponte Preta, na noite da última quarta-feira, o dono da camisa 1 preferiu sair do gramado calado e não comentou o resultado negativo para o seu time. Uma explicação não encontrada pelo goleiro do Mengão Felipe foi revelada pelo técnico Dorival Júnior. Antes do jogo contra a Macaca, o Flamengo foi goleado pelo Internacional e, segundo o comandante rubro-negro, isso gerou insegurança para os jogadores dentro das quatro linhas. O Flamengo volta a campo contra o Coritiba neste próximo sábado, no Couto Pereira.

Fluminense Enfim, a espera acabou. Depois de três líderes alvinegros, o Fluminense deu um pouco de cor à liderança do Brasileirão. O time aproveitou a terceira chance dada pelo ex-líder Atlético-MG, venceu o desfalcado Santos por 3 a 1, no Engenhão, nesta ultima quinta-feira, e finalmente assumiu a primeira colocação do campeonato. O jogo foi marcado pelo show do atacante Wellington Nem, que marcou dois gols, o golaço de Samuel e a resposta da torcida tricolor, que colocou quase 16 mil pessoas no estádio do Botafogo. Com a derrota, a terceira seguida, o Santos que não teve Ganso, Neymar, Arouca, Dracena, entre outros ficou na 14ª colocação tabela, seis pontos apenas acima da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Fluminense enfrenta o Internacional, no próximo domingo, no Beira-Rio. Já o Santos faz o clássico San-São com o São Paulo, na Vila Belmiro.

Botafogo Como na temporada passada, o Botafogo venceu o Cruzeiro fora de casa no segundo turno do Brasileirão. Agora, o time enfrenta duas partidas importantíssimas no Engenhão, além do Náutico, no próximo domingo, o Glorioso enfrenta o Internacional, na próxima quinta-feira. Para o jogo contra o Náutico, a equipe, que vem de um desgaste de dezoito partidas consecutivas, terá entre tantos outros desfalques Fábio Ferreira e Márcio Azevedo, que levaram o terceiro cartão amarelo. Na zaga, Brinner será o substituto do titular. Já na lateral esquerda, Lima, o reserva imediato, perdeu espaço nos últimos jogos, mas deverá ganhar nova chance. A expectativa é pelo retorno de Vitor Júnior, que se recupera de um estiramento muscular na coxa direita, mas que não vem treinando com bola. O goleiro Jefferson, com a Seleção Brasileira, e Lodeiro, com a uruguaia, seguem fora também. O zagueiro Antônio Carlos, recuperando-se de uma lesão muscular, não tem previsão de retorno. Lucas Zen e Marcelo Mattos, que se recuperam de cirurgias, seguem no departamento médico.

Vasco O técnico Cristovão Borges viu com bons olhos o empate em 1 a 1 frente ao Náutico, conquistado nesta ultima quarta-feira, no estádio dos Aflitos. E o motivo para a celebração do ponto conquistado fora de casa está na dificuldade para montar o time do Vasco para o confronto. Com desfalques fundamentais, casos de Juninho e Felipe, além dos problemas vistos durante a partida, com a saída do lateral Auremir, que sofreu uma lesão na coxa esquerda, o comandante não vê motivos para lamentar os pontos perdidos. Segundo as palavras do treinador vascaíno: Queremos sempre vencer. O Vasco sempre joga para vencer. Mas, vendo o que passamos, as circunstâncias de jogo, jogadores de fora, as lesões, vejo o empate como bom resultado. Cristovão e o elenco cruz-maltino agora visam à partida do próximo domingo, contra o Bahia, em São Januário.

Corinthians O Corinthians terá duas baixas na equipe que enfrentará o Grêmio neste próximo sábado, no Pacaembu, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia Douglas e o zagueiro Chicão receberam o cartão amarelo na derrota por 1 a 0 para o Figueirense e estão suspensos. Os jogadores aumentam a lista de desfalques do técnico Tite, que ainda tem Jorge Henrique machucado e o goleiro Cássio, o volante Paulinho com a Seleção Brasileira, o meia Ramírez e o atacante Guerrero com a seleção peruana, que defendem suas seleções em amistosos nos próximos dias. A boa notícia é a volta do atacante Emerson Sheik, que estava suspenso. Além dele, outros três são possíveis reforços para o duelo, o zagueiro Paulo André, o lateral-direito Alessandro e o meia Danilo. Todos estes não atuaram na derrota desta ultima quarta por decisão da comissão técnica, que preferiu poupá-los para evitar qualquer lesão.

