Últimas do Futebol Brasileiro - 9 de agosto

Por Mano Thiago

Flamengo O volante paraguaio Cáceres está fora do clássico diante do Fluminense no próximo domingo no Maracanã, o jogador recebeu o terceiro cartão amarelo no empate em 1 a 1 com a Portuguesa na ultima quarta-feira no Mané Garrincha em Brasília. Principal homem de marcação no meio campo do Flamengo, o volante tem sido peça fundamental no esquema adotado pelo treinador Mano Menezes com três volantes de origem, de acordo com o técnico a situação será estudada para ver qual será a melhor opção para a ser adotada para o clássico. Nesta temporada Cáceres já disputou 16 partidas pelo Rubro-Negro, sendo sete sob os comandos de Mano Menezes, o jogador voltou ao time no último domingo diante do Atlético-MG, na partida diante do ASA(AL) pela Copa do Brasil, o volante teve uma lesão na coxa que o tirou dos jogos contra Inter, Botafogo e Bahia. O clássico com o Tricolor das Laranjeiras acontece no Maracanã em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, os dois times têm 14 pontos, o Fla é o 13º e o Flu o 11º com uma vitória a mais.

Fluminense Com cartão amarelo tomado no início do segundo tempo da ultima partida, o zagueiro Gum não vai encarar o Flamengo no clássico do próximo domingo no Maracanã, com três cartões o camisa 3 terá de cumprir suspensão automática no fim de semana. A tendência é a de que o treinador Vanderlei Luxemburgo escolha Digão para formar dupla com Leandro Euzébio entre os titulares. Além de Digão, o comandante tem à disposição no elenco Anderson, além dos jovens Elivélton e Wellington Carvalho, a defesa tem sido uma das grandes preocupações da diretoria do Fluminense na atual temporada, o clube estuda nomes para reforçar o setor ainda este ano. O Fluminense tem apenas dois jogadores pendurados com dois cartões amarelos, o volante Edinho e o atacante Rafael Sobis já foram advertidos duas vezes no Campeonato Brasileiro e estão jogando desta maneira há algumas partidas.

Botafogo Fora o meia uruguaio Lodeiro que estará a serviço da seleção uruguaia, o treinador Oswaldo de Oliveira terá dois desfalques para o jogo do próximo sábado contra o Goiás no Mané Garrincha em Brasília. O zagueiro Bolívar e o volante Gabriel receberam o terceiro cartão amarelo na ultima partida contra o Atlético-MG e cumprirão suspensão automática. Desta maneira o técnico Oswaldo de Oliveira deve promover o retorno do camisa 10 holandês Seedorf ao time titular, além de utilizar André Bahia na zaga e Renato no meio de campo, assim Elias seria mantido entre os onze iniciais. Outros três jogadores que estavam pendurados para o duelo contra o Galo eram o zagueiro Dória, o meia atacante Vitinho e o lateral Gilberto, mas os três jogadores passam ilesos pela partida e atuaram contra o Goiás no próximo sábado.

Vasco O Vasco experimentou do mesmo veneno que seus rivais na noite da ultima quinta-feira em São Januário, assim como Flamengo e Botafogo que deixaram a vitória escapar nos últimos minutos, o Cruz-Maltino vencia a Ponte a Preta por 1 a 0 com gol do atacante André. Até os 39 minutos do segundo tempo quando o atacante William marcou para a Macaca e empatou o confronto, com o tento o atacante chegou ao oitavo no Campeonato Brasileiro e empata na artilharia com o argentino Maxi Biancuchi. O resultado deixou o Gigante da Colina com 15 pontos conquistados, ocupando a 11ª colocação na tabela de classificação, já a equipe de Campinas chegou aos 12 pontos somados e segue no 15º lugar. Na próxima partida o Vasco pega o Coritiba no próximo domingo no Couto Pereira, enquanto a Ponte recebe o Criciúma também no domingo no Moisés Lucarelli.

Corinthians Com problemas físicos na reta final do clássico contra o Santos na última quarta-feira na Vila Belmiro, o meia atacante Renato Augusto não deverá ser problema para o Corinthians na sequência do Campeonato Brasileiro 2013, após o duelo,ele afirmou que foram apenas câimbras que o deixou com limitações em campo. A preocupação se deu pelo fato de o camisa 8 ter um histórico de lesões, tanto no Corinthians quanto no Bayer Leverkusen (ALE) seu antigo clube, o Timão volta a campo já no próximo domingo contra o Vitória desta vez no Pacaembu. Renato também falou do quanto foi difícil permanecer em campo praticamente se arrastando, como o treinador Tite já havia colocado o atacante Alexandre Pato, os meias Douglas e Ibson não poderia o tirá-lo da partida. Segundo as palavras do camisa 8 do Timão: Tentei levar porque já tinha feito três substituições. Tentei fazer número e consegui segurar os dois zagueiros. Até criamos algumas oportunidades.

