Últimas do Futebol Brasileiro - 8 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O paraguaio Cáceres e o chileno González viajam neste ultimo domingo para jogar pelas suas respectivas seleções em partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Os dois estrangeiros serão desfalques nas três próximas rodadas do campeonato Brasileiro, contra Corinthians, Cruzeiro e Portuguesa. Cáceres, que mais uma vez foi chamado por Gerardo Pelusso, jogará pelo Paraguai diante de Colômbia e Peru. Convocado por Claudio Borghi, González defenderá o Chile em jogos contra Equador e Argentina. Para o lugar do zagueiro, o técnico Dorival Júnior pode escalar Welinton, que se recuperou de uma contratura muscular, ou promover a estreia de Renato Santos, que ainda não havia estreado por conta de uma lesão sofrida ainda no Avaí. Já o desfalque de Cáceres não causará mudanças no time, uma vez que o volante ficou no banco de reservas na última partida do Flamengo, contra o Bahia.

Fluminense O Fluminense é mais líder do que nunca no Campeonato Brasileiro. Na noite deste ultimo sábado, o Tricolor bateu o Botafogo no Clássico Vovô, por 1 a 0, gol marcado por Fred, e chegou a 62 pontos, ainda seis à frente do vice-líder, Atlético-MG, que também venceu na rodada. O camisa 9 tricolor comprovou a fama de carrasco do Botafogo e marcou seu 10º gol nos últimos 12 jogos diante do Alvinegro. Mais do que isso, voltou à artilharia do campeonato, com 14 gols, empatado com Bruno Mineiro, da Portuguesa. Embora tenha confirmado sua boa fase, o Fluminense não conquistou o resultado de maneira fácil. Depois de um primeiro tempo fraco, em que viu o Botafogo superar as ações e perder algumas chances, o time precisou acertar o toque de bola e a marcação para fazer seu jogo fluir. Para um artilheiro, uma chance basta. Em rápido contra-ataque tricolor pela direita, Wellington Nem dominou com muita liberdade e correu até a área, viu Fred livre no meio e lhe passou a bola. O artilheiro do Brasileirão, com a calma habitual, apenas tocou no canto contrário. Fluminense 1 a 0, gol de quem conhece. No segundo tempo, Fred definiu a partida. Na próxima rodada, o Flu visita o Bahia, na próxima quarta-feira, enquanto o Botafogo recebe o Santos, na quinta-feira que vem.

Botafogo A classificação do Botafogo para a Libertadores do ano que vem, hoje, parece improvável. Mas o meia Andrezinho segue confiante. Com a equipe a dez pontos do Vasco, quarto colocado, e a dez rodadas do fim, o apoiador tem esperanças de fazer uma reta final forte para tirar a diferença e conseguir a vaga. Segundo as palavras do jogador do Fogão: A conversa com o grupo depois do ultimo jogo foi de motivação. Claro que está todo mundo triste pela derrota, mas não pelo desempenho. Ficou nítido o empenho da equipe. Marcamos muito, jogamos de igual para igual com o líder e a torcida reconheceu isso. Temos de melhorar, amadurecer. Mas temos de colocar os pontos positivos. Não conseguimos fazer os gols. O Diego Cavalieri está em grande fase, fez três grandes defesas. Temos de somar o máximo de pontos nesses dez jogos que faltam. Fazer uma sequência forte para a gente conseguir uma vaga na Libertadores. Com 40 pontos conquistados, o Botafogo ocupa o sétimo lugar no Campeonato Brasileiro.

Vasco No Serra Dourada, o Vasco venceu o Atlético-GO por 1 a 0, neste ultimo sábado, e se manteve no G4. E a vitória veio na base da experiência, após jogada entre Felipe e Juninho, na qual o Reizinho completou para o gol. O comando vascaíno não ficou apenas na arquibancada com a torcida em grande numero. Dentro das quatro linhas, o time de Marcelo Oliveira comandou boa parte do jogo. No primeiro tempo, a equipe carioca teve um bom toque de bola no meio e explorou as laterais, mas faltou capricho no momento da conclusão. Na volta do intervalo, ousadia de Marcelo Oliveira. O treinador vascaíno tirou os dois laterais, Jonas e Thiago Feltri, para as entradas de Fellipe Bastos e Felipe, respectivamente. Já nos minutos finais, Felipe tabelou com Wendel e cruzou para Juninho bater de primeira e fazer o Caldeirão do Serra Dourada explodir. O sonho de chegar ao título continua vivo em São Januário. Do outro lado, a derrota do Atlético-GO aumentou ainda mais o desespero da equipe, lanterna do Brasileiro, com 20 pontos, e que luta para escapar do, quase certo, rebaixamento para a Série B. O Vasco, agora tem jogo de seis pontos contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, em São Januário.