Palmeiras A torcida fez a parte dela e o time correspondeu! Com a força da arquibancada, mais de 29 mil torcedores, o maior público do Verdão no ano, o Palmeiras venceu o Sport por 3 a 1, nesta ultima quinta-feira, no Pacaembu. Com o resultado, o Verdão passou o time pernambucano, chegou aos 20 pontos, e está a dois do Coritiba, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já o Sport perdeu uma posição e está em 18º. Em um primeiro tempo brigado, com muitas divididas fortes e cartões amarelos, os dois times comprovaram os motivos de estarem na parte de baixo da tabela. Na etapa final, o Verdão entrou mais ligado e, com gols de Correa, Tiago Real e Obina, engatou a vitória que lhe dá sobrevida. A equipe paulista apresentou um futebol mais vistoso e a torcida saiu saciada com o resultado. Pelo lado dos pernambucanos, o ex-palmeirense Rivaldo diminuiu, com um golaço. Na próxima rodada, o Palmeiras viaja para Minas Gerais para encarar o vice-líder do Brasileiro, o Atlético-MG, no Independência, no próximo domingo. Já o Sport encara o Cruzeiro, no mesmo dia, na Ilha do Retiro, em Recife.

São Paulo Apesar de somar só um ponto nos dois últimos jogos, o técnico Ney Franco ainda acredita no título brasileiro. O treinador vê o Atlético-MG com dez pontos a mais e o Fluminense, que enfrenta o Santos nesta quinta-feira e pode abrir até 12. Mesmo em dificuldades e com o Nacional cada vez mais próximo do fim, o treinador quando questionado sobre se era utópico lutar pela conquista, citou o Grêmio, que tem 43 pontos, tirou grande diferença dos primeiros e está só a dois do Galo. Segundo as palavras do comandante tricolor: Acho que o título ainda é real, mas conforme o tempo passa fica mais distante, porque perde o número de jogos. Estamos no bolo e nos cabe procurar a vitória contra o Santos. Não jogo a toalha no Brasileiro e até o confronto da Sul-Americana vamos dar o máximo. Temos de fazer dois jogos fortes para nos colocarmos de novo no campeonato. No domingo que vem o São Paulo vai até a Vila Belmiro pegar o Santos. Em seguida, viaja até Belo Horizonte, onde no Independência enfrenta o Atlético-MG, que pode perder a liderança ainda nesta rodada

Santos Após a derrota por 3 a 1 para o Fluminense, nesta ultima quinta-feira, no Engenhão, o técnico Muricy Ramalho praticamente decretou o fim do sonho do Santos de disputar a Copa Libertadores do ano que vem. De acordo com o comandante alvinegro, as equipes que estão nas primeiras posições não devem dar brecha. Com o revés diante do Tricolor, que agora lidera a competição, o Santos termina a 22ª rodada na 14ª colocação, com 26 pontos. O Vasco, quarto colocado, tem 13 pontos a mais. A distância para o Palmeiras, primeiro integrante da zona do rebaixamento, é bem menor, seis pontos. Mas Muricy aposta no fim dos desfalques para dizer que a situação não é preocupante. No Engenhão, o Peixe não contou com Neymar e Arouca, que estão concentrados com a Seleção Brasileira. Além disso, teve os desfalques de Ganso, Léo, Miralles, Edu Dracena, Fucile, Galhardo e Henrique, todos contundidos. De todos esses, o único que tem chances de retornar no próximo domingo, contra o São Paulo, na Vila, é Léo. Por outro lado, o zagueiro Bruno Rodrigo, suspenso, e o lateral-esquerdo Juan, impedido de enfrentar o Tricolor por ainda pertencer ao clube do Morumbi, são baixas confirmadas.