Palmeiras O atacante Vinicius desfalcará o Palmeiras mais uma vez no próximo sábado contra o Paraná no Pacaembu, ele se machucou no treinamento da última segunda e ainda sente dores na perna. O jogador passou por um exame e não teve nenhuma lesão detectada, mas ainda sente um incômodo, na ultima atividade o camisa 19 foi a campo para ver como se sentia, participou da primeira parte da atividade e saiu acompanhado do doutor Otávio Vilhena após acusar as dores. O volante Wesley que pode ser emprestado ao Atlético-MG, participou normalmente dos trabalhos comandados pelo treinador Gilson Kleina que priorizou as finalizações, Valdivia que costuma ser poupado de algumas atividades para preservar a musculatura, também treinou. O Mago será a principal novidade na escalação do próximo fim de semana, poupado na vitória por 2 a 1 para o Azulão, ele vai retomar sua vaga no lugar de Mendieta. Vinicius era titular até o jogo contra o Icasa quando marcou um dos gols da vitória por 4 a 0, mas perdeu a vaga para Alan Kardec na partida seguinte contra o Bragantino que acabou com triunfo do Palmeiras.

São Paulo A delegação são-paulina já deixou o Japão e iniciou a jornada de volta para o Brasil após as disputas das Copas Audi, Eusébio e Suruga, enquanto parte dos jogadores está no avião, o restante do grupo foi a campo no CT da Barra Funda visando ao confronto diante da Portuguesa no próximo domingo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Recuperados de problemas físicos, o atacante Luis Fabiano e o lateral-esquerdo Clemente Rodríguez estão à disposição do treinador, o camisa 9 ficou fora por conta de uma contratura na coxa, já o argentino em razão de uma fadiga no músculo da coxa. Os jogadores fizeram um treinamento com o campo reduzido, sob a supervisão do coordenador técnico Milton Cruz, a ultima atividade durou aproximadamente duas horas e os jogadores fizeram atividades técnicas e de movimentação. O atacante Osvaldo, o meia Jadson, o volante Fabrício e o zagueiro Rafael Toloi foram poupados da viagem ao Japão e retornaram após a conquista da Copa Eusébio.

Santos Depois do empate em 1 a 1 com o Corinthians, o Santos se reapresentou no CT Rei Pelé, o treinador Claudinei Oliveira aproveitou o contato maior com os jogadores que não participaram do embate e teve uma conversa particular com quatro jogadores, o zagueiro Jubal, os volantes Renê Júnior e Misael, e o atacante Geuvãnio. Os que atuaram diante do rival ficaram na academia e os demais fizeram um trabalho de dois toques, após a ultima atividade Claudinei chamou os citados um por um e conversou por alguns minutos. Jubal tem ficado no banco em alguns jogos, mas perdeu espaço com a ascensão de Gustavo Henrique, já Misael foi contratado recentemente depois de rescindir com o Grêmio e ainda não estreou pelo clube, Renê Júnior está recuperado de lesão e Geuvânio não tem tido chances. Como prometido pelo técnico Claudinei Oliveira, o atacante Thiago Ribeiro participou do treinamento, ainda sem condições físicas ideais a principal contratação do Santos vai trabalhar dobrado durante os próximos dias, o Peixe volta a campo no próximo domingo contra o Cruzeiro no Mineirão.

Portuguesa Antes da chegada do atual treinador Guto Ferreira, o jogador Moisés 'esquentava' o banco de reservas, mas com a chegada de Guto no comando, o volante passou a ser titular e o interesse do Atlético-MG não deve passar de uma tentativa. A diretoria do Galo oficializou uma proposta pelo jogador que teve duas passagens pelo futebol mineiro, mas o atleta de 25 anos deverá permanecer no Canindé até o restante do Campeonato Brasileiro de 2013. Com 50% dos direitos econômicos pertencendo a Lusa e 30% da outra metade de posse do BMG, o Atlético vê em Moisés uma boa aposta para fortalecer o meio de campo e Cuca poderia até usar mais a variação tática. Moisés teve uma boa passagem no América-MG e seu futebol foi visto de perto pelo técnico Cuca na final do Campeonato Mineiro de 2012, quando o Coelho foi vice-campeão para um Galo invicto na competição. Tem também jogador que esta chegando para a sequência do Brasileiro, em uma situação complicada na tabela na zona de rebaixamento o clube do Canindé anunciou a vinda do lateral-esquerdo Magal, o jogador de 26 anos que tem passagens pelo Flamengo e Bahia assinou o contrato até o fim do ano. Conforme foi falado na edição do Nova Esportes de ontem, o novo reforço foi apresentado e falou sobre a sua expectativa no novo clube. A Portuguesa esta com 9 pontos conquistados e está no 19º lugar no Campeonato Brasileiro, a Lusa volta a campo no próximo domingo contra o São Paulo no Canindé.