Corinthians E nada de o Corinthians somar mais pontinhos em busca da "tranquilidade". Em partida truncada nos Aflitos, neste ultimo sábado, o Timão sentiu o gramado ruim somado ao calor de Recife e perdeu para o Náutico por 2 a 1. Com 39 pontos no Brasileirão, continuam faltando seis para chegar aos 45, para se livrar do rebaixamento e começar o planejamento para o Mundial de Clubes, em dezembro. Os anfitriões, que venceram dez de 14 partidas disputadas em sua casa neste Brasileirão, marcaram com Kieza e Ralf contra. Pelo lado do time paulista, o peruano Guerrero, de bico, mostrou oportunismo. O tento do Náutico fez o Timão acordar. Após bate e rebate na área, Guerrero dominou e, de bico, soltou a bomba para empatar. Foi o segundo gol do peruano com a camisa alvinegra. Na segunda etapa, mais tranquilos em campo, os paulistas conseguiram manter a posse de bola. Vendo a partida ir para o seu fim, o Timbu resolveu ir para a pressão. Com a torcida mais animada, a cada bola levantada na área do Corinthians era um susto. Em uma delas, eis que veio o tento salvador. Rogério, que entrara no segundo tempo, cruzou da direita. Ralf, no primeiro pau, tentou tirar e mandou contra o próprio patrimônio. Na próxima quarta-feira, o Timão voltará a campo contra o Flamengo, no Pacaembu.

Palmeiras Gilson Kleina não quer nem mais pensar no São Paulo. O adversário foi responsável por sua primeira derrota no comando do Palmeiras e por quebrar uma série invicta de dez jogos, somando partidas pela Ponte Preta e Verdão. A última derrota do treinador foi justamente contra o Tricolor pelo mesmo placar de 3 a 0, no Morumbi. Agora, ele só pensa na próxima "decisão" contra o Coritiba, na próxima quinta-feira, em Araraquara. Kleina acredita que se a equipe vencer duas de cada três partidas até o fim do campeonato deverá ser suficiente para fazer o Verdão escapar do descenso. Segundo as palavras do treinador palmeirense: Temos de lutar um jogo de cada vez. Não é uma derrota que vai tirar nosso objetivo, nossa convicção. Estamos sentidos pela derrota, sim. Agora, de que forma perdemos? Isso que tem de esclarecer. Se mantiver esse cálculo, três jogos, duas vitórias, vamos sair dessa situação. Nossa gordura é menor, dependendo da rodada diminuiu. Temos de resgatar no próximo jogo. Depende só da gente.

São Paulo Não foi desta vez que o Palmeiras conseguiu acabar com o jejum de vitórias do clube no Morumbi, que já dura dez anos. Na tarde deste último sábado, o São Paulo goleou o Alviverde por 3 a 0, com sobras, e continua na cola do Vasco na disputa por uma vaga no G4, que garante um lugar na Libertadores de 2013. Já o Verdão permanece em situação complicada na zona de rebaixamento, levando o torcedor ao desespero. Tricolor e Alviverde não podiam pensar em outro resultado que não fosse a vitória para seguirem acreditando em seus objetivos. O primeiro, garantir uma vaga, pelo menos, na Libertadores, enquanto o segundo procura a todo custo sair da zona de rebaixamento. No entanto, a impressão passada nos primeiros minutos de jogo era que apenas o São Paulo tinha um plano de jogo definido. Como há havia antecipado durante a semana, o técnico Ney Franco colocou seu time para pressionar o rival desde o primeiro minuto. No intervalo, Gilson Kleina fez duas substituições para tentar fazer o Verdão reagir, já que perdia por 2 a 0. Tirou o volante Márcio Araújo e o meia Daniel Carvalho e colocou o meia Tiago Real e o atacante Luan. Mas de nada adiantou e o tricolor ainda chegou ao terceiro gol com Luis Fabiano de novo. Na próxima rodada, o São Paulo vai até o Rio de Janeiro para fazer um duelo direto pela quarta vaga no G4 com o Vasco, na próxima quarta-feira, em São Januário

Santos O Santos empatou com o Internacional por 1 a 1 na tarde deste ultimo sábado, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi o 12º empate do Colorado, que lidera essa estatística no Brasileirão, seguido de perto pelo Peixe, que agora tem 11 igualdades. Com o empate, o Internacional chegou aos 42 pontos e segue em sexto. O Vasco, atual quarto colocado, última posição que dá vaga na Libertadores, soma 50. Já o Santos foi aos 35 e se manteve em 14º. Mesmo sem Neymar, que cumpriu suspensão, o Peixe conseguiu criar boas chances no começo da partida. O empate foi ruim para as duas equipes. O Santos foi aos 35 pontos e ainda se preocupa com a zona de rebaixamento. Já o Inter, agora com 42 pontos, viu o São Paulo encostar no Vasco, quarto colocado. Na próxima rodada, o Peixe visita o Botafogo, quarta-feira que vem, no Engenhão. No mesmo dia, o Colorado recebe o Atlético-MG, no Beira Rio.

