Últimas do futebol brasileiro - 9 de dezembro

Por Mano Thiago

torcida-portuguesa

Portuguesa A Portuguesa encerrou a sua participação na temporada 2013 com um empate sem gols contra o Grêmio na tarde de ontem no Canindé, o confronto foi marcado por poucas chances de gols em ambos os lados que pararam nas boas defesas dos goleiros Lauro e Dida. Com este resultado de igualdade, o time gaúcho sacramentou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro com 65 pontos conquistados, enquanto o clube paulista encerra o ano na décima segunda posição na tabela de classificação com 48 pontos e assegura a sua permanência na elite do futebol nacional no ano que vem. Na saída do gramado, o zagueiro Valdomiro fez um balanço da temporada. Com o final da temporada 2013, a Portuguesa volta a campo no clássico contra o Corinthians no dia 19 de janeiro de 2014 pela primeira rodada do Campeonato Paulista de 2014.

Flamengo Os dois campeões do Brasil fecharam suas temporadas em 2013 com um confronto em tom de festa e troca de faixas, vencedor da Copa do Brasil, o Flamengo recebeu o Cruzeiro que levou o Campeonato Brasileiro na última rodada do torneio no ultimo sábado no Maracanã e ficou no empate por 1 a 1. A Raposa perdeu a chance de igualar o São Paulo em 2006 que detém o recorde na era de pontos corridos com 20 equipes participantes, foram 78 pontos do Tricolor contra 76 pontos do atual campeão. Os gols marcados por Hernane e Souza, cada um em um tempo, ilustraram o embate que foi marcado também pela troca de faixas e pose para fotos das equipes antes da partida, o destaque negativo fica para os vermelhos que foram dados para Éverton e Carlos Eduardo, além da saída precoce de Paulinho machucado. O Flamengo até abriu o placar e parecia que iria administrar bem a vitória, mas o goleiro César em noite de gala em sua estreia pela equipe profissional, nada pôde fazer no golaço de Souza, de qualquer forma o goleiro foi o nome do jogo com defesas de nível elevado.

Fluminense Acabou, já era, ponto final melancólico para o Fluminense no Campeonato Brasileiro 2013, vai ser difícil explicar para as gerações futuras de tricolores como pela primeira vez na história, o então campeão brasileiro foi rebaixado à Série B logo no ano seguinte, mas ainda que desagradável, há explicação. Não adiantou nem vencer o Bahia por 2 a 1 de virada, tamanho foi o mau desempenho ao longo da competição, a ironia ainda resolveu aparecer porque a confirmação do rebaixamento se deu justamente quando o Flu fez o segundo gol, pois naquele momento o jogo Coritiba e São Paulo terminava com a vitória do Coxa, resultado que rebaixou o time carioca. O desempenho do time na Arena Fonte Nova em Salvador, não foi muito diferente do que apresentado durante o Brasileirão inteiro, um time adormecido durante a maior parte do tempo com a sensação de que poderia sair da zona de rebaixamento a qualquer momento, que acordou tarde para a realidade, o campeonato acabou, o tempo também e o Fluminense foi rebaixado.

Botafogo O Botafogo ganhou uma entrada provisória para a Copa Libertadores do próximo ano, o Glorioso bateu o Criciúma por 3 a 0 no ultimo domingo no Maracanã, chegou aos 61 pontos conquistados e no pior dos mundos ficará na quarta colocação do Campeonato Brasileiro. Mas caso a Ponte Preta vença o Lanús na próxima quarta-feira na Argentina e conquiste a Copa Sul-Americana, é a Macaca que avança para a Libertadores de 2014. Já o Tigre que tinha chance de ser rebaixado para o Campeonato Brasileiro da Série B, segue na elite do futebol nacional porque o Vasco perdeu para o Atlético-PR na Arena Joinville e caiu com 44 pontos apenas em toda a competição.

Vasco Em partida que ficou paralisada por mais de uma hora devido a briga entre torcidas nas arquibancadas da Arena Joinville, o Atlético-PR goleou o Vasco por 5 a 1, garantiu a vaga na Copa Libertadores 2014 e rebaixou a equipe cruz-maltina. O Vasco jogou boa parte do segundo tempo sabendo que precisava da vitória para escapar do rebaixamento, mas o Furacão passeou em campo e não deu chances de reação para o time carioca, com o Vasco aparentemente sem ânimo algum em campo, o Atlético-PR aproveitou para partir pra cima e golear. Com a vitória, o Atlético-PR chegou ao 64 pontos conquistados e se manteve na terceira colocação na tabela de classificação, confirmando a vaga na primeira fase da Libertadores de 2014, já o Vasco com a vitória do Fluminense, caiu para a 18º colocação com apenas 44 pontos e foi rebaixado pela segunda vez em cinco anos.