Cruzeiro Desde que chegou ao Cruzeiro, Tinga sempre era perguntado sobre como seria o momento ao marcar seu primeiro gol pelo clube, já que mesmo sendo meia defensivo sempre deixou sua marca no ataque, o que gerou ansiedade no jogador. O gol veio diante do Botafogo, nesta ultima quarta-feira, naquela que parecia ser uma noite de satisfação completa para Tinga. Daí, veio a qualidade de Seedorf, que fez a diferença no resultado final e deixou o cruzeirense com meia felicidade após a derrota por 3 a 1. Sua receita para não pensar demais no revés é seguir em frente e tentar vencer o Sport, fora de casa, no próximo domingo. Segundo as palavras do volante cruzeirense: Não dá tempo para lamentar muito. Para quem quer buscar algo melhor no campeonato, tem de corrigir os erros e buscar os pontos fora de casa. Em outros momentos, sempre que falavam sobre meu primeiro gol, dizia que preferia falar da vitoria. Por isso, hoje não tem nada de alegria pela derrota da equipe, mesmo com a quebra da ansiedade pelo gol marcado.

Atlético Mineiro Titular absoluto no Atlético-MG, o meia Bernard virou assunto polêmico nas últimas horas. O jovem do Galo foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva com duas partidas de suspensão pela expulsão no clássico mineiro contra o Cruzeiro. Bernard recebeu o segundo cartão amarelo quando se envolveu em uma confusão com o volante cruzeirense Leandro Guerreiro na lateral do campo, quando se engalfinhou com o adversário ao tentar coletar do chão objetos lançados no gramado pela torcida do Cruzeiro com o intuito de mostrá-los ao árbitro. Bernard já cumpriu o primeiro dos dois jogos de suspensão, não enfrentando a equipe da Ponte Preta, na sequência da partida contra o arquirrival de Minas Gerais. Agora, o jogador atleticano irá desfalcar o time na partida contra o Palmeiras, no próximo domingo, no Independência.

Coritiba A diretoria do Coritiba anunciou a demissão do técnico Marcelo Oliveira, que comandava o Coxa desde janeiro de 2011. A decisão foi tomada em comum acordo entre o clube e o treinador. Além de Marcelo, o preparador físico Juvenilson de Souza e o auxiliar técnico Cleocir dos Santos também deixaram o clube. Marquinhos dos Santos assume o comando da equipe, enquanto o ex-jogador Tcheco será o auxiliar técnico e Glydiston Ananias o preparador físico. Após um ano e nove meses no comando do Coritiba, um dos recordes na Série A do Brasileirão, Marcelo Oliveira conquistou o bicampeonato paranaense em 2011 e 2012, e ainda comandou a equipe em dois vice-campeonatos da Copa do Brasil. O treinador comandou o Coxa em 131 partidas, com 74 vitórias, 25 empates e 32 derrotas. Um aproveitamento de 62,8%. O próximo compromisso do Coritiba, o 16º colocado no Brasileirão com 22 pontos conquistados, é o Flamengo no próximo sábado, no Couto Pereira.

Atlético – PR A estreia do Atlético-PR em sua nova casa para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro não poderia ter sido melhor. Em jogo que marcou o início da 22ª rodada da competição, o Furacão derrotou, de virada, o Boa, por 2 a 1, no Estádio Janguito Malucelli, mais conhecido como Janguitão ou Eco Estádio. O estádio, que pertence ao Corinthians Paranaense, teve de passar por uma adequação para receber os jogos do Atlético na Segundona. Como o Eco Estádio não possui iluminação, todos os jogos do Atlético como mandante, serão realizados a partir das 15h. Petros abriu o placar para a equipe de Varginha, enquanto que Marcelo, duas vezes, marcou os gols do Atlético. Com a vitória, o Furacão foi aos 37 pontos e assumiu, momentaneamente, a quinta posição na Série B, deixando o São Caetano, para trás. Já o Boa segue com 25 pontos conquistados e na 13ª posição.