Cruzeiro O técnico Celso Roth lamentou nova derrota do Cruzeiro no campeonato Brasileiro. Além de dizer que a arbitragem teve influência no resultado, o treinador ainda disse que faltou maturidade à sua equipe para manter-se à frente no marcador, quando abriu o placar. Segundo as palavras do treinador cruzeirense: O Cruzeiro teve uma consistência. Levou o 2 a 1 e foi para cima, até com a possibilidade de empatar a partida. Não aconteceu, mas vamos continuar procurando nosso equilíbrio e a nossa melhor maneira de jogar. Todos temos responsabildade. Não só o treinador e não só a arbitragem, que foi fundamental neste jogo. Continuamos tendo dificuldades, continuamos errando. Saímos na frente, mas falta um pouquinho de maturidade. O técnico confirmou a notícia que circulou na ultima sexta-feira, dizendo que o clube havia escolhido Varginha para fazer a partida contra o Corinthians, na 31ª rodada. Ainda nas palavras de Celso Roth: Temos mais essa dificuldade, que é jogar fora de Belo Horizonte, devido às situações que aconteceram no clássico. Nós escolhemos Varginha desde o início e não teríamos porque mudar. Vamos jogar, além da Portuguesa, o jogo contra o Corinthians lá. Espero, depois disso, voltar a Belo Horizonte.

Atlético Mineiro Um dia após perder o padrastro, Vanderlei, de 64 anos, vítima de um infarto fulminante, Ronaldinho Gaúcho provou neste ultimo sábado, diante do Figueirense, na Arena Independência, em duelo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, que ainda lembra o jogador que já foi eleito o melhor do Mundo em 2004 e 2005. Com uma atuação espetacular do seu camisa 49, que marcou três vezes e contribuiu com duas assistências, o Galo goleou o Figueirense por 6 a 0 e segue firme e forte na cola do líder Fluminense, essa ainda foi a maior goleada do Brasileirão 2012. Com o resultado, o Galo foi aos 56 pontos conquistados e segue seis atrás do Tricolor carioca. Já o Figueirense segue com 22 e na 19ª posição. São dez atrás do Coritiba, o primeiro time fora da zona do rebaixamento. O Atlético volta a atuar no Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira, quando visitará o Internacional no Beira-Rio. Já o Figueirense recebe o Atlético-GO no Orlando Scarpelli.

Internacional O jejum de Rafael Moura com a camisa do Internacional segue. Titular contra o Santos, após se recuperar de lesão que o afastou dos gramados por cinco rodadas, o camisa 19 não teve uma boa atuação, mas passou em branco contra a equipe paulista e chegou aos seis jogos sem balançar as redes pelo Colorado. Apesar disso, ele foi elogiado pelo técnico Fernandão. Na opinião do treinador, Rafael Moura foi importante taticamente, mas o longo período sem atuar acabou lhe prejudicando na Vila Belmiro. Segundo as palavras do treinador colorado: O Rafael tem que estar ali para finalizar a jogada. É um homem alto e de referência, que chama a marcação. Sobra espaço para os outros assim. Ele vai fazer gol. Ficou muito tempo parado e sem jogar. Os números de Rafael Moura contra o Santos comprovam o teor das palavras de Fernandão. Foram duas finalizações erradas, uma falta cometida e nenhum drible. Ele teve 0'34 de posse de bola e acertou 18 dos 24 passes.

Grêmio O Grêmio sofreu, saiu atrás, mas lutou até o fim e conseguiu uma heroica virada por 2 a 1 para cima do Cruzeiro, neste ultimo sábado, no Olímpico. Desta forma, o Tricolor não deixa aumentar a diferença de pontos para o Fluminense e o Atlético-MG, que também venceram nesta 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Cruzeiro completa sete jogos sem vitória e cai para a décima colocação. No primeiro tempo Cruzeiro foi recompensado por sua disciplina tática, Anselmo Ramon abrindo o placar. Vanderlei Luxemburgo chamou Marcelo Moreno aos 15 minutos do segundo tempo e não demorou muito e o boliviano fez a diferença, na ponta direita, que recebeu completamente livre de marcação e marcou um golaço. Nos minutos finais, o time mineiro pecou no último toque e a defesa Tricolor levou a melhor. Aos 49, o árbitro apitou o fim de jogo, para a festa da torcida gremista. Na próxima rodada, o Grêmio, que se mantém na terceira posição com 53 pontos, vai até Recife, na quinta-feira que vem, onde visita o Sport. O Cruzeiro, por sua vez, recebe a Portuguesa, em Varginha, no sul de Minas, buscando sair de seu pior jejum de vitórias neste Brasileirão.