Últimas do Futebol Brasileiro - 9 de julho

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O treinador Mano Menezes deve fazer uma mudança na equipe do Flamengo para o jogo da próxima quarta-feira contra o ASA em Arapiraca pela Copa do Brasil, em treinamento coletivo realizado no CT do Brasiliense em Brasília, Mano Menezes testou o volante Val no lugar do apoiador Carlos Eduardo. A mudança já havia sido feita no segundo tempo do empate em 2 a 2 com o Coritiba no último sábado no Mané Garrincha, logo depois do time paranaense ter empatado o jogo, segundo Mano a mudança foi de cunho tático para que Elias pudesse atuar mais solto, com Carlos Eduardo, Elias tinha que ficar mais preso à marcação. Desta forma Mano Menezes montou o Flamengo na ultima atividade com no gol Felipe, na defesa Léo Moura, Wallace, González e João Paulo, no meio de campo Cáceres, Val, Elias e Gabriel, no ataque Paulinho e Marcelo Moreno. O confronto contra o ASA acontece na próxima quarta-feira no Estádio Coaracy Fonseca em Arapiraca e vale pela terceira fase da Copa do Brasil.

Fluminense No desembarque da delegação no Rio de Janeiro após a derrota por 1 a 0 para o Botafogo na Arena Pernambuco, o goleiro Diego Cavalieri assumiu a falha no gol de Seedorf, mas falou da dificuldade do lance. Segundo as palavras do goleiro do Flu: Foi um chute de longe que quicou em cima de mim. Esperei a definição da bola e ela subiu rápido. Acabou pegando no meu dedão e entrando. Dava para defender, mas também era um lance de circunstâncias difíceis. Diego voltou a meta do tricolor justamente nessa partida, já que nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro antes da pausa, ele estava a disposição do técnico Luiz Felipe Scolari no grupo que foi campeão da Copa das Confederações. Apesar da derrota o Fluminense ainda está em quarto lugar na tabela de classificação e volta a campo diante do Internacional no próximo sábado no Moacyrzão.

Botafogo O gol da vitória do Botafogo por 1 a 0 contra o Fluminense no ultimo domingo foi muito importante para o Glorioso, mas especialmente para Seedorf autor do gol, foi a primeira vez que o holandês balançou as redes em clássicos desde que chegou ao Brasil. Antes do duelo do ultimo domingo Seedorf já tinha disputado nove clássicos pelo Botafogo, tendo passado em branco em todos, essa era uma cobrança constante da torcida que o via jogar muito bem, mas não marcar, uma situação curiosa aconteceu contra o próprio Tricolor na final da Taça Rio deste ano quando o camisa 10 chegou a perder um pênalti. Segundo as palavras do treinador do Bota: As coisas vão melhorando gradativamente à medida que ele vai trabalhando mais, ensinando e aprendendo. Ele vai crescer ainda mais nesta temporada. Vale lembrar que desde de que chegou ao Botafogo, Seedorf já disputou 47 jogos tendo marcado 18 gols e conquistou o Campeonato Carioca desta temporada.

Vasco O recém-contratado atacante André que fez a sua estreia em um jogo oficial com a camisa do Vasco, comemorou seu primeiro gol pelo novo clube, mas lamentou a derrota por 5 a 3 sofrida para o Internacional em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro na tarde do ultimo domingo em Caxias do Sul. André destacou que agora é seguir trabalhando para corrigir os erros, principalmente defensivos cometidos pela equipe do técnico Paulo Autuori. Segundo as palavras do camisa 9 do Vasco: Marcar é sempre bom. Mas perdemos, vamos trabalhar esses próximos dias para tentar corrigir erros que cometemos. O atacante vascaíno já havia marcado pelo Vasco, no entanto as redes foram balançadas em um jogo-treino contra o Madureira. Corinthians De fora do último jogo do Corinthians na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia no último domingo, o zagueiro Paulo André comemorou quatro anos de Timão, o defensor postou uma foto no "Facebook" de sua apresentação no clube em 2009 quando chegou por empréstimo do Le Mans da França. Com muitas chances para atuar, graças a lesões dos zagueiros Chicão e William, dupla titular naquela época, o beque foi contratado em definitivo em 2010. Após passar um tempo na reserva e acumulando problemas físicos e de lesões, o camisa 13 deu a volta por cima e desde o ano passado se firmou entre os 11 titulares do técnico Tite, atuando pelo time de Parque São Jorge o defensor já ganhou o Campeonato Brasileiro 2011, Copa Libertadores e Mundial de Clubes 2012 e o Campeonato Paulista conquistado nesta atual temporada.