Corinthians As despedidas do lateral-direito Alessandro agora aposentado e do treinador Tite encerrando sua passagem pelo clube após pouco mais de três anos, terminou com um gosto amargo. No ultimo sábado na Arena Pernambuco, o Corinthians visitou o já rebaixado lanterna Náutico e acabou derrotado por 1 a 0 com gol de Derley na etapa final, no último jogo das equipes no Campeonato Brasileiro deste ano, a partida significou a volta de Zizao aos campos depois de dez meses encostado e fez com que o Timbu não terminasse com a pior campanha da história dos pontos corridos. O Náutico chegou aos míseros 20 pontos e terminou o Brasileirão na lanterna, "garantido" no Campeonato Brasileiro da Série B de 2014, o time pernambucano se livrou da pior campanha da história dos pontos corridos, esta segue com o América-RN que em 2007 somou só 17 pontos, depois de um fim de ano decepcionante que venha a próxima temporada aos dois clubes.

Palmeiras Depois de ajudar a salvar o Coritiba do rebaixamento, Alex mostrou-se incomodado com o presidente coxa-branca, Vilson Ribeiro de Andrade, que fez críticas ao time durante a luta contra a degola. Mesmo com contrato até o fim do ano que vem, o meia de 36 anos não garantiu sua permanência no clube paranaense em 2014 - no Palmeiras, há pessoas próximas ao presidente Paulo Nobre que sonham com a sua chegada. Em busca de um meia para o ano que vem, o Palmeiras pode ser uma possibilidade para o jogador - Gilson Kleina, técnico do Verdão, é seu padrinho de casamento e os dois possuem boa relação. O treinador chegou a falar que o armador seria "muito bem vindo". A história do meia no clube paulista, também, faz com que a torcida sonhe com a sua chegada - apesar da reclamação de uma parte pelo atleta ter decidido ir para o Coritiba em vez do Alviverde, no começo do ano.

São Paulo Neste domingo, o Coxa visitou o São Paulo em Itu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e venceu por 1 a 0, com gol de Luccas Claro. Com isso, o Alviverde paranaense acabou com as chances de ser rebaixado. A partida foi disputada no interior paulista por conta de uma punição imposta ao Tricolor, que viu sua torcida entrar em confronto com a Polícia Militar no Morumbi durante o clássico com o Corinthians, no dia 13/10, também pelo nacional. Apesar dos lances de perigo, o ritmo da partida caiu no segundo tempo. O Coritiba passou a administrar o resultado, enquanto o São Paulo, sem objetivos na rodada, não teve ímpeto para buscar o empate. Assim, o Coxa garantiu a vitória por 1 a 0 e a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.

Santos Nas despedidas do treinador Claudinei Oliveira e do zagueiro Durval, o Santos ignorou o sonho do Goiás de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2014 e venceu o duelo por 3 a 0 no Serra Dourada. Apesar de jogar em casa, o Goiás sofreu com a pressão do Santos nos primeiros minutos da partida, veloz o meio campo do Peixe deu trabalho aos marcadores, a superioridade santista foi confirmada logo aos cinco minutos, Arouca cruzou na área e Cícero livre de marcação abriu o placar. O Goiás tentou, tentou e tentou, mas foi o Peixe que novamente balançou as redes, aos 45 minutos, Thiago Ribeiro recebeu a bola dentro da área e tocou para trás, Montillo arriscou o chute e fez 2 a 0. Atrás do placar, o Goiás começou o segundo tempo com mudanças, mas sem forças para buscar o empate, o treinador Enderson Moreira foi para tudo ou nada aos 20 minutos e queimou a última substituição, aos 31 minutos, o banho de água fria no time de casa, com espaço de sobra, o jovem atacante Geuvânio entrou em velocidade na defesa e rolou a bola para Montillo, o meia argentino assim como no primeiro gol, chutou forte e fez o terceiro gol do Santos no duelo. Com três gols no placar e a tranquilidade dentro de campo, o Santos apenas controlou a partida nos últimos finais, pior para o Goiás que perdeu dentro do Serra Dourada e de quebra deu adeus à vaga na Copa Libertadores de 2014. Com os três pontos somados diante do Goiás, o Peixe encerrou o ano de 2013 na sétima colocação na tabela de classificação e confirmou de vez o posto de melhor equipe paulista na competição na frente de São Paulo, Corinthians, Portuguesa e Ponte Preta.