Últimas do Futebol Brasileiro - 9 de novembro

Por Mano Thiago

futebol2-90x60

Flamengo Após comandar um treino tático o técnico Dorival Júnior acenou o possível time que vai encarar o Náutico, no próximo domingo, no Estádio dos Aflitos. Com a suspensão de Ramon na lateral esquerda, Wellington Silva foi improvisado na posição, e no lado direito, Luiz Antonio assumiu a vaga. Com dores na panturrilha esquerda, o lateral Léo Moura foi poupado do treinamento para fazer fisioterapia, o paraguaio Cáceres que vinha desfalcando o time por conta de dores no quadril, treinou normalmente no meio de campo. O possível time que encara o alvirrubro é Paulo Victor, Luiz Antonio, Renato Santos, González, Wellington Silva; Amaral, Cáceres, Renato e Cleber Santana; Vagner Love e Liedson. Por algumas vezes, Dorival parou a atividade para arrumar o posicionamento da equipe. Em uma das cobranças, o técnico rubro-negro esbravejou com os jogadores. Na segunda parte do treino, Dorival inverteu os laterais e testou o argentino Bottinelli na vaga de Cáceres, mas esse esquema é uma opção para o segundo tempo da partida.

Fluminense No ultimo treinamento coletivo o técnico Abel Braga repetiu o time que vinha treinando e também o time que enfrentou o São Paulo no último domingo, no Morumbi, quando a equipe arrancou um ponto importante na briga pelo título brasileiro. O Fluminense parece estar com o time fechado com Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Fred e Wellington Nem. Assim foi o último jogo do Fluminense, no empate contra o São Paulo, no Morumbi e ao que tudo indica, será assim, caso não haja lesões ou suspensões. No fim do treino, o goleiro Diego Cavalieri acabou deixando o campo antes de seus companheiros e realizou apenas alongamentos para evitar sentir alguma lesão.

Botafogo Depois de ficar na academia na primeira parte do treinamento, Seedorf realizou uma atividade separadamente do elenco do Botafogo no Engenhão. O camisa 10 ficou acompanhado por dois profissionais da preparação física do clube e fez uma atividade semelhante a que havia feito na ultima quarta-feira. Desde que se lesionou, Seedorf tem treinado diariamente em tempo integral no clube, apesar de o médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros, ter afirmado que o holandês está praticamente curado da lesão, a presença do apoiador no jogo deste próximo sábado contra a Portuguesa, no Engenhão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, ainda é pouco provável. Com 51 pontos, o Botafogo ocupa a quinta posição na tabela de classificação do Brasileirão. A Portuguesa próxima adversária do Alvinegro, ainda briga para se distanciar da zona de rebaixamento.

Vasco O técnico Gaúcho comandou um treino coletivo no Vasco-Recreio e promoveu algumas mudanças no time titular, na lateral-direita, Jonas entrou no lugar de Auremir, na esquerda, Thiago Feltri foi escalado na vaga de Wendel, que foi remanejado para a posição de segundo volante. No meio, Felipe entra na vaga de Eder Luis, que deixou o ataque para a volta de Alecssando, que não treinou na ultima quarta, por conta de dores na coxa direita. O treinador exigiu bastante ofensividade de seus jogadores, ele parou as jogadas algumas vezes e exigiu que as bolas não fossem recuadas para os jogadores de defesa. Com dores no púbis, Carlos Alberto não treinou mais uma vez e está vetado para o jogo do próximo domingo, contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão, em São Januário. Com 50 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Vasco ocupa o sexto lugar e sofreu seis derrotas consecutivas, que foram cruciais para a saída do técnico Marcelo Oliveira do comando da equipe.

Corinthians A grande novidade nos treinos do Corinthians foi o retorno de Emerson Sheik aos treinos com bola, recuperado de uma lesão no joelho direito, o atacante participou normalmente de um treino técnico e de um rachão junto do restante do elenco, mas apesar de ter se mostrado à vontade, ele só deverá retornar aos gramados contra o Internacional, no dia 18. Logo após o recreativo o jogador ainda fez um trabalho físico especial longe de seus companheiros, fora da equipe desde o dia 13 de outubro, o camisa 11 chegou a tomar infiltração no local da lesão para acelerar sua recuperação. Por precaução da comissão técnica e do departamento médico alvinegro, Emerson não enfrentará o Coritiba, neste próximo sábado, no Pacaembu. A ideia é deixá-lo 100% para as últimas três rodadas do Brasileirão que o técnico Tite acredita ser de grande importância para a preparação para o Mundial de Clubes, em dezembro. A equipe que enfrentará o Coxa ainda segue indefinida, na ultima atividade técnica em campo reduzido, o treinador testou diversas formações de ataque, Romarinho titular desde o fim da Libertadores, chegou a iniciar os treinamentos entre os reservas.

Palmeiras O técnico Gilson Kleina do Palmeiras comandou na Academia de Futebol, treino coletivo visando a partida contra o Fluminense, no próximo domingo, em Presidente Prudente, a atividade foi fechada para a imprensa e o atacante argentino Barcos que estava no Rio de Janeiro por conta do julgamento no STJD, foi ausência. Durante o trabalho, o treinador fez algumas variações táticas e testou algumas mudanças já que o time não pode mais perder para continuar no Brasileirão. O último treinamento será no sábado pela manhã e em seguida a delegação embarca para Presidente Prudente, local da partida do final de semana.

São Paulo Na reapresentação do elenco do São Paulo após a vitória diante da Universidad de Chile na ultima quarta-feira, os titulares ficaram na academia, na habitual atividade regenerativa, enquanto os reservas foram para o campo, em jogo-treino. O treinamento do Tricolor foi bastante animado com a classificação, o clima na academia foi de bastante descontração, enquanto faziam exercícios, havia uma televisão ligada que passava a reprise do jogo. Já os reservas foram para o campo em um jogo-treino diante do time Águas de Lindóia, a partida terminou com a vitória do Tricolor por 5 a 0, com gols de Ademilson duas vezes, Willian José, Lucas Farias e Edson Silva, repetindo o placar da equipe principal da semifinal da Sul-Americana, diante dos chilenos. O meia argentino Cañete teve uma boa atuação, bastante solto em campo, o camisa 20 distribuiu bons dribles e passes precisos, já Paulo Henrique Ganso fez tratamento separadamente do grupo.

Santos O time do Peixe não deve contar com grandes novidades para o confronto diante do Atlético-GO, no próximo sábado, pela 34ª rodada do Brasileirão, no ultimo treinamento, o técnico Muricy Ramalho voltou a comandar treino coletivo e não esboçou mudanças na equipe em relação as atividades realizadas nos últimos dias. A equipe foi formada no esquema com três volantes, Galhardo na lateral direita, no lugar de Bruno Peres, e Gerson Magrão na ala esquerda, ocupando a vaga de Juan, suspenso pelo cartão amarelo no confronto diante do Cruzeiro. Durante a atividade, a equipe titular teve boa movimentação, ganhou elogios do técnico Muricy Ramalho e venceu os reservas da equipe sub-20 por 3 a 0, com gols do atacante Neymar duas vezes e do polivalente Gerson Magrão. A ausência no treinamento foi o atacante Miralles, o jogador sentiu dores musculares e ficou apenas na academia realizando reforço muscular.