Palmeiras O Palmeiras teve novidade e uma baixa no ultimo treinamento na Academia de Futebol, o meia Mendieta foi liberado pela diretoria e comissão técnica e viajou ao Paraguai para finalizar a mudança para o Brasil. Por outro lado o volante Eguren recém-contratado do Libertad (PAR) realizou o primeiro treino com o grupo palmeirense, fez atividades físicas na sala de musculação e no campo. O paraguaio Mendieta estreou no último sábado, entrou no segundo tempo da vitória por 4 a 0 sobre o Oeste em Presidente Prudente (SP), no reinício da Série B do Campeonato Brasileiro, já Eguren da seleção uruguaia precisa de cerca de dez dias para ficar em condições físicas ideais. Com 15 pontos conquistados e na terceira colocação o Verdão enfrenta o lanterna ABC-RN que tem apenas dois pontos somados, na próxima sexta-feira no retorno do clube alviverde ao Pacaembu, o Palmeiras cumpriu punição de mando de campo nas quatro primeiras rodadas como mandante e por isso atuou em Itu (SP) e em Prudente.

São Paulo Contratado o lateral-esquerdo Clemente Rodríguez foi apresentado pelo São Paulo no CT da Barra Funda, ex-Boca Juniors (ARG) o argentino já pensa no confronto de volta diante do Corinthians pela Recopa Sul-Americana no próximo dia 17. Expulso no jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores diante do Newell's Old Boys, o jogador cumpriu suspensão no jogo de ida da Recopa, a Conmebol ainda julgará o lateral, mas não há prazo definido para que seja feito, por conta disso ele pode atuar no dia 17. Clemente resolveu uma pendência econômica de última hora que impossibilitaria a chegada do jogador ao Brasil, o seu ex-empresário Mauro Bianchi cobrava do atleta uma quantia devida pelo jogador ainda da época em que ele atuava pelo Estudiantes (ARG) entre 2009 e 2010. Na semana passada Bianchi entrou na justiça de La Plata exigindo que o ele só pudesse deixar a Argentina mediante o pagamento da dívida o que já foi realizado. Liberado o jogador acredita que tem condições de jogo para a próxima quarta-feira no jogo diante do Bahia no estádio do Morumbi em jogo adiantado por conta da participação do São Paulo na Copa Suruga.

Santos O zagueiro Edu Dracena foi a novidade do ultimo treinamento na reapresentação do Santos após a vitória sobre o São Paulo, recuperado de uma tendinite no joelho o capitão voltou a fazer atividade com bola e ficou mais próximo de retornar aos gramados. Apesar da melhora Edu ainda seguirá fora do time na partida da próxima quarta-feira contra o Crac-GO pela terceira fase da Copa do Brasil, seu retorno provável é no próximo sábado contra a Portuguesa na Vila Belmiro. O ultimo treinamento contou apenas com os jogadores que não enfrentaram o São Paulo ou entraram no decorrer da partida, os que foram titulares fizeram apenas trabalho regenerativo. Outra novidade foi a presença de Victor Andrade na atividade com bola, ele está há cerca de um mês afastado por conta de duas cirurgias, uma de desvio de septo e outra para retirar as amígdalas. O jovem atacante de 17 anos ainda não teve oportunidade com Claudinei Oliveira com quem trabalhou nas categorias de base e vive a expectativa de ficar pelo menos no banco de reservas, ele ficou um período sem treinar por conta das operações e por isso ainda não se encontra em plenas condições físicas.